Novidades

[Report]-Vietname, Singapura e Malásia (Perhentian Besar e Lang Tengah) 2015

PatriciAbrantes

Membro Conhecido

2015 está aí, o que fazer nas tão desejadas férias?



Após 3 anos a fazer férias na Ásia, 2015 prometia uma viragem para o continente americano (Colômbia), Todavia, alguma relutância com custos e cultura aliada à paixão pela Ásia, falaram mais alto.

O skyscanner determinou o aeroporto mais barato para a viagem: Kuala Lumpur. Via Lisboa com paragem em Istambul (Turkish Airlines)

Os nossos trabalhos só nos permitem viajar em Agosto, o que condiciona bastante alguns paraísos e vontades (monções, furações, etc).

Uma dessas vontades era o Vietname, que é um país atravessado por com 3 climas.

Por ser Agosto não deu para ir à tão desejada Phu Quoc (sul), nem a Sapa (norte). Focámos a nossa pesquisa e estadia entre Hanoi até Hoi An.

De ressalvar que no Vietname não há “visa on arrival”. Há que enviar /preencher um formulário online, pagar 10 USD e é-nos enviado um convite de entrada no País. O preço do visto varia consoante o tempo e o n.º de entradas/saídas do Pais. E não esquecer de levar fotografia (como acontece também no Camboja).

Acrescentámos Singapura e um retorno à Malásia para fazer praia.

Escolhas feitas e voos marcados, passámos à fase Booking/Tripavisor para os hotéis. Marcamos sempre o máximo possível a partir de Portugal (tours, transfers, etc), pois o tempo é curto e por isso precioso demais para imprevistos. De ressalvar que esta fórmula tem resultado a 100% por terras Asiáticas


Good Morning Viet Nam

Chegamos ao aeroporto internacional de Kuala Lumpur (KLIA) às 17 e com voo para Hanoi às 19.15. O Aeroporto de KL tem imensos “check-points”, pelo que foi sempre a correr, literalmente, e não perdemos o avião por uns 5 minutos.

(Fica aqui uma dica. O Aeroporto divide-se me 2 terminais: Klia e Klia 2. Para transitar entre ambos paga-se 2 myr por viagem. O Klia 2, para esperas mais longas, é mais interessante, pois tem uma explanada exterior muito agradável. Para o centro da cidade usamos sempre o Klia Express - 35 myr. rápido, fiável e com excelentes horários)

Agora é respirar fundo e enjoy.

Começa aquela sensação de conhecer um novo cantinho do mundo, com os seus próprios compassos, aromas, gentes, sons e tons, encantos e às vezes desencantos.

Aterrados em Hanoi (viajámos pela Vietnam Arlines ) às 21.20, fomos tratar do visto. Como nos esquecemos das fotografias, pagámos os 50 USD dólares pelo visto (uma só entrada e saída do país) e mais 2 USD pela fotografia. Tudo bastante rápido. As portas do aeroporto abriram-se (já tínhamos contratado transfer do hotel e levávamos dólares de Portugal para as primeiras despesas) e a humidade e calor, com 31º graus às 22horas foram impactantes, mas deliciosos: Welcome to Asia.


Ficámos no Old Quarter, em Hanoi.


O dia seguinte foi para visitar Halong Bay (36 USD com Pick up & drop off service from hotel).

É uma longa viagem de van (quase 4 horas) e depois uma volta de barco, com direito a almoço, pela baía de Halong, com paragem numa Floating Village e visita a uma gruta.

“Com cerca de 3.000 ilhotas de calcário que se elevam das águas, é a mais conhecida baía do Viet Nam, tendo sido esta baía declarada, em 1993, Património Mundial da UNESCO. A maior parte das ilhas não está habitada nem afectada pela presença humana. A beleza cénica do sítio é complementada pelo seu interesse biológico. As ilhas têm um número infinito de praias, grutas e cavernas.”


Regressados ao hotel, foi tomar um banho rápido e sair para as ruas lotadas e vibrantes do Old Quarter em busca de algo para jantar. Encontrado um lugar, jantámos, relaxámos e acabámos o dia /noite a beber smoothies de fruta numa esquina a sentir o pulsar da cidade.

No dia seguinte esperava-nos uma longa caminhada pelo Old Quarter e arredores, para encontrar tudo o que tínhamos planeado ver (Old quarter, Hoan Kiem Lake, uma parte da cidade em que a linha de comboio cruza as casas e as pessoas fazem a sua vida na linha de comboio, bastante pitoresco) e comer Cha Ca Cha Ca Thang Long, Hanoi - Restaurant Reviews, Phone Number & Photos - TripAdvisor (aparece no top 100 das coisas a provar antes de morrer), pois às 18:55 tínhamos um curto voo para Danang.

Conseguimos ver tudo e ainda sobrou tempo para uma inesperada visita guiada. Um grupo de 3 estudantes de Inglês pediram-nos 10 minutos do nosso tempo para praticar Inglês. Os 10 minutos transformaram-se numa partilha enorme e numa agradável hora de convívio. Acabaram por nos mostrar a maior igreja católica do Vietname.

