Novidades

[Report] Tailândia Nov 2017 - Bangkok, Chiang Mai, Railay Beach e Phi Phi -

Ricardo_7

Membro Conhecido
O grande momento chegou no dia 12 de novembro. Após ter sido o meu próprio agente de viagens com a preciosa ajuda e dicas de membros do Portal (Paulo, Bruxinha e outros a qual agradeço imenso) chegava a altura de viver a experiência tailandesa. Voos pontuais e excelentes com a Emirates (e sim, confirmo tudo de bom que dizem da empresa, parecia uma criança quando entrei no avião) e internos com a AirAsia, que me surpreendeu pela positiva. Sempre a horas, staff simpático e os aviões limpos e cuidados, tudo decorreu dentro da normalidade em todos eles e ainda bem :D

No Dubai a escala foi de duas horas, basicamente sair de um avião e entrar para outro, aliás os autocarros demoraram mais de 30m a fazer o percurso e o passar depois a segurança e afins, chegamos ao avião faltavam 40m para partir, esperamos 10m e o embarque começou.

Depois de uma aventura de horas nos céus, a chegada ao Aeroporto Internacional de BKK. Estava um pouco desanimado pelas intermináveis filas do controlo que muitos falam e que somos obrigados a viver, mas por sorte do destino chamaram-me para um balcão que tinha acabado de abrir e o que iria demorar mais de 1h (tem bandeiras a dizer o tempo que demoras no local onde estás) passou a instantâneo, basicamente o processo demorou 15m. O famoso papel (visto) que nos dão no avião (ou depois preenches à chegada) só foi necessário basicamente de colocar nome e o passaporte, o resto eles nem lhe interessa, pelo menos aconteceu comigo. Bagagem recolhida, siga para trocar dinheiro. Tentei procurar a super rich que muito aqui se fala por ter o melhor câmbio, mas não a vi, só depois de já ter trocado é que soube onde era. O cambio estava a 37 quando troquei e se soubesse tinha trocado fora do aeroporto, mais concretamente ao pé do hotel Rambutri pois tem lá uma casa que esteve todos os dia a 39/40.

Dinheiro trocado, existiam várias opções para chegar ao hotel: autocarro, agência ou táxi, que foi o escolhido. Na minha pesquisa constatei que todos recomendavam escolher táxi com taxímetro, levar moradas em tailandês, bem como o tradutor. Segundo o que vivi, nada foi preciso. Taxímetro paguei o mesmo do que ao negociar (e eles cumpriram sempre a palavra) quanto às moradas e tradutor em tailandês, não foi necessário, pois falavam e entendiam bem inglês, além de conhecerem todos os locais (que é algo que me impressionou em tudo o que visitei, cá muitos usam gps, ali nem um usava e não se perderam).

Deixem-me dizer que existiram 2 pontos negativos nesta viagem, faz parte :) O primeiro é realmente o TRÂNSITO INFERNAL. Se em Portugal achamos que temos trânsito, repensem. Até NYC que é a cidade que é foi menos do apanhei aqui. O outro aspeto negativo do país é que as passadeiras só servem para enfeitar, simplesmente ninguém pára, temos de apanhar ou um sinal vermelho (e mesmo assim passam) ou ser o Usain Bolt por segundos, é frustrante!


Continuando, o hotel escolhido em BKK foi o Rambutri Village Plaza, por diversos motivos já aqui falados, mas principalmente pela localização e qualidade/preço e posso dizer que a experiência foi muito agradável. Boa receção, quarto amplo, com boas condições e um pequeno almoço diversificado desde comida Thai, ovos, pão, sumos, fruta, cereais, etc. Todos os dias é reposta água no quarto e se precisarmos de mais, eles dão ;) O ponto negativo para mim foi o facto de há noite se ouvir barulho até tarde e a ajudar a isto o quarto era virado para o lado da entrada que tinha um lago, cujo os motores ou lá o que era toda a noite faziam barulho, a primeira noite foi passada em claro :p



Fiquei 2 dias por BKK e deu para visitar o que tinha planeado: Templos, passeio nos canais e as famosas ruas Khaosan Road e Rambuttri Road, que por sinal gostei mais desta última. As refeições foram quase todas feitas no restaurante do hotel uma vez que eram de boa qualidade com um preço acessível. Resumindo BKK é uma cidade enorme mas que para mim não teve muito interesse tirando a parte dos templos e afins, pelo que os dois dias que fiquei chegaram para o que tinha em mente.

















