Novidades

Será "legal" a troca de voo da orbest para Air europa?

Boa tarde a todos

Nestas férias comprei um voo orbest e acabei por viajar num voo aireuropa. Será legal a troca sem que me informem?

Junto transcrevo o mail que enviei para a Iberojet, orbest, air europa e agencia de viagens para que possam perceber um pouco o que se passou conosco nestas férias.

Se alguem poder dar ideias do que devo fazer, fico agradecido.

O mail enviado foi o seguinte:

Férias compradas:

From: [email protected]
To: [email protected]
Date: Wed, 27 Jun 2012 17:55:50 +0200
Subject: ll Vibo viagens confirma a sua reserva Nº 2934965 - Punta Cana - 20/07 - Madrid
Boa tarde Nuno,
A reserva está totalmente confirmada;
Até amanha, aguardamos o pagamento do sinal de 25% de 1 duplo;
Origem: Madrid
Destino: Republica Dominicana - Punta Cana
Data de viagem: 20 a 27 de Julho de 2012
Passageiros: 4 adultos
Nomes (de acordo com o passaporte):
Mr. Nuno Bernardo
Mrs. ...........
Mr. ..........
Mrs................
Voos Directos de Madrid
Classe económica

Orbest Airlines
20/07 MADRID - PUNTA CANA 16:55 - 19:50
27/07 PUNTA CANA - MADRID 22:00 - 12:20 (manha de dia 28.07)

Estadia

7 noites
Regime: Tudo Incluído
Acomodação: em Quarto Duplo - Edifício Dominicana
Hotel Iberostar Punta Cana & Dominicana 5*
www.iberostar.com
Valor Inclui:
Voos directos em classe económica + Hotel Seleccionado + Regime mencionado + Transferes colectivos de entrada/ saída + Apólice Seguro Incluído + Assistência Guia + Itinerário de Viagem + Todas as taxas obrigatórias incluídas.

Situações occorridas:

Voo de ida: Aireuropa- UX 033
Voo de Regresso: Air europa- UX 034

1ª Situação - Troca da companhia aérea
Tinhamos comprado um voo orbest e tinhamos reservado 4 lugares (duas portas de emergência- O lugar da janela e o lugar ao lado- lugares 30A, 30B, 30H e 30G), ao chegar ao aeroporto tivemos a noticia da torca de companhia aérea. Fomos num voo Air europa. A muito custo o senhor lá fez corresponder (pensavamos nós) os lugares por nós reservados no site da orbest. Assim "fez" corresponder os lugares das saidas de emergência do avião orbest com os lugares das saidas de emergência do avião air europa (deu-nos os lugares 32A, 32C, 32G e 32H) Ao chegar ao avião só dois lugares eram nas saidas de emergência, pois os outros dois nem juntos eram... eram separados pelo corredor... Logo pagámos 4 lugares e só usufruimos de dois...
O voo air europa deixou muito a desejar. As tv's não funcionavam bem, o filme passado não tinha som nem legendas. Alias não era somente o som do filme que não passava, nenhum canal de musica funcionou. A habitual informação da viagem nunca existiu, nunca soubemos onde íamos, nem a que velocidade e altitude voávamos, temperatura exterior, ou seja o habitual no voo orbest que tinha sido o por nós comprado... para terminar o capítulo do voo de ida, a tripulação foi do pior que já vi, sujavam passageiros, deixavam cair o lixo e não o apanhavam, chegando ao cúmulo de dar pontapes a desviar para baixo dos bancos os sacos que protegiam as mantas e almofadas.

2ª Situação - Resort Iberostar Dominicana
Já tinhamos estado em 2010 e por termos gostado voltámos. A nossa agência de viagens pediu uma "atenção" por sermos clientes repetidos. A "atenção" foi-nos dada.... deram-nos dois quartos junto do lobby e do anfiteatro. Podem imaginar que era impossivel dormir antes das 00h00, umas vez que só a essa hora terminava o espetáculo noturno habitual.

