Novidades

Road-trip à Croacia em Outubro

Romao79

Membro
Bom dia,

inicialmente era para fazer férias na praia mas depois de alguns contratempos decidimos virar as agulhas para outra vertente de "descanso"
Croácia passou a ser o destino pois já estava com essa ideia há uns tempos e depois de ler alguns relatos pela internet mas principalmente daqui do portal, nomeadamente o do calu, fiquei sem duvida com imensa vontade de pegar na maria e passar uma semana naquela zona!

E se com a vontade de ir para lá não bastasse, no mesmo instante começaram o turbilhão de sentimentos de duvidas, perguntas, o que fazer, onde ficar, por onde ir. Nunca fiz uma road-trip mas parece-me que este bichinho está para ficar pois há cerca de 1 semana que ando de volta disto e o pouco trabalho de casa que já fiz, está-me a dar um gozo descomunal e ainda nem saimos de cá.

Pois bem, a altura para ir terá que ser Outubro por isso a época da praia já terá passado, com essa ideia em mente irei adaptar ligeiramente o programa que se costuma ler por aqui, pois a malta maioritariamente vai para lá no Verão.

Estou a contar gastar cerca de 8 noites por lá, penso que para uma primeira abordagem será suficiente e o itinerário será aterrar em Zagreb, ir percorrendo a costa até chegar a Dubrovnik onde apanharemos o avião de regresso a Portugal.

Eis o plano:

- aterrar em Zagreb e aí apanhar um carro alugado que nos acompanhará até ao fim da viagem.
dar uma pequena visita pela cidade e partir direito a Plitvice onde pernoitarei para ficar perto dos lagos para no dia seguinte chegar cedo

- passar um dia inteiro em Plitvice, gostava de fazer o trilho mais longo que já sei que demora 6-8hrs. Ainda tenho que estudar bem isto.

- rumar a zadar

- as minhas duvidas começam aqui, mesmo não sendo época de praia, vale a pena ir a Hvar? aqui tenho 2 hipóteses... apanhar o ferry para Hvar ou eventualmente ir a Split, embora uma amiga tenha la estado recentemente e disse que não gostou particularmente deste sitio pois é mais um local de transbordos e sugeriu que se pudesse evitar, não vir a Split.

- Em Hvar, gostava de conhecer Bol, subir ao vidova gora, zlatni rat, etc

- Sair de Hvar e apanhar o ferry em Sucurej (?) passar por ston e seguir para Dubrovnik

- Explorar Dubrovnik (2 dias) : muralhas da cidade, Old Town, teleferico, mount srjd ropeway, alguma ilha tipo Lokrum?, etc

- Regresso a Portugal


Algumas duvidas que tenho:
- tal como indiquei apesar de não ser época balnear valerá a pena ir às praias e pontos turísticos como Hvar/Bol?
- estou a pensar que em Dubrovnik poderia entregar o carro alugado e no ultimo dia tipo apanhar um táxi para o aeroporto, ou valerá a pena manter o carro mesmo que fique estacionado no hotel ( que ainda nem escolhi) e entregar então no aeroporto no ultimo dia.
- não tenho passaporte valido neste momento e como não estou a pensar ir a Montenegro, não tenho intenções de o ir tirar só para esta viagem

Vou continuar a estudar isto e caso tenha alguma duvida venho aqui colocar.

Alguma sugestão que tenham para dar, por favor estejam à vontade! :D
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Tens voos baratos de dubrovnick para zagreb... logo se calhar compensa economicamente fazeres voos Lis- Zagreb -Lis

Havendo bom tempo Hvar vale MUITO a pena! ;)
 

Romao79

Membro
Obrigado pela sugestão, vou verificar o valor dos voos internos, mas numa primeira pesquisa não compensava.

