Novidades

[Report] Toulouse (Airbus!), Carcassone e Albi - Nov2018

Mel C

Membro Conhecido
Olá a todos,

Este report conta uma viagem que decorreu entre 12 e 16 de Novembro de 2018. O objectivo de ir a Toulouse era visitar o Delivery Center da Airbus, mas claro que acabei por aproveitar outras atracções. Foi uma viagem bastante diferente do que estou habituada pois até aqui tinha viajado sempre em grandes cidades onde a cada passo que damos tropeçamos num monumento, estas três terras apesar de serem encantadoras têm todas muito menos para ver, e a grande vantagem de serem muito menos turísticas. Como já é habitual fiz a viagem na melhor companhia que sou eu própria :D

Custos (1 pessoa) Total: 330,76€ (5 dias/4 noites)

Voo: 40€ (Ryanair)
Alojamento: 118,44€ Airbnb
Alimentação: 36,44€
Actividades: 29€
Deslocações: 69,9€
Souvenirs: 36,98€

- Voos: a Ryanair tem voos directos (Lisboa - Toulouse), comprei o voo com uns 3 meses de antecedência e achei barato mas uma semana antes estava a 20€, não para os mesmos dias mas ainda assim datas em que podia viajar;

- Costumo ficar em hostels no centro da cidade mas em Toulouse havia apenas um hostel com preços próximos do Airbnb, assim optei pelo Airbnb. Fiquei na zona de Arènes junto a todos os transportes que existiam e a 8 minutos do centro de Toulouse;

- Toulouse está muito bem servida de transportes com duas linhas de metro, duas linhas de eléctrico, vários autocarros e comboios; um bilhete custa 1,7€ (qualquer transporte dentro da cidade) mas podem comprar packs de 10 por 13,7€. O metro tem carruagens pequenas (menos de metade do tamanho do nosso metro), mas é rápido e não tem condutor;

- Como já sabia que ia ficar num Airbnb cozinhei quase todas as minhas refeições e levei várias coisas de Portugal (chás, açúcar, bolachas, até batatas eu tinha na mala :p

- O Google Maps, nestes sítios, foi de uma inutilidade que metia raiva! À saída do aeroporto dizia que não havia transportes, depois dizia que do Airbnb ao centro eram 1h30 de transportes (eram 8 minutos!), um percurso que devia ser 16 mins durou 40 (eu a andar há 10 mins e aquilo sempre a dizer que faltavam 2 mins pra chegar); em Carcassonne mandou-me por um percurso em que a fase final era nadar o rio quando havia mesmo ao lado uma ponte que atravessava o rio...Conselho, levem mapas em papel e vão pedindo ajuda às pessoas;

- Por falar em pedir ajuda às pessoas, muita gente nestes sítios não fala inglês, mas são muito simpáticos e tentam sempre ajudar;

- Aeroporto: apesar de só ter uns quatro voos a partir por hora o aeroporto de Toulouse é gigante, moderno (vi tomadas por todo o lado) e limpo, mete o aeroporto de Lisboa num chinelo! A pista é gigante pois foi usada num dos primeiros voos do Concorde e agora para os A380 e Belugas da vida. Apesar de ser um aeroporto internacional ninguém do staff fala inglês, a única pessoa do aeroporto que falou inglês comigo foi um segurança que me viu passar e se virou "You're beautiful", mas isto com um sotaque tão mau que eu não percebi e ele teve de repetir três vezes (mais valia era estar calado...)

Posto estas considerações, vamos ao que interessa!:)

Todas estas terras ficam na zona de Occitaine, anteriormente Midi-Pyrenèes, sendo cidades medievais com as típicas construções em tijolo rosa. O rio Garonne e o Canal du Midi (construído na época medieval para ligar o Mediterrâneo ao oceano Atlântico, através do rio Garonne) são uma constante nesta zona atravessando várias terras e tendo uma série de pontes e aquedutos encantadores. Sendo cidades pequenas, nenhuma delas tem o suficiente para ser um destino de férias por si só, mas ficam bem integradas numa road-trip ou servindo de base a day trips (que foi o que fiz pois não tenho carta de condução). Nenhuma das atracções me pareceu suficientemente interessante para entrar, por isso não entrei em muita coisa. As fotos, não tenho muito jeito mas espero que mostrem a beleza dos locais. Apesar de viajar sozinha tenho zero jeito para tirar selfies e vou pedindo às pessoas para me tirarem fotos, todas as fotos em que apareço foram tiradas por desconhecidos.

