Novidades

Serra da Estrela: Guarda ou Covilhã?

PauloBR

Membro Ativo
Olá!

Como alguns amigos aqui já sabem, sou brasileiro e estou planejando viagem de 3 semanas a Portugal, em Maio/2010.

Eu e a esposa estamos na dúvida entre ficar 2 noites no Hotel Vanguarda (Guarda) ou no Hotel Turismo Covilhã. Antes disto, estaremos alguns dias no Porto, de onde viajaremos de carro via Amarante-Lamego-Trancoso. Depois da Guarda ou Covilhã, nosso destino é Leiria (via Coimbra ou Castelo Branco). Depois de Leiria, vamos a Évora, Portimão e Lisboa.


Vamos ficar 2 noites, o que significa que vamos ter disponíveis o final do 1º dia e mais o 2º dia inteiro, para passeios pela cidade e pelos arredores. Fazemos questão de conhecer a zona alta da Serra da Estrela, nem que seja apenas de passagem e talvez Belmonte.

Como vamos visitar diversas cidades em Portugal, famosas por seu patrimônio histórico, não sei se vale a pena conhecer o centro histórico de Guarda. Ficar em Guarda teria a vantagem de estar perto de Viseu e ao mesmo tempo perto da Serra. Por outro lado, Covilhã está na entrada da Serra, e talvez seja um local mais tranquilo para se ficar.

Abraços!
 

hvm

Membro Novo
Eu e a esposa estamos na dúvida entre ficar 2 noites no Hotel Vanguarda (Guarda) ou no Hotel Turismo Covilhã. Antes disto, estaremos alguns dias no Porto, de onde viajaremos de carro via Amarante-Lamego-Trancoso. Depois da Guarda ou Covilhã, nosso destino é Leiria (via Coimbra ou Castelo Branco). Depois de Leiria, vamos a Évora, Portimão e Lisboa.


Vamos ficar 2 noites, o que significa que vamos ter disponíveis o final do 1º dia e mais o 2º dia inteiro, para passeios pela cidade e pelos arredores. Fazemos questão de conhecer a zona alta da Serra da Estrela, nem que seja apenas de passagem e talvez Belmonte.

Como vamos visitar diversas cidades em Portugal, famosas por seu patrimônio histórico, não sei se vale a pena conhecer o centro histórico de Guarda. Ficar em Guarda teria a vantagem de estar perto de Viseu e ao mesmo tempo perto da Serra. Por outro lado, Covilhã está na entrada da Serra, e talvez seja um local mais tranquilo para se ficar.
A Covilhã e a Guarda são cidades pequenas. A Covilhã foi um importante centro de lanifícios mas esta indústria tem vindo a perder expressão e, actualmente, o que dá vida à cidade é a universidade. Há muita gente jovem por lá e é uma cidade que sabe acolher as pessoas (sei do que falo porque morei lá 2 anos). Na minha opinião, a Guarda tem um centro histórico mais interessante. Porém é uma área pequena e que se visita em pouco tempo. Em relação ao sossego, não são cidades com muito movimento. São ambas cidades calmas.

A Covilhã e a Guarda estão ligadas por autoestrada e a deslocação entre elas é rápida.

Eu aconselho a visita a Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral. Esta aldeia faz parte de um conjunto de aldeias históricas muito interessantes. Este site tem informação sobre elas: http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/.

Espero ter ajudado.
 

PauloBR

Membro Ativo
hvm disse:
A Covilhã e a Guarda são cidades pequenas. A Covilhã foi um importante centro de lanifícios mas esta indústria tem vindo a perder expressão e, actualmente, o que dá vida à cidade é a universidade. Há muita gente jovem por lá e é uma cidade que sabe acolher as pessoas (sei do que falo porque morei lá 2 anos). Na minha opinião, a Guarda tem um centro histórico mais interessante. Porém é uma área pequena e que se visita em pouco tempo. Em relação ao sossego, não são cidades com muito movimento. São ambas cidades calmas.

A Covilhã e a Guarda estão ligadas por autoestrada e a deslocação entre elas é rápida.