 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Próxima paragem, Chiang Mai. O transporte foi novamente o avião através da AirAsia, tudo sem problemas. O hotel escolhido foi o Le Naview, um hotel recente e que pela qualidade, preço e proximidade de pontos de interesse levou a melhor sobre outros. Quarto muito amplo, bom wc, varanda para relaxar e quem quiser fumar, piscina e um simpático alpendre onde passei as noites. Um dos pontos mais fortes do hotel foi a extrema simpatia e cortesia do staff e a limpeza, estavam a toda a hora a limpar. Por outro lado, tem um ponto fraco que não irá agradar muitos: o pequeno almoço não fica ao nível do hotel e de nenhum dos pequenos almoços que tomamos. Basicamente é à carta, temos um folha com 7 ou 8 pratos e escolhe-se um e só podes comer esse e apenas uma vez. Se quisermos repetir, pagamos 150baht. Posso dizer que se fica bem com apenas um prato, mas se fosse mais, comia-se sem dificuldade. Por norma as refeições foram feitas no restaurante do hotel pois eram mais em conta que na restante cidade, além de que bastante saborosa.



Relativamente a Chiang Mai, foram 2 dias e meio, sendo um deles passado no Elephant Nature Park, segundo se diz e se lê pela internet fora e não só, o melhor da cidade. Atenção, aqui não é possível andar em cima de um elefante, é uma das regras que o diferencia dos demais. No geral foi um dia bem passado, contudo e tendo em conta o preço do bilhete, esperava um pouco mais, ainda assim, foi uma das melhores experiências da viagem :) Aos que questionam como é alimentar ou dar banho ao elefante, a verdade é que além de simples e seguro, não foi "porco" como pensei ou se imagina. Comida são bananas e o banho quem quiser nem precisa de entregar no rio, consegue atirar os baldes de água na mesma ;)













O restante dia e meio foi para conhecer Chiang Mai, os templos mais emblemáticos e o Night Bazar. Sem dúvida que Chiang Mai é mais mágica do que BKK em si, eu pelo menos gostei mais, é menos confuso, mais limpa e mais colorida :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Depois da cultura, chegou a vez da praia, mais propriamente Railay e mais uma vez vôos com Airasia, um transfere com a Patty ( recomendado aqui no Portal e correu tudo bem ) e depois ou andar a pé sempre que possível ou de Longtails. Comecei por Railey, onde passei 4 dias.

O hotel escolhido foi o Sand Sea Resort, muito por aqui falado e do qual recomendo. Um ótimo pequeno almoço com diversas opções para todos os gostos. Além disso tinha fruta e iogurtes, coisa que portugueses com quem convivemos se queixavam que não tinham no hotel deles. A nível de condições, nada a dizer, o quarto era enorme e a casa de banho um requinte com duche e banheira. A nível da piscina apesar de agradável peca um pouco pelo tamanho e por não ter um vista completamente direta para o mar, pois tem espreguiçadeiras à frente, algo que o hotel do lado (Railey Bay) ganha, pois tem vista direta para o mar.




Apesar de ser fora de época de monções, apanhei 3 dias seguidos pelas 17h com chuva, um deles uma trovoada daquelas que alagou tudo do nada, contudo e passado menos de 1h, tudo terminou tão rápido como começou. Posso dizer que apesar da chuva, nunca estragou planos, pois dava para fazer dia todo praia ou excursões e na hora do banho para ir jantar depois era mais ou menos quando havia o dilúvio :p O tempo, sempre quente (mesmo a chover) e nunca tive de usar casaco ou manga comprida, sempre tshirts e afins. Quanto à praia de Railey, é o que dizem e o que as imagens mostram. Bonita, água quente , muito quente mesmo e movimentada de barcos e turistas a toda a hora! Ainda assim, quando a maré está vazia, a beleza perde-se pois a água fica meia suja e muito turva e para tomar banho é para esquecer.















Do hotel a pé (20/30m) dá para ir a outra praia muito badalada, a famosa, Pranang Beach, que a meu ver consegue ser ligeiramente mais paradisíaca, mas como tem muito pouco areal e muita gente, não deu para ficar lá um dia inteiro. O truque é ir bem cedo para apanhar pouca gente e maré cheia, pelo menos nos dias todos foi assim, cheia de manhã e vazia à tarde. Railay em si é pequena, existe a parte West, dos hotéis com acesso direto à praia e East, que tem mais hotéis e barraquinhas, mas sem praia. É um ambiente agradável à noite, com música, cores e cheiros à mistura.



