Novidades

Sweatcoin: Ganhar prendas enquanto se caminha

Mel C

Membro Conhecido
Uma colega de trabalho apresentou-me uma aplicação móvel chamada Sweatcoin. Basicamente o que esta app faz é "converter" os vossos passos numa criptomoeda que depois podem usar para comprar coisas através da app. Podem usar a app em qualquer altura mas geralmente é nas férias que se caminha mais, provavelmente vamos ganhar mais sweatcoins quando estamos de férias.

Algumas das coisas que podem comprar pela app:

- Outras apps pagas
- Roupa de desporto
- "Cheques-oferta" do paypal
- Com 20,000 sweatcoins podem comprar o iphone X ou 1000$

A app é gratuita mas neste modo só podem receber no máximo 5 sweatcoins por dia independemente do que andarem. Pagando (com sweatcoins claro) aumentam o limite do que podem ganhar por dia e ainda têm aceleradores. É possível fazer o trial de upgrade gratuito durante 30 dias. Vou experimentar isto quando for a Hong Kong em Janeiro porque já sei que lá vou andar imenso a pé.

Apesar de já ter sweatcoins suficientes ainda não comprei nada pela app, mas uma amiga da minha colega já comprou outras apps e roupa. No Youtube há vídeos de malta que já comprou o iPhone X mas como não investiguei a fundo não percebi bem se os vídeos eram verdadeiros ou não.

Do que li na net a app parece ser legítima, é preciso tempo para se juntar sweatcoins suficiente para comprar os artigos que interessam por isso a curto prazo pode não valer a pena, mas dado que não há nenhuma contrapartida não faz mal experimentar. O único downside que vejo é que gasta bastante bateria do telemóvel - sempre que caminham têm de ter dados móveis e GPS ligados.

Podem ver uma explicação mais clara aqui
 
Última edição por um moderador:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Eu instalei essa app no fim de semana e nunca mais me lembrei dela :D
Quando for almoçar vou ligar para ver se "evolui" alguma coisa.

Isto se realmente é verídico, quem faz treinos de corrida na rua é um espectáculo.

A ver se ao almoço ligo a app a ver se dá alguma coisa.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Humm não há almoços de graça... uma app que me paga pelos meus passos e só exige de volta... todos os meus dados de GPS, isto é saber todos os meus passos diários? para fazer o quê com esta informação? só por ai - não obrigado.

Depois pelo que já li sobre o tema a aplicação gasta imensa bateria, sendo que de férias é quando a bateria é mais importante.
 

Mel C

Membro Conhecido
Humm não há almoços de graça... uma app que me paga pelos meus passos e só exige de volta... todos os meus dados de GPS, isto é saber todos os meus passos diários? para fazer quê com esta informação? só por ai - não obrigado.

Depois pelo que já li sobre o tema a aplicação gasta imensa bateria, sendo que de férias é quando a bateria é mais importante.
"If you're not paying for the product you are the product" ;) O que disseste é verdade para mil aplicações e sites "gratuitos", a Sweatcoin será só mais uma que recolhe info dos utilizadores para a usar sabe lá Deus como. No estado em que as coisas hoje estão em termos de privacidade e segurança de dados, acho que a única maneira de nos protegermos a 100% é viver uma vida totalmente offline.

Em relação à bateria ainda tenho de a experimentar em férias para ver se o consumo é mesmo drasticamente maior, de qualquer forma ando sempre com um powerbank. No dia a dia ando bastante e parece-me que devo conseguir chegar às 4,000 sweatcoins por dia sem aumentar muito o consumo (o meu telemóvel é carregado uma vez por dia ou 2 em 2 dias no máximo).
 

Snider

Membro Conhecido
Essa app serve apenas para ficarem com todos os vossos dados, desde informações pessoais, fotos, passwords dos vossos bancos, facebook, instagram, etc.
Como é que eles fazem dinheiro para vos dar? Vendem a vossa informação a terceiros.
Ou na melhor das hipóteses, essa app usa a "potência" dos vossos smartphones para gerar "dinheiro virtual". E isso faz com que os vossos dispositivos fiquem mais lentos, que a bateria não dure tanto, para além de estragarem os equipamentos.
Ninguém dá nada a ninguém. E por meia dúzia de tostões, estão a por a vossa informação na net, sabe-se lá nas mãos de quem. Já não chega o facebook e o google?
 

