Novidades

Roteiro Sri Lanka

klaudete

Membro
Olá a todos,

Depois de muuuita pesquisa, penso que cheguei a um possível roteiro para 5 dias no Sri Lanka, mas preciso da opinião e contributos de quem por lá andou para ver se será exequível face ao tempo das deslocações...

Para não andar sempre de mochila às costas, acho que estabelecer uma base em Habarana será uma boa opção, que me dizem?!

Dia 1: Negombo - Chegada às 17h10
Alojamento em Negombo

Dia 2: Dambulla + Sigiriya
Alojamento em Habarana/Dambulla

Dia 3: Visita a Anuradhapura and Mihintale.
Alojamento em Habarana/Dambulla

Dia 4: Pollonaruwa + Minneriya National Park
Alojamento em Habarana/Dambulla

Dia 5: Kandy + Haputale / Ella
Alojamento em Ella

Dia 6: Colombo - Partida às 20h40

Obrigada a todos!
 

PP72

Membro
Olá,

Fiz um circuito de 6 dias este verão, um pouco diferente do teu, mas isso sempre dependerá dos interesses de cada um.
No teu circuito vejo que o 5ºdia é muito pesado, pois é uma distância muito grande e com trânsito (até Kandy) e depois por estradas complicadas. Vais passar muitas horas mesmo no carro ( e depende muito do condutor que tiveres...)
O meu circuito foi:
1ºDia Alojamento Negombo
2ºDia Millenium Elephant Foundation + Kandy (Aloj Kandy)
3ºDia Kandy + Pollonaruwa (Aloj Sigiriya)
4ºDia Sigiriya + Dambulla + Jardim Especiarias + Nuwara Ellia (Aloj Nuwara Ellia)
5ºDia Tea Factory + Ella (Aloj Ella)
6ºDia Ella - Yala Park (Aloj Tissa)
7ºDia Gale - Regresso
 

klaudete

Membro
@PP72 Obrigada pela resposta, aí vão mais algumas perguntas! :)

- Contrataste um motorista para a viagem toda ou em cada sítio ias tratando disso? Eu tinha pensado privilegiar os transportes públicos pelo menos para circular entre
Dambulla, Sigiriya e Pollonaruwa. E contratar motorista para as mais distantes: Anuradhapura e Kandy. De Ella a Colombo faria de comboio.

- Faz sentido ir a um local só de elefantes e a um Yala Park p.e.? Ou fazer um ou outro?

- Para encurtar ou terei de dispensar Ella ou Anuradhapura... Já tinha excluído Nuwara Ellia, achas que merece visita?
 

PP72

Membro
Contratei um motorista para a viagem toda. Sinceramente quando se tem pouco tempo, não faz sentido de outra forma. Além disso eu ia com 2 crianças e não poderia estar ainda com as preocupações dos transportes.
Os transportes públicos são engraçado, mas não é prático. O trânsito é de uma forma geral caótico o que faz com que pequenas distâncias no mapa se tornem muito demoradas. Na zona de Sigirya não é o pior (Kandy e redondezas é muito mau), mas são sempre opções.
O comboio sim, acho que deves tentar fazer (eu não consegui pois queria ir na 1ªclasse e quando tentei reservar já não havia para as datas que podia).

Quanto aos parques é complicado... eu fui ao Yala (que é suposto ser o com maior variedade, maior...) mas foi a minha maior desilusão em todo o circuito (mas para dizer a verdade era o que estava á espera...). Vimos os animais básicos (elefantes, crocodilos, veados, etc...) mas os mais desejados leopardo e urso...nada! Depois são tantos os jipes que se torna desagradável ( pó, confusão nos spots mais interessantes,...). É claro que neste tipo de visitas é preciso ter sorte...mas mesmo com sorte acho que não me convencia.
A experiência mais agradável de contacto com animais foi no caminho de Sigirya a Pollonaruwa, passamos pelo meio do parque Minerya, e vimos uma manda de elefantes (uns 15) mesmo na berma da estrada. Claro que parámos logo e estivemos a apreciar só nós e eles logo a uns metros de nós no seu habitat natural. Nem nos safaris consegues isto.
Depois também estive no "Millenium Elephant Foundantion" (preferi vir aqui do que Pinawala), para que os miúdos pudessem ter um contacto mais próximo com os elefantes (dar banho, dar comida, passeio). Mas uma opinião pessoal, eu não gosto muito destes parques de cativeiro....

Nuwara Ellia é engraçado pelo ambiente tipicamente britânico (ainda mais tendo ficado no hotel The Hills). É uma mudança engraçada, pois o clima é bem mais fresco (no hotel o pormenor das botijas de água quente na cama quando chegámos do jantar é no mínimo delicioso!). Depois claro temos as plantações de chá, que vale sempre a pena visitar. Mas se me perguntares, não é imprescindível ficar lá. Por exemplo Ella é uma terra mais simpática, mais calma (e com passeios agradáveis de se fazerem a pé...Mini Adams Peak).