As refeições em Railay foram todas feitas no Railay Family Restaurant onde não encontrei mais económico e com qualidade, pelo que procuramos. Os pratos vêm a ferver, bem servidos e com o melhor sabor que comi em toda a viagem, melhor que em restaurantes dos hotéis. Para quem quiser experimentar, ao lado dos hotéis existe uma rua com barraquinhas é ir por aí e andar uns 5m e do lado direito ao pé de um restaurante de pizzas, encontram o restaurante, recomendo vivamente!
 

Ricardo_7

Membro Conhecido

O último local desta aventura de duas semanas foram as Ilhas Phi Phi.
Uma beleza natural e umas tonalidades de água fantásticas foi o primeiro impacto com a ilha. De facto e como dizem, parece muito a nossa Albufeira, com gente e confusão, mas que no fundo acaba por ser simples. À chegada paga-se os 20bht e logo depois estão os representantes dos hotéis à espera para o tranfere. Caso não tenham, existem sempre Taxis Boat disponíveis. A escolha do hotel recaiu sobre o Paradise Resort Phi Phi e se voltasse hoje a reservar, possivelmente escolheria outro.


A nível de praia, está situado na melhor da ilha (segundo se lê e diz) mas em infraestruturas deixa muito a desejar. De todos os hotéis foi o mais fraco e o qual tivemos dificuldade por vezes em nos fazer entender. Apesar de não ligar a luxos e o hotel ser basicamente para dormir, notei bem a diferença principalmente a nível de casa de banho, o duche além de fraco o wc era muito antiquado e velho. Tendo em conta o custo/benefício é muito caro, comparado com o Sand Sea que superava em tudo o Paradise e foi mais barato. Como nem tudo é mau, a cama era super confortável , uma praia fantástica a dois passos, as massagens são ao mesmo preço do que o centro da cidade e transfere grátis na chegada e partida. A dica para quem quiser ficar neste hotel é tentar arranjar um bom preço nas Vilas, que são novas e com vista direta para o mar. A nível de refeições, longe do centro, isto é na linha Long Beach, façam as refeições no Paradise Pearl Bungalow, o hotel além de parecer o melhor desta zona, está sempre à pinha ao almoço e jantar. Comi lá sempre e os preços não fogem dos demais além da comida ser boa e contar com a ementa mais vasta que vi em toda a viagem :) Relativamente à questão de ir até ao centro sem ser de barco, dá para fazer de dia. O caminho começa manhoso, mas depois melhora. Demora-se cerca de 20/30m a chegar, basta seguir as indicações. Quem preferir ir de barco, são 100baht ou 150 de noite) por pessoa e viagem.













Relativamente ao tempo, chegamos com sol abrasador mas a chuva predominou. No dia da chegada começou pelas 19h e foi noite fora até de manhã ao acordar, ainda que com menos intensidade. No segundo dia pingou de noite e a meio do dia, o terceiro dia foi com sol e na despedida com chuva o dia e noite toda :( tudo devido a uma depressão vinda da China que afetou também a temperatura do ar e da água,sendo que aqui não senti a sopa como em Railey, mas sinceramente, ainda bem! Neste penúltimo dia também ficamos em "quarentena" no quarto, pois andava uma senhora no hotel com uma placa a avisar que estava a chegar uma praga de mosquitos e para evitar sair.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Mas o melhor ainda estava para chegar, a aventura do regresso. Chuva e vento era o que eu queria evitar na viagem de ferry, devido a atrasos (na ida demorou 45m e chegou 1h antes do previsto). Com partida prevista para as 9h saiu 15m depois sendo a chegada suposta às 10.45h, mas na realidade chegou pelas 11.50h a Krabi e a correria e os nervos começaram, pois o nosso voo era às 13.35, mas o check in fechada ao 12.30h! A sorte foi que achei logo o motorista e ele entendeu o que estava a acontecer e fez o milagre acontecer. Felizmente uma viagem de 30/45m, conseguimos fazer em 20! O "anjo" passou sinais vermelhos, ligou os 4 piscas e ia a 100 onde devia ir a 40! Agradecemos muito e retribuimos no final, era mais que merecido! O aeroporto em si é pequeno mas também gerou confusão, pois o check in e malas são no terminal 1 e depois a porta de embarque é no 2, mas graças a deus e ao motorista tudo deu certo, os minutos e segundos foram gastos ao limite! (Contudo tudo isto não teria acontecido se os voos das 15h não tivessem sido suprimidos até 2018, pois aí tinha bastante margem). Na chegada optei pelo autocarro grátis (saída 6) até ao aeroporto principal uma vez que tínha largas horas de espera, mas mais vale assim do que com nervos em franja ;)


