Novidades

[Report] Singapura & Filipinas (El Nido, Kawasan Falls, Zipline, WhaleShark...)

Espanhol

Membro
Caros viajantes,
É a minha vez de contribuir também com o report da viagem que fiz recentemente (Fevereiro 2018) por Singapura e Filipinas, em que estive em Cebu - Moalboal, Palawan - Puerto Princesa e El Nido e que até agora foi sem dúvida a melhor viagem de todas as que já fiz. Apesar de já terem passado alguns meses da viagem, nunca é tarde para se fazer o report e então cá vai!!! Vou deixar preços de voos, hotéis, tours do que paguei, e do que me for lembrando. Pode interessar...

Comprámos o voo intercontinental com algum tempo de antecedência (aí em outubro) na British por 420 euros pax e a rota foi Lisboa > Londres, uma pequena escala para comer qualquer coisa no aeroporto e depois Londres > Singapura. Uma das sovas que levámos nesta viagem, mas enfim, para se conhecer estes locais fantásticos também temos de penar um bocado também.

Chegados a Singapura e com o habitual jet-lag entramos num mundo completamente novo ao que estamos habituados, por mais que se leiam reports ou que se pesquise por informação, só mesmo passando por lá é que se tem a real noção do que é aquela cidade-Estado. Parece que avançámos no tempo alguns anos e de facto estamos a anos deles, quer a nível cultural (mas aqui cada um tem o seu, claro) mas também a nível humano e civilizacional. Respira-se civismo ali. Tudo o que é bom é levado ao extremo, quer em termos de segurança, limpeza, organização, transportes, simpatia, etc. Só tenho a dizer bem de tudo o que vi. Sentimo-nos muito bem ali. Pena que ficámos apenas uma noite na ida e outra na volta, mas, de um modo geral deu para ver tudo o que queríamos e que tínhamos planeado ver, comer, etc...
A acrescentar a isto, calor do bom já que quando saímos de cá as temperaturas em fevereiro não eram agradáveis e sabe sempre bem.

Fomos de metro do aeroporto para a zona do hotel da 1ª noite (Hilton Garden Inn Singapore Serangoon – 114 euros mais taxas. O metro que é fresco, limpo, organizado, fácil de utilizar. Preferi o metro a palmilhar sou sincero, mas também há estações de metro fantásticas e também ali SG é um mundo à parte, não há lixo, não se come nas estações, há dois sentidos para caminhar, espera-se que saiam das carruagens para se entrar, enfim, coisas que se vêm nestes países desenvolvidos , e que pouco fazemos por cá e em muitos tantos locais do mundo.

Aeroporto Changi


Metro de Singapura

Check-in no hotel, metro novamente e fomos até ao centro para ver logo a zona do Marina Bay Sands, Gardens, Merlion, e todos aqueles edifícios com os principais bancos e empresas mundiais, o grande core de SG. Como chegámos no lusco-fusco deu para tirar boas fotos.





Depois disto fomos até ao MBK – The Shoppes, que fica à frente do hotel marina bay sands, porque queríamos muito jantar no Din Tai Fung bastante conhecido pelos bolinhos de frango, camarão, etc... tinha uma fila grande, mas andou bastante rápido, esperámos 30 minutos para ter mesa e disfrutámos bastante. É sem dúvida muito bom. Também fomos para ver o que é um shopping a sério e porque a companhia insistiu em ver aquele espaço brutal com aquelas lojas todas, com todas aquelas marcas. Com isto perdemos o Spectra Water Show que é mesmo em frente ao MBK... Ficou para o dia seguinte...





Final do dia 1, dormir bastante e recuperar do voo.
No dia seguinte só tínhamos voo para as Filipinas às 00h25 com a Cebu Pacific (A320, cerca de 4h de voo com o preço de 100€ pax) e depois de uma noite bem dormida, e como o hotel é na zona de Little India deu para passear um pouco nesta zona que também queríamos ver e que é bastante caricata e singular, daqui, metro até ao Maxwell Food Center, dos muitos food corts que há espalhados na cidade. Fomos a este porque queríamos almoçar no Tian Tian Chicken Rice, que ficou famoso para nós através de um programa que vimos com o Anthony Bourdain e claro está, ainda hoje eles tiram partido disso como se pode ver, é “bonzinho” é arroz com frango e um molho a cavalo...

