Novidades

[Report] Wild Wild West - Pelas Montanhas Rochosas do Canadá

Pedro Maia

Membro Conhecido
Wild Wild West - Pelas Montanhas Rochosas do Canadá

Eu e a minha mulher tinhamos estado nas Montanhas Rochosas do Canadá há 15 anos, na nossa lua de mel, e desde essa altura que tinha vontade de voltar para conhecer a zona no inverno e, também, para esquiar, e para festejar esses 15 anos decidimos fazer a viagem com os nossos filhos esta Pásqua.

A primeira questão é se vale a pena fazer uma viagem tão longa para esquiar. A resposta a essa questão é: depende. Se é só para descer pistas, talvez não, há muitas pistas na Europa e muitas são melhores do que as das estâncias canadianas. Mas se o que se procura é uma viagem para um lugar longínquo e único, selvagem e com uma dimensão imensa a que não estamos habituados na Europa, aproveitando para conhecer estâncias de esqui com um ambiente e um carácter diferente dos das europeias, nesse caso a resposta é: sim, sem dúvida.

A viagem é longa, voámos de Lisboa a Frankfurt, quase 3 horas, desde Frankfurt directo a Calgary, 9 horas e meia, depois de recolher o carro de aluguer desde Calgary a Banff, já no parque nacional com o mesmo nome, demora-se 1 hora e meia, o total da viagem são quase 20 horas, chegámos cansados mas a verdade é que repetia a graça sem hesitar.

Umas fotos da Gronelândia desde o ar





Ao fundo as montanhas rochosas



À entrada do Parque Nacional de Banff



As datas pareceram-me boas para esta zona e foi uma escolha acertada, as condições eram invernais sem o frio que pode fazer em Janeiro e Fevereiro e os dias já são longos, o sol já se põe depois das 20h e como os meios mecânicos fecham às 16h sobra bastante tempo para aproveitar a passear pelas incríveis estradas que há, tentando ver os animais da zona

Ficámos alojados a uns 2km do centro de Banff, no Douglas Fir Resort, onde já tínhamos estado há 15 anos, desta vez num dos bungalows, estava-se mesmo bem, até podíamos desfrutar da sala com lareira, o que sabe mesmo bem depois dum dia inteiro sem parar no meio do frio. O resort é aberto, sem vedações, e isso nesta zona significa que os animais entram e saiem à vontade, mais de uma manhã tínhamos estes amigos por baixo da varanda ou ao siar da porta do bungalow:







Banff é a única verdadeira povoação dentro do parque nacional, a uns 1.450m de altitude, tem uma rua principal bastante bonita, a Banff Avenue, com muitas lojas turísticas e muitos restaurantes, tem alguns ares de cidade do far-west.





Lake Louise é o nome mais famoso do parque, além da estância de esqui há o lago propriamente dito, cujo nome foi dado em honra duma das filhas da rainha Victoria, à entrada do lago está o também famoso hotel Cahteau Lake Louise e ao fundo o glaciar Victoria, difícil de ver na sua totalidade porque com excepção dos dias em que não há nuvens há sempre alguma que o cobre parcialmente.

O lago totalmente gelado e coberto de neve




Por detrás as pistas da “front face” da estância de esqui



Desde Lake Louise parte a Icefields Parkway em direcção a Jasper, considerada uma das mais espectaculares estradas do mundo, desta vez fizémos apenas o troço até ao Peyto Lake porque as condições não eram as melhores, nevava um pouco e as nuvens quase que não deixavam ver os glaciares que lhe dão o nome.



Parámos no Bow Lake, onde há um hotel histórico onde dormimos há 15 anos, o Num-ti-jah Lodge, estava fechado mas ainda fomos até à margem do lago, ainda que com alguma dificuldade por causa da quantidade de neve acumulada no local.




Não conseguimos ver o Peyto Lake, porque o caminho que dá acesso ao mirador do qual há uma das melhores vistas do parque estava coberto de neve, nota-se que a estação alta nesta zona é o verão e não o inverno.

Assim estava o estacionamento que dá acesso ao mirador no verão, a quantidade de neve era considerável (e este é o “monstro” que alugámos).



Entre Lake Louise e Banff pode-se ir pela auto-estrada ou, se o tempo que demoramos é indiferente, pela Bow Valley Parkway, uma estrada que acompanha o Bow River e que proporciona vistas incríveis se o tempo estiver despejado:








O primeiro dia em que esquiámos em Lake Louise voltámos a Banff pela Bow Valley Parkway e tivémos o melhor momento da viagem, vimos um par de carros parados na berma, o que costuma querer dizer que há animais ao pé da estrada, aproximámo-nos e BINGO, a menos de 100m, na linha do comboio, estava um grizzly, um urso pardo, o animal que mais queríamos ver e que não é nada fácil de encontrar, a comer grãos que caiem dos comboios que passam, totalmente alheado das pessoas que o observavam e fotografavam, foi uma enorme emoção para os miúdos e também para nós, não queríamos acreditar na nossa sorte, é uma zona de ursos mas não é nada fácil vê-los.