Toulouse
Place du Capitole

DSC01487.JPG


DSC01488.JPG


DSC01490.JPG


Igreja dos Jacobinos

DSC01492.JPG


Pont Neuf, digna de um postal :) O rio é o rio Garonne

DSC01495.JPG


DSC01497.JPG


DSC01703.JPG


Fachada da Academia de Belas Artes

DSC01702.JPG


DSC01704.JPG


Fachada da Basílica de Notre Dame La Daurade

DSC01706.JPG


Eligse de Notre Dame du Taur, difícil fotografar pois fica numa rua estreitinha :(

DSC01710.JPG


Basílica de Saint-Sernin

DSC01712.JPG


DSC01713.JPG


DSC01716.JPG


DSC01721.JPG


Jardin Japonaise, um minúsculo mas mesmo minúsculo Jardim Japonês no meio da cidade!!

IMG_0307.jpeg


IMG_0308.jpeg


Fotos soltas da cidade

DSC01726.JPG


DSC01485.JPG


DSC01503.JPG
 
Última edição:

Mel C

Membro Conhecido
DSC01508.JPG


DSC01509.JPG

IMG_0212.jpeg


Carcassonne
Não tendo carro fui de comboio até Carcassone, é uma viagem bastante cara, 33,6€ ida e volta num comboio regional que demora mais de 1h, que apanhei na gare de Toulouse Matabiau (é a estação para os comboios e autocarros de longa distância). Pelo caminho vêm-se paisagens campestres bastante bonitas, infelizmente a máquina não lhes fez justiça. Curiosidade alguns dos comboios desta região são feitos pela Bombardier.

IMG_0218.jpeg


IMG_0232.jpeg


A quem fizer o percurso de carro, atenção que pareceu-me ser uma estrada muito frequentada por camiões.
Já em Carcassonne, a caminho do Château Comtal:

DSC01514.JPG


École de Garçons :)

DSC01515.JPG


Do outro lado École des Filles

DSC01516.JPG


DSC01517.JPG


Ponte Vieux, em direcção ao Château Comtal

DSC01518.JPG


Rio Aude

DSC01519.JPG


Château Comtal, o castelo que ficou imortalizado num jogo de tabuleiro que nunca joguei :p Dentro das muralhas do castelo existe a Cité de Carcassone uma espécie de aldeia que na realidade só tem lojas e restaurantes. Podem entrar dentro do castelo mas a visita é paga e do que vi na net não me encantou. Mas é muito giro ver a Cité, bem como caminhar ao longo das muralhas de onde se vê vistas fantásticas :)

IMG_0233.jpeg


DSC01526.JPG


DSC01528.JPG


DSC01529.JPG


DSC01530.JPG


DSC01531.JPG


DSC01534.JPG


La Cité de Carcassonne

DSC01532.JPG


DSC01533.JPG
 

Mel C

Membro Conhecido
Èglise de Sainte-Nazaire et Saint Celse

DSC01535.JPG


DSC01536.JPG


DSC01543.JPG


Pelas muralhas do Châteua Comtal

DSC01544.JPG


DSC01546.JPG


DSC01547.JPG


DSC01549.JPG


Catedral de Carcassonne

DSC01558.JPG


DSC01555.JPG


DSC01554.JPG



Albi
Albi foi a segunda day-trip e um dos pontos altos da viagem. Mais uma vez uma vila pequena, com poucas atracções, mas lindíssima, assim que vi aquele cenário do rio Tarn foi logo amor! O comboio também era regional e custou 28,8€ ida e volta (não havia autocarros), mais uma vez paisagens encantandoras, tinha uma revista para ler mas fui entretida pela paisagem.

DSC01727.JPG


DSC01734.JPG


Assim que saem na gare de Albi-Ville podem ou ir para baixo, para a zona nova (não tem nada para ver), ou para cima para a zona velha (lindo!).

