Novidades

[Report] Viagem de uma Vida - Nova Zelândia e Austrália (Parte 1)

SilverArrow

Membro Ativo
A Viagem de uma Vida.

Depois de muito desejar, finalmente consegui reunir as condições de fazer uma das Viagens que se tem no imaginário.

A organização começou cerca de 9 meses antes. Roteiro, voos, datas, hoteis, excursões, tudo foi sendo organizado.
Primeiro os dias, 21 dias, o mínimo ideal para tal viagem, mas o possivel a nível profissional.
Depois o roteiro, começar pela Nova Zelândia e acabar na Austrália.
Seguiram-se os locais e excursões a não perder. Visitar Hobbiton, Glow Caves, fazer mini-road trip pela ilha sul de NZ, Queentown, Melbourne, ir a Uluru, mergulhar na barreira de coral e visitar Sydney. Era ambicioso, mas com muito planeamente conseguiu-se.

Assim o planeamento ficou feito.

Lisboa - Auckland - Chistchurch - Queenstown - Melbourne - Uluru - Cairns (Port Douglas) - Sydney - Lisboa

Usei uma agência para marcar os voos (saiu-me menos de 10% mais caro e libertei-me dessa organização, já que eram 11 voos...)
Marquei também alguns hotéis por agência, e neste ponto é onde bem jogado e com calma se pode poupar algum dinheiro.
Pedi preços para todos os que queria nas datas que queria, marquei pela agência os que não conseguia mais barato eu pela net, e marquei eu os que conseguia a melhor preço.
Só como indicação, as 3 noites de Melbourne custaram 360€ pela agência, e no Booking eram 660€ !!! Poupei aqui 300€. Por outro lado em Port Douglas na net eram 50€ mais barato por noite.
Nem sempre as agências são mais caras, o ideal é mesmo pedir preços e depois conjugar as opções.

1º Dia
Arranque na Emirates ás 21h50 de Lisboa rumo ao Dubai.

2º Dia
Escala no Dubai de 1h45m e embarque para Auckland no A380 via Melbourne.

3º Dia
Escala em Melbourne e arranque para Auckland, onde aterrámos às 12h45 locais.
Como vínhamos com 28h de viagem em cima, e eram 1h45 da manhã em Lisboa decidimos apanhar um taxi.
O custo foi elevado, $90 (~55€) mas a viagem ainda é "longa".
O Hotel escolhido nesta cidade foi o Rendezvous Hotel Auckland, pela localização e pela relação preço qualidade, já que em estilo foge um pouco do que gosto.
O dia estava chuvoso, mas com muita humidade e abafado, típico tropical, aproveitámos para conhecer um pouco a cidade e passear um pouco.
Não há muito que ver e como estávamos cansados e cheios de jetlag decidimos ir jantar pelas 18h30, hora que afinal é perfeitamente normal para se jantar na Nova Zelândia, já com os restaurantes bastante preenchidos.
Acabámos por nos deitar cedo, mas o dia seguinte também começava cedo.
O Porto de Auckland.

A vista do quarto do Hotel.

4º Dia
Excursão a Hobbiton e Glowworm Caves.
É uma excursão de 1 dia inteiro, cerca de 12h de autocarro.
As excursões são bastante caras tanto na Nova Zelândia como na Austrália, custando 215€ por pessoa... (com tudo incluído).
Ia um pouco séptico em relação ao Hobbiton, mas acabou por superar as expectativas, a "aldeia" está bem feita o percurso também e acaba por ser um bom contacto com a natureza da NZ.
O Almoço foi lá na quinta no ambiente hobbit, estava bastante bom, dos melhores que comi em excursões.
Da parte da tarde visitamos então as GlowWorm Caves, é uma experiência imperdível, grutas completamente ás escuras onde o tecto brilha como estrelas, fruto de milhares de larvas luminescente. Mesmo espectacular, infelizmente não se pode tirar fotos.
Regressámos então a Auckland onde jantámos e passamos a noite.

Hobbiton
Hobbiton, a casa do Frodo.