Com o tempo que ainda restava, comprámos fruta nas vendedoras de rua e deliciámos-nos a comer umas maravilhosas goiabas sentados algures num jardim de Hanoi.

Caminhar até ao Hotel e uma última espreitadela à linha de comboio para ver se tínhamos a sorte de o mesmo estar a passar, mas a sorte corria por outros lados.

Transfer do hotel (onde trocámos dinheiro para a moeda local – Viet Nam Dong) para o aeroporto e o mesmo do aeroporto de Danang para o hotel em Hoi An (Viet Jet Air)

Hoi An é uma cidade maravilhosa, charmosa, iluminada por lanternas.
A Cidade Antiga, ou o coração de Hoi An é também Património Mundial da UNESCO desde 1999.
Os mercados, as ruas, a vida em Hoi An têm um encanto próprio.
(Art gallery in Hoi An and Versailles)

Andámos sempre de bicicleta.

Visitámos, a uns bons kms da Cidade, Tra Que Village.
Andámos de Bamboo Boat (10USD 2 pessoas) entre canais ladeados de palmeiras

No caminho de volta atravessámos vilas com a vida local tão intocada. Foi como viajar no tempo. Um Vietname tão puro, com pessoas tão genuínas, sorridentes. Muito tocante. “Ciclar” por Hoi An e arredores é realmente maravilhoso e se gostarem de fotografia, uma perdição.

Visitámos também, nos arredores de Hoia An, An Bang beach e Cua Dai Beach.
As águas no Vietname surpreenderam-nos imenso. Bastante quentes e cristalinas.

A comida é deliciosa e está em cada canto e cada esquina uma surpresa culinária improvisada ou fixa.
Basta não ter receio e deixar o palato saltitar de alegria.
(Anthony Bourdain Hoi An Banh Mi Phuong |)

3 dias volvidos em Hoi An, rumámos a Danang via táxi para apanhar o night train -soft berth -para Dong Hoi (22:59 – 04:35: 30 USD, comprámos em Portugal pois esgota num ápice ).

Em Dong Hoi esperava-nos o pick up para a sede da agência com a qual faríamos a visita a Phong Nha-Ke Bang NationalPark (55 usd). Este parque foi reconhecido em 2003 como Património Mundial Natural pela UNESCO.

Foi um passeio maravilhoso, uma vez que pudemos ver um Vietname mais profundo e rural.
Visitámos 2 grutas: Phong Nha Cave (a terceira maior gruta seca do mundo) e Paradise Cave, que é atravessada pelo maiorrio dentro de um caverna no mundo.

Em 2009 foi descoberta em Phon Nha -Ke Bang a maior gruta do mundo: Son Doong Cave)…. Para lá chegar são precisos 3 mil USD. É uma expedição de 7 dias. Chega-se à gruta por cima e faz-se rappel para o coração da mesma… amazing , mas não para os nossos bolsos :(
Acabado este maravilhoso passeio, regressámos à estação de Dong Hoi e apanhámos o comboio (soft seat, já também comprado em Portugal) para uma longa viagem de regresso a Danang (30 USD).

Dormir, acordar, ir de táxi ver China Beach, uma praia icónica no que respeita à presença dos americanos em Danang aquando da Guerra do Viet Nam (sobre isto haveria muito a dizer, pois de facto conversando com as pessoas aprende-se muito sobre o Vietname pós guerra, lições muito positivas)

Avião para Kuala Lumpur (Air Asia) e de lá para Singapura (VietJet).
A chegada, já noite posta, a Singapura foi intrigante. Só o acordar no dia seguinte nos permitiu começar a perceber e sentir Singapura.

Com o tempo apertado, um dia e meio, tínhamos uma verdadeira maratona pela frente um plano muito bem desenhado. Usámos metro. Comprámos o cartão que íamos recarregando com viagens. Não encontrámos nenhuma espécie de passe diário. As viagens custavam entre os 1 a 2 SGD (dólares de Singapura)

Vimos a zona antiga, Katong, com as maravilhosas “Peranakan houses”.

Por lá almoçámos no famoso e barato Katong Laksa 328 (328 Katong Laksa, Singapore - Restaurant Reviews, Phone Number & Photos - TripAdvisor)

Visitámos Kampong Glam com arte de rua, lojinhas muito giras, muito urban style.
Gardens by the bay, onde esperámos pelo anoitecer para ver o brilho da cidade a despertar. Passeámos pela zona do riverfront e jantámos em Makansutra Glutton's Bay (Makansutra Glutton's Bay, Singapore - Restaurant Reviews, Phone Number & Photos - TripAdvisor)


No dia seguinte, após umas últimas e rápidas deambulações, apanhámos o avião para Kuala Lumpur e de lá para Khota Bharu. Estava tudo cronometrado ao milésimos de segundo para conseguir apanhar o último barco (Kuala Besut) para as Perhentian (já tínhamos pick up contratado com o hotel, do aeroporto para Kula Besut).


