A visita esta cidade surge numa viagem à Croácia e decidi dar o meu pequeno contributo pois vejo que não há muita informação aqui no portal sobre esta capital.
Como estava em Dubrovnik, comprei o bilhete de autocarro para Sarajevo, que custou +- 25€ (não me lembro ao certo) e durou 6 horas, as paisagens são bonitas e o autocarro passa por algumas vilas na Bósnia, o que dá para perceber um pouco como vive este povo. Muitas vezes a paisagem oscila entre as serras e cemitérios, pois infelizmente estes são muitos...
Cheguei à estação de autocarros que fica perto da embaixada dos EUA e apanhei o eléctrico para o centro da cidade, pedi a uma pessoa que me avisasse quando fosse a paragem junto à Catedral pois o meu hostel ficava por esses lados. Já se fazia de noite e perguntei no hostel uma recomendação para uma voltinha nocturna e para jantar.
Uma das principais impressões que tive da cidade foi que tem mais vida do que estava à espera, vê-se muita gente na rua, é interessante ver como católicos, muçulmanos, judeus vivem e relacionam-se de forma muito natural e respeituosa, uma coisa interessante é que o pequeno mercado de natal era muito próximo da mesquita, sendo que a igreja era mais afastada. Uma das principais avenidas tem uma linha que diz que para Este é o Oriente e o Oeste é o Ocidente e assim é... Ao passar da linha entramos logo no oriente, sinagogas, muitas lojas, casas de chás, restaurantes, muita actividade, para mim é a zona mais interessante da cidade. Fui jantar num restaurante típico com muita gente e por recomendação comi um Cevapi, que consiste em pão bósnio com rolos de carne, cebola, pasta de pimento e iogurte, era bom mas não fascinava, paguei 4€ com bebida. Os preços em geral são muito baratos. Dei umas voltas pela cidade a pé, muita gente a pedir dinheiro nas rua com muitas crianças que disseram-me mais tarde que havia muita máfia romena por estes lados... senti-me sempre seguro, mas tenho consciência que evitei certos becos e ruas que via, também vê-se militares na rua. O povo bósnio também pareceu-me simpático e com certa mágoa por tudo aquilo que aconteceu.
A biblioteca que foi destruída pela guerra mas que foi reconstruida
A Catedral
Mesquita
Um dos muitos cafés que bebi, disseram-me que põe-se primeiro um pouco de açúcar na boca e depois vai se bebendo o café enquanto o doce desfaz-se na boca e acompanha com uma goma de romã.
No dia seguinte tinha uma tour marcada de manhã "War Siege" que custou 30€ e visita-se a cidade sempre acompanhada da triste estória que este povo viveu e fez milhares vitimas. É possível ver-se vários cartazes irónicos de agradecimentos à ONU e aos EUA por não "quererem" saber o que se estava a passar e não intervirem. Visitámos o túnel também.
A entrada do túnel toda alvejada
Existem muitas marcas destas por todo lado, significa que ali houve uma explosão e fez vitimas.
Depois da tour fui almoçar um Burek que consiste numa massa folhada com queijo fresco 300g custou 2€. Dei umas voltas pela a pé pela cidade, visitei a Galeria que tem fotos, cartazes e documentários sobre o terror que os Bósnios sofreram à mão dos Sérvios. Em conversa com locais disseram-me que as relações entre bósnios e sérvios actualmente ainda poderiam ser melhores... jantei um Kebab e fui apanhar o autocarro para Zagreb que durou a noite nota. Gostei bastante destes 2 dias em Sarajevo, é uma cidade bonita e triste ao mesmo tempo, uma mescla de culturas interessante e é um sitio definitivamente.
Como estava em Dubrovnik, comprei o bilhete de autocarro para Sarajevo, que custou +- 25€ (não me lembro ao certo) e durou 6 horas, as paisagens são bonitas e o autocarro passa por algumas vilas na Bósnia, o que dá para perceber um pouco como vive este povo. Muitas vezes a paisagem oscila entre as serras e cemitérios, pois infelizmente estes são muitos...
Cheguei à estação de autocarros que fica perto da embaixada dos EUA e apanhei o eléctrico para o centro da cidade, pedi a uma pessoa que me avisasse quando fosse a paragem junto à Catedral pois o meu hostel ficava por esses lados. Já se fazia de noite e perguntei no hostel uma recomendação para uma voltinha nocturna e para jantar.
Uma das principais impressões que tive da cidade foi que tem mais vida do que estava à espera, vê-se muita gente na rua, é interessante ver como católicos, muçulmanos, judeus vivem e relacionam-se de forma muito natural e respeituosa, uma coisa interessante é que o pequeno mercado de natal era muito próximo da mesquita, sendo que a igreja era mais afastada. Uma das principais avenidas tem uma linha que diz que para Este é o Oriente e o Oeste é o Ocidente e assim é... Ao passar da linha entramos logo no oriente, sinagogas, muitas lojas, casas de chás, restaurantes, muita actividade, para mim é a zona mais interessante da cidade. Fui jantar num restaurante típico com muita gente e por recomendação comi um Cevapi, que consiste em pão bósnio com rolos de carne, cebola, pasta de pimento e iogurte, era bom mas não fascinava, paguei 4€ com bebida. Os preços em geral são muito baratos. Dei umas voltas pela cidade a pé, muita gente a pedir dinheiro nas rua com muitas crianças que disseram-me mais tarde que havia muita máfia romena por estes lados... senti-me sempre seguro, mas tenho consciência que evitei certos becos e ruas que via, também vê-se militares na rua. O povo bósnio também pareceu-me simpático e com certa mágoa por tudo aquilo que aconteceu.
A biblioteca que foi destruída pela guerra mas que foi reconstruida
A Catedral
Mesquita
Um dos muitos cafés que bebi, disseram-me que põe-se primeiro um pouco de açúcar na boca e depois vai se bebendo o café enquanto o doce desfaz-se na boca e acompanha com uma goma de romã.
No dia seguinte tinha uma tour marcada de manhã "War Siege" que custou 30€ e visita-se a cidade sempre acompanhada da triste estória que este povo viveu e fez milhares vitimas. É possível ver-se vários cartazes irónicos de agradecimentos à ONU e aos EUA por não "quererem" saber o que se estava a passar e não intervirem. Visitámos o túnel também.
A entrada do túnel toda alvejada
Existem muitas marcas destas por todo lado, significa que ali houve uma explosão e fez vitimas.
Depois da tour fui almoçar um Burek que consiste numa massa folhada com queijo fresco 300g custou 2€. Dei umas voltas pela a pé pela cidade, visitei a Galeria que tem fotos, cartazes e documentários sobre o terror que os Bósnios sofreram à mão dos Sérvios. Em conversa com locais disseram-me que as relações entre bósnios e sérvios actualmente ainda poderiam ser melhores... jantei um Kebab e fui apanhar o autocarro para Zagreb que durou a noite nota. Gostei bastante destes 2 dias em Sarajevo, é uma cidade bonita e triste ao mesmo tempo, uma mescla de culturas interessante e é um sitio definitivamente.