Bruno M Azevedo
Membro Novo
Olá a todos.
Tenho vindo a acompanhar o vosso fórum desde que comecei com ideias de ir à República Dominicana e tive ajudas preciosas para algumas escolhas. Como percebi que é importante deixar o relato da nossa experiência deixo aqui o meu.
A nossa viagem estava marcada do dia 25/08/2013 ao dia 01/09/2013.
O pacote adquirido reservava uma semana no Gran Bahia Principe Bavaro em regime TI com saída de Lisboa e um extra de autocarro Porto-Lisboa e vice-versa.
Levantamo-nos muito cedo no dia da saída e fomos para a praça Velásquez no Porto (Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, actualmente) de onde saímos à hora marcada num mini-bus com mais cerca de 20 pessoas.
A viagem correu bem e chegamos ao aeroporto com imenso tempo. A parte do check-in foi imensamente demorada como é costume, mas desta vez foi demorada demais visto ter sido pela companhia aérea White.
- Um aparte já que falo da White... Tenham atenção para o seguinte se vão viajar pela White:
Não tinha conhecimento disto, mas ao que parece a White é uma espécie de TAP versão lowcost. Os aviões desta companhia são antigos TAP a serem reutilizados com novas cores exteriores (todo branco) e no interior minimas diferenças. O que não difere é o facto de serem antigos e a vossa viagem para a RD ser de 7.5 horas. Tudo demorou mais nesta viagem. O check-in tinha 2 pessoas identificadas como White que tiveram de ser auxiliadas posteriormente por mais 2 pessoas da TAP.
O avião foi um A310-300 que me lembro da minha viagem ao Brasil em 2006 e que não melhorou em nada.
O espaço é apertado, são imensas pessoas e por mais boa vontade e simpatia do pessoal de bordo não é possível compensar o desconforto de tantas horas de viagem.
As refeições são da qualidade que se pode esperar, mas que servem para o efeito.
Tanto na viagem de ida como na de volta houve uma diferença entre o tempo previsto e o tempo real de cerca de meia hora a mais. Ou seja, demoramos cerca de 8 horas. Se aos adultos cansa uma jornada tão dura, imaginem às crianças que também lá vão... E o que acontece é o que já se espera, não ajudando em nada ao descanso que se merece ter.
Bom, chegados ao aeroporto de Punta Cana (aeroporto particular pertencente ao Júlio Iglesias, Óscar de La Renta e outro individúo - mais um facto que não sabia) a pressa habitual de sair e lá está um aeroporto nunca antes visto, diferente de todos e que agrada logo à vista. Já com a ideia de partilhar esta experiência deixo-vos o vídeo que fiz.
http://youtu.be/PZCcBruTDgY
Na fila para a Alfândega são pagos os tradicionais US$ 10 que revertem ao Estado Dominicano. Tudo muito rápido pois os trabalhadores do aeroporto fazem questão que assim seja vista a enorme quantidade de pessoas que lá circula. Batendo palmas e falando alto, mas educadamente pedem que as pessoas se dirijam à sua cabine. Aqui foi também entregue a documentação que nos foi entregue no avião já devidamente preenchida com nomes, moradas (nossa e do hotel) e motivo da viagem.
Após esta parte segue-se a do levantamento das malas. Digo-vos que demorou o que pareceu uma eternidade. Demorou sim muito tempo que junto com o cansaço da viagem não ajudou em nada. Penso que a quantidade de pessoas que por lá circulava naquele momento provocou essa demora e como vão perceber e como a própria guia do hotel nos informou posteriormente, na RD tudo funciona devagar, devagarinho, parado. Á que ter paciência.
Enquanto esperava pelas malas fiz mais um vídeo para verem o interior do aeroporto.
http://youtu.be/9u7BrXywMhE
Chegadas as malas dirigimo-nos para o balcão da Soltour onde estavam 2 pessoas que pelo nosso documento da viagem nos indicaram o n.º do autocarro para onde nos devíamos dirigir.
