Novidades

[Report] Verde Minho - 2017

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Se viajar de inverno, aproveitando o que de melhor esta estação oferece, não for uma possibilidade, há sempre outras formas de viajar.;)

Dias pequenos, frios ou chuvosos, são tanto um convite a recordar como um incentivo a partilhar boas viagens.

Trago por isso duas viagens realizadas no ano passado, seguindo a máxima “vá para fora cá dentro”. Destino: o Minho.
Proporcionou-se repetirmos não os lugares, mas a região, pela Páscoa e no feriado de 05 de outubro.
Digamos que este report é o resultado desses dois fins de semana em modo prolongado.

Não é novidade que o nosso pequeno rectângulo é de uma enorme diversidade. Por isso, todo e qualquer motivo é suficiente para seguir viagem, para descobrir e redescobrir este pequeno mas grandioso país. E para voltar ao Norte:);).
A paisagem verde e irregular do Minho, o património histórico , os pequenos lugares, que descobrindo casualmente nos surpreendem e nos marcam, a rica gastronomia, o inigualável vinho verde:D e o acolhimento caloroso são apenas alguns dos atributos que fazem regressar ano após ano, sempre com o mesmo prazer e entusiasmo.:D

Para seguir caminho rumo a Norte a partir do Alentejo, as alternativas mais comuns serão a A1 ou a E1, a partir de Santarém. Habitualmente não ponderamos a autoestrada, não só pelo custo, mas porque gostamos de ir parando pelo caminho. Seja para tomar o pequeno almoço, para almoçar (em restaurante ou em modo um pic nic, opção de que eu gosto especialmente porque me leva de volta à infância:rolleyes::)) e apreciar o percurso, já faz parte do passeio e do prazer que ele nos proporciona.
Seja pelo percurso mais directo, ou fazendo desvios propositados, há pelo menos uma paragem obrigatória na ida ou no regresso: a Bairrada:rolleyes::D;).

Devo dizer que ambas as viagens se focaram em aproveitar bastante o ar livre, passeando pelo campo, fazendo pequenas caminhadas, ou apenas percorrendo os centros históricos dos locais que visitámos. Não foram viagens muito culturais no que respeita a visitar monumentos ou museus. Por um lado porque são locais que já visitámos várias vezes; por outro porque o tempo estava realmente espetacular e convidava a andar na rua.


Começo pela primeira viagem, na Páscoa.
Saímos bem cedo em direção a Santarém, com paragem para pequeno almoço em Almeirim, seguindo depois para Braga apenas com mais uma pequena paragem para um café.
Almoço já em Braga e tarde dedicada a revisitar o Bom Jesus e o Sameiro.
Subimos a escadaria do Bom Jesus, verificámos com agrado que muitas das capelinhas estão restauradas, admirámos as fontes, visitámos o Santuário, passeámos pelo lindo parque do Bom Jesus, e terminámos o dia com um maravilhoso por do sol no Sameiro.
Uma tarde perfeita.:D:rolleyes:

Bom Jesus

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido

Já de noite em Braga


O alojamento estava marcado para Caldelas, na Pensão Corredoura, que recomendo muito. As instalações são muito confortáveis, o dono muito simpático e disponível. a localização excelente. A repetir. Não tirei fotos porque o site está muito bem ilustrado.
*** Pensão Residencial Corredoura ***

Chegámos já de noite a Caldelas, deixámos as malas no alojamento e demos uma volta pela vila, da qual gostámos de imediato e que haveríamos de explorar melhor no outro dia.

Tomámos uma refeição ligeira e recolhemos ao quarto, na expectativa de descansar de uma viagem de algumas centenas de kms, e de uma tarde passada entre a escadaria do Bom Jesus e o Sameiro.