3ª Situação - Reunião com representante da Iberojet
O representante da iberojet Sr.Pedro disse-nos que no regresso podíamos trazer no máximo 20Kg por pessoa. Como éramos 4 pessoas e levamos de Madrid 5 malas, perguntámos se no regresso iríamos ter problemas e se era preferivel comprar la uma mala grande. Foi-nos dito pelo Sr. Pedro que não se passava nada, que o número de malas não era importante, desde que tivéssemos somente 20 Kg por pessoa. ( a seguir vão perceber o porquê de referir este pormenor)

4ª Situação - Check in de regresso
Tínhamos novamente reservado 2 lugares junto às saidas de emergência e os dois lugres imediatamente atrás, para que em 4 lugares 2 tivessem janela (lugares 30H, 30G, 31H e 31G). No momento do check in foram-nos dados os 4 lugares do meio na "última fila da parte da frente" (antes das casas de banho do meio) do Avião.
No momento de meter as malas na balança, a primeira tinha 19.80Kg e passou, a segunda tinha 10kg e passou a terceira tinha 10.6kg e passou, a quarta mala tinha 11.5kg e passou e a quinta mala não foi autorizada a ser "despachada" uma vez que cada passageiro só podia ter uma mala no máxino de 20kg cada... como éramos 4 só podiamos ter 4 malas.... no voo de ida pudemos levar 5 e no de regresso so podiamos trazer 4?!?! Estranho sendo a mesma companhia aérea... já em 2010 tive problema mas aí com razão, porque tinha peso a mais , mas desta vez tive o cuidado de controlar o peso e de me informar com o Sr. Pedro o pormenor de sermos 4 pessoas e termos 5 malas. Como não íamos la deixar a mala, tívemos de a trazer conosco como bagagem de mão, andando duas horas a passear no aeroporto com a mala atrás.........

5ª Situação - Voo de regresso
Os lugares já nós sabíamos que não eram os por nós pagos à orbest, só não sabíamos que os bancos não rebatiam como os restantes lugares do avião, nem que um deles tinha o pisa pés partido... quem não reservou os lugares acabou por ficar melhor servido que nós que pagamos 14,90€ por lugar.... ja podem imaginar que foi uma viagem horrível......
A alimentação foi a pior que já tive num voo, a massa era inconsumível (se quiserem tenho fotos), tinha 2 bocados de frango e depois era massa e mais massa. Dizer ainda que neste voo as tv's e o sistema de som funcionaram corretamente e que a tripulação era muito profissional e prestou um excelente serviço (ao contrário da do voo de ida, nem pareciam trabalhar para a mesma identidade patronal).

Em conclusão, estamos muito desapontados com o operador turistico Iberojet, pois devia ter avisado da troca de companhia aérea. Comprámos gato por lebre.
Comprámos um voo orbest, uma vez que conhecíamos a companhia aérea por já termos viajado na mesma noutra situações e de onde viémos muito satisfeitos. Acabámos por ir numa companhia aérea muito mais fraca (a air europa). Se soubéssemos que assim era, tínhamos optado por uma oferta de outro operador turístico e tínhamos ido num voo Pullmantour e ficado alojados no Bahia princepe. Mas preferimos o voo Orbest que apesar de mais caro, dava-nos garantias de qualidade (por já conhecermos).

Reservamos no total 8 lugares. Somente 2 corresponderam aos lugares reservados. Logo fomos lesados no pagamento de 6 lugares (2 na ida e 4 no regresso). Já para não referir que uma das pessoas reservou os lugares por necessitar de ir com a perna esticada, visto ter sido operada à pouco tempo a um joelho.... pagou um lugar devido à sua situação física e acabou enfiado num banco que nem dobrava.......

Quando chegam as férias queremos que tudo seja perfeito e pagamos para tal. Depois acontecem situações destas, a que somos alheios e que nos retiram a tranquilidade e paz que procuramos (e pagamos).

Fico a aguardar por um comentário das entidades envolvidas, para que as situações se esclareçam dado que a culpa não pode morrer solteira.

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Respondendo directamente à sua pergunta, sim claro que é "legal" trocar o avião.....

Penso que deve partir do operador a iniciativa de fazer uma nota de crédito do valor gasto na "compra dos lugares"

Em relação as malas, o que diz a lei é 20 kg por pessoa (atenção que existem casos em que isto não se aplica) não que tem que ser 1 mala por pessoa.... neste caso teria pedido para me passarem um papel com o peso de cada mala e apresentava o recibo do valor pago pelo excesso de bagagem para alguém pagar....

Quanto ao hotel... aqui dou de barato... pois nem sempre é possível fazer a gestão dos quartos conforme os nossos interesses e o que interessa é que estejam limpos...

espero ter ajudado...

