Novidades

Roadtrip Europa 2019

jksoarez10

Membro Novo
Boas Malta Viajante...
Este Verão queria fazer algo diferente... muito diferente...
Chamo-me João tenho 22 anos e sou de São João da Madeira... um dos meus maiores sonhos era viajar a Europa, e felizmente casei-me com uma rapariga que ainda é mais aventureira do que eu.......
Este Verão queria fazer este trajeto, passando por Madrid-Barcelona-COSTA FRANCESA(Marselha-Monaco)-Turim-Milão... e aqui começa a minha dúvida... Conheço bem a Suiça pois os meus pais tiveram lá 6 anos e passei todos os verão/invernos por lá nas férias... Estou indeciso no seguinte:
1ª Chegando a Milão, começo a subir pela Suiça "acima" até Berna-Stuttgart-Frankfurt-Colónia-Amesterdão etc..
2ª Chegando a Milão, se descubro Veneza-Zagrebe-Budapeste(???)-Viena-Praga-Berlim-Amesterdão etc... (exemplo da imagem)
upload_2018-12-5_15-15-21.png


Paragens obrigatórias (Paris e Nurburg) A minha mulher quer muito ir a Paris e eu a Nurburg!

Tempo estimado: 2-3 semanas..

Queriamos ir e não gastar dinheiro em hoteis... há alguma forma de o fazer? Podiamos dormir em estacionamento de parques comerciais ou em zonas calmas...
A nossa higiene??? Lavar os dentes em qualquer restaurante/shopping conseguimos fazê-lo... mas e tomar banho??? Pelo menos dia-sim dia-não!

Estimo gastar entre 600-700€ em gasóleo... vou sempre optar por estradas secundárias!
Alimentação vou tentar ir a sitios baratos... shopping ou algo assim!

Alguem já fez algo do gênero??? Que dizem da minha ideia? Alguma sugestão?
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá @jksoarez10
Bem... que aventura!
Sem conhecer muitos dos sítios por onde planeas passar, diria que entre a primeira e segunda opção deves fazer contas ao tempo disponivel; aparentemente na 1ª opção fazes menos Km's
Nunca fiz road trip por mais do que um pais, mas ainda não há muito tempo fiz uma e reparei que havia quem ficasse a dormir no carro, mas arriscavam porque em alguns sitios estava um aviso que não era permitido. Sugiro que pesquises ao longo do percurso parques de estacionamento de auto-caravanas para pernoitar. Outra alternativa será ficares também em estações de serviço daquelas onde ficam os camionistas....
Em relação à higine hà muitos hostels que prestam apenas esse serviço; podes ir só para tomar banho e/ou pequeno almoço. Algumas estações de serviço também têm duche... Vias ter de fazer umas pequisas antes.
Alimentação será o mais fácil... vão ao supermercado e compram comida pelo menos para algumas refeições.
No regresso, pelo mapa, vais passar no Pais Basco; é muito bonito e merece um tempinho. Não consigo ver bem que estrada escolheste, mas quando fui passei na autoestrada mais cara do planeta...do lado Francês, convem evitar mesmo.
 
Última edição:

jksoarez10

Membro Novo
@Leonorb Obrigado pela resposta!!!
Isto ainda está muitooooo verde...... Não quero ir por autoestradas, meti no google maps para evitar portagens e deu-me este percurso!
Pois.. para os lados da Eslovenia, Croacia e Republica Checa não posso mesmo dormir em "qualquer lado", vou ter que encontrar sitios onde os camionistas o fazem e aproveitar para dormir por lá!!!
Tenho 2/3 semanas para o fazer, logo tempo não é problema!
O meu maior medo é mesmo não ter onde tomar banho!!!
 

Leonorb

Moderador
Staff
Não sei... os 15 dias acho pouco. Depois de se fazerem à estrada é que vão ter a certeza. Para além de poderem não resistir a parar mais do que o previsto para ver, podem apanhar algum contratempo. Eu optaria por ter folga de tempo.
Na zona costeira a sul, também há marinas, digo eu; pelo menos cá não tenho ideia de haver restrições absolutas de acesso aos duxes por não marinheiros... mas lá está, tens de pesquisar e incluir logo sitios de passagem obrigatória para o banho:D
 

jksoarez10

Membro Novo
Sim, pelo menos dia sim dia não, queria tomar banho, acho que é algo obrigatório...
Pode ser que algum forista tenha experiências passadas sobre isto e diga alguma coisa
Obrigado pela opinião!!!
 

roller

Membro Conhecido
Ola! Já pensaste em comprar um bilhete de Interrail?! uma vez que tens menos de 25 anos... o bilhetes são baratos e acredito nao tens que procurar estacionamento nos centros das cidades, combustível, portagem e desgaste do carro... A Europa está maravilhosamente bem ligada por comboio... quanto muito regressas de uma cidade italiana ou francesa a Portugal de avião...

