Novidades

STP e Profiláxia da Malária - Dúvidas

Moiteiro

Membro Novo
Pessoal,
Vou para São Tomé a 18 de Setembro durante uma semana, com passagem pela ilha do Príncipe.
Aproxima-se a altura da consulta do viajante e pelo que me informei aconselham a profiláxia da malária. Segundo me consta o medicamento não é infalível e tem bastantes efeitos secundários, que podem manifestar-se mais ou menos, consoante os organismos.
Digam-me por favor da vossa experiência, que decisão tomaram nesta situação e, se optaram por tomar os comprimidos, que efeitos secundários efeitivamente sentiram.
Muito obrigada pela ajuda.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nós já tomamos o Mephaquin e o Malarone.
O primeiro tomamos durante quase 2 meses (toma-se semanalmente, começas uma semana antes e terminas 4 semanas depois de regressar), o segundo um mês (toma-se diariamente, começas uns dias antes e terminas uma semana depois de regressar).
Não sentimos nada de especial à excepção de umas dejecções mais "aquosas" quando abusávamos um bocado do álcool. Com o Mephaquine, como era de toma semanal optávamos por pura e simplesmente não beber na refeição em que o tomávamos.
Isto não significa que sejam isentos de efeitos laterais, conheço gente que se deu mal com um e outro, para além dos mais comuns há ainda a possibilidade de despoletarem sintomas psíquico desde "simples" queixas de ansiedade a surtos psicóticos. Há ainda a Doxiciclina que é o pior em termos de efeitos laterais, que deverá ser evitado sempre que possível.

Posto isto, e tendo em conta que São Tomé uma área de alto risco onde o "bicho" é sensível a todos os antimaláricos referidos, opta pelo Malarone (é caro mas é só uma semana e não faz muito sentido ficares depois 4 semanas a tomar Mephaquin por causa de um espaço de tempo tão curto). A outra opção, é não tomares nada e investires "pesado" em repelente, evitar mangas curtas/calções ao anoitecer, ar condicionar e/ou mosquiteiro no quarto.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Já tomei o Mephaquin e o Malarone, de facto o Mephaquin apresenta mais efeitos secundários e é mais nocivo para o organismo sendo apenas mais popular devido ao seu baixo custo.

Após sentir algum mal estar com o Mephaquin, experimentei o Malarone,mais caro mas sem efeitos secundários, sem dúvida que recomendo que optes por este.
 

Moiteiro

Membro Novo
Muito obrigada pelas vossas respostas.
Nos próximos dias iremos à consulta do viajante e logo vemos o que nos aconselham, mas pelo menos assim já não vamos tão às cegas.
 
Top