Novidades

Ryanair

pafer

Membro Ativo
Obrigada a todos. Decidi comprar o embarque. Quando voltar deixo as minhas impressões. Tenho mais uma dúvida que não me
parece ficar 100% esclarecida nas FAQs da companhia. Podemos levar algum tipo de lâmina de barbear na mala de cabine? Alguém tem a experiência?

EDIT: Outra dúvida. Durante a viagem têm-se acesso á mala? Por exemplo para usar o portátil?

Cumprimentos
O embarque já compras-te, tá comprado, mas à partida não irias ter problemas a não ser que fosses o último a entrar, e mesmo assim dependia de o voo estar cheio ou não. Agora convém é que vás logo lá para a frente quando abrirem a porta de embarque para entrar, senão pouco te vale a prioridade, não precisas ficar na fila maior.
Quanto a lâminas de barbear, eu tenho levado sem problemas, Mach3 da gilette ou descartaveis não há problema. Outras não sei.
Durante a viagem tens acesso á mala de mão, apesar de por vezes não ser fácil ir tirá-la para tirar o computador. Eu costumo levar um lanche mas costumo tirar logo mal me sento, até para não estar depois a incomodar pessoal que se possa sentar ao lado por exemplo.
 

TeK

Membro Conhecido
Lâminas de barbear na bagagem de mão?! Se mala de cabine te referes a esta, óbvio que não está permito, acesso a este tens, daí ser bagagem de "mão" ou colocas no compartimento superior ou por baixo do banco da frente.

Cumpts
 

pafer

Membro Ativo
Lâminas de barbear na bagagem de mão?! Se mala de cabine te referes a esta, óbvio que não está permito, acesso a este tens, daí ser bagagem de "mão" ou colocas no compartimento superior ou por baixo do banco da frente.

Cumpts
Eu tenho levado as mach 3 da gilette na mala de mão (nunca levo mala de porão), e não tenho tido problemas, já passei no Porto, Barcelona, Berlim, Londres stansted, tenerife (pelo menos que me lembre) em alguns mais que uma vez. geralmente como é desmontavel desmonto e ponho em duas partes, nunca diseram nada. Também já viajei com pessoal que levava descartaveis e também não tiveram problemas. Deve ter a ver com o tipo de lámina, que é minima.
 

TeK

Membro Conhecido
Pois, gillettes não sei, mas como ele se referiu a lâminas, pensei naquelas para as "navalhas de barbeiro", e essas já vi no aeroporto da portela, que são proibidas e estão no mesmo cartaz que as armas brancas e de fogo.

Cumpts
 

Lvet

Membro Novo
Referia-me a Gilettes, claro que não estava a pensar em levar uma navalha de barbearia! :) Mas obrigado pelas respostas.

Um abraço
 

JATG

Membro Ativo
Eu também já levei (Roma, Barcelona, Sardenha, Madrid, Sevilha...) e passaram sempre...
 

Bee

Membro Conhecido
Acabadinha de chegar de Liverpool e também confirmo que passaram as Gilletes.
Ao fazer o controlo em Liverpool esqueci-me de tirar o saco onde tinha os produtos de higiene e a mochila passou sem ninguém me pedir para mostrar o que lá ia dentro.

Em contrapartida, na ida, a minha tia levou um pacote pequeno de marmelada caseira que não passou :lol:
Pelo menos esse episódio valeu-nos umas valentes risadas :lol:
 

Viajante78

Membro Novo
Boa noite a todos.
Alguém sabe esclarecer-me se há algum problema em um menor (17 anos) fazer um voo doméstico Lisboa - Porto acompanhado por um tio (apesar de as reservas de ambos serem destinos)? Será necessária autorização do notário para um voo doméstico? Revirei o site da Ryanair e não consegui encontrar informação sobre isto.
Agradeço a ajuda
 

pafer

Membro Ativo
A partir dos 16 anos pode viajar sozinho mesmo para o estrangeiro, não tem qualquer problema. Nos voos internos mesmo menor de 16 anos também pode viajar sem qualquer problema sem ser preciso qualquer documento.
 

Viajante78

Membro Novo
A partir dos 16 anos pode viajar sozinho mesmo para o estrangeiro, não tem qualquer problema. Nos voos internos mesmo menor de 16 anos também pode viajar sem qualquer problema sem ser preciso qualquer documento.
Agradeço a ajuda paulofer.
Dei volta ao site do sef, da ryanair, da tap, da easyjet e não encontrei qualquer referência a este tipo de caso.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Agradeço a ajuda paulofer.
Dei volta ao site do sef, da ryanair, da tap, da easyjet e não encontrei qualquer referência a este tipo de caso.
Olá.

Pode encontrar essa informação no site do SEF: Portal SEF

Dentro do território nacional não necessita de nenhum documento.

A partir dos 16 anos pode viajar sozinho mesmo para o estrangeiro, não tem qualquer problema. Nos voos internos mesmo menor de 16 anos também pode viajar sem qualquer problema sem ser preciso qualquer documento.
Os menores (<18 anos), quando não forem acompanhados por quem exerça o poder paternal, só podem sair do território nacional exibindo autorização para o efeito.
 

pafer

Membro Ativo
Olá.

Pode encontrar essa informação no site do SEF: Portal SEF

Dentro do território nacional não necessita de nenhum documento.
Os menores (<18 anos), quando não forem acompanhados por quem exerça o poder paternal, só podem sair do território nacional exibindo autorização para o efeito.
Na saída de maiores de 16 pelo menos nos que tenho marcado não têm colocado qualquer problema. Penso que dentro do espaço Shenchen podem viajar sem qualquer problema (pelo menos é isso que indica no site da Ryanair e é essa a prática que teno visto).
Website Oficial da Ryanair | Voos Baratos
Sendo que recentemente na Volotea embora saindo de Vigo para Ibiza e regresso não puseram qualquer problema nem sequer a uma criança portuguesa de 13 ou 14 anos que viajou sem os pais. Na Volotea podem viajar sozinhos nalguns países a partir dos 12anos.
 

ploferreira

Administrador
Staff
@paulofer Muito estranho essa pratica... vai contra o Decreto-Lei 138/2006:

Portal SEF

Artigo 23.º

[...]

  1. Os menores, quando não forem acompanhados por quem exerça o poder paternal, só podem sair do território nacional exibindo autorização para o efeito.
  2. A autorização a que se refere o número anterior deve constar de documento escrito, datado e com a assinatura de quem exerce o poder paternal legalmente certificada, conferindo ainda poderes de acompanhamento por parte de terceiros, devidamente identificados
 
Última edição:

pafer

Membro Ativo
Ploferreira

Pelo que vejo sim, vai contra a lei (não tinha ideia). Mas na prática é o que tenho visto. Sendo que no caso acima que citei, li várias informações porque a miúda era menor (mesmo menor de 16 anos) e na Volotea nada dizia sobre isso, apenas referiam que a partir dos 12 anos podiam viajar e assim foi, ninguém perguntou nada. (felizmente ninguém colocou problemas) E acrescento que viajou uma rapariga de 17 anos também nessa viagem que perdeu a identificação em Ibiza e viajou de Ibiza para vigo sem lhe colocarem qualquer tipo de pergunta, somente apresentando o documento da policia em como tinha perdido o CC. Não sei se por ter sido um voo interno em Espanha aconteceu isso.
Para Londres sei que as coisas já são diferentes porque há controlo mesmo à saída de Portugal quer à chegada lá.
 
Top