Novidades

[Report] VATICANO - A cidade Papal - by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
VATICANO
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_125px_Flag_of_the_Vatican_City_svg.png

O Vaticano , centro de poder para os Católicos de todo o Mundo e Estado soberano desde Fevereiro de 1929, é governado pelo Papa.
Vivem aqui cerca de mil pessoas que trabalham nas instalações do Vaticano.
A situação do Vaticano enquanto Estado dentro de outro Estado foi definido pelo Tratado de Latrão em 1929.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_PanormicaSPedro2.jpg

Talvez este seja o único local do mundo que todos os católicos e não só desejam visitar pelo menos uma vez em toda a sua vida.

Na nossa viagem a Roma , poderia haver muita coisa que talvez não conseguissemos visitar , poderiamos ter de alterar muitos dos planos que tinhamos preparados , poderia passar tudo e mais alguma coisa ....... excepto NÃO VISITAR O VATICANO.

Desde muito novo que cada vez que na televisão passavam as imagens de Natal, Ano Novo ou Páscoa na Praça de S.Pedro , eu ficava fascinado a olhar para um lugar que eu imaginava enorme , único e mágico.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_PanormicaSPedro1.jpg

Decidimos visitar o Vaticano no 3º dia da visita a Roma e para isso deixámos quase todo o dia para o fazer.
A expectativa garanto-vos era grande e acordámos bastante cedo para aproveitar esse dia no Vaticano.

Para a minha mulher era um dia especial pois fazia anos e também para ela este era o presente perfeito

Embora neste report começo por vos mostrar o " VATICANO " exterior , não foi por aqui que começámos a nossa visita pois essa, foi pelos Museus do Vaticano de que mais tarde vos falarei.

E a razão foi não só pelas filas de entrada nos Museus ( que afinal não encontrámos !!!!) mas também porque queriamos deixar para o final a entrada na Praça de S. Pedro e na Basílica.

Já no dia anterior e em breve passagem junto ao Castelo de S´Àngelo , tive a oportunidade de quase em modo fortuito tirar uma pequena foto ao lugar que me fascinava e que pouco faltava para visitar.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Vaticano1.jpg

Não!!!! estejam descansados que não vos vou dar a seca da história do lugar pois acredito que é de todos sobejamente conhecida.

Várias são as formas de chegar ao Vaticano , por metro , por autocarro ou mesmo a pé dependendo de onde se encontrarem.

Hoje e sendo conhecedor dos factos direi que para mim a entrada mais bonita será pela Via della Conciliazione que começa junto do Castel St. Angelo e que permite ter a visão soberba da própria Via e da Basílica ao fundo.
Embora com muita gente pelo meio , espreitem ........

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Vaticano11.jpg

Não liguem muito ás diferenças de tonalidades das fotos já que são de alturas diferentes do dia , isto para verem também a nossa sorte com o tempo.
Entrámos no Vaticano com um Sol lindo e radioso e saimos com uma chuva miudinha que teimava em aborrecer o mais paciente viajante. ( é o caso desta foto )

Desde este ponto de observação embora não seja visivel a Praça de São Pedro , já nos chama a atenção a imponência desta Basílica grandiosa de onde sobressai a sua fabulosa cúpula.

A entrada na Praça de São Pedro revela aos viajantes um lugar grandioso em espaço , em monumentalidade mas também em fé. Nós parámos por um pouco e rodámos sobre nós próprios , afinal a Praça era aquilo que imaginávamos

Mas o lugar que os nossos olhos procuram é e sempre será o da Basílica de São Pedro.
E ela lá está , grande , altiva e majestosa.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Vaticano6.jpg

A Fachada foi construída pelo arquitecto Carlos Maderno que a terminou no ano de 1614
Tem exactamente 114,69 m de largura e 48 de altura e apresenta uma ordem de colunas e pilares coríntios sobre os quais assenta uma imponente cornija e balaustrada sobre a qual se erguem treze estátuas com quase 6 m de altura.

No plano inferior abrem-se cinco entradas para o átrio interior , encimadas po nove janelas , três das quais com janelas. A janela central é chamada de " Varanda das Bençãos " pois é o local donde os Papas dirigem as suas mensagens ou a benção apostólica " urbi et orbi" á cidade de Roma e ao Mundo por ocasião do Natal ou Páscoa ou sempre depois da eleição de um novo Papa.