Com esta informação saímos para o parque de estacionamento do aeroporto e na larga quantidade de autocarros, mini-bus e carrinhas de transporte encontramos o nosso autocarro devidamente identificado com a publicidade da cadeia Gran Bahia Principe.
A recepção no interior foi feita por uma menina muito simpática que nos identificou, entregou um envelope com os vários itens do hotel, a saber 2 chaves electrónicas do quarto, 2 cartões para as toalhas de praia, 1 mapa do complexo. E logo a seguir o item mais valioso. A pulseira mágica que nos indica como hóspedes TI
Após a entrada de toda a gente pusemo-nos a caminho e o grande Samuel foi-nos informando com o seu "portuguinhol" do funcionamento do hotel. O Samuel é a pessoa a quem nos devemos dirigir no caso de alguma dúvida com o pacote da viagem, a hospedagem ou outro problema. Muito simpático e divertido, viveu em Portugal durante 5 anos e sabe dos nossos feitios deixando-nos bem dispostos na viagem de 25 minutos até ao hotel.
Infelizmente, tivemos o azar de um tubo de água do autocarro ter rebentado e termos ficado a cerca de 2-3 kms do hotel. Nada de mais pois lá veio outro autocarro rapidamente e nos levou.
Chegados ao hotel a recepção dos novos hóspedes com música caribenha, copos de sumo natural e uma menina bem trajada a dançar. Tudo muito bonito e absolutamente deslumbrados com a recepção do hotel. Enorme e sumptuosa vendo já o que nos esperava nas férias. Pessoas por todo o lado a apreciar já a sua noite, café, bebidas, internet e tudo o mais que o hotel tem para oferecer.
Esperamos que chegasse o autocarro com as malas e cansados lá seguimos para o quarto com o muito eficaz serviço de paquete. Pessoas muito simpáticas, como todos lá o são, trajadas de aventureiros num safari levam-nos as malas para o nosso quarto na respectiva villa num muito mini-autocarro com bancos para nos sentarmos e uma carroçinha para as malas.
Fomos informados que poderíamos jantar no restaurante buffet e prontamente lá estávamos após um revigorante banho. O quarto, o maior onde já estive em todas as minhas viagens, é confortável, bem decorado, com ar condicionado e ventoinha no tecto, casa de banho enorme mesmo com banheira e duche e varanda com cadeiras e mesa. Só por referência fiquei no rés do chão.
Um pequeno aparte... os paquetes esperam por gorjeta.
Fomos jantar e mais uma vez deslumbrados com o tamanho do restaurante e a variedade da comida que nos é ali disposta. Entradas, saladas, pão, pizzas, carnes, peixes, sobremesas, bebidas... tudo do mais variados e em quantidade suficiente para abastecer um exército. Fiquei logo com a ideia que nos iríamos "estragar" naquele paraíso e até comentei com a minha esposa. Ao fim de 3 dias já não podia com mais comida à minha frente, mas não deixei de aproveitar
Não vou descrever a semana inteira, mas deixo ficar as ideias gerais.
No dia seguinte ao da chegada temos orientação com a guia portuguesa, a Cátia que vive na RD à 12 anos e parece que não perdeu nada do seu Portugal. Muito bem disposta e informativa põe-nos a par de todas as particularidades do país, do hotel e do nosso seguro.
A adaptação às menos 5 horas do que em Portugal é um bocadinho custosa, mas não interfere com o nosso divertimento. Pequeno almoço pela manhã, exercicio se o quiserem fazer no ginásio ou jogging por todo o complexo do hotel e de seguida praia ou piscina.
Aproveito para vos deixar um vídeo da piscina logo de manhã cedo que como é óbvio era muito cedo na RD mas já meio da manhã em Portugal.
http://youtu.be/p8PMH5jhPeE
A nossa rotina foi sempre praia de manhã e piscina de tarde, por nenhum motivo em especial, mas por conveniência. A praia de manhã é espectacular com as temperaturas mais suportáveis e o mar com a sua temperatura sempre agradável e amena convida a estar sempre lá dentro. De tarde a piscina com a sua água morna, a animação diária e o bar aberto, já para não falar do sol quase insuportável são mais do que uma razão para por lá ficar.
