Novidades

Report - Taiwan 2024

PaulaCoelho

Membro Conhecido
TAIWAN 2024

Estas férias de Outubro foram a solo, tendo comprado o voo para Singapura quando a Ethiad fez promoções em Julho.
A decisão por Taiwan foi feita no mês seguinte pois tendo em conta os dias disponíveis, pensei que daria para uma boa volta à ilha mas é claro que ficou muito por ver!
O nome oficial da nação é Republic of China (ROC), sendo a principal ilha Taiwan, também conhecida por Ilha Formosa, nome dado pelos navegadores portugueses que por lá passaram em 1542. É notícia constante o conflito de décadas com a China pois esta assume Taiwan como uma província separatista e Taiwan assume-se como país independente com constituição própria. Em Taiwan têm-se uma liberdade que não existe na China pois, entre outras coisas, não existe acesso bloqueado à informação e a sites (por exemplo Google, Facebook e outras redes) e é mais fácil para o turista se movimentar por lá pois existem muitas tabuletas/placards com informação em inglês e muitas pessoas falam inglês.

Ao fazer o meu roteiro para estes 11 dias pensei ir à zona Este de Hualien e Taroko Gorge mas entre o sismo de Abril de 2024 e um tufão do Verão, o Parque Nacional estava fechado ao público e à data que escrevo ainda não está acessível na totalidade. Assim, optei por um roteiro fácil pela costa Oeste e norte.
A rede de transportes em Taiwan é bastante boa e existe net grátis em muitos locais e alguns transportes pelo que me orientei bem sem cartão de dados e utilizando apenas a net grátis e a dos hotéis e o Maps.me offline. As pessoas são na generalidade simpáticas, existem muitos templos bonitos e a comida também é muito boa, com excelentes Night Markets pelo país.
O tempo esteve sempre quente sem precisar do casaco e só apanhei duas pequenas chuvas na área de Taipei.

Trajecto Efectuado
Dia 1 » Voo Lisboa a Singapura com escala em Abu Dhabi
Dia 2 » Chegada a Singapura às 9h45 e dia na cidade
Dias 3-4 » Voo nocturno para Taipei com chegada às 6h05 » Bus para Taichung e daí para Sun Moon Lake com estadia de 2N
Dia 5-6 » Regresso a Taichung e comboio para Tainan com estadia de 2N
Dias 7-8 » Comboio para Kaohsiung com estadia de 2N
Dias 9-13 » Comboio para Taipei com estadia de 4N
Dias 14-15 » Voo nocturno para Singapura com estadia de 1N e ao final do segundo dia voo para Abu Dhabi
Dia 16 - Voo nocturno Abu Dhabi a Lisboa

Principais gastos
* Voo Etihad Lisboa a Singapura via Abu Dhabi ida e volta: 590€
* Voo Scoot Singapura a Taipei ida e volta: 170€
* Alojamento: 380€ para 11N com 6 PA (+ 4N em voo)
* Transportes entre cidades de bus/comboio: cerca de 60€
* Seguro de viagem Iati: 75€

Sites úteis e dicas
* Blogs de um canadiano que viveu mais de uma década em Taiwan, sendo casado com uma nativa, e onde penso que contém toda a informação necessária para planear uma viagem: https://www.taiwanobsessed.com/ e https://www.nickkembel.com/taiwan-travel-guide/
* Arrival Card para Singapura: https://eservices.ica.gov.sg/sgarrivalcard/fvipa
* Arrival Card para Taiwan: https://twac.immigration.gov.tw/
* EasyCard: para transportes MRT em Taiwan (metro 6-24h, bus e alguns comboios locais) » custa 100 NT e no aeroporto compra-se na máquina/bilheteira em dinheiro ou no balcão Ezfly (aceita cartão). Carrrega-se no aeroporto, metro, lojas FamilyMart, 7/11, Hi-Life e OK Mart. https://www.easycard.com.tw/en/easycards
* Comboios: https://tip.railway.gov.tw/tra-tip-web/tip?lang=EN_US
* Moeda (valor em 2024): Taiwan TWD (NT ou NTD) 1€ = 35NT & Singapura 1€ = 1,45 SGD
* Em Outubro: nascer do sol 5h50 e por do sol 17h30
* Os hotéis em que fiquei tinham todos dispensador de água filtrada no quarto, corredor ou átrio.