5º Dia
Começou mais uma vez cedo, desta vez para apanhar um voo interno para Christchurch. No hotel pedi um taxi, tento a recepcionista perguntado se podia ser um "discount taxi", depois lá me explicaram que os taxis normais são melhores e com condutor de fato e gravata, e que os discount são carros mais fracos e condutores menos arranjados,
mas o taxi era igualmente bom e o condutor também. Acabou por ser tarifa fixa de $35! quase 3 vezes menos que no ida. É necessário pagar em dinheiro.
A viagem foi feita na AirNew Zeland e correu tudo bem. Em Chirstchurch tinha carro alugado com a empresa ACE (feito através da agência cá, já que o preço era o mesmo que eu tinha visto na net).
O problema é que a "Ace" pelos vistos é low cost, o parque era fora do aeroporto o transfer ainda demorou um pouco, e o carro era "velho" e tinha quase 80.000km. Não recomendo.
Christchurch sofreu imenso com o terramoto de 2011 sendo ainda hoje uma cidade quase abandonada. Há dezenas de edifícios de 20/30/ andares, todos vazios. Aos poucos a cidade vai sendo reconstruida, mas lentamente. Assim sendo não há muito que ver, pelo que depois de almoço e um passeio, arrancámos para a "Christchurch Gondola", uma pequena viagem depois já estávamos a ver uma vista deslumbrante!
Neste momento fazia contas ao caminho e km a fazer e ao facto dos limites serem 100km/h e que são cumpridos escrupulosamente.
Decidimos assim arrancar para o nosso ponto de dormida, numa pequena cidade pitoresca a caminho dos lagos. Geraldine, onde ficámos no Asure motor lodge, um motel estilo americano à beira da estrada gerido por um casal de velhotes. Era bastante simples, mas muito funcional e limpo. A cidade é mínima faz-se em 5min a pé, mas deu para comprar umas bolachas e fruta para o dia seguinte e jantar.
Já tínhamos este ponto marcado e reservado, mas podíamos ter esticado um pouco mais o dia e tínhamos ido dormir logo ao lago Tekapo onde há mais opções de hotéis.

A igreja de Christchurch destruída.
Arte Urbana em Chirstchurch

No topo do teleférico nos arredores de Chirstchurch.

6º Dia
Arrancámos cedo até ao lago Tekapo, onde a grande atracção é a Church of the Good Shepherd. Aqui já se apanham muitos autocarros de chineses e demasiados turistas.
O tempo estava bom deu para ver as vistas, atestar o carro e seguir para o segundo lago do nosso itinerário, o lago Wanaka. Chegamos à hora de almoço mas chovia bastante, deu para aproveitar um pouco as vistas, almoçar e voltar a arrancar em direcção a Queenstown.
Foi neste momento que vi no mapa uma estrada pela montanha e decidi arriscar, e correu a 100%, vimos das melhores e mais bonitas paisagens de sempre, o tempo melhorou, mas o facto de estarmos a alguma altitude fazia com que as temperaturas rondavam os 4 ou 5º...
Chegamos a Queenstown ao final do dia com bom tempo.
Ficámos alojados no The Rees Hotel que fica um pouco fora da cidade, mas que tem um serviço gratuito de shuttle. Aproveitámos e fomos jantar ao centro da cidade.

As estradas típicas da NZ.

A igreja do Good Shepherd no lago Tekapo.

As estradas típicas da NZ. E os lagos.

As estradas típicas da NZ. Neste ponto a chegar a Queenstown.

7º Dia
Amanheceu bastante escuro mas sem chuva, tínhamos uma excursão aos famosos MilfordSound com cruzeiro incluído.
Marcámos nós on-line em Portugal com a empresa Milford Cruise tendo custado os dois $350 NZD = 230€, com almoço (sandes, sumos, e bolachas) incluído.
Na viagem de autocarro até ao destino (5h para cada lado...) começou a chover torrencialmente! Se por um lado é mais chato por outro lado em MilfordSound com chuva aparecem dezenas de cascatas.
O percurso final pela montanha até aos barcos fez-se bem, mas com muita chuva, pelo que os pontos de paragem foi sempre toca e foge e não houve tantos pontos como os "prometidos". Mas isso parece-me ser uma crítica geral, as empresas prometem 6 ou 7 pontos de paragem para fotos e depois não os fazem porque há pouco tempo.
Já nos barcos há para todos os gostos e tamanhos, mas a Milford Cruise tem um barco mais pequeno, o que significa um grupo menor, sem chineses e o barco aproxima-se mais das paredes e cascatas. Como estava mau tempo o barco não conseguiu sair muito para o mar da Tasmânia, mas as paisagens em Milford Sound são brutais, e reina uma calma excelente.
O regresso a Queenstown foi feito já de noite a descansar no autocarro.

A caminho de MilfordSounds

A caminho de MilfordSounds

MilfordSounds

MilfordSounds

MilfordSounds

8º Dia
Este dia era para ver a cidade passear um pouco e aproveitar a vida local.
Este o dia todo bastante intermitente em termos de chuva/nublado/nevoeiro/sol.
Mas a ideia principal que era subir no teleférico para ver a vista e fazer bungee tornou-se impossível pelas núvens baixas.
Assim sendo desistimos da ideia e ficámos só pela cidade.