Não esquecendo, no entanto, o seguinte, tanto a praia como a piscina têm cadeiras suficientes para todos os hóspedes. As cadeira podem ser arrastadas até junto à água se fôr essa a vontade. Existem palhoças nos 2 locais para ficar à sombra. Existem também bares nos 2 locais sempre à nossa disposição com as mais variadas bebidas que consigam imaginar. Não existe lista. Vão pedindo e descobrindo as sugestões dos barmans. Caipirinhas, Piñas Coladas, Mojitos, Cuba Livre, todas as bebidas com álcool ou outras sem, se o preferirem. É tudo à "la gardene" como se costuma dizer por aqui.
O hotel tem animação diária à noite, pequeno almoço das 05:30h às 10:30h, almoço das 12:00h às 15:30h e jantar das 18.30h às 22:30h. Espero não estar a cometer nenhuma gafe. O restaurante buffet está sempre disponível para toda a gente e os restaurantes temáticos por marcação no lobby com os assistentes das relações públicas. Aconselho-vos a marcarem com antecedência pois os lugares são limitados. Penso serem 6 restaurantes diferentes. Se depois de jantarem nestes restaurantes a comida não tiver sido do vosso agrado podem sempre ir ao buffet.
Deixo-vos um vídeo do pequeno-almoço no restaurante buffet Orquídea.
http://youtu.be/L3NIMV3JpGk
O transporte dentro do hotel pode ser feito convenientemente em pequenos autocarros disponíveis a cada 5 minutos.
O regime TI não cobre algumas actividades especiais e alguns itens. A saber que o SPA do hotel é pago e estarão pessoas quase diariamente no lobby a oferecer serviços. As fotografias de todo o tipo, seja com os animais que todos os dias são diferentes e percorrem o complexo do hotel, ou mesmo com as meninas e homens que andam muito bem trajados de reis e rainhas do Carnaval brasileiro custam US$ 10 e ficam disponíveis no mesmo dia numa loja perto do lobby. Podem tirar as fotos à vontade que não são obrigados a comprá-las, mas por uma questão de moral, se não as quiserem não gastem os recursos do hotel. Eu tirei umas fotos com o macaquinho que passa durante a semana e apesar das 6 fotos que nos foram tiradas comprei apenas 2. Não pedi as 6, mas o fotógrafo faz por tirar muitas.
Falta apenas a viagem de regresso...
Dia da saída com muita saudade já e o check-out feito até ao meio dia. A entrega das chaves e de todos os cartões é feita na recepção. O autocarro só saíria pelas 15:00h visto que a viagem era às 18:40h. Podemos ficar pelo hotel onde quisermos e continuar a usufruir de tudo. As malas ficam na entrada numa sala própria ou guardadas pelos paquetes.
Optamos pelo almoço no restaurante buffet e ficarmos no lobby a usar a internet e bebermos o que nos apeteceu até à hora, mas houveram pessoa que usaram a piscina até essa hora. Não há problema.
Viagem sem problemas do hotel até ao aeroporto e mais uma vez as formalidades de entrada. O check-in foi imensamente demorado. Os US$ 20 da praxe são entregues mesmo antes do check-in e revertem para os donos do aeroporto
A espera já dentro do espaço do aeroporto foi penosa pela saudade, pelo calor e pela imensa quantidade de pessoas. O avião sai meia hora atrasado.
Por tudo a viagem de volta foi um sacrificio. Os já motivos da viagem de ida e uma sensação que desconforto que não passava. Comprei 2 almofadas de pescoço do aeroporto por US$ 16, mas quase nada ajudaram. Os meus 1.80m de altura não ajudam ao exíguo espaço. Essa parte é para esquecer e só lembrar a maravilhosa semana que passei com a minha esposa neste paraíso.