Primeira paragem, Catedral de Albi, a maior catedral alguma vez construída unicamente
com tijolos

DSC01736.JPG


DSC01739.JPG


DSC01742.JPG


DSC01747.JPG


DSC01755.JPG


Pela vila, não havia quase ninguém nas ruas :)

DSC01756.JPG


DSC01758.JPG


DSC01760.JPG


 

Mel C

Membro Conhecido
DSC01762.JPG


As vistas para o rio Tarn! Perceberm agora o que digo?:eek:

DSC01766.JPG


DSC01769.JPG


DSC01770.JPG


DSC01772.JPG


Com a Catderal lá em cima

DSC01774.JPG


DSC01775.JPG


A Catedral mais uma vez

DSC01784.JPG


Église de Saint Salvi

DSC01797.JPG




Pelas ruazinhas medievais :)

DSC01781.JPG


DSC01790.JPG


DSC01794.JPG




Airbus, Aeroscopia e Ailes Anciennes
Não sendo estes sítios localidades, resolvi deixar esta parte para o final, para não interromper a leitura de quem não gosta de aviões :) Como já disse o objectivo da ida a Toulouse era a visita ao Airbus Delivery Center. Era o ponto mais esperado da viagem e foi sem dúvida um dos pontos altos, se bem que diferente do que eu estava à espera, com algumas coisas a surpreenderem pela positiva e outras nem tanto.

A Airbus aqui em Toulouse é gigantesca, ao ponto de cobrir umas 6 estações de elétrico!:eek: Há vários hangares e a tour que eu fiz era a "Let's Discover Airbus" que incide sobre o fabrico do A380, que tem aqui a sua fase final de montagem. Depois aproveitei para ir ao Aeroscopia (museu da aviação) e Ailes Anciennes, mas uma coisa de cada vez.

Airbus

Fiz a tour "Let's Discover Airbus" que custou 15,5€. As tours começam no Aeroscopia, entramos, damos o nosso bilhete à senhora do guichet e ela dá-nos um cartão de visitante, depois ficamos à espera que a/o nossa/o guia nos venha buscar. A tour foi muito gira mas bastante diferente do que esperava, não entramos mesmo nos hangars e não se vê nada a acontecer, grande parte do tempo temos a guia a mostrar-nos vídeos e a explicar-nos o processo de fabrico do avião; durante uma parte estamos num edifício dentro do hangar mas não no meio dos aviões, é num espaço à parte onde ficamos 20 metros acima do hangar e vemos os aviões de cima.

Não sendo o que esperava esta parte do hangar é muito gira e controlei-me para não me emocionar, é que os aviões estão mesmo ali à nossa frente!:) Víamos três hangares com dois A380 e um A350 lado a lado, já imaginam como é enorme?? Havia um quarto hangar com um quarto avião mas estava fechado. Não se vê ninguém no hangar pois segundo a guia trabalham todos dentro do avião. Na última parte da tour vamos para um A400M o avião militar da Airbus.

Coisas que se aprendem:

- Depois de saírem da fábrica e antes de poderem ser vendidos os aviões passam por um processo de certificação que envolve vários testes (no ar e no solo), para poderem ter a certificação da FAA (US) ou EASA (Europa) e poderem ser vendidos. Este processo dura cerca de 2 anos e neste momento alguns dos Neos e o Beluga XL estão a passar por ele (vi uns quantos voos de teste). A 1ª parte da tour é numa sala de telemetria onde vemos vídeos do 1º voo do A380, no qual a tripulação vai vestida com fatos de paraquedas e capacetes :D Podem ver os testes aqui

- O A380 é feito é 4 países: Europa, França, Inglaterra e Alemanha, sendo a fase final da montagem em Toulouse. A maioria das peças do A380 não cabem no Beluga e por isso parte do transporte é feito por comboio, barco e carro. O transporte por carro é feito de noite pois as estradas têm de ser fechadas e para facilitar a deslocação metade das rotundas são cimentadas e o camião passa a direito, há uma rotunda assim perto do aeroporto; vídeo aqui. A única parte feita em Toulouse são os pilones dos motores.

- A cauda é a parte mais difícil de pintar e por isso é pintada antes de ser fixada ao corpo do avião, vimos vários aviões com a cauda pintada e o corpo com a "tinta" verde (se não me engano chama-se zinco cromato e impede a corrosão do alumínio).

- Normalmente os aviões da Airbus seguem uma sequência (A310, A320, A330...) mas o A380 foi assim chamado pois o 8 é um número de sorte na Ásia e o target da Airbus era o mercado asiático.