Queenstown

9º Dia
Como tínhamos voo ás 14h20 para Melbourne, ás 8h30 estávamos a sair do hotel em direcção ao teleférico que abre ás 9h.
Fomos os terceiros a subir e as fotos falam por sim. Talvez um dos locais mais bonitos onde estive em toda a vida.
Aproveitámos até perto das 11h e depois rumámos ao hotel, apanhar as tralhas e aeroporto, para entregar o carro e apanhar o avião.
O problema foi quando descobrimos que o voo para Melbourne não existia e que não tínhamos sido avisados, e então após algum stress, e a compra de um voo extra no telemóvel, voámos para Auckland na JetStar e depois na Emirates no A380 para Melbourne. Onde já chegámos quase 5h depois do previsto.

Teleférico de Queenstown.

A despedida do nosso Hotel.

A vista após descolagem.

Eram precisos mais dias.... Muito mais, talvez os 21 dias de toda a viagem não cheguem. E o ideal é alugar um carro e fazer a ida de norte a sul. Parando em diversos pontos e casas e hotéis de beira de estrada.
As pessoas são todas simpáticas, e acessíveis. A vida é completamente ocidentalizada, mas com muitos locais asiáticos, é um verdadeiro choque e mistura de culturas. Onde a gastronomia sai verdadeiramente beneficiada.


Continua.... Noutro Tópico sobre a aventura na Austrália.
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Gostei bastante e aguardo a Parte 2, 3 e 4 assim que possível :) A única critica (construtiva) que posso fazer é que gostaria de ver ainda mais fotos :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
É uma viagem que está no meu imaginário.
Um dia espero poder fazê-la.
Belas fotos, e ficamos a aguardar pela continuação.
Boas viagens ;)
 

Saruka

Membro Conhecido
Fantástico ! Que fotos brutais! Deve ter sido mesmo a viagem de uma vida :) fiquei ainda com mais curiosidade de conhecer.. quem sabe um dia quando for grande :)
Parabéns e fico a aguardar ansiosamente a continuação!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Que fotografias... Espectáculo... saudades da Nova Zelândia....

Só fiquei curioso quando disseste "dezenas de prédios de 20 ou 30 andares ", pelo que conheço de Christchurch só há um prédio mais alto abandonado, ao pé da catedral, de resto é praticamente tudo inferior a 4 ou 5 andares...
 
Última edição por um moderador:

SilverArrow

Membro Ativo
SilverArrow, locais lindíssimos e as fotos com extrema qualidade.
Sim de facto as paisagens são lindas. Obrigado pelo comentário.

Gostei bastante e aguardo a Parte 2, 3 e 4 assim que possível :) A única critica (construtiva) que posso fazer é que gostaria de ver ainda mais fotos :)
Depois posso tentar colocar mais algumas fotos de pontos mais específicos, no report tentei não exagerar para não cansar muito. :)

Vou tentar fazer só umas parte 2 para a Austrália.

Muito bom, um destino que farei garantidamente
É de facto um destino imperdível. Mas admito que mesmo nós (açores) temos paisagens que não ficam atrás...

Espectacular! Aquelas nuvens dão um ar ainda mais mágico e enigmático às paisagens...
A seguir :)
As nuvens ajudam sim! :) O pior foi alguns dias de chuva intensa. Aahhaha

Muito obrigado pela partilha.
É uma viagem que está no meu imaginário.
Um dia espero poder fazê-la.
Belas fotos, e ficamos a aguardar pela continuação.
Boas viagens ;)
Assim que conseguir organizar mostro a continuação por terras australianas.

Fantástico ! Que fotos brutais! Deve ter sido mesmo a viagem de uma vida :) fiquei ainda com mais curiosidade de conhecer.. quem sabe um dia quando for grande :)
Parabéns e fico a aguardar ansiosamente a continuação!
Obrigado pelos comentários. É começar a pensar e a organizar.

Olá!

Mas que grandes fotos, sim senhor, obrigado pela partilha, também vou ficar à espera dos próximos capítulos :)
A ver se consigo dedicar um pouco de tempo a fazer o report da 2ª Parte.

É tanta informação que nem sei como começar. :)

Fotos espectaculares... pena é ser tão longe pois dificilmente consigo mais de 2 semanas de férias!
Adorei o report ;)
Pois duas semanas dá para fazer se for apenas New Zealand, juntar a Austrália só se for apenas 1 cidade.

Que fotografias... Espectáculo... saudades da Nova Zelândia....