Uma duvida que ainda não consegui uma resposta clara... no trajecto a caminho de Dubrovnik, entramos momentaneamente dentro de Montenegro... é efectivamente necessário levar passaporte ou o cartão de cidadão é suficiente?
Pergunto isto porque de momento não temos passaporte valido e escusavamos de estar a tirar quando pode nem ser necessário...
 

rodrig

Membro
Obrigado pela sugestão, vou verificar o valor dos voos internos, mas numa primeira pesquisa não compensava.

Uma duvida que ainda não consegui uma resposta clara... no trajecto a caminho de Dubrovnik, entramos momentaneamente dentro de Montenegro... é efectivamente necessário levar passaporte ou o cartão de cidadão é suficiente?
Pergunto isto porque de momento não temos passaporte valido e escusavamos de estar a tirar quando pode nem ser necessário...
Em principio não é preciso o passporte na Bósnia, a mim pedir porque se calhar era mais fácil dizer "passport" do que cartão de cidadão.
Referente à viagem de dubrovnik para zagreb, eu fiz de autocarro e digo-te é bue cansativo! tenta evitar isso, são umas 10h dentro de um autocarro e ainda tens de apanhar um outro de zagreb para o aeroporto (croatia airlines que custa 30kn por pessoa).
Podes entregar o carro no aeroporto de dubrovnik, o que acontece é que muitas rentalcars cobram uma taxa (oneway que pode custar por volta dos 75€). Ora bem pelas contas se calhar até compensa fazer tu a viagem de carro até zagreb caso o bilhete seja mais barato em zagreb-portugal.
 

roller

Membro Conhecido
Eu fiz split-zagreb num comboio nocturno e são 9h mas faz-se bem... mas dubrovnik-zagreb de avião conheço quem comprou o voo por 60€ agora para agosto...
 

rodrig

Membro
De comboio é tranquilo, o problema é que não há de dubvronik, e mesmo a viagem para split ainda são 3 horas...e depois existe outra stress é que o comboio arranca cedo, e o bus não chega a tempo para ir apanhar o comboio em split.
Por isso é que o melhor seria no carro alugado ou avião, em último caso bus.
 

roller

Membro Conhecido
tens um night train de split para zagreb... podes ir ao fim da tarde de dubrovnik para split e lá apanhas o comboio... just one ideia
 
Última edição por um moderador:

rodrig

Membro
É outra opção, depende da hora do voo... no meu caso o voo era às 20h lol, estava mesmo condenado ao bus.
Tem cuidado com as horas e dá sempre alguma margem de atrasos, como uma pessoa nos transportes está dependente de muita coisas, tem esse cuidado!
 

Flecha

Membro Conhecido
eu mantinha sempre o avião como 1ª opçao, no troço Dubrovnik » Zagreb.
depois de uma semana andar para a frente, ainda teres de andar para trás com o carro para a origem?
nem me importava de pagar a taxa do rent a car "one way". vais para andar descansado.... não para andares preocupado.
Só vale a pena se..repito.. SE, o valor da viagem for estupidamente caro.

dica: gps actualizado e marcar hotéis perto das zonas de interesse (POI). pode ser + fácil dares com a coisa no meio das cidades para que vais.
 
Última edição por um moderador:

Romao79

Membro
Muito obrigado pelas dicas pessoal! ;)

Após conferencia com a Maria, chegámos à conclusão que o que iremos fazer é mesmo Lisboa - Zagreb durante a parte da manhã (há voo directo da TAP) e aí alugar o carro para o resto da nossa estadia.
No regresso estive a estudar e iremos sair de Dubrovnik de avião, mas como não há voo directo a ideia foi escolher uma escala que não demorasse imeeeeeeeeeeeeeeeeenso tempo e e o escolhido foi Dubrovnik - Viena - Lisboa (8h30 de voo no total). Sairemos depois de almoço e a chegada de Lisboa está prevista para cerca das 22hrs. Não acho um mau compromisso.

Andei a fazer a comparação de vários cenários possíveis para os voos, desde Lisboa - Zagreb - Lisboa e depois comprar o voo interno Dubrovnik - Zagreb, ou tentar comprar somente idas para Zagreb e depois idas de Zagreb ou Dubrovnik para Portugal, mas financeiramente e temporalmente não compensava. Este ponto já está assente.

