Novidades

Resort "tudo incluído" na Riviera Maya

Ramiro Costa

Membro Ativo
No México já conheço a zona da "praia parayso". Estive hospedado no complexo Iberostar e, diga-se, estive muito bem.

Contudo, numa próxima visita, gostava de conhecer outros locais da chamada Riviera Maya (no TripAdvisor aparecem mais 2 zonas: a Praia del Carmen e Tulum, mas não sei se existirão mais...).

Poderão recomendar-me, p.f., noutro local que não a "praia parayso", um resort de qualidade, com bom serviço e que tenha uma daquelas praias de sonho?

Obrigado.

P.S. a) Levarei os meus filhos adolescentes comigo, portanto, não servirá daqueles resorts específicos para casais/adultos.

b) Privilegio a qualidade e estou disposto a pagar por ela (dentro de certos limites, é evidente... a crise custa a todos)
 

Jsimão

Membro Novo
Boa noite Ramiro

Estive em 2008 na Riviera Maya, num resort do grupo H10, o Ocean Coral/Ocean Turquesa. Só tenho a dizer bem! O hotel tinha acabado de abrir, os quartos são fantásticos, modernos, grandes e muito bem equipados. Mini bar reposto todos os dias, sem custos!

Fica a 10 de taxi da aldeia de Puerto Morelos, onde se pode apanhar o autocarro para Playa del Carmen. Aconselho. Fica perto das excursões mais populares naquela zona ( chitzen itza, xcaret, xel-ha, tulum).

A nivel de serviços, tem 4 piscinas enormes, bar de piscina com snacks, 4 restaurantes, café tipo starbucks, o sports bar ( só abre á noite, até de manhã) e serve fast food, enquanto se joga um pool ou air hockey. Neste hotel o serviçio de comida e bebida é mesmo 24h!!

Espero que tenha ajudado, alguma outra questão, estou ao dispôr.

Abraço
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Agradeço a sua informação. O hotel que refere situa-se numa zona da Riviera Maia que eu desconhecia e que se designa, como disse, por Puerto Morelos. Descobri também, nas minhas buscas na internet, outra zona da Riviera Maya, que dá pelo nome de Xpuha. (onde se situa o Catalonia Royal Tulum)

Assim, fiquei a saber que a área da "Riviera Maya" se subdivide em diversas zonas/regiões. Já consegui identificar/localizar algumas delas ("Praia Parayso", "Tulum" e "Praia del Carmem", "Xpuha" e "Puerto Morelos") mas não sei se esta minha identificação está completa e se não me faltam ainda localizar áreas interessantes. Daí perguntar: - será que esta área da Riviera Maya se divide apenas nestas 5 zonas ou haverá outras zonas de interesse, com bons resorts e boas praias, que me estejam a escapar?

Alguém me poderá completar esta informação?

 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Agradeço muito a informação disponibilizada. Será muito útil.

Já agora, TSport, recomenda-me algum resort de qualidade inquestionável, com uma praia idílica e que proporcione umas excelentes férias?
 

calu

Membro Conhecido
Olá Ramiro,

estive a fazer uma análise digamos algo rigorosa (muitos videos, muitas fotos, muita leitura em vários sites) para decidir o local no México para a minha 2ª semana de férias no Verão, em particular do ponto de vista da praia. Os meus favoritos acabaram por ser o Barceló Maya Beach e o Catalonia Playa Maroma. Vou decidir amanhã e fazer a reserva. Por vários factores maioritariamente relacionados com levar a minha filha de 5 anos, estou a tender mais para o Barceló Maya Beach.
Para ambos os resorts/praias, há reports com muitas fotografias aqui no forum.

Já estive 15 dias no Bahia Principe Tulum e era espectacular, mas foi há 10 anos, pelo que hoje em dia não sei se continuará a ser bom, em particular do ponto de vista de hotel que era o que mais se destacava. A praia era boa, mas não fantástica, já que haviam muitas zonas com pedras (bom para snorkelling, mas não tão bom para nadar, mergulhar). Penso que também há varios reports dos Bahia Principe.
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Ambos os hoteis que refere não são alvo de boas referências no TripAdvisor e isso deixa-me algo apreensivo.

Bem sei que há aqui colegas nossos que desvalorizam e desdenham das críticas que lá vêm referidas, contudo, no que me toca, eu dou-lhes muita atenção. Já há muitos anos que "dou ouvidos" ao TripAdvisor, que sigo as recomendações lá expostas e, acreditem, nunca me dei mal. Bem pelo contrário.