Obs. o que para mim é estranho é as companhias ou algumas delas continuarem a deixar reservar filas de emergência pela net... ( mas ok outros valores (€€€) se levantam)

Paulo desde já obrigado pela sua resposta.

Quanto ao quarto, eu tb n reclamei na recepção pois se o tivesse feito tinham trocado na hora. Mas so referi isso no mail, uma vez que a agencia me disse que o Hotel ia ter em atenção ser um cliente repetido... ainda bem que tiveram em atenção, se não, não sei onde teria dormido ;). mas devo dizer que o resort é fantástico. Não devo volta a punta cana, mas se voltasse era novamente a 1ª escolha.

Ja em 2010 fui la, e na altura tb reservei os lugares e na altura do checkin n mantiveram a reserva. Se não reclamasse e não gastasse €€€ a ligar directamente para a orbest em espanha ainda hoje estava a espera da nota de crédito deles. por isso desta vez tb vou ter de ser eu a reclamar e a perder tempo e dinheiro para me devolverem as reservas dos lugares que não pode usufruir,

Desta vez não pagamos bagagem a mais... o que aconteceu é que tinhamos 5 malas e so podemos despachar 4, tendo a quinta mala (10kg) passado com bagagem de mão e tendo de andar com a mesma mala atras ate entrar no avião.... la o aeroporto é uma grande armadilha..... o outro casal tinha duas malas uma de perto de 20 kg e outra de 10kg o que fazes 30kg pelo casal. Caso a mala de vinte tivesse mais, tinham de pagar o excesso... o rapaz do checkin disso logo que la era assim... 4 pessoas, 4 malas, máximo 20 kg por mala.....
No meu caso concreto com a minha namorada tinhamos 3 malas de 10kg cada mas como so podiamos despachar 2 malas, so mandamos ao todo 20kg no porão.....

Enfim, aquilo chama-se republica dominicana mas o hotel parece pertencer há republica das bananas... so para ter uma ideia mais ou menos de como as coisas funconam por lá (se é que não conhece), a taxa que pagamos para sair é dada como paga atraves de um carimbo no nosso bilhete de voo... bilhete esse que não nos é devolvido no momento do checkin pois precisam de guardar a prova de pagamento.. quando nesse mesmo bilhete diz que em momento algum o devemos deixar lá, devemos sim facultar a copia em caso de nos ser pedido.... ja para não falar que na entrada e saida exigem o preenchimento de um papel na alfandega que todos os passageiros entregam incompleto por não saberem alguns dados e eles aceitam tudo, não conferem e inclusive ficaram na chegada com o meu papel da saida e nem deram por isso, meteram o carimbo e siga.......eu no hotel é que tive de prencher novamente o de saida para não entregar o da chegada no momento do regresso.... lol lol lol

badbones

Membro Conhecido
Isso das malas tens de estar atento ao que dizem as condições de voos. Depende da companhia e do destino.
Na KLM já fui com 1 mala até 20Kg, 1 mala até 23kg e 2 malas que no total podem pesar 23Kg.

É sempre conveniente ver qual a situação que se aplica mas normalmente é 1 mala até 20Kg.
E mesmo quando se compra previamente o excesso de peso tem de ser ter em conta que esse excesso é em apenas 1 mala. Ou seja se comprar mais 5kg só posso levar uma mala até 25kg (caso da AerLingus).

Rui Araujo

Membro Conhecido
Vou dar a minha opinião:

Regra geral é uma mala por pessoa até 20kg. (e nao duas malas com 10kg cada ou uma mala com 40kg.)

Quanto ao voo devera ser normal desde que avisado com antecedencia. A Air europa por norma deveria ser melhor pois e uma linha aerea regular e nao charter como a orbest.

Isso das malas tens de estar atento ao que dizem as condições de voos. Depende da companhia e do destino.
Na KLM já fui com 1 mala até 20Kg, 1 mala até 23kg e 2 malas que no total podem pesar 23Kg.