Com as datas definidas, é então altura de começar a programar o itinerário que queremos fazer.. o inicio até é facil, pois vamos deixar os Lagos Plitvice logo para o primeiro dia inteiro para ser logo um inicio de estalo!

Depois rumaremos a Zadar e a partir daqui é que começam as minhas dúvidas, tirando a parte de Dubrovnik que é a etapa final da viagem.

Pois bem, apesar de estarmos fora da época balnear e mais propicia para estender a toalha no ar.... nas pedras à beira mar, ainda assim gostava de passar nesses locais.

Tenho varias alternativas mas sinceramente ainda não sei qual optar.

1 - no dia em que saia de Zadar, valerá a pena tentar chegar a Hvar de carro (Stari Grad) e ficar na ilha 2 noites por exemplo? Ou compensava ficar em Trogir ou Split pela noite e depois no dia a seguir ir então para as ilhas?

2 - Gostava de ir à ilha de BRAC e conhecer o BOL mas valerá a pena nesta época mais baixa? Se for e carro para BRAC depois tenho que voltar para Split para depois ir para Hvar.. parece ser a opção mais cara por isso ando a ponderar a ida a BRAC.

3 - Ainda nao percebi se estando em Hvar podemos ir passar o dia a Brac e se vale a pena levar carro.. a ideia seria dar uma volta pela ilha e conhecer a praia da Zlatni Rat e subir ao Vidova Gova para ver a vista lá de cima

4 - Esquecer a ilha de Brac (porque no fundo nunca se consegue ver tudo de uma vez) e rumar directamente para Hvar e ficar pelo menos 1 noite na ilha e ja que temos o carro depois fazer a sua extensão toda e apanhar o ferry em Sucuraj para Drvenik e seguir viagem

5 - Caso se opte por nao ir a Brac, valerá a pena sair de Zadar e acabar o dia já na ilha de Hvar ficando 2 noites para ver aquilo com calma e seguir no ultimo dia para Sucuraj.

Tantas possibilidades e eu aqui baralhado.

A parte final da viagem, com a chegada a Dubrovnik não tenho muitas duvidas.. alias tenho uma que me lembrei agora:
- compensa pagar mais para ficar alojado dentro das muralhas da cidade para acordar e ver aquela vista magnifica e assim sendo devolver o carro 2 dias mais cedo e no ultimo dia apanhar um táxi para o aeroporto (não faço ideia do valor da viagem)

- ficar fora das muralhas ou mesmo nas imediações, manter o carro para no ultimo dia seguirmos para o aeroporto.

- qual a real necessidade de carro para andar por Dubrovnik, quando a intenção é conhecer os principais pontos como as muralhas da cidade antiga, Old town, teleférico, mount srdj ropeway...


Desculpem lá o testamento :oops:
 
Última edição por um moderador:

Flecha

Membro Conhecido
Dica sobre os aviões já que é a única coisa que posso ajudar
Garante já os voos. Quanto mais procuras mais eles sobem. Há ai um tópico a falar disso
Depois o carro. E só depois te concentras nos trajectos/hotéis
 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Sim compra os voos JÁ! o resto é acessório comparado com isso!
 
Última edição por um moderador:

Romao79

Membro
Os voos já estão assegurados.. realmente reparei que por uma indecisão de um par de horas levei com um incremento em quase 50 euros.. :mad:

Agora é que começa o mais "dificil" que é o planeamento mas as linhas gerais já estão delimitadas no post anterior! :D
 

toly

Membro Ativo
Porquê Zadar?
Porque não fazes Plitvice->Krka(cerca de 200Km) e vais pernoitar a Sibenik que é bem perto?
Em termos de praia, Sibenik é bem mais interessante que Zadar e Krka merece uma visita que pode ser feita em meio-dia.
Vê o report do Calu.
 

d3ci0

Membro Conhecido
Uma Road Trip é brutal!! Para quem gosta de conduzir e tem o bichinho da aventura ;)

Já fiz de Lisboa a Genebra, passando por Itália, e adorei!!!!!!! Recomendo!
 