Daqui fomos novamente para a zona da marina, onde tínhamos muito para ver, até porque não tínhamos visto muito mais além do espetáculo de luzes da noite anterior.
Começámos por visitar os Jardins, que também têm o seu encanto de dia (não me lembro o valor, é barato, talvez 5 euros pax) fizemos o circuito que está planeado, subir, andar nas varandas e descer no final...

PARTE 2: Singapura & Filipinas (El Nido, Kawasan Falls, Zipline, WhaleShark...) parte 2
 

Anexos

Última edição por um moderador:

Espanhol

Membro
e como não dormimos no Marina Bay Sands (estava esgotado... o capital) quisemos ao menos ver como era o rooftop e fomos até ao bar que é ao lado da piscina no topo do hotel. Penso que pagámos cerca de 20 dólares pax mas tinha consumo incluído o que deu para tirar algumas fotos, ver a piscina e beber qualquer coisa.


Pool do MBS

View from MBS

Depois de mais uma sova de 4h de voo chegámos a Cebu. Cebu porque tinhamos o propósito de visitar algumas praias que tínhamos visto mas acima de tudo para fazer o Canyoneering na zona de MoalBoal, que fica do outro lado da ilha. Isto era só um aparte...

Bom autocarro, AC a bombar porque o calor era mais que muito mesmo àquela hora da madrugada, “confortável” q.b. e baratíssimo, penso que não chegou a 2€ pax, para fazer cerca de 80 kms. São 80 penosos km’s para fazer entre localidades, casas à beira da estrada, o autocarro pára quando o mandam parar, entram e saem pessoas a qualquer momento, portanto é fácil perceber que demorámos cerca de 3h30 para nos deslocarmos para o hotel ao qual chegámos finalmente, com uma direta em cima.

Caras de poucos amigos :mad::mad::mad::mad::mad::mad:
full.png


Ficámos hospedados 2 noites no MoalBoal Tropics por 64 euros. Bom hotel, tínhamos lido referências no Booking, hotel bastante simpático, dentro do espírito Filipino, piscina muito limpa, que também tínhamos lido nos comentátios do Booking, e de facto era muito cuidada, ambiente descontraído, e staff muito simpático, é um ambiente familiar que gostámos bastante. Tomámos logo o pequeno almoço, fizeram logo o check-in e tratámos de alugar uma scooter para nos podermos deslocar para praias, restaurantes, etc...
WhiteBeach Moalboal

O melhor de Moalboal foi mesmo o Canyoneering, já levávamos o tour comprado com a Highland Adventures, a sugestão desta empresa veio do instagram do João Cajuda e pelo que parece os preços são todos muito equivalentes portanto optámos por esta empresa. O nosso guia era o “Sony” foi-nos buscar ao hotel e lá fomos à aventura. Tudo normal, deram-nos calçado, colete e capacete e lá fomos nós.

SIMPLESMENTE BRUTAL. Saltos até cerca de 12 metros de altura, fecharam 2 saltos por acidentes com turistas, um deles talvez com 15 metros, mas até achei seguro e o Sony dizia sempre onde tínhamos de “cair” J, saltos maiores só faz quem quer, há sempre caminhos alternativos. Andar no meio daqueles trilhos, deixarmo-nos ir naquela água refrescante azul até ao próximo salto, com o sol a entrar pela selva é uma sensação única e do que tínhamos visto antes no Youtube... não podíamos perder aquilo. O tour já tinha almoço incluído, o menu era frango assado com arroz e água a acompanhar. Tudo isto em pouco mais de meio dia de pura diversão e adrenalina pelo valor de 1500PHP por pessoa que deu um total de cerca de 50 euros, é caro? Talvez, mas vale cada minuto.


 
Última edição por um moderador:

Espanhol

Membro
De tarde foi para disfrutar da piscina do hotel e petiscar no sunset brutal do Veranda Bar na praia de Panagsama.

Dia seguinte, mais sovas, ía ser um dia comprido de deslocações dentro e entre ilhas. De manhã já estávamos a fazer o caminho de regresso para o aeroporto em Mactan, com tudo o que já falámos antes mas a piorar a situação, um autocarro sem janelas, sem ac, apinhado de gente mas que deu a sensação que foi mais rápido, apesar de não o ser, mas na volta é sempre assim.