No meio da Praça ainda se encontrava o Presépio de Natal . O seu tamanho e quantidade de figuras é enorme. Ao seu lado um pinheiro de Natal ajuda a compôr a figura.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Vaticano8.jpg

A cúpula agora mais visivel fascina todos aqueles que param para a observar mais em pormenor.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Vaticano1_1.jpg

Esta cúpula foi pojectada por Miguel Ângelo em 1547.

Construida sob a forma de uma abóboda dupla sobreposta , a cúpula tem um diâmetro interior de 43 m e a chamada " lanterna 2 tem 17 m de altura.
Esta cúpula serviu de modelo a outras edificações como por exemplo a cúpula de S. Paulo em Londres e a Les Invalides em Paris.

Mas existe uma imagem que sempre recordamos cada vez que ouvimos ou cada vez que falamos do Vaticano

A imagem de que falo é a da residência e da janela de onde por muitas vezes ouvimos e vimos os Papas que tivemos a oportunidade de conhecer.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Vaticano5.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Vaticano4.jpg

E porque logo no ínicio já vos dei a conhecer duas panorâmicas da Praça de São Pedro , e antes de fugir para o interior para vos mostrar os Museus , gostava de terminar aquilo que chamei " Vaticano " exterior e mostrar-vos uma foto obtidas desde o Castell de St.Angelo onde na pretendi aprisionar a Basilica num pedaço só meu.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Vaticano3.jpg
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
MUSEUS DO VATICANO

Muitos falam e com razão das longas filas que existem para visitar este magnifico Museu.
A nossa experiência relativa a JANEIRO de 2010 diz-nos que para esta altura não vale a pena pagar mais e tirar os bilhetes pela Net já que não existem filas assim tão demoradas que o justifiquem.
Para vos dar uma ideia , nós fomo a uma quinta feira , chegámos á porta dos museus pelas 8.45 Hrs . Estavam possivelmente á nossa frente umas 30 pessoas , pois os museus só abriam ás 9.00 Hrs . Quando abriu entrámos estivemos talvez uns 5 m na fila para os detectores de me tais e outros 5 m na fila para a bilheteira , ou seja seriam umas 9.10 Hrs quando começámos a ver os Museus.

Esta foi a nossa experiência .... cada um tome a sua decisão.

Se pretenderem tirar os bilhetes pela internet este é o sitio :

http://biglietteriamusei.vatican.va/

Bem e para vos dar uma ideia os Museus são constituidos por 8 áreas diferentes onde se encontra também a Capela Sistina.
Em todo os Museus é permitido fotografar EXCEPTO NA CAPELA SISTINA ( falarei melhor mais adiante ).

Tenho algumas fotografias que gostaria de partilhar com todos vós , mas devido á grandeza e quantidade de obras e salas que visitámos não foi possivel tomar nota sobre a que cada uma delas corresponde. Peço desculpa por isso . È quase impossível ver , fotografar e tomar notas ao mesmo tempo.
Bem e começando porque o que vocês querem ver são as fotos ., logo na entrada ou será na saída ???? o lugar é o mesmo :silly: existe uma maquete enorme feita ao pormenor em madeira ( creio eu ) de todo o Vaticano..

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MuseuVaticano4.jpg

Depois a partir daqui existem algumas alterntivas para visitar os Museus . Seguramente que com um guia tudo será diferente , mas so o fizermos sózinhos temos outra liberdade para ver em pormenor aquilo que nos interessa e deixar para trás o que não nos chama a atenção.

Nós optámos por começar por um átrio enorme , o " Atrio das Quatro Portas " onde está o já famoso globo a que todos tiramos fotos , e eu optei por vos mostrar o " Cortille della Pigna " que não nada mais do que uma pinha em bronze que fazia parte de uma antiga fonte romana

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano52.jpg

E meus amigos a partir daqui é entrar num mundo incrivel de objectos cheios de arte e história .
São salas e salas onde as paredes e os tectos exibem frescos lindissimos de cores fortes.

Não é muito habitual fazer isto mas deixo-vos simplesmente e só com as fotos que neste caso valem seguramente mais de mil palavras ( faltaram os apontamentos ... sorry.