Acham que conseguimos? Não! Afinal era Páscoa e no Norte as festividades religiosas são levadas muito a sério! :eek::eek:;);):DFoguetes fomos logo ouvindo ao longo do dia, dispersos pelas diferentes localidades da região, mas o assunto tornou-se mais sério após a meia noite.
Uma mistura de sentimentos, entre o precisar de descansar:mad: e o achar piada :D;)a tantos foguetes pela noite fora, coisa completamente inexistente cá por baixo, assaltavam-nos o espírito.
Adormecemos bastante tarde, ao som de foguetes, e naturalmente que acordámos ao som de foguetes.:eek::eek::D

Pequeno almoço tomado, passeámos um pouco por Caldelas e tomámos o caminho da Serra com destino a Montalegre.

O percurso entre o Gerês e Montalegre é maravilhoso. Havia no entanto algumas obras na estrada que nos atrasaram bastante.
Chegámos a Montalegre por volta da hora de almoço, passeámos um pouco, mas estava um calor insuportável, até para alentejanos, pelo que resolvemos ir almoçar.
Almoçámos num restaurante à beira da estrada com vista para a barragem (O Dias). Por ser Páscoa, talvez, estava apinhado e tão limitado na escolha como no atendimento. Não gostámos.:( Já havíamos estado neste restaurante há uns bons anos atrás, tinha uma boa recordação e tem de facto uma paisagem fantástica, mas de resto...

No regresso estava prevista uma visita a Pitões das Júnias. Uma visita breve porque tinha acendido uma luz no carro que nos estava a deixar preocupados. Não visitámos o mosteiro, nem apreciámos quanto gostaríamos mas ficámos com uma ideia da beleza e das potencialidades do lugar.


Num passeio pelas redondezas de Caldelas descobrimos o Santuário de Nossa Senhora do Alívio.
 
Última edição por um moderador:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
No último dia, fizemos uma pequena caminhada pela manhã em Caldelas, no trilho junto ao rio.

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
E era altura de partir:(. De começar a longa descida.
Eu ainda tinha como objetivo fazer os passadiços do Paiva. Mas não era uma vontade a dois, desta feita, e há que saber encontrar pontos comuns.
A alternativa já estava prevista e foi a Frecha da Mizarela. Lá seguimos Serra da Freita acima. Deixámos o carro junto ao Parque de Campismo do Merujal (tem na frente um Parque de Merendas enorme, disperso por um vasto pinhal, muito bonito) e fizemos por aí a caminhada até à Fresta da Mizarela.


Parámos em Arouca para o também já tradicional café com o melhor pão de ló de Portugal ou do mundo;):D.

Continuando a descida privilegiamos a linha da Costa passando por Aveiro, Costa Nova, Gafanha, da Nazaré e fazendo uma última mas obrigatória paragem na Bairrada.
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Em outubro elegemos Ponte da Barca para assentar arraiais, o Hotel dos Poetas para descansar, e para passear, o Minho mais litoral.

Quanto ao hotel, decisão mais que acertada. Localização central, bom estacionamento, quarto espaçoso, com o tudo o precisávamos e ainda uma vista de tirar o fôlego. Pequeno almoço irrepreensível, que no verão pode ser tomado num espaço exterior bem bonito. Adorámos.:D;)

No que toca à vila, linda, maravilhosa.

Pelo caminho. Uma paragem em Albergaria, junto à ponte romana, para esticar as pernas. Que local encantador.



Já em Ponte da Barca.


O Hotel


 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Há muito que pretendia ir ao Sistelo e já na Páscoa tínhamos pensado ir não se tendo proporcionado. Era agora a altura.

As imagens que habitualmente “vendem” o Sistelo, é de um lugar muito verde (traçando aquele paralelismo ao Tibete) e serão certamente da Primavera. Agora os tons eram menos verdes e mais quentes. Bonitos tons de Outono.:rolleyes::D

Uma aldeia encantadora, um lugar especial que apetece descobrir, percorrer e desfrutar. Fizemos algumas caminhadas ao redor da aldeia e apreciámos o quanto possível toda a sua beleza.

Sistelo

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido

Seguimos caminho até Monção.
Todo o percurso é um quadro, uma estreita estrada interior, pela serra, onde vamos encontrando pequenas quintas e grandes vinhas. De forma mágica podemos saborear o “Verde Vinho” no seu estado mais puro e em simultâneo apreciar plenamente a beleza do Alto Minho.