Íamos voar desta vez pela AirAsia entre Cebu e Palawan onde íriamos estar mais noites (6 em El Nido). O voo ficou em cerca de 25 euros pax e foi bastante curto, cerca de 1h. Optámos por ficar uma noite em Puerto Princesa porque a viagem para El Nido iria ser em VAN e tínhamos de descansar nessa noite.

Nem foi mau por duas razões, uma delas o hotel onde dormimos – Canvas Boutique Hotel, custou 61 euros, mas valeu cada euro, piscina espetacular, cama muito confortável, hotel limpo, funcionários atenciosos e boa carta de piscina já que provámos alguns petiscos bastante bem confecionados. A voltar quero ficar de novo ali certamente. Deu para recarregar baterias sem dúvida.


Tinhamos procurado restaurantes no tripadvisor em Puerto Princesa e fomos jantar ao Captain Ribs. Delicioso!!! O dono é Francês, ambiente brutal em restaurante bem decorado e staff de extrema simpatia. O melhor de tudo o prato - Ribs, que é o entrecosto de porco à Captain com um molho agridoce que de facto é muito bom, excelente mesmo (não tenho fotos mas no tripadvisor há bastantes), este dia em Puerto Princesa surpreendeu bastante até porque é uma cidade de passagem por ter aeroporto, um pouco à semelhança de Cebu City, pouco interessante, mas lá está, acabou por surpreender.


Escusado será dizer que triciclo tem de ser negociado... e bem, que eles são lixados na arte de negociar preços. Se permitem uma dica é pedirem sempre a algum segurança do hotel, ou a um empregado de mesa para negociarem por vocês e eles próprios chamam um triciclo e fazem ali o preço, pode oscilar, mas muito pouco... 40 a 50 PHP por volta, do preço que o negociador vos indicou.

E pronto, íamos deixar Puerto Princesa para trás e íamos seguir para El Nido, o ponto forte da nossa viagem e onde iriamos estar as 6 noites seguintes. No dia anterior tínhamos comprado a viagem em VAN de 9 lugares (transformada em 12 ou 13 lugares) numa barraca de estrada perto do Canvas. Pareceu-nos fiável, dentro do possível, a rapariga que nos atendeu foi simpática, explicou-nos tudo bem, que seria ida e volta, a parte da volta incluída desconfiamos sempre um pouco, mas pareceu-nos fiável como disse e lá comprámos. Negociado ficou à volta de 700 PHP pax (11 euros), uma viagem de 230 kms feitos em 5h. Pois é, 5h de sofrimento. Foi mesmo o pior de toda a viagem, nem as 13h de avião custaram tanto eheheh, Palawan é bem mais montanhoso do que Cebu, as estradas são bastante sinuosas, sempre que mandam parar a Van, alguém entra, e a viagem parece interminável. É uma espécie de Uber partilhado basicamente, em que começámos apenas 3 pessoas e chegámos ao magote a El Nido. Preparem-se para sofrer a bom sofrer nessa viagem, que tem uma paragem a meio (30 minutos) numa “estação de serviço” que basicamente serve para o motorista jantar, para irmos ao wc e pouco mais que já se faz tarde e queremos sair dali do meio do mato. A partir daí para El Nido é a parte pior da viagem, com curvas, contra-curvas, condução perigosa e indisposição extrema dos turistas, já que para a malta local é normal e dormem a viagem toda!!!

VAN apinhada de pessoas e mosquitos!

Só mais um aparte: Optámos por não fazer a viagem de avião pela Airswift porque em vez de 22 euros de Van teríamos pago 200 pax e penso que isto pesou bastante na nossa escolha, já que 400 euros foi o que gastámos nas férias todas em alimentação, e a Van, mesmo que má, poupou-nos bastante dinheiro.

Finalmente chegados a El Nido, não vínhamos como se vê muito alegres. Começou a chover pouco antes de chegarmos, com mochila às costas, com fome, enfim, estávamos um pouco perdidos ali, como tinha internet no telemóvel recebi uma mensagem de um amigo que me avisou que ía chegar um tufão a Palawan. “FU...#”$”#$%#%!!!! As Filipinas “só” têm 7000 e tal ilhas e o tufão vai mesmo cair em cima da nossa ilha!” Estava a começar bem. Contudo, apanhámos um triciclo e fomos até ao ponto de encontro do nosso resort, Caalan Beach Resort, que já foi amplamente recomendado aqui pelo portal.