Tenho vindo a acompanhar o vosso fórum desde que comecei com ideias de ir à República Dominicana e tive ajudas preciosas para algumas escolhas. Como percebi que é importante deixar o relato da nossa experiência deixo aqui o meu.
A nossa viagem estava marcada do dia 25/08/2013 ao dia 01/09/2013.
O pacote adquirido reservava uma semana no Gran Bahia Principe Bavaro em regime TI com saída de Lisboa e um extra de autocarro Porto-Lisboa e vice-versa.
Levantamo-nos muito cedo no dia da saída e fomos para a praça Velásquez no Porto (Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, actualmente) de onde saímos à hora marcada num mini-bus com mais cerca de 20 pessoas.
A viagem correu bem e chegamos ao aeroporto com imenso tempo. A parte do check-in foi imensamente demorada como é costume, mas desta vez foi demorada demais visto ter sido pela companhia aérea White.
- Um aparte já que falo da White... Tenham atenção para o seguinte se vão viajar pela White:
Não tinha conhecimento disto, mas ao que parece a White é uma espécie de TAP versão lowcost. Os aviões desta companhia são antigos TAP a serem reutilizados com novas cores exteriores (todo branco) e no interior minimas diferenças. O que não difere é o facto de serem antigos e a vossa viagem para a RD ser de 7.5 horas. Tudo demorou mais nesta viagem. O check-in tinha 2 pessoas identificadas como White que tiveram de ser auxiliadas posteriormente por mais 2 pessoas da TAP.
O avião foi um A310-300 que me lembro da minha viagem ao Brasil em 2006 e que não melhorou em nada.
O espaço é apertado, são imensas pessoas e por mais boa vontade e simpatia do pessoal de bordo não é possível compensar o desconforto de tantas horas de viagem.
As refeições são da qualidade que se pode esperar, mas que servem para o efeito.
Tanto na viagem de ida como na de volta houve uma diferença entre o tempo previsto e o tempo real de cerca de meia hora a mais. Ou seja, demoramos cerca de 8 horas. Se aos adultos cansa uma jornada tão dura, imaginem às crianças que também lá vão... E o que acontece é o que já se espera, não ajudando em nada ao descanso que se merece ter.
Bom, chegados ao aeroporto de Punta Cana (aeroporto particular pertencente ao Júlio Iglesias, Óscar de La Renta e outro individúo - mais um facto que não sabia) a pressa habitual de sair e lá está um aeroporto nunca antes visto, diferente de todos e que agrada logo à vista. Já com a ideia de partilhar esta experiência deixo-vos o vídeo que fiz.
http://youtu.be/PZCcBruTDgY
Na fila para a Alfândega são pagos os tradicionais US$ 10 que revertem ao Estado Dominicano. Tudo muito rápido pois os trabalhadores do aeroporto fazem questão que assim seja vista a enorme quantidade de pessoas que lá circula. Batendo palmas e falando alto, mas educadamente pedem que as pessoas se dirijam à sua cabine. Aqui foi também entregue a documentação que nos foi entregue no avião já devidamente preenchida com nomes, moradas (nossa e do hotel) e motivo da viagem.
Após esta parte segue-se a do levantamento das malas. Digo-vos que demorou o que pareceu uma eternidade. Demorou sim muito tempo que junto com o cansaço da viagem não ajudou em nada. Penso que a quantidade de pessoas que por lá circulava naquele momento provocou essa demora e como vão perceber e como a própria guia do hotel nos informou posteriormente, na RD tudo funciona devagar, devagarinho, parado. Á que ter paciência.
Enquanto esperava pelas malas fiz mais um vídeo para verem o interior do aeroporto.
http://youtu.be/9u7BrXywMhE
Chegadas as malas dirigimo-nos para o balcão da Soltour onde estavam 2 pessoas que pelo nosso documento da viagem nos indicaram o n.º do autocarro para onde nos devíamos dirigir.