Excluindo Ella ficas com o triângulo cultural completo. Eu optei por excluir Anuradhapura pois pelo que lia e que me disseram ao fazer Pollonaruwa já ficávamos com uma ideia bastante boa deste tipo de cidades antigas...

Qualquer dúvida estás á vontade!
 

klaudete

Membro
Obrigada pela resposta @PP72

Efetivamente, também li que fazer Anuradhapura e Pollonaruwa pode ser "mais do mesmo", considerando que Anuradhapura fica mais fora de mão, julgo que prefiro excluir esse e ir com mais tempo a Kandy e Ella e pode ser que ainda dê para Nuwara Ellia ;)

Confirma-me mais uma coisa, li algures que quando contratas um motorista, como tu fizeste, que é normal pagares o seu alojamento, é verdade? +- que valores te apresentaram para o teu roteiro?
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
A experiência mais agradável de contacto com animais foi no caminho de Sigirya a Pollonaruwa, passamos pelo meio do parque Minerya, e vimos uma manda de elefantes (uns 15) mesmo na berma da estrada. Claro que parámos logo e estivemos a apreciar só nós e eles logo a uns metros de nós no seu habitat natural. Nem nos safaris consegues isto.
Isso acontece nos safaris (presumo que estejas a falar dos safaris em Africa), mas é uma situação que tem algum risco porque os elefantes são enormes e perigosos e não têm nenhuma dificuldade em virar um carro se lhes der para isso
 

PP72

Membro
Obrigada pela resposta @PP72

Efetivamente, também li que fazer Anuradhapura e Pollonaruwa pode ser "mais do mesmo", considerando que Anuradhapura fica mais fora de mão, julgo que prefiro excluir esse e ir com mais tempo a Kandy e Ella e pode ser que ainda dê para Nuwara Ellia ;)

Confirma-me mais uma coisa, li algures que quando contratas um motorista, como tu fizeste, que é normal pagares o seu alojamento, é verdade? +- que valores te apresentaram para o teu roteiro?
O preço que contratei já incluía todas as despesas do motorista (Alimentação e Alojamento). E isto é o normal...depois tens que ter cuidado que eles vão te levar a almoçar aos restaurantes com os quais têm acordo, assim a refeição deles é gratuita... o que faz com que alguns restaurantes não sejam dos melhores, mas sim para turista (e eu não gosto muito desses...). Mas se falares com o motorista (pelo menos no meu caso) não havia problema em ir a restaurantes mais do "povo".
Os preços não devem variar muito dos 60€ dia (no meu caso eram 360€ para os 6 dias com total liberdade para fazer o que quisesse em termos de percurso). Depois ficou mais caro 10€/dia porque como éramos 4 preferi uma Van a um automóvel. Pelo que vi noutros fóruns até podia arranjar mais barato mas preferi não arriscar muito.
O alojamento também já tinha reservado tudo por minha conta.
 

klaudete

Membro
Olá a todos!

Depois de muito trabalho de casa e conversas com viajantes, já fechei o meu itinerário! Considerando a minha curta estadia no Sri Lanka (6 dias), não podia andar à mercê de transportes públicos, iria, certamente, perder muita coisa! Então, preferi investir um pouco mais e contratar um motorista, mantendo porém a minha vontade de fazer alguns troços de comboio.

Numa primeira fase, pedi orçamentos a agências, mas eram absurdamente elevados, então pesquisei no Tripadvisor e existem imensos contactos de motoristas. Enviei muitos e-mails para ter a noção dos valores e tentar perceber o que seria efetivamente justo :) E concluí que 60$/ dia é o "normal". Este valor já inclui as refeições e alojamento do motorista. (Nenhum dos motoristas me pediu que fosse eu a marcar o seu alojamento.)

Então partilho convosco a minha rota, espero que vos ajude!

Dia 1
Chegada
Alojamento: Negombo

Dia 2
Dambulla cave temple
Polonnaruwa ancient city
Alojamento: Polonnaruwa

Dia 3
Jeep safari in Kaudulla National Park ou Minneriya
Pidurangala rock
Matale Hindu Temple
Sightseeing tour in Kandy
Cultural show in Kandy
Visit temple of tooth relic
Alojamento: Kandy

Dia 4
Train ride to Nuwara Eliya
City tour in Nuwara Eliya + waterfall (Rawana waterfall ou Ramboda waterfall) + tea plantation + tea factory
Alojamento: Nuwara Eliya

Dia 5
Ella
Ella Gap
Mirissa beach
Alojamento: Galle

Dia 6
Galle city
Transfer to Colombo by train
Colombo

É apertado, sim, vão ser muitos quilómetros e a madrugar todos os dias, mas tudo vale a pena!
 
Top