O John e a Bee são um casal bastante atencioso e ainda há a Jasmine que é a secretária do espaço, é um resort familiar, muito seguro, até porque é no meio do nada e temos de ir em triciclos especiais (mais pequenos) desde o centro de El Nido para o resort, onde passamos por uma pequena praia, portanto é bastante privado o que torna a estadia melhor já que é longe da “confusão” de gente de El Nido.

O John falou connosco à chegada, avisou-nos do tufão, que já tinha passado para tempestade tropical, que tinha perdido força, e disse que provavelmente não íria bater em El Nido e que íria passar por Puerto Princesa, acalmou-nos e disse que provavelmente o mau tempo duraria apenas a noite seguinte. De facto assim foi, na noite seguinte choveu bastante, mas estávamos a dormir e no dia seguinte começou logo a melhorar. Os pequenos-almoços são bons, temos sempre o filipino ou o americano à escolha com uma vista da varanda do pequeno almoço é brutal...


ElNido
 
Última edição por um moderador:

Espanhol

Membro
A piscina foi remodelada à relativamente pouco tempo e segundo o John as obras não se irão ficar só por ali, e estão pensadas algumas remodelações no espaço para breve.


O Caalan fornece todo o equipamento de snorkling para os Tours.

“El Nido, El Lindo” é de facto uma maravilha no mundo, vi bastantes vídeos em que falavam que está a começar a enchente de turistas, mas é o que acontece com tudo o que é bonito e barato, eu como foi a 1ª vez que lá fui, achei normal. O centro de El Nido está em construção, muitos hotéis, pensões a serem construídos, bastante oferta de restauração, muito calor, praias maravilhosas, barato, comida boa, vale a pena alugar mota, custam cerca de 5 euros por dia, e é conhecer tudo à volta, para norte a 20 kms encontra as praias de Nacpan Beach, ao lado a Twin Beach (paga-se um fee de 50PHP pax para ir lá e dá para todos os dias que quiserem voltar, têm bares, água quente para disfrutar, e paisagens brutais.

Nacpan Beach
Mais próximo de El Nido temos a praia que mais gostámos - Marimegmeg Beach, onde têm um barzinho com musica “house”, bom ambiente e petiscos muito baratos Marimegmeg Beach Bar sempre com a San Miguel Pilsen a acompanhar!!! Mais abaixo têm a praia Las Cabañas onde poderão fazer o famoso Zipline (1500PHP pax) que fica logo a seguir ao bar da praia anterior.

Zipline: Extraordinário!!!
Vale a pena o dinheiro, é muito alto, muito rápido, com uma vista magnifica e é uma experiência única, para quem nunca fez algo do género.
Devem mesmo fazer!!! Não se vão arrepender.



Maregmareg Beach - A melhor praia em El Nido


Maregmareg Bar
 
Última edição por um moderador:

Espanhol

Membro
O famoso sunset no Republica Bar. Dizem que é o melhor pôr-do-sol em El Nido, de facto é um agradável final de tarde.

Terraza Bar. Bom bar de final de tarde e discoteca à noite. Great spot
De El Nido tenho de destacar dois restaurantes a que fomos quase sempre, um deles a pizzaria Altrove, que era muito boa, pizzas magnificas, das melhores pizzas que já comi, talvez fosse pela fome também! Mas penso que não só... daí ter uma fila de espera de cerca de 1h. O dono é esloveno e já existem dois espaços em que um é restaurante mais acolhedor e depois há o Altrove Express com mesas e bancos altos mas em que as pizzas são iguais claro.

Pizzaria Altrove Express
De noite num passeio depois de jantar no La Plage descobrimos uma pérola. Uma espécie de casino de rua, parámos e fomos lá jogar uns pesos. Infelizmente não enriqueci.
"MotoBike!"

A tal passagem pela praia - obrigatória - para quem está hospedado no Caalan
Zona de Corong Corong

Queria destacar também o La Plage, um restaurante virado para o mar, na zona de Corong Corong. Os donos são franceses, bastante simpáticos e destaco o peixe em folha de banana, uma espécie de peixe cozido ao vapor em folha de bananeira em que leva além do peixe, tomate, cebola, manga e é extraordinário. É um restaurante bastante agradável com média luz, romântico mas também dá para grupos, com musica chill-out e um ambiente que nos deixa conquistados e nos faz voltar. Penso que jantámos lá 3 vezes.