Com esta informação saímos para o parque de estacionamento do aeroporto e na larga quantidade de autocarros, mini-bus e carrinhas de transporte encontramos o nosso autocarro devidamente identificado com a publicidade da cadeia Gran Bahia Principe.
A recepção no interior foi feita por uma menina muito simpática que nos identificou, entregou um envelope com os vários itens do hotel, a saber 2 chaves electrónicas do quarto, 2 cartões para as toalhas de praia, 1 mapa do complexo. E logo a seguir o item mais valioso. A pulseira mágica que nos indica como hóspedes TI
Após a entrada de toda a gente pusemo-nos a caminho e o grande Samuel foi-nos informando com o seu "portuguinhol" do funcionamento do hotel. O Samuel é a pessoa a quem nos devemos dirigir no caso de alguma dúvida com o pacote da viagem, a hospedagem ou outro problema. Muito simpático e divertido, viveu em Portugal durante 5 anos e sabe dos nossos feitios deixando-nos bem dispostos na viagem de 25 minutos até ao hotel.
Infelizmente, tivemos o azar de um tubo de água do autocarro ter rebentado e termos ficado a cerca de 2-3 kms do hotel. Nada de mais pois lá veio outro autocarro rapidamente e nos levou.
Chegados ao hotel a recepção dos novos hóspedes com música caribenha, copos de sumo natural e uma menina bem trajada a dançar. Tudo muito bonito e absolutamente deslumbrados com a recepção do hotel. Enorme e sumptuosa vendo já o que nos esperava nas férias. Pessoas por todo o lado a apreciar já a sua noite, café, bebidas, internet e tudo o mais que o hotel tem para oferecer.
Esperamos que chegasse o autocarro com as malas e cansados lá seguimos para o quarto com o muito eficaz serviço de paquete. Pessoas muito simpáticas, como todos lá o são, trajadas de aventureiros num safari levam-nos as malas para o nosso quarto na respectiva villa num muito mini-autocarro com bancos para nos sentarmos e uma carroçinha para as malas.
Fomos informados que poderíamos jantar no restaurante buffet e prontamente lá estávamos após um revigorante banho. O quarto, o maior onde já estive em todas as minhas viagens, é confortável, bem decorado, com ar condicionado e ventoinha no tecto, casa de banho enorme mesmo com banheira e duche e varanda com cadeiras e mesa. Só por referência fiquei no rés do chão.
Um pequeno aparte... os paquetes esperam por gorjeta.
Fomos jantar e mais uma vez deslumbrados com o tamanho do restaurante e a variedade da comida que nos é ali disposta. Entradas, saladas, pão, pizzas, carnes, peixes, sobremesas, bebidas... tudo do mais variados e em quantidade suficiente para abastecer um exército. Fiquei logo com a ideia que nos iríamos "estragar" naquele paraíso e até comentei com a minha esposa. Ao fim de 3 dias já não podia com mais comida à minha frente, mas não deixei de aproveitar
Não vou descrever a semana inteira, mas deixo ficar as ideias gerais.
No dia seguinte ao da chegada temos orientação com a guia portuguesa, a Cátia que vive na RD à 12 anos e parece que não perdeu nada do seu Portugal. Muito bem disposta e informativa põe-nos a par de todas as particularidades do país, do hotel e do nosso seguro.
A adaptação às menos 5 horas do que em Portugal é um bocadinho custosa, mas não interfere com o nosso divertimento. Pequeno almoço pela manhã, exercicio se o quiserem fazer no ginásio ou jogging por todo o complexo do hotel e de seguida praia ou piscina.
Aproveito para vos deixar um vídeo da piscina logo de manhã cedo que como é óbvio era muito cedo na RD mas já meio da manhã em Portugal.
http://youtu.be/p8PMH5jhPeE
A nossa rotina foi sempre praia de manhã e piscina de tarde, por nenhum motivo em especial, mas por conveniência. A praia de manhã é espectacular com as temperaturas mais suportáveis e o mar com a sua temperatura sempre agradável e amena convida a estar sempre lá dentro. De tarde a piscina com a sua água morna, a animação diária e o bar aberto, já para não falar do sol quase insuportável são mais do que uma razão para por lá ficar.