Eu aconselho a visita a Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral. Esta aldeia faz parte de um conjunto de aldeias históricas muito interessantes. Este site tem informação sobre elas: http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/.

Espero ter ajudado.
Muito obrigado, Helena, ajudou muito mesmo!

Eu não conhecia o site sobre as aldeias históricas, achei muito bom, especialmente os percursos indicados.

Um abraço!
 

PauloBR

Membro Ativo
amvba disse:
Vejam este hotel na covilhã: H2otel :unsure:
Obrigado pela sugestão, o hotel parece ser excelente. Porém, acho mais indicado para estadias mais prolongadas, para aproveitar o spa do hotel. No meu caso, como vamos ficar apenas 2 noites, acho que não vale a pena.
 

PauloBR

Membro Ativo
Olá,

Eu tenho reservas no Hotel Turismo da Covilhã, para os dias 22 e 23 de Maio.

Hoje foi confirmado que a Seleção de futebol de Portugal vai fazer estágio na Covilhã. Segundo as notícias divulgadas, a Seleção vai utilizar o Hotel Turismo da Covilhã durante o dia, provavelmente para aproveitar o "SPA" do hotel. Durante a noite, a Seleção vai dormir num outro hotel, em Penhas da Saúde.

Com esta notícia, fiquei na dúvida entre manter a reserva no Hotel Turismo da Covilhã, ou cancelá-la e fazer uma reserva no Hotel Vanguarda, na Guarda, que pertence a mesma cadeia e que também é um hotel de bom nível. Entre as duas cidades, eu havia escolhido a Covilhã por estar mais próxima dos acessos orientais da Serra da Estrela. E o meu plano para a Covilhã é exatamente fazer um passeio de dia inteiro pela Serra. Outro motivo por que escolhi a Covilhã é que devido à Universidade, é uma cidade com mais jovens e provavelmente mais alegre...

Nós chegaremos na Covilhã num Sábado à tarde e sairemos na Segunda-feira pela manhã. Eu não me preocupo com o facto do hotel estar cheio, pois tenho minha reserva, que até algum possível aviso do hotel, está mantida. O que me preocupa é a possibilidade de a Covilhã, que eu esperava encontrar como uma cidade tranqüila, esteja muito "agitada" neste fim de semana.

Qual a opinião de vocês? Mantenho a reserva no Hotel Turismo da Covilhã ou cancelo esta e faço reserva no Hotel Vanguarda? Eu não sou torcedor fanático de futebol e não acompanho o esporte. Apenas gosto de assistir às vezes os jogos entre boas equipes, como os jogos do Mundial, ou as finais dos campeonatos do Brasil.

Em tempo: depois da Covilhã, vamos para Évora. O que não quer dizer muito, pois a distância entre a Guarda e a Covilhã é pequena pela auto-estrada.


Abraços!
 

Bé O.

Membro Ativo
Veja também o Hotel Estalagem Varanda dos Carqueijais. É bastante acolhedor, e tem uma vista fantástica sobre a Covilhã (+/- 8km), Pode ver informações sobre o hotel no trip advisor.

O H2otel é bastante bom, estive em Janeiro 2 noites e adorei, visitava a serra durante o dia, e como começa a escurecer às 5 da tarde (inverno), ainda aproveitava cerca de 3 horas no complexo de piscinas.

Infelizmente não conheço o Hotel Vanguarda, apenas sei que é do mesmo grupo hoteleiro do H2otel.
 

maria-ana

Membro Novo
Não deixe de visitar Manteigas e o vale do zezere que é uma das poucas coisas bonitas que a serra ainda tem... devido aos incêndios...
 

tinocas

Membro Ativo
Eu ia dar a mesma sugestão da Mariana. Decididamente o caminho mais bonito para se chegar ao topo da serra é por Manteigas, sem dúvida nenhuma. Não deixes de desviar para visitar uma cascata que existe por lá, penso que o nome é poço do inferno. As aldeias à volta da serra valem bem a pena, mas já não vais ter tempo para tudo, não é?
Boa viagem pelo nosso Portugal!
 
Top