O email da altura
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MuseuVaticano5.jpg

Algumas salas

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano27.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano19.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano23.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano44.jpg


Alguns tectos

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano34.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano28.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano48.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano42.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano24.jpg

Uma abóbada

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano21.jpg

e as Salas que mais me encantaram pelas suas pinturas e frescos

SALAS DE RAFAEL

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MuseuVaticano6.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano17.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano16.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MVaticano15.jpg

e depois de muito andar , ver , fotografar eis que chegamos através de um pequeno corredor a outro dos sonhos de menino , alimentado pela ideia de uma capela cheia de cardeais onde discutem e votam o sucessor de São Pedro , esse lugar é a

CAPELA SISTINA

A Capela é de uma beleza incrível . Ficamos por ali de queixo no ar olhando á volta para apreciar o que na realidade é uma obra de arte.
Pensamos muitas vezes como é possível que um homem tenha efectuado aquele trabalho com a minucia e o encanto que perduram até hoje .

E como comentava só aqui não se pode tirar fotos . Já sei todos tiramos , mas para mim existe um minimo de qualidade , para mim uma foto tem de me dizer algo pois se não diz vai fora.
Ora como bom Portuga entrei vi o grande cartaz que diz " NO PHOTO " , mas claro virei-me para a parede que tinha á minha fene e .... já está , uma já cá canta .... foi esta

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Sistina1.jpg

então virei-me ligeiramente á minha esquerda e á minha frente estava essa obra magnifica que é o " Juizo Final " aponta a máquina , foca ,dei um pouco mais de abertura , ajustei a exposição respirei fundo para não ficar desfocada , clic e .... aí está bonita como eu gosto , com os contornos e as cores que ali estavam , afinal já tinha aprisionado na minha máquina aquela obra de arte maravilhosa que á minha frente se encontrava . Era esta :

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Sistina.jpg


e quando me preparava para começar a fotografar o tecto eis que um "Sr " guarda á paisane e com voz rigida , áspera e até diria provocadora e mal educada , gritou-me ao ouvido " NO PHOTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ". Afinal com tanta gente a fotografar ele tinha logo de se meter comigo.

Ainda ficámos bastante mais tempo , ainda tirei mais umas quantas ás escondidas pois só se ouvia o som " No Photo " , mas das outras foto que tirei nenhuma delas merece ser guardada pois a qualidade é muito má. Algumas outras imagens não foram tiradas com a câmara mas sim com o meu olhar e ficaram guardadas num disco duro que é a minha memória e como alguém dizia "á imagens que só o nosso coração faz com que a memória as relembre". Eu fiquei com muitas .... tenho pena de não as poder mostrar.

E lentamente saimos com o coração transbordar de alegria por termos tido a possibilidade de olhar , sentir e estar junto de esta belíssima obra de arte.

Obrigado Miguel Ângelo

Mas claro visia aos Museus sem tirar a foto da saída não pode acontecer pelo que ..... tomem lá....

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_MuseuVaticano1.jpg


BASÍLICA SÃO PEDRO


A Basílica de São Pedro tem capacidade para acolher cerca de 20.000 fiéis, tem 190 m de comprimento e 58 m de largura.
A sua nave central até ao cimo da abóboda mede 45,5 m de altura , enquanto que a cúpula atinge os 136 m no ponto mais alto da cruz.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica15.jpg

Os espaços interiores caracterizados por vastíssimas decorações , todas em mosaico , são o cofre precioso que contém algumas das mais célebres obras de arte de todos os tempos como por exemplo o Baldaquino de Bernini e a Estátua da Piedade de Miguel Ângelo

Na primeira Capela do lado direito da entrada da Basílica encontra-se " A Piedade " ou " La Pietà " obra prima da juventude de Miguel Ângelo , quando o artista tinha apenas 24 anos de idade.Representa Nossa Senhora de ar juvenil segurando no seu regaço o Cristo morto. De salientar que esta é a única obra assinada por Miguel Ângelo que a fez na cinta que atravessa o peito da Virgem Maria.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaPieta.jpg