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Em Monção passeámos pelo centro histórico. Estava imenso calor e passámos algum tempo numa agradável esplanada.

O envolvimento natural desta airosa vila é muito bonito.
A capital do Alvarinho ergue-se na margem esquerda do rio Minho e faz fronteira com a povoação galega de Salvaterra. A proximidade com Castela, levou D. Dinis a ordenar a edificação do castelo com torre de menagem, cerca amuralhada e de uma passagem semi-subterrânea até à linha de água.
Partilham um centro histórico vivo, interessantes e seculares monumentos, comércio local e restauração mas também moradias de habitação.
O rio Minho, a par de todos os nossos rios, encontrava-se com um caudal reduzido o que incutia alguma tristeza naquela paisagem. Ouviam-se lamentos locais sobre o assunto.


Nos restantes dias passeámos pelo centro histórico de Arcos de Valdevez, de Caminha, de Vila Nova da Cerveira e de Viana do Castelo.
Uma dica do fórum levou-nos aos miradouros de Vila Nova da Cerveira. Que vista fabulosa!! Simplesmente deslumbrante.


Arcos de Valdevez


 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Em Caminha e depois de um passeio pelo belo centro histórico, uma esplanada à beira da foz do rio Minho foi o local escolhido para apreciar um bom Alvarinho.

Foz do rio Minho


Caminha

 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Vista desde os Miradouros de Vila Nova da Cerveira


E finalmente, um fantástico pôr do sol à chegada a Viana do Castelo.

Nesta noite jantámos em Viana do Castelo e passeámos por esta cidade linda, que nos deixa sempre vontade de voltar.
O dia seguinte era de regresso.

Uma pequena nota. Uma parte muito importante e interessante das viagens é a gastronómica. Cada vez mais e talvez também vos aconteça, recorro a sítios como o Tripadvisor para recolher sugestões , quando não conheço os lugares. E também cada vez fico mais desiludida. Ou serei eu muito exigente a informação é muitas vezes pouco confiável.
Por isso não vos deixo boas referências sobre locais a que tenha ido. Ainda que os gostos sejam muito discutíveis, há padrões mínimos e não consegui realmente fazer refeições em locais que recomende de verdade, à exceção da Bairrada onde tenho 4 ou 5 locais habituais, que nunca desiludem. Mas sei que no Norte se come maravilhosamente bem, acredito que não tenhamos sido muito felizes nas escolhas.

Nota feita, só me resta acrescentar que espero continuar a ir muitas vezes para fora cá dentro e a repetir locais tão encantadores como estes que vos trago.
 
Última edição:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Antonia.M.S.

Tantos "postais" do nosso belo Portugal, realmente temos um pais fantástico, obrigado por partilhar connosco estes locais maravilhosos.

É pena ter ficado desiludida na parte gastronômica, acredito que tenha sido azar, pois o norte de Portugal não costuma a desiludir neste campo.

Continuação de boas Viagens ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que maravilha @Antonia.M.S. :)
Locais por onde passei na infância e aos quais nunca mais voltei. Dei por mim a pensar que já não vou a muitos dos sítios que aqui mostraste há muitos anos! :(
Caldelas!!!! :rolleyes::p Bom Jesus! Sameiro! Viana do Castelo!
Agora bateu a saudade. :)
Outros há que tenho memórias recentes, Sistelo, Frecha da Misarela, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca...
O Minho é lindo. Verde. Fotogénico. Afável. E come-se muito bem! Pena que não tenhas tido essa boa experiência. Mais um pretexto para regressar. Ainda te restam bons e belos locais para visitar. ;)
Só me resta agradecer a bela partilha e as fantásticas fotos. :cool:
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :D
Obrigado por uma fantástica partilha recheada de boas fotos :D O nosso Portugal é mesmo lindo! Já tive a oportunidade de conhecer os locais onde passaste e valem mesmo a pena ser descobertos :)

Boas viagens ;)
 
Top