Novidades

[Report] Ventozelo Hotel & Quinta

ploferreira

Administrador
Staff

Ventozelo Hotel & Quinta

Introdução

Já não publicava nada novo há muito tempo!
Hoje trago-vos um Report de uma zona que aprecio imenso e para onde fujo sempre que posso - o Douro Vinhateiro.

o Ventozelo Hotel & Quinta é um hotel recente (abriu no final de 2019) e nasce numa das mais antigas (e bela) quinta do Douro cuja história remonta a 1288. Localiza-se em São João da Pesqueira, a 15 minutos do pinhão e cerca de 1:45 do Porto.

A quinta ocupa uma área de 200 Hectares, tem 29 quartos, uma piscina infinita e um Restaurante & Wine bar. É possível percorrer diversos trilhos e fazer provas de vinho bem como comprar os vinhos e produtos da quinta na Mercearia.

Estivemos na quinta em setembro em 2020 quando ainda decorriam as vindimas - um pormenor interessante, todos os dias atualizavam o quadro com as castas que estavam a ser colhidas.



Quartos

A nível de alojamento a quinta disponibiliza 29 quartos e há um pouco de tudo - quartos improvisados nos antigos balões de armazenamento de vinho, casa do feitor.,casa Romântica (vejam imagens no site da quinta que vale mesmo a pena mas é necessário marcar com muita antecedência, nunca tive a sorte de a apanhar disponível) até uma casa com sete quartos e uma piscina privada.

Ficamos instalados na casa do feitor, esta casa conta com uma sala de estar e 4 quartos. Os quartos são modernos e confortáveis, falta apenas uma varanda.
Contam com todas as comodidades habituais neste tipo de hotel e uma garrafa de Porto LBV de boas vindas - começamos bem :)




Restaurante

No restaurante Cantina de Ventozelo é servido o pequeno almoço, almoço e jantar e funciona também como wine bar noutros horários.
E meus amigos que restaurante... serviço irrepreensível e comida excelente - posso-vos dizer que uma das refeições que lá fiz ficou marcada como uma das melhores de sempre - um arroz de polvo como nunca comi igual!

A carta de vinhos é forte nos vinhos da casa e tem diversas opções a copo o que nos permite provar várias referências


O pequeno almoço era muito bom (croissants de vinho do porto acabadinhos de fazer 🤗) e muito bem organizado.

É importante referir que em Setembro de 2020 o COVID era uma realidade e fiquei surpreendido com a qualidade do serviço - à entrada era disponibilizado álcool gel e uma caixa em papel para guardar a mascára, a selecção base (pão, manteiga, compota caseira, bolo caseiro e croissants de vinho do porto) era rapidamente servida e todas as restantes opções (fruta, panquecas, crepes, queijos, charcutaria, etc...) era servidos à carta a pedido.
Sumo de Laranjas da quinta, café de cafeteira de excelente qualidade e expresso a pedido.


Piscina

A piscina foi o que nos conquistou e despertou a curiosidade para esta quinta... lembro-me de numa viagem ao Douro ter visto a piscina e pensar "eh lá... temos de pesquisar este hotel"
É uma piscina infinita com vista para as vinhas e sobre o rio Douro, o local perfeito para relaxar com um copo por perto :) - o bar da piscina tem várias opções de vinho branco e rosé e um Gin produzido na quinta que é bastante bom.





 

ploferreira

Administrador
Staff
Quinta

A quinta foi comprada pelo grupo Gran Cruz pelo que a vinificação é atualmente feita em Sabrosa, no entanto é ainda possível visitar os lagares e estruturas de apoio que estão bem conservadas










O simpático Estevão é o guardião da quinta, de noite ladra ocasionalmente sempre que avista uma raposa 😄 e durante o dia está por norma a dormir ou próximo do restaurante à espera da boa vontade dos hóspedes

Por falar em raposas, é relativamente fácil vê-las, vale a pena dar um passeio pela quinta à noite, pelas raposas e pelas estrelas que conseguimos ver aqui de forma espectacular devido à pouca luz das redondezas.

 

ploferreira

Administrador
Staff
Existem diversas actividades para fazer durante o dia, visitar o centro representativo de Ventozelo, passeios de barco, picnic nas vinhas ou percorrer um dos diversos trilhos disponíveis na quinta - Existem audio guias disponíveis na recepção - ou simplesmente passear livremente pela quinta.

É possível levar o carro para descer a quinta até à zona do embarcadouro porque ainda são uns km













O único reparo que tenho a fazer é relativo à prova de vinhos uma vez que tentei marcar e não foi possível nos 4 dias que lá passamos. Ou porque estavam a decorrer eventos de imprensa, ou porque a pessoa responsável não estava disponível - Um ponto a ajustar sem dúvida uma vez que um projeto de enoturismo deveria ter uma oferta mais diferenciada neste aspecto como grande parte das quintas desta região oferecem.
Nota importante, quando lá estivemos o hotel tinha aberto há menos de um ano pelo que é possível que esta questão seja diferente hoje em dia.