Resumindo, é um destino sem dúvida a voltar, pois existe tanto para explorar. É um país mágico com tanto para oferecer, desde os seus grandiosos templos, à comida característica ou as suas praias paradisíacas. São vários os motivos para vir e viver a experiência. Contudo e não sei se por ter sido a viagem mais longa em número de dias que fiz ou se pelo cansaço da aventura, mais para o fim da viagem já me sentia completo e realizado e não me importava de regressar mais cedo para descansar e absorver tudo, pois em certo momento (e como tudo na vida) torna-se uma rotina e acaba por ser mais do mesmo, ainda por mais quando o tempo nem sempre ajuda a explorar os locais. Possivelmente reduziria 2 dias num próximo roteiro ou tentava acrescentar mais um local, apesar de achar que aí ainda ficaria mais estourado.

Considerações e informações gerais, segundo a minha experiência e que algumas já mencionei acima:

- A forma mais barata de andar em BKK e Chiang Mai é por Tuk Tuk, negoceiam sempre que o preço baixa muita vez em metade. Nos táxis a mesma coisa, são baratos e com ou sem taxímetro ligado o valor rondou o mesmo.

- Nunca precisei de ter os locais escritos em tailandês ou usar tradutor, todos sabiam onde se localizavam sem recurso a GPS e afins.

- Fumadores não vão ter problemas, apesar de não serem muito recetivos a essa prática e muitos locais ser proibido fumar, com avisos na rua, existem muitos onde se pode e todos os hotéis e restaurantes tem espaços próprios, mas na dúvida, perguntem sempre. Nunca atirem é a beata ao chão.

- Troquem dinheiro fora do aeroporto, pelo menos por experiência própria e como já mencionei acima, a casa de cambio ao pé do hotel dava mais 2 ou 3 que as do aeroporto (pode ter sido sorte ou azar ;) ).

- Como aqui dizem e é verdade, podem comprar tudo lá, a maioria das vezes é ligeiramente mais barato do que comprar por cá, pois existem sempre alternativas.

- Levem mais que um repelente se forem duas semanas, um não vai chegar se forem generosos. Quanto ao seu efeito, ou a mosquitada e melgada não gosta do meu sangue ou o Previq 50 faz aquilo que promete, tive uma borbulha em toda a viagem.

- A alimentação é de facto barata, mas existe preços para todos os gostos. Em média bastava entre 150 e 250 baht em almoço e jantar, resumindo menos de 10€. Nos hotéis o valor encarece um pouco mais e se forem para comidas mais caras, já falamos de valores diferentes. Existe peixe fresco e camarão( bem grandes e suculentos por sinal) a 500 baht.

- O local onde apanhei dias mais frescos foi nas Phi Phi mas muito devido a uma depressão tropical (daí a chuva) que fez as temperaturas caíram 5 a 6 graus, não senti frio, mas as noites não eram tão aconchegantes e vi malta com magas compridas.

- Experimentem a tortura tailandesa, isto é a famosa massagem. É uma experiência inesquecível, magoa para caraças mas depois sabe mesmo bem!

- Se chover, não fiquem sempre no quarto, vão para a praia e vivam o momento, fantástico o sentimento de liberdade dentro de água e a chover a potes.

- Optei por não fazer nenhuma tour (tenho de ter vários motivos para voltar :D ) mas aos interessados para entrar em Maya Bay e Bamboo Island paga-se 400 baht, fora o preço da tour onde a comprarem, algumas já incluem no preço mas são poucas.

- O que tiverem de fazer, experimentar ou comprar façam em BKK, pois nos restantes locais paga-se o sobro e as vezes até mais, principalmente as lembranças.


E pronto, depois de quase 20 horas, o regresso foi sem problemas a Portugal, ou melhor, um contratempo: a minha mala vinha partida e rasgada, contudo, reportei à chegada a Lisboa e em menos de uma semana entregaram-me uma mala nova. Que venha a próxima aventura :DPS: Tive de redimensionar as fotos e ao carregar perderam qualidade, mas acho que dá para ver e bem a qualidade da Tailândia :D Mais fotos no meu instagram ao longo dos próximos meses :p
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá Ricardo.
Parabéns pelo report, lindas fotos.:)
Tailândia está na minha lista :D
E neste dia tão cinzento a ver praias destas dá vontade de ir:p
Obrigada pela partilha.
Vou continuar a ver as fotos no instagram.
Continuação de boas viagens;)
 