Daí a minha apreensão quanto a esses 2 hoteis que refere (Barceló Maya Beach e o Catalonia Playa Maroma), mas pode ser preconceito meu. Admito-o.
 

calu

Membro Conhecido
Ramiro,

ambos os hotéis têm uma média de comentários positivos de 84% no tripadvisor. Se for analisar com detalhe todos os hoteis para onde pretende ir no México, e se conhece bem o TripAdvisor, sabe que encontrará sempre comentários negativos para qualquer hotel que procure. Lembro-me que por exemplo quando fui para o Bahia Principe El Portillo em Samaná, a média era 71% no tripadvisor e haviam inumeros comentários não muito positivos. No entanto, percebi que a maioria dos comentários negativos era alguém que estava "recalcado" por uma situação que tinha corrido mal e depois queixavam-se das coisas mais picuinhas, outras era pessoal que tinah motivações completamente diferentes do que aquela zona proporcionava, outros tinham uma abordagem puramente "americana" (digamos assim), etc. No final, acabou por ser uma das minhas melhores viagens de sempre. Também ligo muito ao tripadvisor, mas nem sempre as pessoas sabem criticar e por vezes criticam aspectos pouco relevantes.

Sou da opinião que quando analisamos feedback de outros, é preciso é separar o trigo do joio (o que nem sempre e fácil), juntar com outra informação e depois decidir. Se cruzar essa informação do TripAdvisor (por exemplo) com as dos reports dos portugueses que foram colocados aqui no forum, penso que perceberá que a situação não é bem como a está a encarar neste momento.

Com a experiência de viagens que tenho e de análises que fiz para as mesmas, e o resultado delas, no que toca ás as minhas preferências e motivações, eu estou 100% confiante na minha análise :) Que tudo corra bem com a sua :)
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Caro Calu, que fique claro: concordo integralmente com a sua análise!

Há necessidade de "depurar" a informação recolhida no TripAdvisor e noutras fontes, para depois formularmos a nosso própria opinião. Mesmo assim, ela pode ser infirmada no próprio local à posteriori, pela análise que fizermos in loco.
É perfeitamente possivel verificamos, para nosso desencanto ou satisfação, que as coisas, afinal, não são assim tal e qual as "pintaram".

Como disse anteriormente, até esta data tenho-me dado muito bem com a análise/conclusões que extraio das críticas do TripAdvisor (habitualmente, troco e-mails com os autores das críticas que me suscitam maiores dúvidas e assim vou ficando - julgo eu - mais esclarecido), sendo estas críticas um elemento basilar em que baseio as minhas escolhas.

As férias deste verão vou passá-las a Aruba. Devo confessar que 90% do planeamento da viagem tem por base informações recolhidas no TripAdvisor... Espero que, tal como noutras ocasiões, elas sejam fiáveis e me proporcionem uma óptima estada. Como com isso.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Calu e Ramiro:

O barceló é um excelente hotel e a praia deve ser, actualmente, das poucas que tem escapado à destruição. Fica ao lado de Xpu-ha que é uma praia excelente.

Não estive hospedado no barceló mas estive 15 dias no Xpu-ha palace que fazia fronteira, visitei o hotel e costumava passar pela praia. Dava para ver que era organizado, muito cuidado e a praia sempre muito limpa. Várias vezes fui fazer snorkling para a frente do hotel. Fica muito perto de Akumal...

Calu.. estive no bahia quando foi inaugurado.. 11 anos? não havia nada por perto... hoje está bem diferente e a praia muito destruida, existe por conta de um recife artificial de sacos de lona...

Acho que o Barceló é acima de tudo uma escolha "segura" face às surpresas que se podem apanhar por ali... Bons hoteis com praias muito destruidas.
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Só uma pequena nota, principalmente para os leitores menos avisados:

Quando o nosso amigo JFreitas fala aqui "no Barceló", está a referir-se a um conjunto de 5 hoteis daquela cadeia turística (ver AQUI), que se estendem numa vasta área situada em Puerto Aventuras.

Naturalmente, cada um desses 5 hoteis terá, digo eu, níveis de serviço e especificidades próprias, que deverão merecer a análise dos interessados.

Fica, pois, o esclarecimento.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Só uma pequena nota, principalmente para os leitores menos avisados:

Quando o nosso amigo JFreitas fala aqui "no Barceló", está a referir-se a um conjunto de 5 hoteis daquela cadeia turística (ver AQUI), que se estendem numa vasta área situada em Puerto Aventuras.

Naturalmente, cada um desses 5 hoteis terá, digo eu, níveis de serviço e especificidades próprias, que deverão merecer a análise dos interessados.