É sempre conveniente ver qual a situação que se aplica mas normalmente é 1 mala até 20Kg.
E mesmo quando se compra previamente o excesso de peso tem de ser ter em conta que esse excesso é em apenas 1 mala. Ou seja se comprar mais 5kg só posso levar uma mala até 25kg (caso da AerLingus).
POis o que axo estranho é no voo de ida poder levar por duas pessoas 3 malas de 10kg cada e no voo de regresso so poder trazer 2 malas... quando a companhia aerea foi a mesma na ida e no regresso.
E eu confirmei o que podeia levar.... podia levar 20kg por pessoa. Isto no voo orbest que foi o que eu comprei.... mas qd cheguei ao aeroporto a madrid o meu voo era aireuropa... so naquele momento fiquei a saber da troca.... mas mesmo na ida ninguem levantou problema em levar e malas por duas pessoas e mesmo la no resorte o representante da iberojet disse que não ia ter problemas com essa situação no regresso....

Quanto ao voo devera ser normal desde que avisado com antecedencia. A Air europa por norma deveria ser melhor pois e uma linha aerea regular e nao charter como a orbest.
Pois mas eu so fui avisado da troca no balcão de checkin......

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Bagage - garantidamente foi birra do Srº do check in.... pois principalmente nos voos charters o peso é facilitado....

Avião - o avião pode ser trocado sem aviso prévio... basta para isso imaginem ele avariar no dia da viagem... e aí têm 2 hipoteses... ou colocam outro ou os clientes vão esperar "n" horas para que ele fique pronto....

Hotel - eu entendo , agora pela experiencia que tenho... nunhum operador garante isso... o máximo que pode garantir é que envia o pedido para o hotel... se garantem... então vão ter que escrever isso no voucher do hotel ;)

espero ter ajudado

Mas a questão não foi uma avaria.... foi mesmo terem gente para dois voos... pois ha mesma hora partiram dois voos para o mesmo destino.. uma da orbest (que eu tinha comprado na agencias de viagens e reservado lugar) e um outro criado depois de eu ter pago a viagem da aireuropa no qual me meteram..

Mas eu n tinha peso a mais.. nós eramos 2 pessoas e tinhamos 3 malas que faziam o peso total de 30kg.... logo não percebi o problema do sr. do check in que so deixou despachar duas delas.... nas condiçoes da viagem so dizia "bagagem 20kg por passageiro"....

pabecada

Membro Ativo
Vou comentar apenas a questão das malas e um bocadinho o quarto de hotel

Estou em Porto Santo. Somos 4 e por isso podemos transportar 40 Kg. Qundo fomos fazer o Check in levávamos 4 malas (uma por cada) e o chapéu de sol (no INATEL Porto Santo não disponibilizava e não se consegue estar nesta praia sem uma sombra).

Foi-nos dito que só podiamos levar uma bagagem cada um e que a outra (neste caso o chapéu de sol) tinhamos que pagar 50 €.
Como as nossas malas têm todas medidas que podem ser bagagem de mão, levámos uma connosco e as outras três malas e o chapéu de sol pesavam apenas 38 Kg. Muito aquém dos 80 Kg possiveis.

Adorei o Iberostar Punta Cana e se voltar escolherei de novo o Punta Cana porque efectivamente está mais longe da diversão nocturna.

Vou comentar apenas a questão das malas e um bocadinho o quarto de hotel

Estou em Porto Santo. Somos 4 e por isso podemos transportar 40 Kg. Qundo fomos fazer o Check in levávamos 4 malas (uma por cada) e o chapéu de sol (no INATEL Porto Santo não disponibilizava e não se consegue estar nesta praia sem uma sombra).

Foi-nos dito que só podiamos levar uma bagagem cada um e que a outra (neste caso o chapéu de sol) tinhamos que pagar 50 €.
Como as nossas malas têm todas medidas que podem ser bagagem de mão, levámos uma connosco e as outras três malas e o chapéu de sol pesavam apenas 38 Kg. Muito aquém dos 80 Kg possiveis.

Adorei o Iberostar Punta Cana e se voltar escolherei de novo o Punta Cana porque efectivamente está mais longe da diversão nocturna.

Eu ja tinha estado no Iberostar punta cana e tb adorei, mas como a parte dominicana tinha tido obras em 2011 e por idicação da agencia de viagen fui para la....

O que me revolta no meio disto tudo nem é a questão da bagagem (eramos 4 pessoas e tinhamos 5 malas com o peso total de 61.90kg. Muito longe dos 80kg que podiamos levar segundo as condiçoes de bagagem descritas na informação que a nossa agencia de viagens no deu por escrito).

