Novidades

[Report] Uma aventura na China

M@loveci

Membro Ativo
Uma aventura na China

Lisboa --> Pequim--> Xi´an --> Luoyang--> Xangai --> Lisboa, 12 dias

4 voos, 4 cidades na China, 4 comboios de alta velocidade, 2.400km percorridos de comboio, 4 mapas de metro decorados, 158km percorridos a pé. Diferença horária é +7h que em Portugal.

Desta vez a minha aventura a solo foi para a China, programada toda por mim e que ocorreu entre 17/Maio e 28/Maio 2025, mas só agora consegui fazer report.

Adorei a China. Tive umas férias espectaculares neste país que vive parte dele “no futuro” e que fica-me no coração para sempre e fica uma janela para lá voltar de certeza!
Agradeço aqui publicamente ao povo chinês, bastante delicado, auxiliador, bondoso, que mesmo com a barreira linguística sempre me ajudaram quer por gestos, fotos, inglês e via app/tradutor. Muito obrigado!
Faço aqui o relato por cidades que estive, as apps que utilizei, os preços de comida/transportes que utilizei.

Total gasto: 1.876€

Voos: 671€. Lufthansa (Lisboa/Munique/Pequim e Xangai/Frankfurt/Lisboa)

Alojamento: 432€ no total em Pequim/Xi´na/Luoyang/Xangai (fiquei sempre em hotéis acima de 3 estrelas, com wc privado), com peq. almoço incluído excepto em Pequim/Xi´an. Todas as reservas via Booking.com.
Comboios: 186€ (Pequimà Xi´an + Xi´an à Luoyang + Luoyangà Xangai + Xangaià Aeroporto.
Desloquei-me entre cidades pelo speed train, comprei os bilhetes com antecedência pelo site Trip.com que permite várias hipóteses de escolha antecipada (hora/dia), mesmo pagando uma comissão por isto.
Tours: 280€ (GetYourGuide e contacto local na China)
(Pequim: Muralha da China + Palácio de verão + Praça Tiananmen + Cidade Proibida + Templo do Céu).
(Xi´an: Guerreiros de Terracota + espectáculo nocturno Tang Dinasty Show. Este foi o espectáculo mais impressionante que vi na vida!!)
(Luoyang: Tempo de Shaolin + Grutas de Longmen)

eSim: MobiMatter (20Gb = 13€, para 30d). Até no metro cheguei a ter 5G. Nunca me falhou. Por erro não comprei um pacote com dados ilimitados, por isso aconselho mesmo que seja ilimitado. Nos hotéis consegui colocar uma VPN (para poupar dados) e conseguia aceder ao WhatsApp, Instagram/Twitter/Facebook.
Apps: Alipay, Wechat, Metroman, Maps.me, Revolut, Curve, Trip.com
Alipay àÉ o meio de pagar tudo em tudo o lado (tipo Mbway) e sempre funcionou. A app tem um código QR que permite o comerciante ler e fazermos o pagamento ou fazermos nós o pgtº com o código QR do comerciante. Nesta app coloquei 2 cartões e sempre que pagava, escolhia o que queria. Por aqui permite pagar metro/compras em qualquer cidade que estive. Até vendedores de rua de cerejas, utilizam este método de pgtº. Apenas levei em moeda física uns 50€.
Wechat: Parecido com o WhatsApp mas além de conversa, permite também efectuar pagamentos. Utilizei apenas para falar nos grupos de tours onde andei.
MetroMan app: Na Rede metro: Das mais fantásticas que encontrei até hoje e já estive na Coreia do Sul e Japão. Utilizei esta app para me deslocar entre estações. Preço de bilhete entre 0,35€ e 0,50€.
Mapas: Utilizei o Maps e sempre funcionou na perfeição. O Google maps funciona mal na China, de propósito...
Segurança: Para quem viaja sozinho como eu, esta situação é bastante importante, por isso foi o país que visitei onde me senti mais seguro. Nunca mostrei tanta vez o passaporte na rua/transportes, ah ah ah ah. Sempre que se entra no Metro, temos de passar mala/mochila pelo Raio X, bem como revistam-nos com detector de metais/explosivos.
Comida: Não estranhei nada, comi em todo o lado, nunca tive qualquer problema de estômago. Uso um truque que um amigo me ensinou…todos os dias bebo coca-cola e sempre funcionou (no passado era um medicamento, por isso…). O preço da comida é barata. Abaixo coloco alguns preços.