Fica, pois, o esclarecimento.

Já vai em 5? pensei que eram só 3...

De qualquer forma, o nível de serviços é muito idêntico em todos. Normalmente há um com melhor qualidade de serviços e preços de que só podem ususfruir os hóspedes desse, podendo usufruir de todos os outros. os hóspedes de qualquer um podem usufruir de todos excepto do melhor.

Isto acontece com quase todas as cadeias e no méxico é prática corrente. Por exemplo: a Palace resorts têm 3 hoteis, 1 em cancun outro em xpu-ha e outro em puerto adventuras. Os hóspedes eram livres de utilizar as instalações de qualquer um deles (excepto para dormir porque aí só com reserva prévia). Nos Grand Sirenis (onde tb fiquei) acontecia o mesmo.

Nos Barcelós acontecia o mesmo. Penso que continuará assim

O que quero dizer é que são vários hoteis dum mesmo complexo que são dividos por uma questão de logística e administrativa. (Cada hotel não pode ultrapassar os limites do "lote hoteleiro" onde é construido. Basicamente funcionam como um único grande hotel.

Já agora, os Barceló ficam entre a praia de Xpu-ha e a marina de puerto adventuras, ocupando toda a baía (duas mais concretamente) entre uma zona e outra
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Sim, é isso precisamente.

Eu, no ano passado, estive no Iberostar Paraíso Maya - um excelente hotel, diga-se de passagem - e acontecia a mesma coisa. Eram 5 hóteis Iberostar, uns a seguir aos outros, e os hóspedes podiam circular - com algumas restrições - entre eles. No entanto, quem estava hospedado nos hoteis de nível inferior, não podia usufruir das facilidades dos hoteis mais caros. Via bem a preocupação dos funcionários do hotel com as cores das pulseiras...
 

calu

Membro Conhecido
O Barceló a que me refiro é o Maya Beach e que fica directamente em frente da melhor zona de praia. Os outros 3 ou 4 hoteis da cadeia ficam à esquerda do Maya Beach e sobre os trechos de praia diria "menos bons".
O meu irmão esteve no Maya Beach no ano passado, é alguém também larga experiencia de viagens, com a opinião e diz que é um excelente hotel.
 

ladym

Membro Conhecido
Regressei faz hoje 1 semana do catalonia Royal Tulum que fica mesmo em Xpu-Ha....a praia é óptima, superior á de muitos resorts...E não tem nada a ver com a praia do complexo Bahia Principe (onde estive há 9 anos...adorei o hotel-ainda não tinha havido a invasão portuguesa...ehehehe-mas detestei a praia). Quanto aos barcelós, estes não têm acesso ou têm um acesso muito dificil para a praia Xpu-Ha...tentámos lá ir e nem com pés d epato, nem com coisa nenhuma lá conseguimos chegar pela "nossa" praia, por causa das rochas...De qq modo o catalonia Royal Tulum é só para adultos (abençoado :D ) por isso não será a escolha indicada....
O catalonia Playa Maroma, fica na considerada por muitos, a melhor praia da riviera maya.
Boas pesquisas!
 

ladym

Membro Conhecido
Caro Calu, que fique claro: concordo integralmente com a sua análise!

As férias deste verão vou passá-las a Aruba.
Ehhh...estive lá já há tantos anos! ;) Uns 14 talvez! Fomos no primeiro voo directo desde Lisboa ;) As coisas de que me fos-te lembrar :cool:
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Ehhh...estive lá já há tantos anos! ;) Uns 14 talvez! Fomos no primeiro voo directo desde Lisboa ;) As coisas de que me fos-te lembrar :cool:

Embora já tenham passado muitos anos, tem algum pormenor de viagem que queira partilhar? Eu vou embarcar a Amsterdão. Tenho o voo marcado para 23 de julho pela KLM. Oxalá eu traga de lá, também, com boas recordações...:D
 