- Contrariamente ao que eu pensava a produção do A380 não vai parar tão cedo pois segundo a guia a Emirates encomendou mais 20 aviões e está a pensar noutros 60. A Emirates é o melhor cliente do A380 tendo comprado metade dos A380 que foram produzidos (+ de 200 aviões); a Singapore Airlines é o segundo melhor cliente com 25 A380 comprados.

Não se pode tirar fotos durante a visita, à excepção da última parte, em que vamos ao A400M. Curiosidade este é o avião usado na cena da Missão Impossível em que o Tom Cruise está a tentar entrar no avião e ele estava realmente agarrado à porta com uns ganchos durante a fase em que o avião acelera.

DSC01641.JPG


IMG_0241.jpeg


IMG_0242.jpeg


Como as paredes foram "descascadas" podemos ver os sistemas eléctricos e hidráulicos do avião, os dois tubos em baixo com o "adesivo" azul são o sistema hidráulico.

IMG_0247.jpeg


Depois disto terminou a visita e fui para o Aeroscopia, o museu da aviação.

Aeroscopia

Foi a parte da visita que mais me surpreendeu; o Aeroscopia é basicamente um hangar gigante com vários aviões, três deles aviões míticos: um A300 (primeiro avião da Airbus), um Super Guppy (o antecessor dos Belugas); e o Concorde (dispensa apresentações :rolleyes:). Para além de podermos ver estes aviões podemos também entrar neles :eek:O museu na realidade tem dois Concordes, um cá fora e outro dentro do museu, o que está na rua não podemos visitar. A entrada no museu custou 8,5€ com desconto por já ter feito a tour da Airbus.

IMG_0251.jpeg


Uma amálgama de aviões :eek: Com o Super Guppy à direita.

DSC01569.JPG


Super Guppy

DSC01570.JPG


Eu meço 1,53m, o Super Guppy se não estou em erro tem 47m de altura.

DSC01627.JPG
 
Última edição:

Mel C

Membro Conhecido
DSC01631.JPG


Concorde

DSC01598.JPG


DSC01599.JPG


DSC01579.JPG


Como é óbvio o interior foi modificado para as pessoas poderem entrar, só tinha alguns bancos e já nem tinha o machmeter (o aparelho que mostrava quantas vezes se ultrapassou a velocidade do som, o Concorde voava até 2 mach ou seja duas vezes a velocidade do som), mas é giro ver por dentro :D E quem nunca entrou num Concorde que atire a primeira pedra :D:D:D

DSC01576.JPG


DSC01577.JPG


Motores do Concorde

DSC01608.JPG


Motores do Concorde cá fora

IMG_0263.jpeg


A300

DSC01584.JPG


Chão, por dentro

DSC01588.JPG


Cockpit

DSC01589.JPG


Fotos várias do museu

DSC01565.JPG


DSC01572.JPG


DSC01600.JPG


DSC01616.JPG


DSC01618.JPG


DSC01634.JPG


Ailes Anciennes

Difícil explicar o que é Ailes Anciennes, basicamente um conjunto de pessoas começou a restaurar aviões, e o resultado foi este :p Muitos dos aviões ainda estão em processo de restauro e por isso não estão "bonitinhos" e também há muitas peças soltas. Aqui estão principalmente aviões de guerra e pequenos jactos por isso não os sei distinguir, mas à entrada dão-nos um livrinho com a história de cada avião. O bilhete custa 5€ com desconto por visitar o Aeroscopia.

IMG_0274.jpeg


DSC01650.JPG


DSC01654.JPG
 

Mel C

Membro Conhecido
DSC01659.JPG


DSC01664.JPG


DSC01673.JPG


DSC01690.JPG


DSC01694.JPG


O interior de um avião em restauração.

DSC01693.JPG


Andava por ali um senhor do "museu" que se ofereceu para abrir o cockpit de um MiG-21 e deixar-me sentar lá dentro, do que percebi do francês dele foi piloto da Força Aérea então quando entrei ele pôs-se a explicar-me o que eram os vários botões e mostradores, no fim tirou-me uma foto.