Pensa nisso :cool:

(eu já fiz dois no meu tempo e recordo com muita saudade :rolleyes:)
 

rum

Membro Conhecido
Olhando para o mapa e considerando Berlim, o ponto mais distante se queres ir a Berlim e voltar é fazível. Se queres ir pelo meio ver a Europa... esquece. É muito para ver em tão pouco tempo mesmo que sejam 3 semanas. Em 3 semanas fazes para esse percurso fazes mais de 300 km por dia... se queres ir por estradas secundárias ou evitar autoestradas vais ter deslocações mais lentas. Vais fazer muitos km e não vais ver grande coisa, e a Europa tem muito para ver. Em que tipo de viatura estás a pensar fazer o percurso? Atenção que não é permitido parar em qualquer local para pernoitar, há parques públicos onde podes ser convidado a sair, tens de descobrir quais são as zonas reservadas a esse fim.
 

roller

Membro Conhecido
Olhando para o mapa e considerando Berlim, o ponto mais distante se queres ir a Berlim e voltar é fazível. Se queres ir pelo meio ver a Europa... esquece. É muito para ver em tão pouco tempo mesmo que sejam 3 semanas. Em 3 semanas fazes para esse percurso fazes mais de 300 km por dia... se queres ir por estradas secundárias ou evitar autoestradas vais ter deslocações mais lentas. Vais fazer muitos km e não vais ver grande coisa, e a Europa tem muito para ver. Em que tipo de viatura estás a pensar fazer o percurso? Atenção que não é permitido parar em qualquer local para pernoitar, há parques públicos onde podes ser convidado a sair, tens de descobrir quais são as zonas reservadas a esse fim.
^
Pegando nas palavras do @rum os comboios deixam-te nos centros das cidades... Interrail é a tua solução..esse teu percurso quer-se de comboio! :cool:
 

Leonorb

Moderador
Staff
Se me permitem :D, não é bem a mesma coisa... comboio ou carro... Cada um com as suas vantagens e desvantagens.
Eu encurtaria o percurso e ia de carro...
 

jksoarez10

Membro Novo
Obrigado pelas respostas @Leonorb @rum @roller
Preferia fazer de carros.. nem que tenha que encurtar distâncias e não ir a Berlim... simplesmente chegar a Milão e subir pela Suiça acima até Amesterdão...
O meu carro é uma Leon fr de 2013, é confortavel e fiavel, logo acho que não tenho muito problemas... a unica entrave é mesmo onde dormir... e o banho!
De interail não sei se ia gostar pois sou pessoa de viajar de carro.. também estou habituado a isso pq os meus pais tiveram 6 anos na suiça, isso implicava 2x viagens por ano ida e volta... 8000km por anos em 2x viagens!
 

roller

Membro Conhecido
É pelo conforto de as linhas do comboio irem por onde não vão as autoestradas. Mas são gostos! Mas o meu conselho principal é... vai com tempo calma para desfrutar!

Eu, para mim, as 12h de carro para ir a Andorra anualmente já me chegam.
 
Última edição por um moderador:

agnusporfius

Membro Conhecido
Olá, viajar pela europa é facil. 3 semanas parece-me um pouco audicioso para o que pretendes fazer, pois uma ida a Paris far-te-á usar e gastar algum tempo, depois depende se partes do trajecto são isso mesmo ou se pretendes ir visitando. A titulo de exemplo, fiz algo do género aqui à uns anos, sai de Lisboa e fui até à Polónia. A titulo de exemplo, dormi a primeira noite em bordeus a segunda em nuremberga (estes dois dias foi sempre a andar) ao terceiro dia ao inicio da manhã estava em Praga, para cá no regresso e depois de ter ido a Praga, Cracóvia (com auschwitwz incluido), Btarislava, grande parte da Austria, depois foi o regresso, com a mesma politica, saida da Austria, dormida na fronteira com a suiça, do lado francês (F1 hotel) e depois num motel em espanha. Levei os hoteis (airbnb) reservados até bratislava, a partir dai foi desde tenda (austria) a aluguer de quarto.

Conta com uma coisa, algum dinheiro para portagens para atravessares França, são caras, mas se vais pelas nacionais perdes muito tempo.

Se quiseres discutir algumas ideias dispõe.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Julgo que o trajecto é muito extenso.
O tempo é suficiente para cumprir a rota, mas não sobra muito para visitar e conhecer os locais.
Terás de começar por planear com mais detalhe a viajem, os ponto de cada paragem e o que queres conhecer nos locais a visitar.
Paço a exemplificar:
Porto-Madrid - 6H00 de viagem, chegar a Madrid e procurar onde estacionar (se possível no local onde vais pernoitar) e iniciar a visita de transportes públicos.
No dia seguinte continuar a visita e no final do dia arrancar para Barcelona.
Quando chegares a Barcelona já vais no 3º dia e ainda só visitastes Madrid.
Tens de contar com 1 a 2 dias para conhecer cidades como Madrid, Barcelona ou Paris (mais as ligações de carro) e mesmo assim só verás o essencial, caso contrário estarás a fazer kms e pouco vais visitar.
Eu optava por fazer uma viagem mais curta que te permita conhecer os locais sem correrias e numa futura oportunidade dás continuidade ao protejo, nem que o faças em 3 vezes.