Só fiquei curioso quando disseste "dezenas de prédios de 20 ou 30 andares ", pelo que conheço de Christchurch só há um prédio mais alto abandonado, ao pé da catedral, de resto é praticamente tudo inferior a 4 ou 5 andares...
Talvez tenha exagerado um pouco, fruto da desolação com que fiquei ao ver a cidade.

Mas na zona centro (por onde andei) há pelo menos uns 5 prédios entre os 15 e 20 andares que estão completamente abandonados.
Muitos deles já estão em obras, mas outros ainda não.
 
Última edição por um moderador:

calu

Membro Conhecido
Muito bom :) O triângulo Austrália/Nova Zelândia e Polinésia é uma das minhas viagens de sonho que faltam, mas requer tipo 1 mês para fazer como eu quero. Reports como este só agudizam essa vontade, obrigado!
 

SilverArrow

Membro Ativo
Muito bom :) O triângulo Austrália/Nova Zelândia e Polinésia é uma das minhas viagens de sonho que faltam, mas requer tipo 1 mês para fazer como eu quero. Reports como este só agudizam essa vontade, obrigado!
A ideia inicial até começou por ser outra, mas devido a questões de falta de tempo e t€mpo teve de ser abandonada.
Lisboa - Austrália - Nova Zelânida - Fiji - Havai - Los Angeles - Nova Iorque - Lisboa.
Uma verdadeira volta ao mundo.

Quem sabe um dia.... Mas talvez no sentido contrário para não perder tempo nos fusos.
 

SilverArrow

Membro Ativo
Curiosidade...
A viagem de avião de ida e volta ficou em quanto?
Foi a maior fatia da viagem.
Tenho de ir ver as minhas notas. Como fiz essa parte por agência, penso que tenho o valor global de todos os voos.
Já que fiz:

Lisboa - Dubai - Melbourne - Auckland de seguida pela Emirates.

Depois Auckland - Christchurch pela Air New Zealand.

Depois era suposto ser Queenstown - Melbourne pela JetStar, mas o voo foi cancelado por isso fizemos Queenstown - AuckLand pela JetStar e Auckland - Melbourne pela Emirates.

Depois fizemos Melbourne - Ayers Rock

Depois Ayers Rock - Cairns

Depois Cairns - Sydney

E Por fim

Sydney - Dubai - Lisboa.

O total de todos os voos foi de 2.680€ por pessoa. Dos quais cerca de 1600€ foi o voo para lá e para cá.
E nos "internos" o voo de Melbourne para AyersRock foi cerca de 400€ cada 1...
 

yara

Membro Conhecido
Foi a maior fatia da viagem.
Tenho de ir ver as minhas notas. Como fiz essa parte por agência, penso que tenho o valor global de todos os voos.
Já que fiz:

Lisboa - Dubai - Melbourne - Auckland de seguida pela Emirates.

Depois Auckland - Christchurch pela Air New Zealand.

Depois era suposto ser Queenstown - Melbourne pela JetStar, mas o voo foi cancelado por isso fizemos Queenstown - AuckLand pela JetStar e Auckland - Melbourne pela Emirates.

Depois fizemos Melbourne - Ayers Rock

Depois Ayers Rock - Cairns

Depois Cairns - Sydney

E Por fim

Sydney - Dubai - Lisboa.

O total de todos os voos foi de 2.680€ por pessoa. Dos quais cerca de 1600€ foi o voo para lá e para cá.
E nos "internos" o voo de Melbourne para AyersRock foi cerca de 400€ cada 1...
Obrigado pela informação.
Só o voo Emirates de ida e volta foram 1600€?
Xiiii.... Realmente os voos são grande fatia da viagem...
 

SilverArrow

Membro Ativo
Obrigado pela informação.
Só o voo Emirates de ida e volta foram 1600€?
Xiiii.... Realmente os voos são grande fatia da viagem...
Agora não tenho aqui os valores exactos. Mas penso que foi um pouco abaixo dos 1.600€, mas rondava esses valores.

Temos de ver que para lá são 3 voos e para cá 2.
E que se um Lisboa Dubai são 3.800 milhas, um dubai Melbourne são 7.200 milhas e Sydney - Dubai são quase 7.500 milhas!! Se somarmos os 1.650 milhas depois até auckland, vemos que a " segunda" etapa da viagem é 2x maior que a 1ª até ao dubai. Logo quase que dá para fazer umas contas simples do preço Lisboa Dubai x3.
 

vesete

Membro Novo
Excelente resumo.
Quanto a valores, eu em 2015 paguei aproximadamente o que referes, mais concretamente 8 mil euros por 5 pessoas (1 das quais criança) para fazer:
Lisboa-Dubai-Bangkok-Sydney e Melbourne-Singapura-Dubai-Lisboa
 
Top