Novidades

Seguros de Viagem

Mota

Membro Novo
Boa tarde,

Tenho andado a pesquisar sobre este assunto à algum tempo e continuo com algumas dúvidas, aqui no portal não se fala muito sobre os seguros de viagem, e o pessoal não mete essa informação nos reports, se fez ou não os tais seguros opcionais (Médico/Cancelamento) e se já alguem precisou de os ativar.

Eu como reservei uma viagem para Julho com a viagesoloofertas pedi que me enviassem as condições dos seguros que posso escolher. Depois de uma análise sobre o produto deparo-me com uma nota onde diz "Nota muy importante: No quedan cubiertas las personas no residentes en España." mas o ficheiro que me enviaram tem vários tipos de seguros que posso escolher e não sei se essa nota se aplica a todos ou só a um especifico. Depois de ver essa nota informei a agência e enviaram-me novos seguros da agência pullmantur.

Para que tenhamos mais um tópico com informações importantes para os próximos viajantes gostava que dessem o vosso feedback, se vale a pena fazer e se funciona mesmo o seguro.

PS: para quem tiver curiosidade em ver as condições eu posso enviar as que tenho

rum

Membro Conhecido
O seguro vale sempre a pena, eu como costumo pagar as viajens com cartão de crédito e o meu cartão tem cobertura de seguro de viagem por isso não costumo preocupar-me com esse "pormaior".

De qualquer forma, no Domingo vou novamente para o México e fui ontem buscar a documentação e sem eu pedir vem lá, no meio da papelada, as condições do seguro associado à viagem.

Nando Parente

Membro Conhecido
Ola...
No ano passado, quando viajamos para Punta Cana fizemos uma extensão do seguro básico, que nos ficou em mais ou menos 25 euros, os dois. Correu tudo bem, não necessitamos dele...

Este ano ponderamos faze-lo, mas era muito mais caro e visto no ano passado ter corrido tudo muito bem, nao fizemos.
Azar dos azares... segunda-feira chegei ao México, mas alguém se esqueceu de por a minha mala no aviao e só hoje é que tive acesso a mala.
A conclusão que tiro é que para as próximas vezes vou fazer sempre seguro.

Mota

Membro Novo
Boas

Não há mais testemunhos ou o pessoal não costuma fazer seguros?

É preferível fazer o seguro pela agência onde se reserva a viagem ou por uma agência de seguros

roller

Membro Conhecido
Façam o seguro no momento da reserva pois é mais barato. Eu cometi o erro de comprar a minha viagem a Tailândia sem seguro (custava 15€ no momento da reserva) agora o mesmo seguro na mesma seguradora 28€.

roller

Membro Conhecido
Zahir disse:
Olá,

Eu utilizo o seguro que está incluido no cartão de crédito.
Pois eu também uso sempre o CC para pagar viagens, mas no momento de reserva da ethiad airways o pagamento por cartão estava down e tive que pagar por transferência bancaria e não contratei o seguro...enfim fui maçarico nas viagens intercontinentais.

Mas agora ja fiz seguro =)

TREPADOR

Membro Conhecido
No que toca à Soltur tem seguro de viagem da Mapfre.
Ativei o mesmo por danos na bagagem, pois à chegada a Madrid tinhas as malas danificadas e a companhia aérea entendeu que os danos não eram dignos de registo (malas partidas e rasgadas para eles é coisa menor...)
Fiz a reclamação no balcão da companhia e trouxe o duplicado comigo. Juntamente com bilhetes e etiquetas das malas (as que têm código de barras para embarque), estou a tratar da reclamação, sendo que o processo já está aberto, falta apenas anexar orçamento referente ao valor das malas.
O seguro em causa cobre doença, acidentes, bagagem e não sei se terá mais alguma cobertura e está incluído no preço da viagem. Não cobre cancelamento.
Quanto a atraso na entrega das malas a companhia aérea cobre as despesas em aquisição de roupas e outros bens de que tenhamos ficado privados de usar.
Julgo que a aquisição de seguro suplementar fará sentido apenas para cobrir um possível cancelamento de viagem que possa surgir.