Done. Chegámos às Perhentian. Chegámos de novo ao Paraíso. Com algumas diferenças em relação ao ano anterior :(

A escolha foi de novo Besar (ilha grande), mais calma do que Kecil (mais aconselhada para, e lotada de, backpackers).

Entre as praias da Ilha e uma Visita a Lang Tengah passaram 5 maravilhosos dias.

As Perhentian estão em clara mutação, a massificar, tendo-se notado um claro incremento de pessoas e uma menor consciência ambiental para com os corais.


Dia 31 foi o dia do Adeus. Aproveitar ainda umas horinhas matinais de praias, um bom pequeno-almoço, um último mergulho e depois empacotar malas e apanhar o barco das 12 e rumar a Kuala Lumpur (voo Khota Bharu – KL via Malaysia Airlines) e de lá até Lisboa.

Dia 01/09, pelas 10:30 estávamos de volta à grande nação Lusitana :)

Good Morning Portugal.


Até ao próximo ano :)

Albuns da viagem: ;)
Perhentian Besar /Lang Tengah 2015
Pehentian Besar -Malásia
Singapura
Viet Nam
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@PatriciAbrantes :)
Maravilha de viagem!
Gostei imenso do report, com boa informação e excelentes fotos.
Há um encanto especial no Vietnam, e aquelas ilhas da Malásia, de areia branca e água transparente também não deixam ninguém indiferente! ;)
Obrigada pela partilha. Esperamos que continue a viajar por locais tão bonitos quanto estes.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belas fotos e boas dicas para futuros viajantes.
Eu ando de olho nas ilhas da Malásia e Besar e Kecil estão na minha lista, quem sabe para o próximo ano.
Boas viagens ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Gostei bastante do relato e das fotos. Também estive no Vietname em Agosto, foi muito bom recordar vários locais onde também estive; fiquei curioso com aquela zona em Hanoi com o caminho de ferro... não sabia da existência na mesma, foi pena, pois acho que iria gostar de ter conhecido.

Fazes-me lembrar que tenho de acabar rapidamente o meu report... :confused:
 

Copas

Membro Ativo
Olá,
Obrigada pela partilha! Otimo report!!
Vietname é capaz de ser o meu próximo destino em termos de grande viagem por isso todos os reports e dicas são mais que bem-vindos ;)
 

Copas

Membro Ativo
Viva Patrícia,
Estou de vento em poupa a organizar a minha viagem que vai ser bastante semelhante à vossa.Ainda falta bastante tempo mas vão aparecendo mais algumas dúvidas práticas que gosto de ir afastando:
- como vamos directo do Vietname para Kuala Besut (voo para KL e depois para Kota Bharu), sabes onde poderei fazer a troca de dinheiro (melhor câmbio possível) antes de ir para as Perhentian? Nas ilhas já percebi que não é fácil trocar nem levantar dinheiro por isso será melhor irmos precavidos.
- No Vietname, nos hotéis, transfers do aeroporto, excursões aceitam a moeda local ou é melhor dólares USA?
- As fichas eléctricas, quer no Vietname quer na Malásia são de que tipo?

Já consegui marcar o hotel Reef nas Perhentian atarvés da agência de viagens DePenarik

Obrigada e até breve ;)
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Boas Copas,

O melhor é dar um giro no Aeroporto de KL (há diferenças entre os diversos bancos) para trocar dinheiro. Na ilha vais perder dinheiro no câmbio. Em Kuala Beseur /Kota Bharu, não faço ideia. :(
No Vietnam aceitam moeda local e é mais vantajoso... nós só descobrimos isso a meio da estadia :)
As fichas eléctricas... vou falar com o meu namorado que essa parte é sempre ele que trata :) Eu sei que usei sempre o secador de cabelo, mas não sei se temos algum adaptador. Depois digo-te.

Isso do Reef através do DePenarik é grande negócio ;)

;)
 
Última edição por um moderador:

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Olá, @PatriciAbrantes! Em que hotel ficaram em Singapura? Recomendam?
Olá :)
Boa relação preço/qualidade em Singapura - Dicas e avaliações dos hóspedes - Fragrance Hotel - Ruby - TripAdvisor
Quarto pequeno, mas muito limpo. A/C e o chuveiro eram ok.
Algumas instalações agradáveis como televisão de ecrã plano com vários canais, secador de cabelo e café
mais próxima Estação MRT (10 uma curta caminhada de minutos) é Estação Aljunied.
Boa localização (Geylang), com muitos restaurantes ao redor
a equipe (Muitos restaurantes indianos) amigável e útil. Lobby limpo. WiFI Grátis


Singapura é caro. Depende do que se procura e do que se quer pagar. Nós queríamos apenas um lugar decente e bem localizado para pernoitar, porque o dia é passado todo a calcorrear a cidade até aos pés "gritarem". Para isso cumpre bem o propósito ;)
 
Top