Restaurante La Plage!!!! TOP!!!


Famoso prato de peixe em folha de bananeira

Mais para o final da nossa estadia, fizemos o Tour A e C comprado no Caalan e aconselho vivamente, o barco vai apenas com pessoal que fica neste hotel e noutro próximo o que torna a viagem mais acolhedora, no máximo fomos 10 pessoas com 1 guia (Albert) em cada um dos tours que nos mostram tudo o que há de melhor. Tivemos uma grande prenda no tour A, já que avistámos e nadámos com um tubarão-baleia “livre”, isto porque tínhamos lido que em Oslob os tours a estes mamíferos são em cativeiro e o impacto não é tão grande como aquele que tivemos, porque ninguém esperava que aquilo nos aparecesse ali à frente. Eram os guias dos barcos mais próximos a gritarem “SHARK, a chamarem o pessoal, nós a metermo-nos no barco depois do almoço à pressa para irmos ver tamanho animal, malta a nadar desde a praia para se aproximar, a nossa guia a chorar que nunca na vida tinha visto um tubarão-baleia, enfim, foi um momento alto e nem sequer pagámos a mais por ter nadado com ele.

Fotos do Tubarão-Baleia

 
Última edição por um moderador:

Espanhol

Membro
Última edição por um moderador:

Espanhol

Membro
Algum snorkeling



Albert...grande guia, grande pulmão para a apneia!

A nossa outra guia no basket de praia, enquanto descansávamos e bebíamos uma Pilsen, a que chorou com as baleias (Não me lembro do nome dela)
Dos tours destaco este ponto como o ponto alto, as lagoas, as praias que visitámos, os corais, tudo foi excelente. Optámos por estes dois tours porque nos diziam que eram os mais interessantes e gostámos bastante de facto. O Albert também nos indicou um local de tartarugas e também conseguimos tirar algumas fotos e nadar com elas. Depois tínhamos os corais, alguns já rebentados pela pegada turística....o que não é bonito de se ver, e nos dois tours tivemos direito a um almoço feito no barco na deslocação entre ilhas que estava muito bom, em que parávamos em praias privadas e paradisíacas, montavem uma banca, onde tínhamos atum grelhado, mexilhão cozido, frango grelhado, frutas magnificas (a manga e as bananas são qualquer coisa de extraordinário, como sempre nestes países). MUITO BOM!

Tartarugas!


Almoço nos tours
Como nota, há apenas 2 multibancos em El Nido, eu só encontrei 1, tem filas mas levanta-se dinheiro em caso de aperto.

Banana pancake com Nutella

Para finalizar El Nido, custou bastante o regresso de novo em van, mais 5h e tudo o que já leram, e chegámos a Puerto Princesa, desta vez ficámos num hotel mais fraquinho, mas como apenas íriamos aproveitar uma tarde nesse dia escolhemos o Green Park Tourist In em que pagámos apenas 19 euros por uma noite. Foi o pior de todos, tem um tanque que dá para refrescar e pouco mais, mas também por 19 euros não podemos querer muito.
Estava na hora do regresso! Daqui foi Puerto Princesa para Cebu, viajámos pela Cebu Pacific por 2860 PHP que foram cerca de 46 euros duas pessoas, uma escala de 2h e novo voo para Singapura pela AirAsia por 7780PHP que deu cerca de 135 euros duas pessoas. De referir que estão a construir um moderno aeroporto em Cebu.
Tinhamos deixado as Filipinas para trás!!!:mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::eek::eek::eek::eek::eek::eek:


Chegados a Singapura já conhecíamos bem o metro e aeroporto e foi um tirinho até ao nosso hotel onde iriamos passar a última noite antes do regresso. Desta vez ficámos alojados no Hotel Yan por 67 euros + taxas sem pequeno almoço. Excelente hotel, a cama mais confortável de todos os hotéis. Quarto muito pequeno, mas o chuveiro de queda de chuva reconfortou as poucas condições que apanhámos nos wc’s das Filipinas. Neste dia/noite fomos ver o Merlion que finalmente estava limpo e destapado (na ida estava em limpezas), fomos também a Orchard Road (rua das lojas de marca), Hard Rock café e mais umas voltinhas porque já conhecêramos a maior parte da cidade e o cansaço já acusava. Estava na hora de regressar ao hotel, descansar naquela Heavenly Bed e preparar as coisas para a viagem que demorou as tais 13h30 até Londres e depois de uma escala de apenas 2h regressar a Lisboa onde terminaríamos a nossa viagem.

