Novidades

[Report] São tomé 2010 parte 1/2

toly

Membro Ativo
Venho solicitar a colaboração do companheiro- bastante ausente ultimamente- JFreitas.
Depois do descalabro da Gâmbia, não tendo disponibilidade temporal para ir para o sítio do costume, lá consegui convencer as patroas a irem a África novamente.
Como só arranjei uma semanita livre, optei por S: Tomé.
A idéia do Principe teve que ser posta de parte por só poder estar lá 3 dias, devido à escassez de voos.
Marquei então 6 dias para o ilhéu das rolas só para estimular o melanoma e fiquei com o último dia livre para dar uma passeata pela ilha no regresso das rolas até à cidade.
As minhas dúvidas são:
-Vale a pena levar o material de mergulho e máquina subaquática para as rolas?
- Há alguma coisa para ver/fotografar debaixo de água?
- O mar permite fazer snorkeling em segurança?
- O restaurante das rolas é aceitável ou será melhor levar umas bolachitas para prevenir a traça?
~-Há café expresso ou é melhor levar uns Nescafés para matar o vício?
- O que é que é imperdível e onde é que se almoça bem no trajecto rolas/cidade de S. Tomé?
- Onde é que se janta bem e quais são os petiscos recomendados nas imediações- para ir a pé- do Pestana S. Tomé?

Agradeço toda a ajuda e indicações que me possas fornecer.
Quero ir o mais bem preparado possível
Já tenho a minha quota de surpresas desagradáveis completa para este ano.

Muito obrigado desde já.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Amigo... mesmo ausente (muuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttooooooooooooooo) aqui vai a resposta...
Acho que devias ficar mais tempo em são tomé para poderes visitar as roças... 1 dia não chega para nada...
no caminho almoças na roça de são nicolau (acho que é esta mas confirma no report...) é imperdível.
No ilhéu só ens o pestana... o restaurante não é nada de chorar por mais mas... serve perfeitamente! há café!!!
Quanto a snorkeling... fraquito mas sempre vi uma serpente e uns polvos... e é seguro sim!
O ilhéu é pequeno mas tem umas vistas lindas e umas praias de sonho...
comer em S. tomé.. esquece o pestana... tens o pirata a 300 metros, a dona tété e o filomar... experimenta os tres mas do que gostei mais foi da dona tété...

Tenta mesmo alterar as dormidas e ficar mais tempo em s. tomé. não te vais arrepender!!!!

Leva tudo o que puderes para os miúdos... mesmo a roupa que levarem para vestir.. aproveita para fazer uma limpeza tipo... vai mas já não volta...

Até o equipamento de mergulho lá deixei... tudo!!!

depois mando-te mp porque tenho muita coisa que podes levar e nem imaginas como vai ser gratificante...

abraço!
 

toly

Membro Ativo
Obrigado pela resposta, JFreitas.

Não tendo feito o report da Gâmbia(para não incendiar o fórum ou condicionar futuros visitantes) é difícil perceber porque foi tão complicado convencer as minhas "piquenas" a voltarem a África.
Ainda tentei o 1+5+1, mas houve bastante resistência e tive que optar pelo 6+1.
Mesmo assim foi difícil convencer as minhas raparigas a prescindirem do transfer de regresso e optar por um guia local para fazer a passeata das Rolas até S. Tomé, visitando algumas partes da ilha.
Pode ser que corra bem, dissipando-lhes as desconfianças sobre o Continente, permitindo noutra ocasião, com mais tempo disponível, uma viajem mais prolongada, viabilizando também uma permanência decente no Principe.
Sobre os presentes que se dão aos meninos, não há o risco de os pais ficarem melindrados ou ofendidos?
Há acções que, embora bem intencionadas, podem ser mal interpretadas.
Existe algum condicionalismo, entrave cultural ou código de conduta não escrito que deva ser observado?
Esta é a viajem onde não posso mesmo ter qualquer problema, sob pena de ser crucificado no candeeiro da sala cá de casa.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.


PS- se tiveres alguém por lá a quem queiras mandar algo, é só dizer.
Como só vou 7 dias, o trem de beleza das minhas meninas vai mais reduzido e sobram-me uns Kg de bagagem.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Boas..
antes de mais uma correcção. a roça para almoçar é s. joão dos angolares e não s. nicolau como tinha dito (é a roça do joão carlos que fazia o programa na roça com os tachos. almoça-se bem e tem uma vista maravilhosa sobre a baia dos angolares.
se só tens um dia em s. tomé (acho que lá ainda vais tentar sair um dia mais cedo do ilhéu) tenta visitar as praias do sul e duas ou tres roças pelo caminho.
Restaurantes, opta pelo pirata porque fica perto do hotel e vais a pé. É limpo e a comida é boa.
As pessoas são muito simpáticas e amaveis. Os putos são uma maravilha.. só pedem doces. Não feres susceptibilidades ao ofereçer seja o que for. Eles têm necessidade de tudo e não têm acesso a nada. Lápis de cor, roupa, cadernos, doces, mochilas para os livros... tudo o que levares vai ser muito pouco e vais arrepender-te de não ter levado mais.

Prepara-te para um assalto dos putos nas roças... correm direito aos carro a pedir doces mas são educados e não pressionam.

No ilhéu existe apenas uma aldeia encostada ao hotel. é natural que alguém se cole a ti para mostrar a ilha. Dá jeito! de outra maneira não vias o que vale a pena ver.

Como condicionante.. vais ter uns porcos a passear pelo hotel. Andam soltos pelo ilhéu e à noite vão dormir a casa. Isso pode "impressionar" as tuas ladys por isso o melhor é saberem com antecedencia...

Não me estou a recordar de mais nada. mas se me lembrar vou actualizando.
Vai sem medo. Aquilo é lindo e é diferente de tudo. Vais ficar "apaixonado" por S. Tomé. É impossivel não ficar.
abraço
 

toly

Membro Ativo
Já tinha visto que a roça que recomendavas era a de S. João dos angolares(reli o report, não convém deixar escapar nada).
Os porquitos, até os acho engraçados.
E dão um ar ainda mais rústico ao local.
Quanto às lembranças, se não há condicionantes,vou preparar o material para levar em função da disponibilidade de peso.
O hotel fornece toalhas de praia?
Sempre são 3 Kg a menos se não tiver que as levar.

Obrigado e um abraço.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá José Freitas

Bem, estou a gostar mesmo muito deste Report!
Vou cuscar a segunda parte já a seguir, estou curioso.
No final dou a minha opinião :).

Cumprimentos
 

Septuni

Membro Conhecido
Adorei o report, e realmente não se ouve falar muito de S. Tomé como destino de férias, mas pelas imagens cria vontade de visitar :)

Quanto ao voo, foste de SATA para a TAP, ou White, ou outra ?
 

jfreitas

Membro Conhecido
Fui com a TAP em voo operado pela SATA...
e tirando o facto de termos aterrado no gabão porque em S. Tomé não era possivel... correu tudo bem
 

rita.mar

Membro
Adorei o Report! É um país onde gostava bastante de ir, quem sabe se não estará para próximo...
Podes dizer-me em que altura do ano foste?
Obrigada.
 
Top