Novidades

[Report] Vietname Junho 2012

Joao Leal

Membro
Boas

No seguimento de outro tópico vou agora aqui deixar o report da minha viagem ao Vietname.


A viagem em si foi bastante cansativa pois demorei praticamente 2 dias a lá chegar, com paragem em Madrid, Doha e Bangkok. Finalmente lá cheguei á Hanói á uma da manhã (hora local), as formalidades fronteiriças foram bastante rápidas, foi entregar a carta de imigração, juntamente com uma foto e 25 USD e temos o visto, depois é só passar pelo controle para carimbar, tudo isto não levou mais de 20 minutos.
Mal saí do aeroporto sentimos logo aquele ar sufocante típico daquela zona, o ano passado estive na China e foi exactamente a mesma coisa, temperatura de quase 30ºc e humidade na casa dos 90%, o que provoca desconforto mas quem vai para ali já sabe para o que vai.
Na viagem para o hotel fui-me deparando com umas coisas engraçadas pelo caminho, motas por todo o lado, umas com cerca de gaiolas todas empilhadas com patos e galinhas vivas lá dentro, outras com montes de garrafões de aguá, gás, via-se de tudo. No transito eles não respeitam rigorosamente nada, chegam a um cruzamento, aproximam-se e depois o que tomar primeiro a iniciativa de avançar avança, o taxista que me levou ao hotel (cerca de meia hora do aeroporto) não parou num único cruzamento o caminho todo.


Vou agora deixar algumas imagens da cidade de Hanói:

O que eu falava



Hora da sesta:



Distribuição elétrica:



Grandes motos



Mausoléu de Ho Chi Minh




A casa onde ele vivia










A cidade de Hanói



De seguida rumei á baía de Halong

Os arrozais pelo caminho



Barco em que fiz o cruzeiro
























Os residentes locais




No final posso concluir o seguinte
Custou-me vir embora, adorei o Vietname, já visitei muitos Países e este foi o que mais me fascinou, felizmente ainda é um País pouco explorado pelo turismo o que faz com que não haja ali uma barreira psicológica local/turista, integramo-nos facilmente com os locais, são pessoas bastante simpáticas, humildes e acessíveis, mesmo os comerciantes não são chatos como são na China, perguntam uma ou duas vezes se queremos, dizemos que não e eles não chateiam mais.
As pessoas são bastante trabalhadoras, vê-se os campos todos plantados apesar de se ver algum lixo na rua, no entanto têm hábitos um pouco diferentes dos nossos, o sol lá nasce ás 5 da manhã e ás 6 da tarde já é noite, durante a noite na cidade de Hoi An as pessoas passeavam junto da família nas ruas e junto ao rio que se iluminava á noite, eram 10 da noite e desaparecia toda a gente e o comércio fechava todo, isto tudo muito rápido, pelos vistos é normal lá.


Deixo agora alguns conselhos e dicas:
Quanto á segurança é bastante seguro, nunca senti qualquer tipo de ameaça nem vi sinais de tal, no entanto nas zonas muito movimentadas convém ter algum cuidado com as carteiras mas isso é como em todo o lado.

O clima é mais quente e húmido a norte, á medida que vamos descendo vai-se tornando mais suportável, a cidade de Halong para mim foi a pior, juntamente com Hanói, em Hue, Hoi An e Danang
não era tão húmido mas era muito quente, em Mekong e Ho Chi Minh era menos quente e menos húmido mas mesmo assim durante o dia chegava aos 33º c com humidade de 80%.

Quem for para lá tenham muito cuidado com o transito, eles não respeitam rigorosamente nada, mesmo numa estrada de sentido único se forem a atravessar aparecem sempre alguns em contra mão. Para atravessar deixo-vos um conselho, iniciem a travessia mesmo com eles a aproximarem-se, á medida que vocês vão avançando eles vão-se desviando, agora nunca parem ou voltem atráz, que eles aí ficam atrapalhados, lol. Avancem com uma velocidade constante sem nunca correr que eles lá se vão desviando de vocês.