Dias 1 e 2 - Viagem & Singapura

* Saí de Lisboa às 9h05 com escala de 2h30 em Abu Dhabi, tendo chegado a Singapura às 9h45 do segundo dia, aproveitando o dia para passear pela cidade e indo mais cedo para o aeroporto para ver o show de luzes no Shopping Jewel e descansar até à hora do voo nocturno para Taiwan à 1h30.
A Ethiad serviu refeições completas e no voo com a Scoot, low-cost da Singapore Airlines, penso que não houve serviço de bordo pois fui meio a dormir.

Dia 3 - Taichung e Sun Moon Lake

* Aterrei no Aeroporto Taipei Taoyuan às 6h05 e a passagem pelo controlo demorou pouco mais de 30 minutos. Fiz o Arrival Card online mas pode preencher-se à chegada e a fila é a mesma. Passei no balcão da Lucky Land, um incentivo ao turismo por parte do governo em que podemos ganhar 5000 NTD... não me calhou nada! https://5000.taiwan.net.tw/index_en.html
* Levantei dinheiro, tomei o pequeno-almoço e fui ao balcão dos autocarros comprar bilhete para Taichung, pertindo às 8h numa viagem de cerca de 2h.

* Em Taichung fui à Gancheng Station deixar a mala e reservar bilhete para Sun Moon Lake para as 13h20, aproveitando para comprar o EasyCard pois dá desconto.
Assim fiquei com 3h para conhecer um pouco de Taichung, conhecida por aqui se ter inventado o chá de bolhas, chamado de Bubble Milk Tea, Pearl Milk Tea ou Boba.
A cidade não tem grandes atractivos mas é ponto de partida para vários locais: Sun Moon Lake, Alishan National Forest, Gaomei Wetlands, Rainbow Village, Da Keng Scenic Area e mais.

* Os principais pontos turisticos no centro são: Old & New Station » Taichung Cultural Heritage Park » Edifício Natural Way Six Arts Cultural Center » Chun Shui Tang Original Store: chá de bolhas original » Edifício Shiyakusho » Painted Animated Lane » Lyuchuan Riverside Walk passando pontes antigas e o Second Market » Miyahara Ice Cream and Tea Shop » Taichung Park e mais acima Yizhong Street Night Market, Confucius Temple e Paochueh Temple.

* Às 13h20 segui de autocarro para Sun Moon Lake numa viagem de 1h40, tendo ficado duas noites no Hotel Sun Moon Lake Harbor Elite com PA incluido mas servido no outro hotel rua abaixo. As principais localidades junto ao lago são Shuishe onde fiquei e onde para o autocarro e Ita Thao do outro lado do lago, ambas pequenas e bastante turisticas.

* Aproveitei o resto da tarde para passear na área e fazer os trilhos à beira lago: Shuishe Pier, Plum Lotus Garden, Church of Christ e mais até chegar ao Templo Wenwu ao pôr do sol... devo ter andado mais de 10 km.

Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 4 - Sun Moon Lake

* De manhã fui até ao porto e comprei o passe para fazer o teleférico e os trajectos de barco no lago, sendo a primeira paragem no porto de Xuanguang, subindo a escadaria até ao pequeno templo. Daqui faz-se um trilho de 1km a subir pela floresta até ao Templo XuanZang, seguido de outro trilho de 700m a subir até ao Ci En Pagoda, de onde se tem belas vistas do lago.