Solitária

Membro Ativo
Eu compro sempre as viagens com cartão de crédito, tem sempre uma série de seguros associados, depois contrato sempre na agência um upgrade do seguro deles onde inclua o cancelamento de viagem pois tenho uma criança que vai sempre e pode surgir alguma doença que a impeça de viajar

TREPADOR

Membro Conhecido
[SIZE=10.5pt]Pois é... Já tenho o desfecho do filme referente à reclamação por danos em bagagem.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Como já referi ativei o seguro da Mapfre contratado pela Soltur.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]O problema começa logo quando somos informados que a apólice é Espanhola e não Portuguesa, pelo que temos de tratar tudo com Espanha, isto apesar de a vigem ser comprada através da Soltur Portugal (sim, há pelo menos uma sede em Portugal na Av. da Boavista no Porto, e é a eles que as agências compram).[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Contactada a Mapfre Espanha, começam por exigir documentos, que teriam de ser pedidos no aeroporto em Madrid e em tempo útil, o que se torna complicado, se não impossível de concretizar. Entre os documentos referidos está um denominado PIR e que teria de ser pedido à Air Europa e que eles não fornecem por esta via, aliás, nem ao balcão no dia da aterragem e após detetados os danos, eles forneceram o tal PIR.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Posto isto denunciei o caso ao ISP relatando o facto de a apólice ser Espanhola e de ser impossível cumprir as exigências que são impostas.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Após a intervenção do ISP consegui que a Mapfre voltasse a trás e que me fosse atribuída a indeminização das 4 peças de bagagem danificadas.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Apesar das malas não serem propriamente umas Samsonite, também não são propriamente baratas.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Apresentado orçamento da casa de malas onde foram compradas em que declaram não ter concerto e que a sua substituição orçava em algumas centenas de €, foi-me transferido o valor de 60€, valor máximo previsto pela apólice contratada, ficando desta forma o assunto resolvido.[/SIZE]
[SIZE=10.5pt]Cada vez mais me convenço que a lei está feita à medida das necessidades das seguradoras...[/SIZE]

TeK

Membro Conhecido
É por estas e por outras que não gosto de seguros e evito-os sempre que posso... Ficamos sempre a perder ou pouco ou muito!

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia Trepador,

Fiquei com uma duvida ou li mal...

as malas foram danificadas no aeroporto e a companhia remete para o seguro do Operador???? :eek:

TREPADOR

Membro Conhecido
As malas foram danificadas no aeroporto, pelo que a responsabilidade é de facto da companhia.

O que acontece é que a companhia, neste caso a Air Europa, quando me desloquei ao seu balcão no aeroporto de Madrid, não assumem os danos, mesmo na presença das malas e com os danos visíveis nem se dignaram a olhar para as malas. Fiz reclamação por escrito a relatar a situação.

Como alternativa, recorri ao seguro do operador, afinal é para isso que servem, ou deveriam servir os seguros, que neste caso é a Mafre e que faz uma data de exigências, como bilhetes de embarque, etiquetas de embarque das malas, declaração de casa da especialidade a confirmar os danos e valor de reparação das malas, ou declaração de impossibilidade de reparar as mesmas e orçamento para aquisição de novas malas, mais um tal de PIR, que é um documento que deveria ser emitido no aeroporto a dar conta dos danos e que tem um prazo muito curto para ser pedido.

Por acaso as etiquetas com os códigos de barras de embarque, ainda estavam colados nos bilhetes, que tive o cuidado de não deitar fora, mas o tal PIR não me foi passado, apenas fiquei com cópia da reclamação.

Resumindo, a companhia não assume, e a seguradora exige documentos que não estão ao meu alcance e que dado o tempo de resposta da Air Europa, os prazos para pedir o PIR para entregar na seguradora, já haviam sido ultrapassado. Seja como for o PIR teria de ser pedido em Barajas, ou seja independentemente dos prazos, nunca teria acesso ao documento. É um circo bem montado por ambas as partes.

Valeu a intervenção do ISP junto da Mafre, para o pagamento da indeminização máxima prevista na apólice, no valor da pequena fortuna de 60€, para poder pagar a primeira prestação das malas.

Ainda gostava de saber como é possível fazer seguros, em que o montante do valor da indeminização, é claramente inferior ao objeto seguro...