Apesar de achar estranho os srs do checkin em madrid deixarem ir 4 pessoas e 5 malas e em punta cana so deixarem regressar 4 pessoas 4 malas (tendo vindo como bagagem de mão a quinta mala com o peso de 10kg qd só são permitidos 5kg lol lol lol ), quando se trata da mesma companhia aerea o que mais me revolta foi terem trocado a companhia aerea sem me avisarem e sem terem salvaguardado o facto de ter reservado 4 lugares na ida e 4 lugares no regresso..... já para não dizer que o avião e todo o serviço foi muito pior que aquele que tinha contratado/comprado.

TeK

Membro Conhecido
o que mais me revolta foi terem trocado a companhia aerea sem me avisarem e sem terem salvaguardado o facto de ter reservado 4 lugares na ida e 4 lugares no regresso..... já para não dizer que o avião e todo o serviço foi muito pior que aquele que tinha contratado/comprado.
Quanto ao resto já tens algumas respostas e eu concordo com o que já te responderam, quanto a esta parte da reserva dos lugares, é assim, havia duas hipóteses: ou exigias os teus lugares, pois estavam PAGOS, caso contrário uma alternativa melhor (Classe executiva por exemplo) ou quando chegasses cá em menos de 24h apresentasses uma reclamação para te devolverem o valor gasto nos bilhetes, assim como uma exposição a quem entendesses da situação vivida.

Ainda quanto ao quarto, com isto então é reclamar mesmo na hora... Se aceitamos o que nos dão, então perdemos a razão para depois reclamar.

Da Air Europa até agora desconhecia pontos negativos, já voei 4 vezes com eles (duas delas de longo curso) e até foi um dos melhores voos que já fiz, em termos de pessoal e dentro do avião.

Rui Araujo

Membro Conhecido
Ja agora quanto a quartos , a ultima vez que estive em Cancun (Out. 2011) , mudei de quarto pois o primeiro cheirava a mofo e tinha como vista uma parede. Liguei imediatamente para a recepção e fomos para o 11º andar. Quarto cheiros e uma vista magnifica.

Fui pela air europa , bom voo e excelente piloto (das melhores aterragem que ja fiz)

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Alinho nas ultimas opniões aqui dadas, já voei varias vezes com a Air Europa e tambem com a Orbest,e se poder escolher opto pela Air Europa. Em relação aos quartos, sempre que não me agrada seja qual for o motivo reclamo, e peço para trocar, sempre fui atendido nessas reclamações e por várias vezes ainda tive direito a um upgrade.Em relação as malas, peso,dimensões e quantidade que cada passageiro pode transportar, a companhia aerea tem essas condições explicitas no site.
Quadro abaixo retirado do site da Air Europa.

TARIFA
BAGAGEM DE PORÃO (1)​
BAGAGEM DE MÃO
EXCESSO BAGAGEM
TARIFA EXCESSO DE PESO (2)​
CLUB BUSINESS​

Geral: 3pc até 23kg cada.
exceto de/para:
- de/para Brasil: 3pc de 32kg cada.
- de/para México D.F. e Nova Iorque:
2pc de 32kg cada​
- de Nova Iorque para Dakar/Banjul: 3 pc de 23kg cada​
2 pc (total 18kg)​

PROMOÇÃO
- Caracas, Havana, Lima, Santo Domingo, Puerto Plata e Punta Cana:
2ª peça de 23kg GRÁTIS

Resto de rotas:
Pela 2ª peça de 23kg
- Venda Antecipada (3): 50€
- Aeroporto: 60€
Para todas as rotas:
Pela 3ª peça de 23kg e sucessivas:
-Venda Antecipada (3): 100€ / peça
- Aeroporto: 150€ / peça​

Qualquer Pc que exceda 23kg:
60€ entre 24-32kg

Este suplemento será pago apenas no aeroporto de saída.
TURÍSTICA COMPLETA (Y,M)​

Geral: 2 pc até 23kg cada.
Exceto de/para:
- de/para Cancún, Punta Cana e Nova Iorque: 1pc de 23kg
- de Nova Iorque a Dakar/Banjul: 2 pc de 23kg cada
- de/para Brasil: 2pc de 32kg cada.
- de/para México D.F: 1pc de 32kg​
1 pc (máx. 10kg)​
RESTANTES TARIFAS DE CLASSE TURÍSTICA