* Desci até ao cais e apanhei novo barco até Ita Thao para fazer o teleférico que acede ao parque temático Formosan Aboriginal Culture Village (não visitei), fazendo em cabine com chão de vidro num dos sentidos. Regressei à cidade, almoçei nas bancas da movimentada Old Street e fiz trilho à beira lago.

* Regressei de barco a Shuishe e aluguei uma bicicleta para fazer parte do Sun Moon Lake Bikeway, passando por miradouros e pelo Visitor Center, Shuishe Dam, Xiangshan View Platform & Visitor Center (a volta completa ao lago seriam cerca de 30km).

* No regresso parei no bonito Templo Longfeng e ao final do dia já cansada comprei uma marmita na 7Eleven e fui descansar os pés onde já se estavam a formar umas bolhas pois apenas levei ténis a pensar que ia apanhar mais chuva. Na área de SML existem muitos mais locais a visitar, sendo mais fácil carro ou tour pois os transportes são demorados. (https://www.sunmoonlaketrip.net/en/package.aspx)

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 5 - Tainan

* De manhã apanhei o autocarro de regresso a Taichung onde cheguei às 11h e fui à estação de comboios levantar o bilhete para Tainan que tinha comprado online para as 13h15, dando tempo para uma voltinha no mercado e comer por lá.

* Cheguei a Tainan às 15h15 e fiquei alojada no Hotel Tie Dao perto da estação de comboios e da paragem dos autocarros locais.
A cidade é a mais antiga do país, sendo capital da ilha entre 1683 a 1887 durante a dinastia Qing e nela se situam alguns dos principais templos e locais históricos.

* O resto da tarde andei perdida pelas ruelas visitando alguns dos muitos templos espalhados pela cidade, o Hayashi Department Store (segundo “shoppping” mais antigo de Taiwan datado de 1932, com bonito rooftop com templo), jardins, a casa histórica Fort Provintia/Chihkan Tower, a rua típica Shennong Street... alguns locais já visitei de noite pois estão abertos até à 21h.

* Comecei o dia pelas ruelas até ao Tainan Park... saí de havaianas pois as bolhas nos pés estavam maiores mas foi má decisão pois com o calor escaldei a sola dos pés e o resultado ao final do dia foi ter de comprar umas sandálias e ter uma divertida conversa com a senhora da farmácia para tentar comprar uma pomada pois o inglês era mínimo!

* A ideia inicial era apanhar o autocarro turistico até ao Taijiang NP para fazer o passeio de barco no Sicao Green Tunnel mas na paragem tinha aviso que só estavam a funcionar os autocarros normais, pelo que teria de trocar em Anping... não dei com o segundo autocarro pelo que andei pela antiga zona portuária de Anping Old Street, onde se situa o Tianhou Mazu Temple, Fort Zeelandia, Merchant House, Treehouse, vários templos, restauração, comida e festas de rua, terminando num parque com esculturas, tanques e aviões, um canal e o porta aviões Teyang Destroyer, actualmente museu, na altura com uma exposição de Transformers que não resisti a visitar. O dia terminou com uma última voltinha pelo centro.

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 7 - Kaohsiung

* De manhã segui de comboio para Kaohsiung numa viagem de 30-50min e fui deixar a mala ao Hotel Skyone antes de apanhar metro para a zona do porto e visitar o Takao Railway Museum e a zona de Pier-2 Art Center, enorme área com esculturas, pavilhões, restauração, lojas.
Segui no metro ao longo da Whale Promenade para ver as vistas e alguns edifícios modernos como a estação e o Music Center e tentei subir ao Edifício 85 Sky Tower (o maior da cidade) mas o miradouro já não é público. Antes do regresso à area do Pier-2 passei num templo e no Dream Mall, um shopping com roda gigante no topo, onde almocei.
* Caminhei até ao colorido Gushan Pier Station para apanhar o ferry para Cijin Island, onde aluguei bicicleta para percorrer a pequena ilha: Old Street, Seafood Market, Tianhou Temple, Cijin Star Tunnel, Cihou Fort, Cijin Beach, Coastal Park...