No centro da Basílica encontra-se o altar Papal coberto pelo famoso BALDAQUINO em bronze , obra do jovem Bernini que foi realizada entre 1623 e 1644.
Mede 29 m de altura e foi encomendado pelo Papa Urbano VIII para preencher o vazio que ficava entre a cúpula e o altar mor.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica4.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica6.jpg

O bronze utilizado neste Baldaquino foi retirado de paineis de bronze que cobriam o tecto do pronau do Panteão. Este facto foi muito criticado a ponto de dar origem ao ditado " o que não ousaram fazer os Bárbaros fizeram os Bernini "

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica14.jpg

O Baldaquino é composto por quatro colunas colossais encurvadas e ornamentadas por ramos de oliveira e de loureiro
]No seu interior foi colocada uma pomba dourada , símbolodo Espírito Santo .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica1.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica13.jpg

Por cima do Baldaquino ergue-se a fabulosa e majestosa cúpula .

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaCupula.jpg

A decoração interna foi executada entre 1603 e 1613 a partir de esboços de Giuseppe Cesari , conhecido pelo apelido de Cavalier D`Arpino.
A inscrição em latim que se encontra na base da cúpula diz " Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e dar-te-ei as chaves do reino dos céus "

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaCupula1.jpg

Do lado esquerdo da nave central em posição de detaque encontra-se a Estátua de S.Pedro.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaSPedro.jpg

De notar o pé desgastado pelos beijo dos fiéis que exprimem desta forma a sua devoção por S. Pedro.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica9_1.jpg

Por detrás do Altar Mor está a CADEIRA DE SÂO PEDRO EM GLÓRIA que representa um enorme trono em bronze e é um dos símbolos do poder Papal.
Na realidade é um relicário que tem os restos de uma cadeira em madeira e marfim que segundo conta a tradição seria a mesma utilizada por S. Pedro, embora outros digam que se trata da cadeira utilizada pelo Imperador Constantino.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica7.jpg

Por cima do trono existem dois anjos em bronze que seguram as chaves e a tiara simbolos da autoridade Papal.
A janela que se encontra no topo ilumina a pomba simbolo do Espirito Santo e está rodeada de anjos e santos.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaCadeira.jpg

Antes de abandonar-mos esta zona , ainda foi possivel observar o bonito orgão da basílica

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica5.jpg

e a vista que se tem do lado contrário do Altar Mor.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica3_1.jpg

Ainda visitámos os túmulos dos Papas que se encontram nas " catacumbas da Basílica " e onde emotivamente observámos muitos peregrinos e fiéis rezando em frente ao túmulo daquele que foi talvez o Papa mais amado de todos os Papas .... João Paulo II.

Pena que não se pode guardar em foto esse momento.

E antes de terminar gostaria de vos deixar com a foto que em parte representa esta nossa visita a esta Basílica .........

O encantamento , a felicidade e o sonho concretizado de pelo menos uma vez na vida termos tido a oportunidade de visitar a BASÌLICA DE SÂO PEDRO.

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_Basilica2_1.jpg


E para terminar este meu longo report sobre o Vaticano , gostava de compartilhar com todos vós uma noite de chuva intensa , uma noite em que durante talvez uma hora estive quase sózinho naquela praça enorme . Digo quase porque tinha a companhia da minha mulher que estava nas colunatas e de dois Carabinieri ,que estavam dentro dos carros.

Mas eu tinha prometido a mim mesmo fotografar a Basilica e a Praça á noite e acreditem que no final mesmo completamente encharcado fiquei muito feliz por o ter conseguido fazer.

E porque este report já vai muito cheio de palavras , deixo-vos em silêncio e no formato de fotografia com o que foi para mim um dos momentos mais emocionantes desta viagem .
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
O VATICANO À NOITE

ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite2.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite8.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite3.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite1.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite14.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite12.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite9.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite13.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite7.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite6.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite10.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite4.jpg
ai225.photobucket.com_albums_dd86_JJPPMM_BasilicaNoite.jpg

Espero que tenham gostado do nosso olhar e visita a este fascinante lugar que é o

Abraço a todos

João Paulo
 

Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo :)

Parabéns por mais um report espectacular. :D
Eu como também estou a colocar umas fotos do Vaticano no report de Roma, acho que vou colocar um link para o teu report ... para verem mais fotos, lerem as descrições e mais informações (estou a brincar claro ... mas era boa ideia :angel: :D).

Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Nika. disse:
Olá João Paulo :)

Parabéns por mais um report espectacular. :D
Eu como também estou a colocar umas fotos do Vaticano no report de Roma, acho que vou colocar um link para o teu report ... para verem mais fotos, lerem as descrições e mais informações (estou a brincar claro ... mas era boa ideia :angel: :D).

Cumprimentos
Ola Nika
Estás á vontade
Acho boa ideia .
Eu altero o meu na area de Roma e mando para o teu :)
Bj
J.Paulo
 

lcardoso

Membro Conhecido
parabens pelas fotografias jotaspesemes tens algumas com muito boa qualidade.

deixa me so deixar um pequeno reparo , a praça de sao pedro , esta bem fotografada , mas engana muita gente....quero eu dizer que a praça nao é assim tao grande quanto o parece.

bons passeios
 

Nika

Membro Conhecido
JJPPMM disse:
Ola Nika
Estás á vontade
Acho boa ideia .
Eu altero o meu na area de Roma e mando para o teu :)
Bj
J.Paulo
Sempre simpático João Paulo. :)
Estás a fazer um report de Roma? :D

Cumprimentos
 

inesaldeia

Membro Conhecido
J. Paulo,

Parabéns pelo report!
Sempre dá para ir matando umas saudades do Vaticano.
Mesmo não sendo católica, foi uma das partes de Roma que mais gostei. Faltou a subida à cúpula da Basílica de S. Pedro, que ficará para o regresso a Roma.

Cumprimentos,

Inês
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Nika. disse:
Sempre simpático João Paulo. :)
Estás a fazer um report de Roma? :D

Cumprimentos
Olá Nika
Ia fazer , mas agora já não faço ,,,, pronto
Agora a sério , tenho um quase terminado , mas neste caso quero ver o teu ... ehehehehe
Abdico do meu .
Cumprimentos
J.Paulo
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Marco Cipriano disse:
Parabens pelo report. Os bilhetes no site do Vaticano tem guia?
Olá Marco

Eu creio que não . Pelo menos quando fui não me apercebi.
De qualquer forma é um Museu que se vê com uma certa facilidade e sem necessidade de recurso a guia , mas atenção esta é a minha opinião , pode ser que para ti seja totalmente dferente.
O importante é ir lá e ver ... é fabuloso.
Qualquer dúvida estou á disposição
Abraço
J.Paulo
 

Nika

Membro Conhecido
JJPPMM disse:
Olá Nika
Ia fazer , mas agora já não faço ,,,, pronto
Agora a sério , tenho um quase terminado , mas neste caso quero ver o teu ... ehehehehe
Abdico do meu .
Cumprimentos
J.Paulo
Olá João Paulo,
assim não vale :D
Coloca o teu ... o meu esta noite não fica completo ... :p
Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Nika. disse:
Olá João Paulo,
assim não vale :D
Coloca o teu ... o meu esta noite não fica completo ... :p
Cumprimentos
Olá
Eu sou paciente.
Não tenhas pressa .
Eu espero.
Bom fim de semana
J.Paulo
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João Paulo

Gostei bastante do teu Report.
Tal como tu, quando for a Roma, posso não visitar muita coisa, mas o Vaticano não posso falhar.

CUmprimentos
 

Pukas 8

Membro
Excelente Report!!

Será que me pode indicar a máquina fotográfica utilizada sff, ou a equivalente?
Ando às voltas com a escolha de uma boa máquina fotográfica.

Muito obrigada João.
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Pukas 8 disse:
Excelente Report!!

Será que me pode indicar a máquina fotográfica utilizada sff, ou a equivalente?
Ando às voltas com a escolha de uma boa máquina fotográfica.

Muito obrigada João.
Ola Pukas 8

A máquina utilizada foi uma Canon 400D com uma objectiva TANROM de 18-200 mm
Qualquer duvida mais disponha.
Se pretender mande mensagem privada para não estarmos a colocar off topics.
Abraço
J.Paulo
 

Pukas 8

Membro
Bom dia,

J. Paulo, muito obrigada pela sua ajuda e disponibilidade....
As suas fotografias são de facto muito boas.

Cumprimentos,
Pukas.
 
Top