Quanto à carrinha e se o que pretendes é pernoitar na mesma, terás que a preparar para o efeito.
Poderás retirar os bancos traseiros e colocar um estrado à medida com um colchão, assim como tapar os vidros traseiros com aquelas palas de alumínio para o sol. Neste campo muito haveria para dizer/fazer, mas aconselho-te a dares uma vista de olhos a projectos de overland para jeeps, há soluções muito engenhosas que poderão fazer toda a diferença, sem alterar o carro e ficas com umas ideias.
Terás de fazer uma vasta recolha de informação dos pontos onde podes pernoitar, mas aconselho sempre parques de campismo, fica barato e tens sempre onde fazer as refeições, tomar banho e dormir descansado sem estares preocupado com a vossa segurança. Podes até levar uma tenda de montagem rápida para maior comodidade.
Uma coisa é certa, vais passar muitas horas atrás do PC em pesquisas e cálculos, mas este tipo de viagens são gratificantes.
 

jksoarez10

Membro Novo
Obrigado pelas respostas @TREPADOR @agnusporfius @roller !!!
Penso que irei ter que encurtar distâncias.. que dizem de Madrid-Barcelona-Marselha-Mónaco e depois? Suiça ou Munique??? Vale a pena passar por Munique?
O resto da viagem seria Estugarda(caso haja interesse), Nurburg-Amersterdão-Bruxelas-Paris-Bilbau
Que dizem? Devo encurtar mais ainda?
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Alô,
nos últimos 3 anos fiz aquilo que chamo 3 grandes Road-trips, onde passei nos seguintes países:
2016 - Portugal - Espanha - Andorra - França - Itália
2017 - Portugal - Espanha - França - Itália - Eslovénia - Croácia - Montenegro - Bosnia Herzgovina
2018 - Portugal - Espanha - França - Suiça - Itália - Áustria - Eslovénia - Mónaco

Considero-me uma pessoa já com bastante experiência, pois além destas, o meu curriculum conta já com mais umas quantas (mais pequenas)... sempre de carro.
A de 2016, tenho report algures no forum... a de 2017 não escrevi ainda... a de 2018 está escrito, mas não publicado pois falta-me escolher as fotos.

Lê o meu report de 2016 e vê se encontras lá algumas ideias e ou respostas às perguntas que eventualmente tenhas... depois, coloca cá as fotos que tentarei ajudar-te no máximo que me for possível.

Já agora, eu também evito auto-estradas sempre que possível, bem como apenas fico em hotéis em "ultimo" caso...

Cumprimentos
 

lftg

Membro
Como já disseram, diminui isso que 3 semanas não chegam de longe, a não ser que so queiras fazer quilómetros e ver paisagem. No ano passado fiz em 2 Semanas, Espanha e Franca (e Geneve). O que fiz foi com calma, e mesmo assim, as cidades foram a correr... O que estas a programar, são muitos mais Quilómetros e decerto que não vais tirar o mesmo rendimento do Passeio. É melhor menos e com qualidade. Tenho o Report por aqui, se quiseres vê e tira as tuas conclusões. Devo ter gasto 1000E, com combustível, Poucas portagens (sempre que possível, Nacionais), Dormidas e Comida.

viamichelin é um bom site para definir trajectos. Da custo estimado de Combustível e Portagens, assim como o Tempo e os Km em AV e em nacionais.
 
Última edição:

PedroLopes

Membro Novo
Boas !

Em 2017 fiz mais ou menos esse percurso em 3 semanas. Não fiz Eslovénia nem Croácia, mas fui a Budapeste e subi através de Eslováquia até Cracóvia.
Isso de dormir em qualquer lado, sem uma certeza de segurança, faz-me um bocado de confusão. Mas cada um sabe de si. Já pensaste em acampar? Tens banhos, podes fazer as tuas refeições, e tens segurança acima de tudo. Andam aí essas tendas que se atiram ao ar e caem montadas que são impecs. Um colchão pneumático para descansar o esqueleto e "bota" para a frente ! E dormir confortável vai-te fazer muita falta. Acredita.
Eu quando faço estas road trips, levo o meu atrelado tenda. Já o tenho desde 2006 e já conta com uns km's valentes.

Agora, quanto ao percurso. Eu, no teu caso em que conheces a Suiça, marimbava-me para ela. Quase que és obrigado a comprar vinheta e é um tombo de 40 paus escusado. E 40 paus dá para muito gasóleo.
Apostava depois de Milão e Veneza, em Salzburgo e Viena. Saltava a Praga e começava a subir para Berlim. Nas nacionais alemãs andas na boa. Velocidades max de 80 em muitas delas é impec.
Berlim a Amesterdão é um tiro do caraças. Arranja uma ou duas cenas fixes pelo caminho. Bruxelas e Bruges, e começas a descer a França.

Ao fazeres Milão passa pelo Lago Como e Garda. Aqui espero que tenhas o cartão da máquina com bastante espaço. São paisagens top !

Espero ter ajudado !
Boa viagem !
 
Top