* No regresso ao hotel jantei no Liouhe Tourist Night Market e fui até à Formosa Boulevard Station ver o show Dome of Light.

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 8 - Kaohsiung

* Neste dia fui de metro até à Zuoying HSR Station onde apanhei autocarro até Buddha Memorial Hall (cerca de 1h no total) para visitar o Fo Guang Shan Buddha Museum, um complexo gratuito com o maior mosteiro de Taiwan, oito pagodas com museu, galeria de arte, restauração, várias actividades e eventos e dedicado a promover o budismo mahayana.
Aqui situa-se também a maior estátua de cobre do Buda Sakyamuni sentado da Ásia.

* Regressei à Zuoying Station, almocei na zona e caminhei até ao destino seguinte, tendo apanhado imensas arvores partidas e caídas, vítimas do tufão que tinha passado no início do mês.

* Visitei o Lotus Pond Scenic Area, zona com um grande lago artificial e vários templos, pagodas, pavilhões, jardins, actividades na água, trilho... Uma das principais atracções é o Tiger & Dragon Pagoda que estava em obras, pelo que não foi possível subir mas deu para entrar e ver um pouco do interior (a foto mostra o que eu vi e a actualidade em foto retirada da net).

* Regressei ao centro e caminhei pelo passadiço e pontes ao longo do Rio Love e até ao Liuohe Night Market, passando por mais um bonito templo iluminado.

Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 9 - Taipei

* De manhã cedo segui para a capital no comboio rápido HSR numa viagem de quase 2h e fui deixar a mala ao Owl Flip Flop Hostel onde fiquei quatro noites em quarto privado com acesso à cozinha e café/livraria do hostel.

* Apanhei metro de superficie até ao teleférico Maokong, sistema com cerca de 4km que nos leva da área do Zoo até ao topo da montanha com outras três paragens pelo meio, templos, vários trilhos e plantações de chá. No posto no topo deram-me um mapa e indicaram um trilho simples para fazer e no regresso vim em cabine com chão de vidro.
* De seguida subi ao Taipei 101 Observatory, edifício com 508m e que já foi o mais alto do mundo até à construção do Burj Khalifa, mas não sem antes apanhar o autocarro errado e almoçar numa 7Eleven antes de me orientar no caminho certo! No topo é que se tem a percepção da imensidão desta cidade.
Na zona situa-se a City Hall, o Taipei Dome, o Pavilhão Sun Yat-Sen e o Zhongshan Park com boa vista ao entardecer.

* Terminei o dia atravessando um enorme mercado retalhista de roupa e afins até chegar ao Raohe Night Market, onde provei o famoso Pork Pepper Bun e visitei o bonito templo.

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 10 - Taipei

* Neste dia andei pela costa a norte de Taipei, começando com uma viagem de autocarro de cerca de 1h30 até ao Yehliu Geopark, conhecido pelas suas formações rochosas.

* Comprei uns snacks no mercado e segui de autocarro até Keelung para passeio e almoço antes de apanhar novo autocarro para visitar o Zhengbin Port Color Houses.

* A visita seguinte foi a Jiufen, conhecida pelas suas ruelas com muitos degraus, casas de chá, templos e lanternas iluminadas ao final do dia.
Para aqui chegar apanhei comboio a Ruifang (onde visitei mais um templo) e autocarro turistico a Jiufen... à tarde é uma bela confusão de pessoas a visitar mas os autocarros estão sempre a passar e vão tipo sardinha em lata. Existe um trilho ao Monte Keelung mas com muita pena não fui pois as minhas bolhas estavam a massacrar-me os pés e quando anoiteceu regressei a Taipei e a mais um Night Market.

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 11 - Taipei

* Este dia foi dedicado a visitar alguns locais na área oeste e central de Taipei, começando pela visita ao Bangka Longshan Temple, um dos principais da cidade, com jardim e cascata artificial.
Na zona existia um shopping com cartomates e casas de chá mas encontrava-se temporariamente encerrado.