Água de ½ litro: Entre 0,24€ e 0,60€. Existem várias máquinas de vending nas ruas
Café expresso: 1,80€
Sumos naturais: 1,80€
Gelados de cone: Entre 0,86€ e 1,20€
MacDonal´s menu: 6,55€
Noddles: Refeição com bebida incluída = 4,10€
Refeição completa restaurante: 24€ (entrada + 2 pratos+ 2 cervejas + 1 água)

Pequim, dia 18 maio:
Cheguei de manhã (hotel Zhong An Beijing, a 500mt da principal estação de comboios/metro de Pequim) e aproveitei por andar por conta própria a explorar esta cidade neste 1º dia, que pelo que vi ao vivo e a cores, 95% dos carros são eléctricos, não senti poluição e o “silêncio” por causa disto é impressionante.
Dia seguinte, Muralha da China na parte de Mutianyu, a principal razão da minha viagem, porque queria ver ao vivo o que levei uma vida inteira a ver pela Tv/net/filmes. Neste tour fui pela GetYourGuide, à parte da Muralha com menos confusão de tours – Mutianyu, e visitei duas partes da Muralha. Para cima fui da base até à Muralha por teleférico e na descida vim por tobogan e digo-vos foi das melhores experiências que tive. Que velocidade a descer aquilo!!!
Parte da tarde, Palácio de Verão com passeio de barco incluído.
Dia seguinte Praça Tiananmen + Cidade Proibida e de tarde, Templo do Céu, que edifício espectacular!! + estádio olímpico e ao final da tarde, as Torres do Tambor e Sino.
Ainda visitei o mercado nocturno de Wangfujing, Parque Beihai.

china1.jpeg

China2.jpeg

China3.jpeg

Xi´an,
dia 21 de Maio
Cheguei de comboio, vindo de Pequim, eram 17h (4h de tempo percorrido, cerca de 1.000km), fiquei alojado no Mcsrh Xi´An Zhonggulou, com metro a uns 400mt.
Talvez seja a cidade mais espectacular que vi na China, pela cor, enormidade da mesma, locais a visitar, que incluiu o bairro muçulmano. Nessa noite fui ver o Pagode do Ganso Selvagem com um espectáculo ao ar livre de luz/água/som durante uns 15 min, impressionante.
No dia seguinte e com guia local fui visitar os Guerreiros de Terracota, mas antes apresentaram-me um espectáculo sobre a história destes mesmos Guerreiros de Terracota, o qual passa-se num local com vários estúdios e vamos passando pelo próprio pé de um para outro e em cada um deles tem um espectáculo, o qual é como se estivéssemos dentro do mesmo. Era o único estrangeiro neste dia e por isso mesmo, tive um guia lá dentro que me acompanhou o tempo todo e eu era o 1º a passar de estúdio em estúdio. No fim, fizeram-me uma pequena entrevista se tinha gostado e se aconselhava a outras pessoas, claro que sim!!
De tarde aquilo que sempre vi pela net/tv, finalmente vi ao vivo…os Guerreiros de Terracota, referente a um exército de mais de 8.000 guerreiros/cavalos/carruagens, sem qualquer apontamento histórico e que foi descoberto por acaso em 1974 por uns agricultores. As fotos abaixo dizem tudo!
De noite o maior espectáculo da minha vida, sobre a história de um imperador que se apaixonou por uma concubina. Este cenário passa-se no Palácio Huaqing, no sopé de uma montanha e por ser de noite o espectáculo de luzes à beira e dentro de uma piscina, é brutal e a montanha a meio do espectáculo fica a fazer parte do show…uma montanha inteira!!
Dia seguinte bairro muçulmano, com aquela envolvência de pessoas com fisionomia oriental, mas com turbantes/burcas…impressionante e único! Depois um passeio a pé pelas muralhas da cidade, onde tem-se uma visão de cima da cidade de Xi´an, mas aconselho alugar bicicleta no local, porque entre a entrada e a saída a distância é enorme.
china guerreiros.jpeg

China4.jpeg

China6.jpeg

China8.jpeg

China9.jpeg

Luoyang, dia 23 de maio
Cheguei de comboio, vindo de Xi´an, eram 17h (1h30 de tempo percorrido, cerca de 370km), fiquei alojado no First Sight Hotel com uma vista privilegiada para área cénica de Luoyang Mingtang.
No dia seguinte e com guia loca fui visitar o Templo de Shaolin. Quem se lembra da série dos anos 80 “os jovens heróis de Shaolin”? E aí recordei algo daquele tempo, mesmo não tendo sido filmado lá, mas deu para ver mais uns monumentos impressionantes, que inclui o Túmulo dos Monges (Pagoda forest), cemitério de todos os mestres que lá estiveram. Ambos os sítios são Património Mundial da Unesco e ainda hoje além de serem local de visita, é um centro budista e de prática de artes marciais.
De tarde a maior atracção de Luoyang e também Património Mundial da Unesco, as Longmen Grottoes (Cavernas de Longmen), com mais de 100.000 estátuas esculpidas na própria pedra da montanha, que em ternos de tamanho vai dos 2 cm até aos 17 metros de altura. Impressionante!
De noite e obrigatório ir à Lijing Gate e snack street e provar todas as iguarias que a China oferece. Aqui sim, é para estômagos fortes. Encontrei (mas não provei), crocodilo, cobra, escorpiões e todo o tipo de iguarias animais que possam imaginar. Fiquei-me pelo básico de espetadas de carne que conheço (achei eu, ah ah ah).

