Perdoem-me o atrevimento, ainda agora me registei mas penso que posso dar uma ajuda em relação a Samaná.
Pois eu amei Samaná. Samaná é uma península na zona norte/nordeste (creio eu) da República Dominicana. É uma zona montanhosa, carregada de coqueiros com paisagens que considerei fabulosas. Vista do mar, a zona de Las Terrenas é como se nos aproximásemos do jardim do paraíso. Muito bonito!
Fiquei alojada no BP El Portillo (Las Terrenas), um bom hotel, na altura ainda pequeno mas já estava em obras de "alargamento", o que achei lamentável, mas para quem só pode pagar turismo de massa, temos que nos contentar! Mas não deixou de ser um bom hotel. A piscina é pequena mas com uma praia tão linda, quem fica pela piscina perde metade da viagem.
A praia é rodeada por recife o que a torna lindíssima e excelente para "snorkeling", menos boa para quem quer nadar até ao infinito. Carregada de peixes que vêm comer à mão migalhinhas que trazemos do pequeno almoço. A temperatura da água, em Setembro, não baixava dos 31º (medidos pelo relógio de mergulho do marido).
Como sou antropóloga, tive que fazer a minha "ronda cultural", ao contrário do que já se disse, Samaná é muito rica culturalmente, mas esta cultura ainda não se mistura com turismo. São um povo negro, muito alegre e "mereguero" mas muito dados à religião e à magia negra (talvez pela proximidade com o Haiti, utilizam muito o vudu).
Em Setembro o tempo esteve sempre chuvoso mas muito quente o que faz parte do meu imaginário de "mística tropical" e por isso adorei andar à chuva porque esta não foi impeditivo para nada.
Recomendo uma excursão em burricos à cascata El Limon, muito engraçada, e a visita à Baia de Samaná para ver o parque dos "Haitisses".
Como podem ver pela extensão do post, foi uma viagem marcante, a minha ideia da R. Dominicana alterou-se por completo com a ida a Samaná. Era bom que o turismo não fizesse do local uma nova "Punta cana" mas.... a ver vamos.
Cumprimentos, espero ter ajudado!