Mel C

Membro Conhecido
@Snider lá está há mil e uma empresas que fazem isto: Google, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn...

Sobre deixar o telemóvel mais lento, não vi queixas dessas e não me acontece, dado que só ligo a app mesmo quando ando. Estragar os equipamentos, não estou bem a ver como mas tendo em conta que a maioria dos smartphones começa a estragar em 1/2 anos não me parece crítico. Roubar dados financeiros, é possível mas não parece provável já que não inserimos nenhum dado bancário na app. Parece-me mais arriscado pagar voos, estadias e tours pela net. Aliás, pensando no que aconteceu aos clientes da British Airways acho que devíamos todos parar de pagar voos pela internet!:eek: E já agora, o que dizer a quem usa aquelas apps para "contar passos"? De certeza que fazem o mesmo que o Sweatcoin faz.

A preocupação com que a app é legítima sem dúvida nenhuma no entanto a única maneira de estarmos completamente protegidos contra tudo o que o Snider referiu, é não usando a internet :) Quem está realmente preocupado pode sempre optar por não usar a app mas, por uma questão de coerência, é melhor apagarem também toda a vossa "pegada digital" (o que de qualquer forma é impossível...)
 

Snider

Membro Conhecido
O problema é que ninguém conhece essa empresa. Não se sabe ao certo o que poderá ser. Eu já li varias opiniões sobre isso. E o que sei, é que se eu pagar bem, consigo saber onde andas, as tuas conversas, as tuas fotos, as tuas contas. Basicamente consigo aceder a toda a informação que tens no smartphone. Enquanto que, com a google ou o Facebook, eu como uma simples pessoa e individual, não tenho capacidade para "subornar" essas empresas. Percebes onde quero chegar?
Cada um sabe de si. E isto foi só para vos informar daquilo que pode estar a acontecer com esse tipo de app.
 

Mel C

Membro Conhecido
O problema é que ninguém conhece essa empresa. Não se sabe ao certo o que poderá ser. Eu já li varias opiniões sobre isso. E o que sei, é que se eu pagar bem, consigo saber onde andas, as tuas conversas, as tuas fotos, as tuas contas. Basicamente consigo aceder a toda a informação que tens no smartphone. Enquanto que, com a google ou o Facebook, eu como uma simples pessoa e individual, não tenho capacidade para "subornar" essas empresas. Percebes onde quero chegar?
Cada um sabe de si. E isto foi só para vos informar daquilo que pode estar a acontecer com esse tipo de app.
Se já leste mau feedback e más experiências sobre a Sweatcoin, podes partilhar? Até agora parece que estás a dar uma opinião sem fundamento. Tudo o que tenho lido até agora sobre a Sweatcoin tem sido positivo mas se há realmente más experiências vale a pena ouvir :)
 

Snider

Membro Conhecido
Tens aqui uma opinião de uma pessoa que conhece bem este mercado...

Pesquisa também no google.
Claro que vais ler muito bem também sobre essa app, porque eles estão a ser pagos para dizer maravilhas.
Quanto à legitimidade... Claro que é legítimo! A app pede permissão para aceder ao armazenamento do tlm, pede para poder aceder ao gps, e as pessoas concedem. A partir daí está nas mãos deles. E ainda por cima pagam para ficarem com os teus dados. Tudo legal.
Pensa bem... Achas que alguem faz uma app para perder dinheiro? Achas que te pagam para andares? Em troca de que? Publicidade? Pagares uma mensalidade? Se reparares num jogo, os programadores não o fazem porque te querem entreter. Não perdem tempo com tantas atualizações só para nos verem felizes a frente do tlm. Eles metem publicidade chata, se queres ter uma coisa dentro do jogo tens que pagar por ela, por exemplo uma vida a mais, passares de nível, poderes xpto para te ajudarem a passar de nivel. Para além das parcerias que fazem com marcas.
Tudo é um negócio...
 

ploferreira

Administrador
Staff
De facto o Snider toca num ponto importante.
Para uma app deste tipo, seria normal ceder os dados de GPS e até ai faz sentido...... mas:

0.png


Acesso aos contactos
Acesso à camera, permite tirar fotos e gravar (!)
Acesso durante o startup, ou seja mesmo que não queiras correr a app ela inicia-se sozinha
Modificar ou apagar dados do cartão SD....