Não esquecendo, no entanto, o seguinte, tanto a praia como a piscina têm cadeiras suficientes para todos os hóspedes. As cadeira podem ser arrastadas até junto à água se fôr essa a vontade. Existem palhoças nos 2 locais para ficar à sombra. Existem também bares nos 2 locais sempre à nossa disposição com as mais variadas bebidas que consigam imaginar. Não existe lista. Vão pedindo e descobrindo as sugestões dos barmans. Caipirinhas, Piñas Coladas, Mojitos, Cuba Livre, todas as bebidas com álcool ou outras sem, se o preferirem. É tudo à "la gardene" como se costuma dizer por aqui.
O hotel tem animação diária à noite, pequeno almoço das 05:30h às 10:30h, almoço das 12:00h às 15:30h e jantar das 18.30h às 22:30h. Espero não estar a cometer nenhuma gafe. O restaurante buffet está sempre disponível para toda a gente e os restaurantes temáticos por marcação no lobby com os assistentes das relações públicas. Aconselho-vos a marcarem com antecedência pois os lugares são limitados. Penso serem 6 restaurantes diferentes. Se depois de jantarem nestes restaurantes a comida não tiver sido do vosso agrado podem sempre ir ao buffet.
Deixo-vos um vídeo do pequeno-almoço no restaurante buffet Orquídea.
http://youtu.be/L3NIMV3JpGk
O transporte dentro do hotel pode ser feito convenientemente em pequenos autocarros disponíveis a cada 5 minutos.
O regime TI não cobre algumas actividades especiais e alguns itens. A saber que o SPA do hotel é pago e estarão pessoas quase diariamente no lobby a oferecer serviços. As fotografias de todo o tipo, seja com os animais que todos os dias são diferentes e percorrem o complexo do hotel, ou mesmo com as meninas e homens que andam muito bem trajados de reis e rainhas do Carnaval brasileiro custam US$ 10 e ficam disponíveis no mesmo dia numa loja perto do lobby. Podem tirar as fotos à vontade que não são obrigados a comprá-las, mas por uma questão de moral, se não as quiserem não gastem os recursos do hotel. Eu tirei umas fotos com o macaquinho que passa durante a semana e apesar das 6 fotos que nos foram tiradas comprei apenas 2. Não pedi as 6, mas o fotógrafo faz por tirar muitas.
Falta apenas a viagem de regresso...
Dia da saída com muita saudade já e o check-out feito até ao meio dia. A entrega das chaves e de todos os cartões é feita na recepção. O autocarro só saíria pelas 15:00h visto que a viagem era às 18:40h. Podemos ficar pelo hotel onde quisermos e continuar a usufruir de tudo. As malas ficam na entrada numa sala própria ou guardadas pelos paquetes.
Optamos pelo almoço no restaurante buffet e ficarmos no lobby a usar a internet e bebermos o que nos apeteceu até à hora, mas houveram pessoa que usaram a piscina até essa hora. Não há problema.
Viagem sem problemas do hotel até ao aeroporto e mais uma vez as formalidades de entrada. O check-in foi imensamente demorado. Os US$ 20 da praxe são entregues mesmo antes do check-in e revertem para os donos do aeroporto
A espera já dentro do espaço do aeroporto foi penosa pela saudade, pelo calor e pela imensa quantidade de pessoas. O avião sai meia hora atrasado.
Por tudo a viagem de volta foi um sacrificio. Os já motivos da viagem de ida e uma sensação que desconforto que não passava. Comprei 2 almofadas de pescoço do aeroporto por US$ 16, mas quase nada ajudaram. Os meus 1.80m de altura não ajudam ao exíguo espaço. Essa parte é para esquecer e só lembrar a maravilhosa semana que passei com a minha esposa neste paraíso.