Merlion no primeiro dia estava em limpeza...

Merlion já limpinho e disponível para fotos

Mini merlion :D


YAN Hotel - Heavenly bed (TOP)


Arab street


Little India




Deixo um video resumo do que foram as férias...boas, curtas e a planear as próximas!!!
VIDEO RESUMO

VIDEO ZIPLINE
 
Última edição por um moderador:

zb007

Membro Conhecido
Adorei ver alguns dos locais por onde já andei e outros que penso um dia andar sem dúvida, adorei as Filipinas. Vejo que estiveram na pizaria do meu amigo pessoal Roland :) a Altrove que tem sem dúvida uma das melhores pizzas que já comi. Tem em El Nido, em Coron, Manila e agora em Sirgao, passando a publicidade não deixem de visitar.
 

Espanhol

Membro
Adorei ver alguns dos locais por onde já andei e outros que penso um dia andar sem dúvida, adorei as Filipinas. Vejo que estiveram na pizaria do meu amigo pessoal Roland :) a Altrove que tem sem dúvida uma das melhores pizzas que já comi. Tem em El Nido, em Coron, Manila e agora em Sirgao, passando a publicidade não deixem de visitar.
Nem mais, falámos com ele sobre isso... que havia uma pessoa aqui do portal que o conhecia e que tínhamos ido lá por isso mesmo. Não sabia o teu nome por isso foi difícil explicar mas disse que tinhas ido ao de Coron penso... não sei se é isto! :D

Muito lindo SAUDADES
É verdade... apetece mesmo é ficar por lá!!! :( talvez um dia

WOW... simplesmente um sonho... Obrigado por me deixares sonhar acordado...
Não é preciso sonhar, basta ir!!! Viajar é o dinheiro mais bem gasto do mundo (na minha opinião claro). Força nisso, eu voltava já em fevereiro mas os voos estão bem mais caros, por enquanto!

Para uma estreia, muito bom report. Grande viagem.
Grande trabalhão isto... por isso nunca tinha feito! Bem-haja a toda a malta que faz reports, agora dou valor!!!:D:D:D:D
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Que grande entrada esta :D Fantástica partilha e que aventura que foi :)
Sem dúvida que é um destino a ter em conta, mas o tempo não anda a ajudar nas escolhas, o que é pena. Mas uma coisa de cada vez, até lá, vou apreciando estas aventuras :p

Boas viagens :D
 

Espanhol

Membro
Olá,

Que grande entrada esta :D Fantástica partilha e que aventura que foi :)
Sem dúvida que é um destino a ter em conta, mas o tempo não anda a ajudar nas escolhas, o que é pena. Mas uma coisa de cada vez, até lá, vou apreciando estas aventuras :p

Boas viagens :D
De facto é um destino espetacular e a escala em Singapura em vez de a fazer em Manila também foi uma escolha acertada. De resto, aconteceu tudo e muito e isso fez com que a viagem tenha sido extraordinária.
Boas viagens!!!
 

Bee

Membro Conhecido
Este report é uma entrada a pés juntos, sem direito a cartão vermelho :p
Que maravilha de relato.
Muito obrigada por enriquecer o Portal.
Sem dúvida uma viagem que gostaria de fazer....
 

Espanhol

Membro
Este report é uma entrada a pés juntos, sem direito a cartão vermelho :p
Que maravilha de relato.
Muito obrigada por enriquecer o Portal.
Sem dúvida uma viagem que gostaria de fazer....
;):D:D:D:D
Eu é que agradeço. Tenho aprendido muito por aqui e sem dúvida que nesta viagem houve grandes contributos de outros viajantes daqui do portal que me fizeram ir a certos locais (restaurantes ou hotéis) que foram da maior utilidade e que foram óptimas sugestões.
Agradecido!!!!
 
  • Gostar
Reações: Bee

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Excelente report!!
Vem mesmo a calhar, já que estou mesmo na fase de planeamento da viagem, que vai acontecer agora em Agosto. Já tirei várias dicas daqui. :)
 
Top