Repelente de insectos praticamente que não precisei, onde havia alguns era em Hanói mas era muito pouco, nas outras cidades nem usei. Levem anti-diarreicos, isso é fundamental. Convém também terem a Hepatite A e a febre tifóide principalmente se comerem naqueles restaurantes de rua.

Qualquer duvida ou questão que tenham estejam á vontade para colocar.


Se alguém se perguntar se gostaria de lá voltar !
Sem qualquer duvida que sim
 

joseleiria

Membro Conhecido
boas

em primeiro lugar quero agradecer o teu contributo, pois como no proximo mes vou para la ´´e sempre bom saber um pouco mais.
em relaçao ao passeio de barco de halong, quanto custou e foste quanto tempo?
como foste para hue de hanoi? comboio?aviao?
o que pensas ser mais importnte de ver em hanoi hue e ho chi mim.
fizeste o viste pela net? qual site.

vale apena ir a Hoi An e Danang?

estava a pensar ir passar uns dias a ilha do sul phu qouc, sabe de alguma informaçao que me possa ser util
 

pjcps

Membro Novo
Caro João,

Obrigado pela partilha.

Reservei ontem cruzeiro no Dragon's Pearl e gostaria de lhe colocar algumas questões.

Houve alteração de itinerário?

Pergunto isto pois, pelo que percebi pelas fotos, visitou a Sung Sot Cave, gruta que não figura no itinerário descrito pela indochina junk.

Visitaram Vung Vieng Fishing Village?

Qual a sua opinião em relação à qualidade do barco (quartos, comida, etc).

Tenho lido que neste tipo de cruzeiro, é habitual dar gorjeta ao staff. Gostava do seu feedback relativamente a esta questão.

Obrigado!

Cumprimentos.

Paulo Santos.
 

Joao Leal

Membro
Boas

Relativamente ao passeio de barco foi de uma noite, não sei quanto custou uma vez que já fazia parte do programa mas podem reservar aqui:

http://www.halongjunk.net/cruise/junk2.htm

Já incluí a viagem desde Hanói, uma vez que até Halong são cerca de 170 km´s e demora-mos cerca de 4 horas e meia a fazer, as estradas são um bocado más e a cidade de Halong é pequena e não têm ligação ferroviária.
A comida a bordo era bastante boa e o serviço prestado era excelente, o barco tinha um certo luxo, depois coloco imagens do quarto, também incluí as excursões á praia, ás grutas e á ilha dos macacos, vale muito a pena fazer este cruzeiro, a paisagem que temos é algo único e deslumbrante.

Fui de Hanói para Hoi An de avião e depois de autocarro para Hue, os voos internos fiz na Vietname airlines, companhia excelente, horários cumpridos á risca e os aviões eram a320 novinhos.

Se vale a pena ir a Hoi An e Danang, sem duvida que vale. Em Hoi An encontra-mos mesmo aquele Vietname tradicional com habituações e construções antigas. Em Danang vale a pena pela magnifica baía que têm, é algo único.

Não houve qualquer alteração no meu itinerário.

Relativamente ao dinheiro vocês vão ter uma surpresa, troquei 225 USD por Dong´s e deu cerca de 4700 milhões de Dong , fica-mos milionários instantaneamente.

Por norma dou sempre gorjeta, tendo em conta que 1 euro são cerca de 25000 dong´s, costumo dar groja de 50000 dong mas isso fica ao critério de cada um, não é obrigatório.

Depois vou colocando aqui mais fotos, qualquer duvida estejam á vontade para colocar
 

joseleiria

Membro Conhecido
em relaçao a comida, mais ou menos quanto custa uma refeiçao normal em euros?

chegaste a visitar alguma praia?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Joao Leal,

Parabéns pelo relatório, está muito bom e as fotos magnificas.

Era possível dares a tua opinião sobre a vida dos vietnamitas ? Condições sociais, nível de vida, condições básicas...
Chegaste a falar com os locais ?
 

Joao Leal

Membro
A comida não era assim muito barata, pelo menos em comparação com a China, dois pratos, duas colas e um cafe (o café deles sabe a chocolate) ficava-me a uma média de 180000 dongs, entre 7 a 8 euros por pessoa.

Em Hoi An estive num resort que tinha praia privada, cheguei a ir á agua num dia ao fim da tarde, era algo salgada e quente como sopa.