O “nosso” grizzly:







Os ursos são animais perigosos sobretudo se forem surpreendidos pelas pessoas e mais ainda se forem fêmeas com crias, há bastantes avisos e também é curioso ver que os caixotes de lixo do parque foram adaptados por causa dos ursos, que comem tudo o que podem:






Por todos os lados à avisos por causa dos animais e nesta época do ano há algumas estradas fechadas para proteger a fauna:




 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Os melhores momentos para ver animais são as primeiras e as últimas horas do dia, que é quando estão mais activos, por isso e aproveitando o jet-leg fizémos alguns safaris matinais, e quase sempre aparece algum animal, tal como acontece ao fim da tarde:

















Um dos dias em só eu e o meu filho esquiámos de manhã fomos dar um passeio por outra zona fora do parque nacional, o Kananaskis Country, onde há alguns parques provinciais, o que só quer dizer que é uma área menos protegida do que a do parque nacional mas não que seja menos espectacular, e além de ter menos fama também tem menos gente.

A estrada em direcção aos Kananaskis Lakes, pena que o tempo estivesse encoberto:



O Lower Kananaskis Lake




E o Upper Kananaskis Lake



Podíamos ter voltado pela mesma estrada mas não resisti em dar uma vista de olhos a outra estrada alternativa em direcção a Canmore, a Smith-Dorrien Trail, tinha imensa vontade de a conhecer ,as é uma estrada de gravilha e as condições de aluguer de carros costumam proibir a circulação neste tipo de estradas, mas como tínhamos um 4x4, o nosso “monstro”, entrámos, fizémos uns quilómetros e acabámos por fazer toda a estrada, foi um dos momentos mais especiais da viagem, as paisagens são brutais, não há ninguém, nos quase 60km da estrada cruzámo-nos com 4 carros, nevava e a partir de certa altura a estrada começou a estar coberta de neve, hesitámos por não saber como iria estar até Canmore, estávamos um pouco apreensivos por causa dos miúdos, isolados de tudo e de todos, sabendo que estávamos em território de ursos e de pumas, mas continuámos até ao fim e a recompensa foi enorme, apesar do peor troço ser justamente o final se se faz a estrada nets adirecção, os últimos 15km antes de chegar a Canmore são os mais difíceis e foi também quando começou a nevar com mais intensidade.





















Saindo da Smith-Dorrien Trail



Para terminar, uma foto do Kananaskis River



e outra dos Vermilion Lakes



Faltam só umas fotos de Calgary (só tiradas do carro), ponho depois, as do esqui ponho também depois na secção correspondente.

Espero que gostem, foram umas férias perfeitas num lugar incrível para quem gosta de montanha.
 
Última edição por um moderador:

tezita

Membro
Parabéns Pedro!

Os teus reports são fantásticos. E este está especialmente bom!! (os outros também :) - venha o diabo e escolha :D)

As fotos são muito lindas. Acredito que tanto há 15 anos como agora, deve ter sido uma emoção fantastica!

Obrigada :blush:
 

blue

Membro Novo
Olá Pedro

Devo confessar que virei fã dos teus reports (para não falar dos destinos que escolhes)!

Agora fiquei rendida a mais um! Assim fica mt difícil decidir as próximas férias!

Se o meu marido pesca estas fotos ... já me estou a ver a caminho do Canadá e em alegre convivência com a natureza!

obrigada por partilhares, as fotos estão fabulosas!
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

Mais um das agradáveis surpresas que nos trazes :blush:
Obrigado pelas lindas fotos! Estão fantásticas.

Estive no Canadá em miúdo, mas bem mais para sul e mais quentinho :)
 

BunnyCat

Membro Ativo
Olá Pedro,

Que bela surpresa este report...:blush:
Estou maravilhada não só pela belas paisagens como também pela proximidade com a vida selvagem. Simplesmente fantástico...

Parabéns pela maravilhosa viagem e pelo Report.:)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Ficam aqui umas fotos de Calgary tiradas do carro enquanto fazíamos tempo para ir para o aeroporto, não são muito relevantes no contexto desta viagem mas ponho-as só pela curiosidade:





 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
Parabéns Pedro!
Mais um report simplesmente brutal!!!
As fotos estão muito… muuuuiiiiito boas! Obrigado por mais uma vez nos fazeres viajar sem sair do sítio!
Mais um report de alto nível e de um sitio pouco conhecido. É disto que o portal precisa!!!
Mais uma vez, parabéns!!!
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Ora aqui está um report interessantíssimo!:blush:

Uma viagem de sonho... umas férias invulgares num destino apetecível e com uma paisagem muito atraente e totalmente diferente do conceito que normalmente se tem de um destiino paradisíaco! Sim... a natureza, as montanhas e a neve, um quadro idílico para umas boas férias... para descanso, deslumbramento e contacto com os animais e a paisagem natural!

Obrigada pela partilha e pelas fotos maravilhosas que nos deixam a sonhar...

Boas viagens.

Maria Pereira
 
Top