Romao79

Membro
Porquê Zadar?
Porque não fazes Plitvice->Krka(cerca de 200Km) e vais pernoitar a Sibenik que é bem perto?
Em termos de praia, Sibenik é bem mais interessante que Zadar e Krka merece uma visita que pode ser feita em meio-dia.
Vê o report do Calu.
Aqui a questão que se coloca é que indo em Outubro, a componente de praia acaba por não ser o motivo principal para ir viajar para lá, embora tenha alguma fezada que possa apanhar ainda alguns dias na casa dos 20 e tal graus.

Acaba por não haver uma razão "forte" para ficar em Zadar a não ser ficar em caminho para ir para Hvar e estar curioso para apreciar o Sea Organ, o The Greeting to the sun, etc e depois daí dar o salto para Hvar.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Olá Romão79

Antes de mais deixa-me dizer que conheço muito bem a Croácia, pois estive uma ano a viver na Bósnia e ia lá com toda a frequência.

Sem dúvida que o ícone número 1 da Croácia são os lagos de plitvicka, e ir nas diferentes estações é completamente diferente. Ao ires no outono irás apanhar a vegetação em tons de vermelho o que é algo de incrível.

Assim sendo aqui vão algumas sugestões. Deves ir a plitvicka e conta com um dia lá para veres aquilo com calma, vale muito a pena.
Depois dirigia-me a Rijeka e rumava a sul, vais sempre pela estrada nacional junto à costa que é lindíssimo. Os motards têm esta estrada como uma das melhores da europa. Quanto à ilha de Krk, que fica logo ao norte poderás lá ir, pois tens uma ponte. Zadar, tem uma das promenades mais bonitas do mundo e em frente está um parque que é constituído por mais de 200 ilhas numa área não muito grande, o parque de Kornati, é um passeio de um dia, tens também nessa promenade, na parte velha o órgão de mar e o espectáculo de luz e cor dos painéis solares.

A ilha de Rab, a meia distância entre Rijeka e Zadar, tem uma das melhores praias e com areia, o que é raro daquela zona.

Junto a Sibenik, a sul de Zadar tens um parque mais pequeno o parque de KRKA, que também te aconselho a ires, existem passeios de barco que vão até umas quedas de água e passas por uma ilha, literalmente construída pelos monges.

Split é uma cidade grande, poderás passar por lá mas o interesse desta não é muito.
Contudo tens do mesmo género uma mais pequena que é TROGIR, fica ai uns 20 km antes, que vale a penas perderes-te lá

Na ilha de BRAC tens um grande ícone que é a praia de BOL, mas Outubro enfim. conta com o tempo dos ferries.

Sem duvida que deves parar em Makarska, uma das praias mais bonitas de toda a costa, pois tem logo por trás as montanhas, o enquadramento é fantástico.

Dubrovnik, vale pela cidade velha, mas tem mais fama do que proveito, depois de veres outras terras, como trogir, zadar, etc. Dubrovnik não é assim tão como a fazem, mas vai lá. Em frente a Dubrovnik tens Mljet que aconselho a poderes ver. Para chegares a Dubrovnik tens que passar na Bósnia, em Neum, o controlo Alfandegário ai é minimo, mas aconselho a levares o Passaporte. Uma vez em Dubrovnik, se tiveres tempo considera a ida ao Montenegro, e vê a baía do Kotor, vale mesmo a pena, no entanto, a entrada na fronteira costuma demorar algum tempo, precisas de passaporte e tens que pagar um vinheta de 10€ que dá para um ano, isto caso o carro que alugaste não a tenha. O Montenegro trabalha com o Euro.
Se precisares de alguma ajuda não hesites.
 
Última edição por um moderador:
Top