ladym

Membro Conhecido
Embora já tenham passado muitos anos, tem algum pormenor de viagem que queira partilhar? Eu vou embarcar a Amsterdão. Tenho o voo marcado para 23 de julho pela KLM. Oxalá eu traga de lá, também, com boas recordações...:D
Hummm..ficámos no Las cabanas all suites resort hotel; lembro-me que não estavamos com regime T.I. por isso comiamos em restaurantes locais (há bastantes)..A cidadezinha é gira (orangestaad ou coisa do tipo) e voltei a encontrar assim uma cidadezinha (ou vila?) nas Antilhas Holandesas há cerca de 3 ou 4 anos: casas azul pastel, cafezitos e esplanadas.Andei de submarino (foi giro), fizemos uma excursão de dia inteiro pela ilha (se fosse hj fazia por nossa conta mas na altura fui com os meus pais tinha 18 anos).
A ilha é pequena, esta sempre vento e ainda bem pq esta sempre muito calor.Lembro-me da agua ser mais quente que no mexico, cuba, republica...A praia é de areia branca fininha, e longaaaaaaa!
Não me recordo de tudo a 100% porque na altura ainda não investigava viagens á seria...foi na epoca em que íamos a uma agencia e eles aconselhavam um sitio e la íamos nós um pouco ás escuras! estivemos la 15 dias e a nossa rotina era basicamente praia e praia e praia :) Não sei como estará agora mas na altura era tudo muito calminho.Boa viagem!
 

fericardo

Membro Novo
Só uma pequena nota, principalmente para os leitores menos avisados:

Quando o nosso amigo JFreitas fala aqui "no Barceló", está a referir-se a um conjunto de 5 hoteis daquela cadeia turística (ver AQUI), que se estendem numa vasta área situada em Puerto Aventuras.

Naturalmente, cada um desses 5 hoteis terá, digo eu, níveis de serviço e especificidades próprias, que deverão merecer a análise dos interessados.

Fica, pois, o esclarecimento.
Caro Ramiro Costa,

Estive hospedado no Barceló Maya Caribe de 02-05 a 09-05. O feedback que posso dar deste hotel é muito bom. Gostei da comida, muito variada, e as bebidas também eram boas.

No que diz respeito aos quartos, surpreendeu pela positiva, sempre muito limpos, com boas instalações, o quarto tinha lcd e vários canais (claro que quase tudo em espanhol) e uma cama gigante.

A animação nocturna tem qualidade, com um espectáculo de circo, de danças tipicas, de música mexicana, etc.

A praia é óptima, com uma zona de corais (muito lindos e com muito peixe) e uma zona "limpa" de pedras.

Realmente são 5 resorts, com qualidade e preço superiores, sendo o Top o Palace. Contudo andei a passear pelos 5 e não fiquei desiludido com o Caribe.

Brevemente irei postar um report onde colocarei fotos e mais detalhes.

Abraço.
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Caro Ricardo,

Agradeço-lhe imenso as informações que aqui traz.

Neste nomento estou a "balançar" entre marcar estas férias ou no México (seria a minha 2ªx) ou na Jamaica (uma estreia), e todo o feedback que recebo revela-se precioso para a minha tomada de decisão.

Quanto ao Barceló, já não tenho dúvidas: será este o escolhido! Do que não tenho a certeza, ainda, é qual dos 5 cinco hoteis escolherei... Pessoalmente, e muito em "teoria", o Palace talvez seja aquele que vai mais ao encontro dos meus gostos. Contudo, como vou levar 2 filhas minhas, jovens adultas, receio que o ambiente nesse hotel seja muito "cota" para elas e não gostem tanto. Elas apreciam desportos aquáticos, voley, e toda aquela "animación" de praia que existe nestes resorts e talvez vão achar o Palace muito "paradão" e "old fashion".

Creio que os Barceló Maya Tropical e Maya Colonial são "irmãos gémeos", o mesmo acontecendo com o Beach e o Caribe. Certo? Serão hoteis, suponho, para segmentos de mercado diferentes e, logicamente, com preços diferentes.

A pergunta que eu lhe faço, Ricardo, é se, pelo que pôde ver e apreciar, se constata essa diferença entre os hoteis ou se, pelo contrário, é tudo muito igual, não se justificando, portanto: a) a eventual diferença de preço; b) a preocupação de marcar um ou outro ou... outro, já que, como disse, no fundo, acabam por ser todos iguais?

Quanto à praia, o que lhe pareceu? Acha que devo escolher o hotel em função da dita praia? Se ficar no Palace (que eu duvido que as minhas filhas gostem, mas enfim...), fico muito longe da melhor zona de mar? Quanto terei que andar p'ra dar um mergulho?

Já agora, a praia está enxameada de motas d'água e quejandos (barcos que arrastam "bananas" e coisas do género), que perturbam o descanso e uma boas braçadas ou, pelo contrário, é sossegada?

Aqui já me recomendaram o Maya Beach (parece que é mesmo em frente à melhor zona de praia/mar), contudo, receio que tenha demasiado movimento de criançada, quer na praia quer nas piscinas, e isso não é muito do meu agrado. Sabe se isso se verifica?

O que me recomenda?
 
Top