* Segui até Bopilao Historical Block, área com casas antigas transformadas em galerias, museu, centro cultural e lojas, continuando pelas ruelas até Ximending, um bairro com área pedonal, a famosa passadeira arco-íris, alguns edifícios históricos, street art, muitas lojas e night market.

* Apanhei metro para a área de Zhongzheng: Liberty Square, Chiang Kai-shek Memorial Hall, National Concert Hall, National Theater, National Museum), Daxiao Gate, Dazhong Gate, Liberty Square Arch, 2/28 Peace Park e ver o render da guarda. No exterior de um dos edifícios estavam muitos grupos de jovens a fazer uma espécie de desafios de música e dança estilo k-pop.

* Continuei pelos bairros Datong & Zhongshan: Dihua Street Shopping District, Dadaocheng Warf com muitos barzinhos no cais junto ao rio, Taipei Expo Park onde estava a decorrer um mercado rural, Dalongdong Baon Temple (Unesco Award e um dos mais importantes da ilha) e Confucius Temple com bonito jardim.

* Passeei pelo Daan Park e pelas Ruas Yongkang e Rongjin Gorgeous Time, com bonitas casas transformadas em lojas, restaurantes e cafés, onde comi um belo gelado antes de regressar à Liberty Square para ver um show nocturno grátis que tinha visto anunciado na visita da manhã.

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 12 - Taipei

* Neste dia voltei a Ximending para espreitar a zona da Street Art antes de visitar o National Palace Museum no bairro Shilin.
Além de uma colecção permanente de milhares de peças e artefactos antigos, também vale a pena uma visita aos jardins e facilmente se fica umas horas por lá.

* Regressei no autocarro e passei no Shilin Night Market para comprar algo para o almoço antes de seguir para Beitou, zona termal onde é possível visitar XinBeitou Historic Station, Library, Beitou Hot Springs Museum, Plum Garden, Puji Temple, Thermal Valley, Marshall Zen Garden, entre outros.

* A meio da tarde apanhei comboio até Tamsui, bairro à beira-mar, saindo na estação anterior para fazer parte do passadiço Mangroove Ecological Trail ao longo do Rio Tamsui.
A zona tem bastante movimento e comércio ao fim de semana e podemos visitar a Old Street, Fort Santo Domingo e caminhar pela zona costeira.
Depois apanhei ferry até à zona de Fisherman´s Wharf e Lovers Bridge e já de noite regressei ao centro de comboio.

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Dia 13 - Taipei

* Este seria o último dia em Taiwan: de manhã fui de comboio até Jiufen, conhecida pela sua Old Street onde fazem lançamento de lanternas na linha férrea, Shifen Waterfall, Jingan Suspension Bridge e uma bela paisagem. Esta terreola fica ao longo da linha turística Pingxi, sendo possível comprar um passe diário que permite entrar e sair em qualquer paragem ao longo da linha e visitar outras localidades como Houtong Cat Village, Pingxi, Jinggong, entre outras.

* De tarde apanhei comboio até Pingxi e visitei esta terrreola mais pequena e pacata que Jiufen, tendo regressado a Taipei já de noite mas com tempo para uma voltinha pelas lojas e para comprar uns biscoitos típicos para a famelga.

* Após o jantar segui para o aeroporto para outro voo nocturno e assim terminaram os meus dias por Taiwan... é um destino menos falado por aqui, razão pela qual decidi fazer este relato, que espero seja útil a quem deseje visitar a ilha. Estas férias terminaram em beleza com mais dois dias em Singapura :)

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Ricardo_7 , Obrigada, foi uma bela aventura sim ;)

@Pedro Maia , também não tinha lido muito sobre Taiwan antes de ir mas pareceu um bom local para visitar antes que a China lá meta o pezinho!
Gostei bastante e tive pena de não ir à parte Este pois é mais natural e cénica mas tem menos transportes pelo que daria jeito um carro ou mais dias :)