O tempo era muito quente e muito húmido, apanhei aguaceiros em Halong Bay e Ho Chi Minh.

Os Vietnamitas são muito trabalhadores, ve-sê os campos todos cultivados mas têm hábitos diferentes, levantam-se ás 5 da manhã e deitam-se ás 10 da noite, falei com muitas pessoas de lá, são humildes e acessíveis.

Conforme tinha dito vou deixar aqui umas fotos do barco em que fiz o cruzeiro em Halong



















Depois vou colocando mais fotos das outras cidades.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João

Vietnam é um país que quero visitar e o teu Report só está a reforçar essa vontade.
Vai pondo mais fotos excelentes como as que já colocas-te :).

Cumprimentos
 

pjcps

Membro Novo
Caro João,

Muito obrigado pelo feedback adicional.

Espero que tenha paciência para atender às minhas questões. Sou uma pessoa meticulosa (picuínhas) e, após cerca de um ano de estudo e preparação da viagem, começo a reparar em pormenores que não lembram a ninguém... Enfim...

Depois da análise das diversas companhias que oferecem cruzeiros em Halong bay, decidi-me pela Indochina Junk (www.indochina-junk.com), que inclui o Dragon's Pearl, muito devido ao itinerário distinto da generalidade das restantes companhias, seguindo por Bay Tu Long bay e visitando a Vung Vieng Fishing village.

Ora, pelas fotografias que apresentou, parece-me que o itinerário seguido não corresponde ao descrito pela Indochina Junk [gruta visitada (sung sot cave?), ilha com praia (tiptop island?), visitaram fishing village?].

Pelo que tenho lido, o itinerário e até a concretização do cruzeiro está fortemente condicionada pelas condições atmosféricas do momento. Portanto, volto a perguntar se houve alguma alteração de itinerário do cruzeiro.

Respeitosamente, pergunto também se foi, efectivamente, no Dragon's Pearl que realizou a seu cruzeiro.

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e pela paciência :)...
 

Joao Leal

Membro
O barco foi o que aparece na foto, não houve qualquer alteração no itinerário, pois tivemos sorte com o tempo.

Atenção que o meu cruzeiro foi apenas de uma noite, há de 3 noites com outras visitas.

Qualquer questão esteja á vontade para colocar

Entretanto deixo mais aqui umas fotos.



















 

joseleiria

Membro Conhecido
como ja falta pouco para ir, a semana passada fui a consulta do viajante e ja tomei as vacinas aconselhadas e comprei os comprimidos da malaria...

agora so falta mesmo ir....
 

joseleiria

Membro Conhecido
nao, nada disso.

eu fui a consulta do viajante e comprei uma caixa de comprimidos que tem 8 (tenho de tomar um por semana, e começo duas antes de partir 4 durante e mais duas no final) com a receita do médico ficou por 6 euros - Mephaquin

vacina da febre tifoide 20 euros e vacina da hepatite A foi 15 euros (comprada na farmacia)
 

joseleiria

Membro Conhecido
sim. Apenas seis euros. Mas com a receita do médico. Só nao penso que ficava a quinze euros. São os comprimidos para tomar um por semana. Por este preço penso que nao vale apena arriscar. A consulta do viajante custa sete euros e meio.
 

JRO

Membro Novo
nao, nada disso.

eu fui a consulta do viajante e comprei uma caixa de comprimidos que tem 8 (tenho de tomar um por semana, e começo duas antes de partir 4 durante e mais duas no final) com a receita do médico ficou por 6 euros - Mephaquin

vacina da febre tifoide 20 euros e vacina da hepatite A foi 15 euros (comprada na farmacia)
Atenção aos efeitos secundários do Mephaquin.

Eu tomava à segunda-feira e andava até quinta-feira a com brutais dores de intestino e diarreia.. quando melhorava no fim de semana voltava a pior à segunda feira quando tomava o comprimido.

Percebi que isto é um daqueles comprimidos que tod aa gente toma os dois ou três primeiros e que depois deixam de tomar.

Eu fiz o pré-tratamento cá e depois deixei de os tomar quando cheguei ao meu destino.
 
Top