ANOBRE

Membro Ativo
Olá Ricardo
Que belo report com belas fotos. Com esta partilha, cada vez mais anseio pela minha viagem (Março 2018), o Le Naview foi também a minha escolha em Chiang Mai. Obrigada pela partilha .
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Ricardo_7 :)
Muito obrigada pela partilha.
Excelente report, pela informação e pelas lindas fotos. É despretensioso mas ao mesmo tempo encantador, dada a leveza com que relatas a viagem.
Sem dúvida uma mais valia para o PV.
Parabéns e venham mais viagens! :p:D
 

Margarida R

Membro
Á medida que ia lendo o teu report ia-me rindo, parecia que estava a ler o meu. Não fiquei no Rambuttri Village mas fui lá jantar no último dia em Bkk e tenho a dizer que o staff precisa trabalhar um pouco mais a simpatia e serviço. A não ser que se faça várias tours em Bkk, um dia ou dois é suficiente, aquela confusão é demais para quem está habituado a um país calmo como o nosso, e aqueles cheiros de comida que se colam no corpo!! Em Chiang Mai fiquei no mesmo hotel. O staff é muito bom mesmo, sempre disponíveis e com um sorriso nos lábios, também fui ao elephant Nature Park e no último dia ficamos pela cidade a ver os templos. Também fomos para Railay e para o Sand Sea, achei as senhoras recepcionistas mais simpáticas do que os senhores. Uma vez fui lá ao balcão e estava um senhor que ficou a olhar para mim e nem olá nem boa tarde... também apanhei muita chuva, acho que os melhores dias foi mesmo em Chiang Mai. Nós fomos para a Tailândia dia 19 de novembro e voltamos dia 1. Viajar de seguida tantas horas no regresso é uma morte para as nossas costas, mesmo com a AirAsia e Emirates.
No fundo foi uma boa experiência, agora que já passou uma semana já tenho algumas saudades.
 

Andre Pinto

Membro Ativo
Grande report Ricardo.
Parabéns.
Bem detalhado o que ajuda a preparar o futuro destino :D
Com relação ás massagens, onde fizeste ?
Obrigado pela partilha.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Obrigado @CristinaBF :) Espero que se realize em breve este desejo da tua lista :D
@ANOBRE Aproveita ao máximo :D Se precisares de alguma ajuda, avisa ;)
@Cristina Sousa obrigado pelas tuas palavras :) Gosto das coisas simples :) E sim, que venham as próximas :D
@Maria B. Se precisares de mais luzes ou motivos para convencer, avisa :D (Água a 30º ajuda? :p )
@Margarida R Revivo tudo ao ler o teu texto e report, tivemos uma viagem muito idêntica e partilho do que dizes com as tuas as palavras. Eu também já voltava a repetir tudo outra vez :) Obrigado pelo comentário :D
@Andre Pinto Se precisares de mais detalhes, envia mensagem ;) A massagem fiz no hotel nas Phi Phi era o mesmo preço de rua :)

Obrigado a todos e alguma dúvida, disponham :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Que bom rever a Tailândia, e alguns locais que adorei conhecer.
Um dia também espero voltar.
Ainda bem que gostaste e que pensas em voltar.
Boas viagens ;)
 

Deni

Membro Conhecido
Olá @Ricardo_7
Já tinha acompanhado pelo instagram um pouco da tua viagem à Tailândia, mas é sempre bom ler e recordar este paraíso, principalmente a parte do pôr-do-sol de Railay :) que maravilha... o mais lindo pôr-do-sol que vi na Ásia.
Continuação de boas viagens... :p
 

ÂngeloPacheco

Membro Ativo
Muito obrigado pela partilha @Ricardo_7.
Tens fotos brutais aqui no teu report.
Para o próximo ano espero ser eu a fazer essa viagem (excluindo as Ilhas Phi Phi). Já comecei o planeamento e já vai com 5 páginas.
Espero no inicio do próximo ano comprar voos e isso tudo para depois te pedir ajuda :D:p
 

RuiMap

Membro Ativo
Bom dia Ricardo.
Excelente report, boas dicas, fotos sempre boas desse sítio do planeta terra, fantásticoooo.
Sempre ótimo recordar a Tailândia, voltarei um dia.
Abraço.
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Ricardo_7
A bela Tailândia nunca parece desiludir, e o teu report vem também reforçar essa ideia. Excelente descrição, sugestões, o que sentiste como mais e menos interessante, e fotos, que retratam muito bem a imensurável beleza da Tailândia. Não conhecendo, estes reports só despertam cada vez mais o desejo de conhecer.:D
Parecem ter sido umas férias perfeitas, onde nem faltou uma aventura, que acredito agora vai ser lembrada com um sorriso;):D
Obrigada pela partilha, gostei muito :)
 
Top