Nando Parente disse:
Vou deixar aqui o relato de uma experiência, para termos noção dos diferentes modos de trabalho das várias agências.
Em Fevereiro do ano passado a Pullmantur lançou uns preços de venda antecipada para Setembro/Outubro e que incluíam as Royal Suítes do Palladium em Punta Cana.
Por erro de alguém da operadora, o preço que deveria ser de 1149€ foi lançado a 839€ e 2 agências espanholas muito habituadas a vender esta cadeia, não perderam tempo e começaram logo a divulgar este excelente preço.
Tive a sorte de ver a oferta no dia em que foi lançada e como o preço era mais que excelente reservei logo no dia seguinte com o Juan da Viajessoloofertas.
Entretanto nesse mesmo dia ou no dia seguinte a Pullmantur corrigiu o erro e informou as agências que ou cancelavam as reservas já efetuadas ou pediam a diferença aos clientes.
O Juan e a Viajessoloofertas não fizeram nem uma coisa nem outra, porque sendo um lapso da operadora, acharam que não eram os clientes que tinham que pagar por um erro que não era deles.
De ressalvar que a Viajessolofertas se deve ter apercebido que poderia ser um erro, porque logo no dia da reserva, enviaram-me logo toda a documentação, coisa que não é usual
Quanto à Abreu, já não é a primeira vez que ouço falar em acertos (subida de valor) depois das viagens estarem reservadas.
Quanto a mim, todas as reservas online que já efetuei (todas com o Juan) , correram sempre excelentemente, ao contrário das que efetuei em agências físicas (incluindo Abreu) que tiveram sempre algo que não correu tão bem
Para mim o mais importante é tentarmos arranjar um agência de viagem da nossa confiança. Desde que passei a viajar através de uma agência "fixa" as coisas tem corrido melhor quer a nível de preço quer de serviço. Com isto não quero dizer que a agência onde marco é a melhor do mundo ou que tem os melhores preços, porque, como é óbvio, as outras agências também tem que marcar viagens, se não ia tudo "à minha".
O que me tem acontecido é eu continuar a procurar preços, quando encontro mais barato informo a agência que tenho preço melhor.
Más referências todos teremos e eu, por exemplo, não fiquei nada convencido com o viajessoloofertas. Tanto eu como a minha mulher pedimos preços para uma viagem e sempre que pedimos confirmação o preço tinha sido alterado, tendo-nos sido apresentados outros hóteis ou datas, com preços sempre aliciantes. Na altura a agência tinha-me dito: traga-me a simulação do operador e eu tento fazer o mesmo preço. Como é óbvio, nunca tive papel de operador nenhum. No meio desta brincadeira ainda consegui perder um preço mais baixo por causa de taxas. Acredito que seja dos poucos casos que tenham corrido mal, mas fiquei com a sensação que os preços são bons se nos moldarmos ao que oferecem e não ao que pretendemos, mas isso é assim em viagens online ou em agência.
Relativamente ao assunto em questão, para mim há um ponto óbvio: há papel que diz que a reserva está confirmada? No papel está escrito "OK" ou "a aguardar confirmação"? Se há papel, penso que não há motivo para pagar os 180€, se não há papel e foi só de "boca", não vai haver hipótese de fugir a essas taxas, quase de certeza.
Quanto ao preço, não sei em que mês é a viagem, mas se for em Julho ou Agosto, mesmo com os 180€ não fica mau preço. Como é óbvio cabe a cada um analisar se compensa ou não, ou se se sente vigarizado ou não, mas isso depende da situação em si, das pessoas e dos documentos que já têm. E a realidade é que 180€ já davam para fazer umas boas excursões no México.
Eu paguei 1250€ em Agosto para ir para o pior Hotel possível, o Bahia Principe.....
Eu nunca tive um caso destes, mas se tiver MESMO que pagar os 180€ porque não tenta negociar a oferta de 180€ por pessoa em excursões no México ou voucher para uma próxima viagem? Isto é só uma sugestão.
Boa sorte para a resolução da situação. Depois tinha curiosidade em saber como terminou para em futuros casos estarmos alerta.