E continua, em suma, por aqui só se vê que a app não é muito bem intencionada ;)
 

Mel C

Membro Conhecido
Pronto @Snider, assim fica mais claro!

Mantenho o que disse: várias aplicações fazem o que a Sweatcoin faz. Se vamos eliminar esta, vamos eliminar muitas outras! Até porque no final, o tipo do vídeo ainda diz: nada disto é confirmado!! :eek: Continua a parecer-me muito mais arriscado dar os dados bancários para fazer compras online, incluindo para comprar voos e viagens.

Como já disse há uns posts atrás, as empresas online ganham dinheiro com publicidade e vendendo os nossos dados. A Sweatcoin faz isto, outras empresas fazem isto; até empresas em modo offline fazem isto (a EDP vendeu os meus dados à NOS, à Vdf e à MEO só por ter feito contrato com eles e estou 100% certa do que digo). Eu vou continuar a usar o Sweatcoin, tal como vou continuar a usar o Google, o Facebook, o Instagram, o Twitter, o Citymapper (que também usa a minha localização e o GPS), o Slack, o FitnessPal, o Tripcoin... :) Quem quer usa quem não quer não usa. Mas se quisermos ser rigorosos, temos de deixar de usar muitas das aplicações que usamos. E acho que ficou tudo dito, há informação suficiente para a malta decidir se quer experimentar a app ou não :)
 

Snider

Membro Conhecido
Ora aí está @Mel C
Cada um faz o que bem entender! Eu não ganho nada com isto, claro, podia apenas ter lido o tópico e não me dar ao trabalho de comentar, mas achei por bem alertar a comunidade.

Mas para terminar, só mais uma coisa, essas aplicações que falas, não te dão dinheiro. Ou seja, elas "pagam-se" por causa da publicidade, compras na aplicação, e algumas com mensalidades ("para livrar da publicidade"). A app em questão para além disso tudo dá dinheiro. Ou seja, eles têm que o ir buscar esse dinheiro a outros sítios e de outras formas.
 

Mel C

Membro Conhecido
@Snider nunca esteve em causa a maneira como estas empresas fazem dinheiro. A Google fez perto de 31B de lucros e no entanto é gratuita, de onde vem o lucro todo? De todos nós, que somos "vendidos" sem o sabermos; de tal maneira que até os nossos emails pessoais são lidos (por bots, não por pessoas reais). O que está em causa é que se vamos levantar a bandeira por causa da Sweatcoin, então vamos levantar a bandeira por todas as apps que usamos que ganham o seu dinheiro vendendo os nossos dados. Eu não o faço, porque sou coerente: reconheço e aceito que todas as apps grátis que uso vendem os meus dados, não tento evitá-lo porque sei que é impossível, se quero estar online, tenho de aceitar isto e viver com isto. Não me preocupo com questões de privacidade porque hoje em dia é completamente impossível; se não quero os meus dados divulgados pelo mundo todo então vou desligar a internet e voltar a usar o meu Nokia 3310. E assim ficamos:)
 
Última edição por um moderador:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
O importante é as pessoas conhecerem os riscos :)
Obviamente que eles não vão dar coins por dar, nem vão dar coins só por andares a pé... Com certeza que haverá algo por detrás disso. Agora o que é.. Não sabemos, para já :)

O resto fica ao critério de cada um querer ou não usar estas apps!
@Mel C aguardamos pelo teu feedback daqui por uns tempos... E caso ganhe muito dinheiro com as caminhadas terei todo o gosto de receber umas sweatcoins :)
 

Bee

Membro Conhecido
De facto o Snider toca num ponto importante.
Para uma app deste tipo, seria normal ceder os dados de GPS e até ai faz sentido...... mas:

Visualizar anexo 171738

Acesso aos contactos
Acesso à camera, permite tirar fotos e gravar (!)
Acesso durante o startup, ou seja mesmo que não queiras correr a app ela inicia-se sozinha
Modificar ou apagar dados do cartão SD....