DSC01692.JPG


Outras fotos de aviões

Nunca consegui estar num sítio em que desse realmente bem para fotografar os aviões, muitas das fotos foram tiradas ao longe ou de dentro do aeroporto e logo a qualidade é bastante manhosa, mas não quis deixar de mostrar. No entanto para quem gosta de aviões aconselho que percam algum tempo perto do aeroporto pois vêm-se movimentos muito interessantes, vi um dos Neo (não consegui identificar qual) a levantar voo, dar uma voltinha, baixar e levantar voo logo a seguir; vi vários Belugas no ar e "estacionados"; e a fase de táxi aqui é muito gira pois passamos mesmo ao lado dos aviões que vão ser entregues, no regresso o nosso avião estava mesmo ao lado de um Beluga a andar.

IMG_0240.jpeg


Avistado da janela do meu Airbnb :)

IMG_0281.jpeg


As caudas vermelhas são da Hong Kong Airlines.

IMG_0268.jpeg


IMG_0311.jpeg


E pronto, espero que tenham gostado :D Para quem não acha que é um enjoo de fotos de aviões, tenho mais se quiserem :D A qualidade das fotos podia ser melhor mas a fotografa não é grande coisa e o tempo esteve muitas vezes nublado, ainda assim espero que este report vos inspire a visitarem este cantinho de França :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Mel C,

Gostei muito deste report pois também gosto bastante dos aviões, já tive a oportunidade de entrar dentro do Concorde em NY por isso imagino como terá sido estar pertinho do A380 e do Beluga :D

Continuação de boas viagens ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Belas fotos dos aviões, e estar sentada dentro do cockpit de um MIG, é fantástico.
Boas viagens ;)
 

roller

Membro Conhecido
Parabéns!

Fez-me lembrar o Steven F. Udvar-Hazy Center Air and Space Museum que estive a Washington.

Não fosse eu maluco da aviação e trabalhe com esse bichinhos :p
 

Mel C

Membro Conhecido
Parabéns!

Fez-me lembrar o Steven F. Udvar-Hazy Center Air and Space Museum que estive a Washington.

Não fosse eu maluco da aviação e trabalhe com esse bichinhos :p
Aiii, trabalhar mesmo com os aviões deve bater isto tudo! :p Conheço uma pessoa que já trabalhou no sector da aviação também e ainda estou à espera da minha "tour" ao hangar para ver os aviões "descascados"!!!:D
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha, ainda bem que o fizeste :D
É sempre bom ver locais e experiências não tão faladas por aqui :)

Boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Bela escapadinha :)
Em Fevereiro também fui a Toulouse e Carcassonne numa dessas promoções da Ryanair e gostei muito do passeio.
A visita à Airbus também esteve na mira mas só fui 3d/2N por isso fica para uma próxima mas gostei muito das fotos e da explicação.

Uma dica em relação aos comboios na França: eu comprei no mês anterior no site da SNCF e escolhi horários com preço mais barato.
Toulouse-Carcassonne ficou por 23€ ida e volta (11€+12€) mas havia horários a 8€. ;)
 

Mel C

Membro Conhecido
@PaulaCoelho boa dica não sabia dessa!! Uma ex colega que mora lá também disse que podia ter tirado o Pastel ( o passe local) e andar em todo o lado por 10€ segundo ela só pedem o cartão de cidadão para fazer o passe mas não experimentei.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não me lembro de ter lido sobre esse Pastel!
Fica registado para uma viagem futura pois a zona tem muitos locais bonitos para conhecer.
;)
 

Mel C

Membro Conhecido
Não me lembro de ter lido sobre esse Pastel!
Fica registado para uma viagem futura pois a zona tem muitos locais bonitos para conhecer.
;)
Pois tem!:) Cada vez mais me convenço que França tem muito mais e melhor para ver do que Paris (que a mim não me encantou nem um pouquinho). Estas terras são todas bastante bonitas e há outras escapadinhas que parecem muito interessantes (Marseille, Mont St Michel, Nice...) hão de ficar pra outras núpcias :D
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Concordo a 100%, sem dúvida que França tem muito mais a oferecer! :)
Há 2 anos aproveitei as promoções de Janeiro para ir a Marselha e Avinhão e tirando o vento gostei imenso! Para a próxima quero estender o passeio até Nice.
Este ano além de Toulouse e Carcassonne também consegui uma escapadinha barata até Nantes, um pouco da Bretanha e Mont St Michel... quero regressar a essas bandas:D
 

Leonorb

Moderador
Staff
@Mel C
Concordo contigo. Em França visitei Paris e um pouco do pais Basco, Bayonne, S.Jeans de luz... por ai. Entre le deux, a segunda:)
 
Top