China11.jpeg

China12.jpeg

China13.jpeg

China14.jpeg

China15.jpeg

Xangai, dia 25 de maio

Cheguei de comboio, vindo de Luoyang, eram 18h (5h40 de tempo percorrido, cerca de 1.000km), fiquei alojado no Campanile Xangai Natural History Museum com metro a uns 200mt.
Ver o porto de Xangai de noite, é…obrigatório (Pudong/The Bund) e de preferência todos os dias. Estão a ver aquelas imagens nas televisões que vemos nas lojas? Sim, parece que estamos dentro dessa imagem em alta definição. É uma visão nocturna impressionante, a foto abaixo é prova disso. Xangai é a parte de luzes/néon da China, mas encontra-se também a outra parte mais histórica deste imenso país.
Aqui optei por fazer por mim próprio os tours, face a que pela facilidade de andar de metro, vi tudo o que quis e com umas dicas essenciais de uma local de Xangai.
1º dia de manhã fui à rua Tian zi Fang e entram naquelas ruas mágicas da China, onde se encontra os souvenirs mais espectaculares em lojas super bem decoradas.
Jardim Yu Yuyuang, é também um sítio obrigatório para ir ver, além do Tempo de Buda de Jade e Templo de Jing´an que fica no meio de enormes arranha-céus e esta diferença entre o moderno e o antigo se encontram e deveras impressionante.
Para quem gosta de arquitectura ou de edifícios de construção diferente, aconselho o parque criativo M50.
Último dia fui de Xangai para o aeroporto pelo speed train Maglev (flutua de forma magnética sobre os carris) que atinge os 400km/hora e faz 30km em 7 minutos. Impressionante!!! Custo 6,30€.

China18.jpeg

China17.jpeg

China19.jpeg

E assim foi a minha aventura na China., escrita por mim, sem qualquer ajuda de ChatGPT e afins.

(Tenho outro report para fazer de outra aventura - Antígua e Barbados-, mas 1º tenho de respirar deste que acabei de fazer, e depois colocarei aqui, ah ah ah)

Disponível para qualquer pergunta ou dúvida que tenham, porque não quis ser ainda mais extensivo neste report.

Anexos

Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Viva, M@loveci

Que viagem incrível. E ainda por cima a solo… grande coragem.
Gostei mesmo muito do que partilhaste, as fotos puxam logo pela vontade de fazer as malas.
A nível de comunicação, sentiste alguma dificuldade? O inglês chega bem ou é daqueles destinos onde convém saber mais qualquer coisa?

Fico à espera das próximas aventuras. Continua a inspirar a malta ;)

M@loveci

Membro Ativo
Viva, M@loveci

Que viagem incrível. E ainda por cima a solo… grande coragem.
Gostei mesmo muito do que partilhaste, as fotos puxam logo pela vontade de fazer as malas.
A nível de comunicação, sentiste alguma dificuldade? O inglês chega bem ou é daqueles destinos onde convém saber mais qualquer coisa?

Fico à espera das próximas aventuras. Continua a inspirar a malta ;)
Com inglês safamo-nos em todo o mundo. Mas por gestos, tradutor e imagens de tlm, nunca fiquei enganado naquilo que pedi 😅😅😅
Quando viajo decoro sempre 3 palavras fora da minha língua e abre portas em qualquer lado:
- Bom dia
- Obrigado
- Sim
😃

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Gostei muito de rever locais por onde andei em 2017 :)
Quando visitei ainda não dava para usar Alipay nem Wechat e parece-me que isso é uma grande mais valia para simplificar os passeios na China.
Andar de tobogã é super divertido. A primeira vez que andei foi precisamente nessa parte da muralha!

Obrigada por mais um relato Top 🤩

M@loveci

Membro Ativo
Muito obrigado pela partilha.
Excelente viagem e aventura.
Boas viagens 😉
Obgd! 😃

Gostei muito de rever locais por onde andei em 2017 :)
Quando visitei ainda não dava para usar Alipay nem Wechat e parece-me que isso é uma grande mais valia para simplificar os passeios na China.
Andar de tobogã é super divertido. A primeira vez que andei foi precisamente nessa parte da muralha!

Obrigada por mais um relato Top 🤩
China é mágico e muita gente ainda não prercebeu 😉
Obg eu