E continua, em suma, por aqui só se vê que a app não é muito bem intencionada ;)
Deixa-me que te diga que até as APP's dos Bancos tem este tipo de permissões (que nós damos!).
Entendo perfeitamente o teu ponto de vista e dou-te razão, os bancos "não são muito bem intencionados". :p

Mas falando sério, não temos como fugir totalmente deste controlo. Digo eu, que apago tudo quanto é APP e tapo a câmara do PC e tablet :D
 

ploferreira

Administrador
Staff
@Mel C, entrando já em offtopic mas comparar a Sweatcoin com a Google, Facebook ou afins não me parece de todo razoável.

A Google e o Facebook tem relatórios de contas publicados, podemos ver de onde vem os seus lucros, já a Sweatcoin, alguém sebe de onde surgiu essa empresa ou alguma coisa sobre as suas contas ou o seu modelo de negócio?
 

Mel C

Membro Conhecido
@Mel C, entrando já em offtopic mas comparar a Sweatcoin com a Google, Facebook ou afins não me parece de todo razoável.

A Google e o Facebook tem relatórios de contas publicados, podemos ver de onde vem os seus lucros, já a Sweatcoin, alguém sebe de onde surgiu essa empresa ou alguma coisa sobre as suas contas ou o seu modelo de negócio?
Verdade que apenas há info sobre o financiamento não relatórios de contas públicos (info de financiamento está aqui) não me choca também não consegui encontrar relatórios oficiais sobre o Revolut apenas uns artigos aqui e ali). É uma empresa do UK que surgiu em 2014/2015, e está registada como Data Controller no Information Comissioner's Office do UK (o registo está aqui).
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Em 1º Lugar , Obrigado @Mel C , por nos dar a conhecer esta app
Em 2º Lugar já vimos alguns dos prós e contras da app
Em 3º Lugar, acho que não vale a pena estar a defender o sexo dos anjos... quem quer usa, quem não quer não usa :)

Obrigado pela partilha
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Este mês tenho 68kms percorridos.. secalhar já dava para ganhar umas coins na APP. :p
Como tudo.. há quem goste, e quem não goste.
Depois dá feedback. Tens de ter sempre os dados ligados enquanto a usas ou apenas para iniciar ou ser mais fácil apanhar a localização ?
 

José Saúde

Membro Ativo
Este mês tenho 68kms percorridos.. secalhar já dava para ganhar umas coins na APP. :p
Como tudo.. há quem goste, e quem não goste.
Depois dá feedback. Tens de ter sempre os dados ligados enquanto a usas ou apenas para iniciar ou ser mais fácil apanhar a localização ?
Boa noite rmonteiro.
Os dados tem de estar sempre ligados e o gps também . E gasta muito mais bateria que o normal.
 

Mel C

Membro Conhecido
Este mês tenho 68kms percorridos.. secalhar já dava para ganhar umas coins na APP. :p
Como tudo.. há quem goste, e quem não goste.
Depois dá feedback. Tens de ter sempre os dados ligados enquanto a usas ou apenas para iniciar ou ser mais fácil apanhar a localização ?
Bem 68kms! :eek: E agora que li a tua mensagem lembrei-me que me esqueci de ligar a app na caminhada matinal para o trabalho! :confused:

Tens de ligar os dados sempre que estás a usar a app, daí estar a gastar bateria! Eu se me lembrar de ligar isto ainda devo conseguir comprar umas coisas o problema tem sido mesmo lembrar-me de ligar porque eu não costumo ligar os dados.
 
Top