Posto isto e em resumo um excelente projeto que assenta na história da quinta, beleza natural do Douro, óptimo vinho, qualidade de serviço, excelente restaurante e extrema simpatia de todo o staff.
Espero que tenham gostado do hotel, qualquer dúvida estou ao dispor como sempre
Mantenham-se saudáveis e boas viagens ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um hotel com muito bom aspecto e com paisagens fantásticas.
Um dia tenho que me "perder" por essas paragens.
Boas viagens ;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olha, gostei :D,

Vou ficar de olho e numa próxima saída vou certamente ter este hotel em conta.

Andaste de comboio ou foi só para a foto?

Obrigado pela partilha
 

ploferreira

Administrador
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um hotel com muito bom aspecto e com paisagens fantásticas.
Um dia tenho que me "perder" por essas paragens.
Boas viagens ;)
Tens sim senhor e quando te perderes passa pelo Porto primeiro para beber um copo com a malta 😁

Olha, gostei :D,

Vou ficar de olho e numa próxima saída vou certamente ter este hotel em conta.

Andaste de comboio ou foi só para a foto?

Obrigado pela partilha
Obrigado PL, este foi só para a foto, mas é perfeitamente possível ir de comboio a partir do Porto (a estação do Pinhão fica a 9Km - apanhando um taxi serão 15 minutos)
Está nos planos fazer o MiraDouro de S. Bento até ao Pocinho mas tenho adiado.... um dia destes será dia 😁

Já Agora uma informação importante para quem for profissional de saúde a Quinta de Ventozelo está a oferecer 15% de desconto até ao final do ano para reservas no site ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Venho atualizar este Report uma vez que desde 2020, já visitamos várias vezes a Quinta de Ventozelo, esta é sem dúvida a nossa quinta de referência e a nossa "segunda casa" no Douro :)

Quartos

Conforme referi, nesta quinta existem várias tipologias de quartos, assim para além da casa do feitor que já mostrei no primeiro post, experimentamos a Casa do laranjal.
Localizada perto de um laranjal esta casa fica localizada numa zona tranquila e cada quarto conta com um terraço exterior com uma mesa e cadeiras, corrigindo assim a única falha apontada à casa do feitor.

Douro_Outubro_2022 (126).jpg


Douro_Outubro_2022 (101).jpg


Douro_Outubro_2022 (102).jpg


Mas os melhores quartos (até agora- ainda continuo na esperança de ficar na suite Romântica mas não é nada fácil de a encontrar disponivel) são as suites localizadas nos antigos balões, foram recuperados dois balões inicialmente utilizados para guardar vinho. Estas suites têm uma sala ampla e um terraço.
Todos os quartos estão equipados com máquina de café, agua e bolachas bem como uma garrafa de Porto.

Douro - Março 2022 (148).jpg


Douro - Março 2022 (143).jpg


Douro - Março 2022 (139).jpg


Douro - Março 2022 (140).jpg


Douro - Março 2022 (141).jpg


Douro - Março 2022 (142).jpg

Douro - Março 2022 (147).jpg


Restaurante Cantina de Ventozelo

O restaurante continua muito bom, o pequeno almoço é excelente.

Douro_Outubro_2022 (127).jpg


Notamos algumas alterações na carta, e na ultima vez que lá estivemos já não existia a sugestão do dia ao Jantar, isto pode condicionar um pouco estadias mais longas uma vez que a carta não é muito extensa. A qualidade continua no geral boa.

Douro - Março 2022 (163).jpg


Douro - Março 2022 (149).jpg


Provas

Este foi um dos pontos negativos que identifiquei na primeira visita, entretanto foi já corrigido.
Nas restantes visitas a Ventozelo não tivemos nenhuma dificuldade em agendar e existem já mais alguns espaços disponíveis para as provas. Sem dúvida uma actividade a não perder.

Douro - Março 2022 (162).jpg


Douro_Outubro_2022 (129).jpg


Douro_Outubro_2022 (128).jpg


Deixo-vos mais umas fotos

Douro_Outubro_2022 (106).jpg


Douro_Outubro_2022 (120).jpg


Douro_Outubro_2022 (108).jpg


Screenshot 2023-05-11 at 21.03.46.png


Douro - Março 2022 (159).jpg


Douro_Outubro_2022 (122).jpg


Adega Gran Cruz

Por fim e se estiverem pela zona aconselho a visitar a Adega Gran Cruz onde são vinificados os vinhos de Ventozelo.
Esta adega fica em Sabrosa, a cerca de 30 km da quinta. É uma das maiores e mais modernas adegas do Douro, a visita é bastante interessante e termina com provas claro :)

Douro_Outubro_2022 (138).jpg


Douro_Outubro_2022 (139).jpg


Douro_Outubro_2022 (140).jpg
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Ainda não testei a quinta mas já testei o vinho várias vezes pois o meu cunhado é fã 😁... Um destes dias tenho de lá ficar e fazer uma dessas provas!
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Que belas fotos.

Esse local parece muito bom para uns dias de descanso.

Infelizmente (ou felizmente €) não sou fã de vinho, mas sou fã de comer bem 😊
 
Top