- Bolivia, Caracas, La Habana, Lima, Santo Domingo, Cancún, Buenos Aires, Nova Iorque, Puerto Plata e Punta Cana: 1 pc até 23kg
exceto
- de Nova Iorgue a Dakar/Banjul: 2 pc de 23 kg cada
- de/para Brasil: 2 pc de 32kg cada
- de/para México D.F: 1pc de 32kg​

Tasca de Palmeira

Membro Novo
[background=rgb(242, 242, 242)]FRANQUIA GRATUITA DE BAGAGEM COM ORBEST em classe Turista por pessoa e não acumulável com os restantes passageiros: 20 kg, mais uma mala cujas medidas não ultrapassem 50 x 45 x 25 cm e peso não superior a 6 kg como bagagem de mão. Seguindo normas internacionais, malas com um peso superior a 32 kg não serão aceites.[/background]​

[background=rgb(242, 242, 242)]Isto é o que ORBEST diz.[/background]​
[background=rgb(242, 242, 242)]Não refere nada em relação á quantidade de malas. Apenas o peso (20kg/pessoa)[/background]​

[background=rgb(242, 242, 242)]Quanto ás horas do voo serem alteradas acho que é legal...quanto ao facto de mudarem de companhia aérea aí já não sei.[/background]​
[background=rgb(242, 242, 242)]Se me disserem por exemplo que mudaram o meu voo da TAP para um voo da "AIR RUSSIA" num antonov de certeza que não embarcava.[/background]​

[background=rgb(242, 242, 242)]Quanto ao Hotel nem sempre ficar perto de "tudo" é vantajoso...as pessoas é que não pensam nisso.[/background]​

Belmiro Ricarte

Membro Novo
A troca de aviões entre estas duas companhias é comum. A orbest já teve um aparelho A330-300 a voar com as insignias da Air Europa, o mais provavel é que tenha sido esse mesmo que vos levou e trouxe. Quanto á sua reclamação é justa e quem lhe deve reembolsar é a propria Orbest, uma vez que tenhoa certeza fez a reserva de lugares no web site da companhia. o OPERADOR É ALHEIO A ESTA RESERVA DE LUGARES.

Ainda gostaria de esclarecer que nestes voos charter e na maioria das companhias de aviação de voos regulares e hoje em dia é permitido ao passageiro com tarifa normal, uma peça de bagaem com limite entre 20 e 30 kg, por cada passageiro. Cada passageiro pode ainda transportar para a cabine pelos seus proprios meios, mais uma peça de bagagem de dimensões reguladas com o máximo de peso de 10 Kg. Tudo o resto é considerado excesso e portanto taxado.

Contraste3044

Membro Novo
Ora já que falam da troca de voos, assim como da Air Europa, eu sou mais uma que tem umas histórias a contar desta companhia Aérea!
Quando eu e o meu marido fomos para a RD, fizemos escala Porto- Madrid - Madrid - Punta Cana.
A 1ª viagem correu muito bem pela Ibéria, a 2ª começou logo quando fomos fazer o Check IN, ou seja avisamos de que queríamos os lugares juntos! Portanto, quando entramos para o avião (Air Europa) verificamos que tínhamos um lugar na classe turística e outro na 1ª Classe, olhamos um para o outro e encolhemos os ombros!

As condições do avião é mesmo versão "sardinha enlatada" os bancos desconfortáveis e a comida péssima!

Ao fazer a viagem de retorno, fomos mais espertos, pois tivemos conhecimento que a Air Europa reserva os lugares, consoante o check-in e assim foi deram-nos um mapa do avião e escolhemos o lugares e até aqui correu tudo bem, tirando a situação da comida e o desconforto dos bancos!
E na Ibéria não correu muito bem no check-in de Madrid a Porto, pois levávamos uma mala para duas pessoas e o pesa excedia 6kgs, ou seja durante as viagens, nunca tive problema do excesso de peso, mas naquele dia, lá tivemos de pagar mais de 80€ do excesso de bagagem... grrrrr

São histórias que na hora não caem bem, mas agora só sei rir do que aconteceu e é uma forma de na próxima situação nós estarmos preparados par o que quer que seja!!!!

De uma coisa é certa, Air Europa, nunca mais, só se de ultima hora nos trocarem as voltas... :no: