Novidades

TAP e situação no minimo estranha

badbones

Membro Conhecido
No fim de semana de 1 a Novembro fui a Copenhaga pela TAP e passo a relatar o sucedido:
  1. No dia 28 Janeiro 2012 comprei os bilhetes de avião por cerca de 100€ numa campanha promocional que a TAP lançou
  2. 48 horas antes da hora do voo começei a tentar fazer o check in online (eu sei que eles dizem que é 30horas mas muitas vezes abre antes)
  3. Não consegui porque dava erro e dizia que os passageiros estavam em Stand By para o voo seguinte
  4. Liguei para a linha de apoio onde a anormal (peço desde já desculpa pelo termo mas mais à frente vão perceber que ainda estou a ser simpatico) que me atendeu disse "não se preocupe que isso é um erro do nosso sistema"
  5. Entretanto consegui emitir os bilhetes mas com a indicação SBY
  6. Quando cheguei ao aeroporto para fazer check in sou informado que existe overbooking. Quando contei à senhora do check in o que me disseram ao telefone ela até revirou os olhos.
  7. Conclusão: Tive de esperar até o voo fechar para saber se tinha lugar, o que felizmente veio a acontecer
Agora a minha questão

Como é que se define quais os passageiros que ficam em terra em caso de overbooking? Não são os ultimos a fazer o check in?
Já tinha visto uma situação de overbooking quando vim de Praga porque a Lufthansa estava em greve e fomos desviados para outras companhias e efetivamente os ultimos a chegar ao aeroporto foram os que ficaram em terra.

A minha interpretação

O mais grave disto tudo é que fiquei com a impressão que fui eu o "seleccionado" para ficar em terra por ter comprado os bilhetes na promoção. Esta é a unica coisa que me ocorre pensar uma vez que nunca tive oportunidade de efetuar o check in.

A ser verdade esta situação é grave porque significa que a TAP discrimina de alguma forma quem compra os bilhetes nas promoções que ela propria realiza. Se assim for mais vale ir pela EasyJet.

O que vos pedia, sobretudo a quem estiver mais informado das partes operacionais das companhias, é que me esclarecessem o que pode ter acontecido. Estarei eu com teorias de conspiração e terei apenas tido azar?
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Agora a minha questão

Como é que se define quais os passageiros que ficam em terra em caso de overbooking? Não são os ultimos a fazer o check in?
Já tinha visto uma situação de overbooking quando vim de Praga porque a Lufthansa estava em greve e fomos desviados para outras companhias e efetivamente os ultimos a chegar ao aeroporto foram os que ficaram em terra.
Olá Badbones,

Efectivamente antes os últimos a chegar é que ficavam de fora...

desde que a Tap criou as 5 categorias de viagens os 1ºs a ficar de fora são os da categoria Tap Discount

Alias se os funcionários do check-in levarem à risca as normas... passageiros em Tap discount não podem ficar nas 1ªs filas do avião ;)

é uma situação desagradável mas que acontece com alguma frequência :(


Claro que a pessoa que atendeu o telefone deveria ter explicado o que se passava... mas assim passou a "batata quente" para o pessoal de check in :)

pl
 

roller

Membro Conhecido
Olá Badbones,

Efectivamente antes os últimos a chegar é que ficavam de fora...

desde que a Tap criou as 5 categorias de viagens os 1ºs a ficar de fora são os da categoria Tap Discount

Alias se os funcionários do check-in levarem à risca as normas... passageiros em Tap discount não podem ficar nas 1ªs filas do avião ;)

é uma situação desagradável mas que acontece com alguma frequência :(


Claro que a pessoa que atendeu o telefone deveria ter explicado o que se passava... mas assim passou a "batata quente" para o pessoal de check in :)

pl
Os lugares TAP discount sao lugares que nunca sao perto das filas da frente (que são a executiva) mas são bilhetes que têm que garantir o lugar no avião e têm que permitir o check in online para quem o fizer previamente!
 

Flecha

Membro Conhecido
mas isso naõ é praticável...
chego para fazer o check in com o T.Discount, e ela vai-me dizer.."olha "faxabor" va ali para a fila porque temos outras pessoas com bilhetes de outras categorias primeiro!" ? E depois quem vai 1º dos TAP discount? é que tiver nº de bilhete mais baixo??? vamos andar a comparar bilhetes?
recuso-me a pensar que possa ser esse critério....
 

TeK

Membro Conhecido
Os lugares TAP discount sao lugares que nunca sao perto das filas da frente (que são a executiva) mas são bilhetes que têm que garantir o lugar no avião e têm que permitir o check in online para quem o fizer previamente!
Check In online permite, que eu há um mês fiz pra Amesterdão. Quanto à selecção não me admiro nada que eles façam isso, riscando quem tem os bilhetes mais baratos, justo nem seria os últimos a fazer check in, mas sim os últimos a comprar as passagens!
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

@ Tiago (Flecha)...

Funciona assim:

Tap Discount são os últimos a fazer check in se e só se houver overbooking.... caso contrario faz normalmente....

Pela experiência que tenho a ordem de check in dos Tap Discount é feita pela ordem de chegada ao aeroporto...

é claro que isto são "situações extremas" pois quando há executivas livres (isto se o voo tiver executivas) a Tap faz up grades a passageiros para evitar o overbooking.

Claro está que quando me referi as 1ªs filas não estava a referir me as executivas... mas sim aos 1ºs 2/3 do avião...

espero ter ajudado.....

pl


@ Tek eu entendo .. mas achas que se o ultimo passageiro pagar 5 vezes + que o 1º a Tap o vai deixar de fora????? hummm tenho muitas dúvidas nisso ;)
 

roller

Membro Conhecido
LOL claro mas mesmo por isso é que os lugares discount desaparecem e menos de nada pois se forem 10% dos lugares do avião é muito!
 

badbones

Membro Conhecido
Paulo

Deixa-me gerar "mais confusão":
- Devo ter tido um azar desgraçado porque a economica neste voo tinha 103 ou 113 (não me lembro ao certo) e havia 106 ou 116 bilhetes. Ou seja, havia 3 bilhetes a mais. Tentei fazer o check in online exatamente 48 horas antes e já não consegui.
- A executiva estava com cerca de 60% da capacidade livre
Obviamente que estas informações foram obtidas no check in presencial.

O que me deixou chateado é que pensava (já percebi que erradamente) que na TAP todos os passageiros eram iguais. Pelo menos quando compro algo em promoção estou à espera de receber o mesmo tratamento/produto que a preço normal apenas com a diferença que por um qualquer motivo (neste caso pareceu-me claramente antecipação de receitas) a empresa deciciu vende-lo a um preço mais barato.
Eu trabalhei muitos anos no comercio e quando se vendiam produtos em saldo os mesmos tinham de estar em perfeitas condições. Se isso não acontecer têm de ter a menção "Produto com defeito".

Comprar um bilhete no final de Janeiro para viajar em Novembro correndo o risco de ficar em terra porque a companhia fez asneira e vendeu bilhetes a mais é algo que para mim não tem cabimento.

O meu leque de problemas com a TAP é extenso (devo ter azar mas pronto) pelo que raramente voo com eles. Só mesmo nos casos em que não existem alternativas ou as mesmas são substancialmente mais caras (sim porque já paguei por voos mais caros para não ter de ir na TAP).
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Badbones :D

é preciso ter mesmo "galo"

Uma coisa é certa em terra não ficavas ;) pois os lugares da executiva davam para tapar os "buracos" :)

o que acontece (e apesar de estar a falar de cor) mas com 95% de certezas é que os overbookings estão previstos na lei e todas as companhias (pelo menos as regulares) o fazem... sem certezas acho que podem vender até 10% + da capacidade do avião....
claro que existem muita "ginástica" das companhias e em 90% dos casos os overbookings são facilmente resolvidos.... quando nao são.... eles pagam o que o passageiro tem direito..... ;)

se concordo??? não... mas é assim que é..... e se antes era difícil gerir esta coisas dos lugares agora não entendo como é possível acontecer pois as companhias (regulares) obrigam a emissão dos bilhetes com alguma antecedência....

o que é que eu acho... é que as vezes algumas WL têm que vir confirmadas

Quanto aos passageiros serem todos iguais.... hummm em nenhum lado é assim ;) ... e não esquecer que mais importante que um passageiro está uma "coisa" chamada Carga :)..... esta sim a mais importante pelo menos para a Tap e acredito que fiquem passageiros em terra para o "Srº Carga" viajar ;)

Nota: não estou aqui a defender a Tap.... só a tentar ajudar a esclarecer situações :)

pl
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Paulo

Obrigado pelo esclarecimento. Não tinha conhecimento dessa regra que acaba por confirmar o que eu pensava.
Mais uma razão para juntar à lista "só viajar com a TAP quando não há alternativas"
Concordo a 100%, mas eu sou suspeito, porque tive azar(quero acreditar que foi azar) sempre que viajei com a Tap...e mais não digo, ja falei nisso em outros topicos e reports.
Mas esta historia de vender bilhetes a mais que a capacidade do avião e estar previsto na lei, baralha-me um bocado! Enfim...

Cumprimentos
 

TeK

Membro Conhecido
@ Tek eu entendo .. mas achas que se o ultimo passageiro pagar 5 vezes + que o 1º a Tap o vai deixar de fora????? hummm tenho muitas dúvidas nisso ;)
Pois, foi o que eu disse, óbvio que fazem isso, o que interessa é a quantidade de euros que lhes dão.

Mas se isso é legal, é apenas mais uma "legalidade comprada", porque é como eu ir à bola, se compro o bilhete mais barato, sei que não vou para a central, mas o lugar lá dentro está garantido porque fui dos que consegui comprar antes de esgotar, aqui devia ser igual.
 

Flecha

Membro Conhecido
de outro forum

106 pax pode não ser considerada uma ocupação baixa. Pode aliás, ser até considerada uma ocupação alta. Depende. Depende de muita coisa. Depende da rota, depende da carga, depende da configuração da cabine, etc.
Um voo com uma classe executiva cheia, pode até levar meia casa na económica que já é um voo bem pago. Um voo com 35 lugares na executiva pode levar a económica praticamente vazia que já é considerado um voo bem pago. O inverso talvez já não seja a mesma coisa. Em determinadas rotas, um avião completamente cheio pode dar prejuízo. Por isso eu digo, depende.
 

Asae

Membro Conhecido
Não percebi.

então o avião tem 100 lugares, eles vendem 110 e quem chega ao aeroporto tem de se aguentar á bronca e se não houver lugar fica em terra mesmo tendo comprado o bilhete com meses de antecedência?


Eles pagam o devido direito? E o que é devido direito? Eles pagam as despesas do passageiro perder noites que pagou em hotéis?
eles pagam o tempo perdido e indemnizam férias estragadas porque foram reduzidas? No caso do passageiro estar no estrangeiro e querer vir para Portugal, para casa e trabalhar eles pagam os dias ou dia que o passageiro falta ao trabalho??

Pergunto porque nunca me aconteceu mas agora fiquei baralhada e com a sensação que como cliente sou igual a comida para moscas...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Sandra....

Pagam o que está escrito na lei.....

Nos passageiros temos direitos... eles também o têm ....

se não alterou dão um "x" em €€€ e reservam te noutra companhia aerea.... acredita que as vezes compensa o overbooking ;)
 

Asae

Membro Conhecido
eu não sei é o que diz a lei por isso perguntei se eles pagavam nos casos que perguntei ;)
 

Maria23

Membro Novo
Procurando ajudar no esclarecimento desta questão, publico aqui parte de um texto que se encontra disponível através do link : http://www.portugale...as.pt/info3.php


" Existe legislação a nível europeu, nomeadamente o Regulamento (CE) nº261/2004 do Parlamento e do Conselho Europeu, que estabelece regras comuns para a indemnização e assistência aos passageiros dos transportes aéreos em caso de recusa de embarque, cancelamento e atraso dos voos. Este Regulamento aplica-se aos passageiros que partam ou que tenham como destino um aeroporto localizado no território de um Estado-Membro. "


"Overbooking

As companhias aéreas têm a prorrogativa de reservar mais bilhetes do que o número de lugares existentes no avião. Em certas ocasiões, existem passageiros com voo reservado que não terão o correspondente lugar no avião, são as chamadas situações de “overbooking”.

Nestes casos, a companhia aérea tentará negociar com os passageiros, de modo a encontrar alguém disposto a ceder o seu lugar em troca de uma contrapartida e voo alternativo. Se não houver ninguém disponível para tal, a companhia terá de recusar o embarque aos últimos passageiros que efectuarem o “check in”, a menos que se tratem de passageiros com mobilidade reduzida e seus acompanhantes (regime prioritário).


»»»» Posso adiantar-vos que, há uns 5 ou 6 anos atrás, fiquei em overbooking num voo da Tap (Funchal-Lisboa). Não pude embarcar no voo que tinha reservado, mas a companhia arranjou-me alternativa num outro voo, pouco mais de 2 horas depois. Para "fazer tempo", dirigi-me ao balcão da Tap no aeroporto do Funchal, onde preenchi um formulário qualquer e de imediato recebi, em mão, € 150.

"Os passageiros a quem tenha sido recusado o embarque devem dirigir-se ao balcão de apoio ao cliente da respectiva transportadora que terá de encontrar um voo alternativo o mais depressa possível. A companhia aérea terá, ainda, de efectuar o pagamento de uma compensação monetária, de acordo com a distância do voo (€250,00 em viagens até 1500km, €400,00 em viagens de 1500km a 3500km e €600,00 em viagens com mais de 3500km). Para além desta compensação a companhia terá de assegurar, durante o período de espera pelo próximo voo, refeições, duas chamadas telefónicas e o envio de e-mails e, no caso do voo ser adiado para o dia seguinte, alojamento e transporte para hotel".
 

Rodrigo Santos

Membro Novo
A minha única situação de overbooking foi gira, porque vim em executiva. Nem negociaram comigo - fizeram-me upgrade e nem se fala mais nisso. Também, nesses aspetos eu sou um caso atípico, por ser PMR. Como não conseguiam, com a lotação do voo, assegurar que eu tinha uma filinha só para mim e para o acompanhante, em vez de me embarcarem em primeiro lugar embarcaram em último, e fizeram-me upgrade. Engraçado que, antes do embarque desse voo, tinha estado a «lamentar-me» que, por ser dos primeiros a embarcar de acordo com as regras, dificilmente eu seria alvo de um upgrade em caso de overbooking... Noutra situação, a seguir a um Natal, num voo BA de Londres para Lisboa, a funcionária do check-in alertou-nos para corrermos assim que abrisse a porta porque havia overbooking no voo. O que é facto é que o lugar que vinha ao meu lado (e que era de janela, ao contrário do meu) nem chegou a ser preenchido - portanto, foi um overbooking não consumado.

Cumprimentos,

Rodrigo
 
Top