Novidades

[Report] São Miguel, a verde

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá,

As idas aos Açores aumentaram e os relatórios também. Espero que este não se torne em mais um, mas sim que acrescente alguma coisa aos já existentes.

Fomos 4 dias, 4 pessoas desde Lisboa, pelo voo da Ryanair.

Voos:
6ª feira: Lisboa(10:15) => Ponta Delgada(11:20)
2ª feira: Ponta Delgada(17:50) => Lisboa(20:50)
Preço: 80€ / pessoa

Estadia:
Média de 50€ por noite(quarto duplo) em regime de pequeno almoço.

Carro:
Média de 35€ por dia

1º Dia

Chegámos às 11:20 e almoçámos em Ponta Delgada. Provei o vinho de cheio, tradicional dos Açores e gostei. Seguimos para a Ribeira Grande. Ao longo do caminho 2 aspectos destacaram-se, o verde dos montes e a quantidade de vacas. Sabia que uma das imagens que temos dos Açores é mesmo a do leite e as vaquinhas, mas não imaginava que fossem taaantas ! É que são mesmo muitas.

Preparo desde já os açorianos que lerem o que irei dizer, e que me perdoem se for ofensivo, mas foi a impressão com que fiquei. Pareceu-me um povo que, de bastante isolado(até há pouco tempo), é algo rude no trato. Tanto em lojas como na rua, tive vários exemplos de antipatia. Exceptuando alguns casos. Esse isolamento também resultou numa vivência mais camponea, o que me levou a considerar ser o povo português menos letrado que até aqui já vi.

Após o almoço, seguimos para a Ribeira Grande.











A caminho da Lagoa do Fogo, a Caldeira Velha (entrada: 2€)




A Lagoa do fogo





Voltámos a descer pela mesma estrada e virámos à direita, em direcção ao nordeste.

Miradouro Santa Iria






Miradouro Salto da Farinha. Este é imperdivel ! Tem uma cascata que cai de uma altura de uns 60 metros e pode-se ir a pé até lá. ATENÇÃO, pode-se ir de carro até aqui e continuar a descer de carro, com muito cuidado !
https://www.google.pt/maps/@37.853649,-25.297747,3a,75y,77.27h,64.87t/data=!3m4!1e1!3m2!1s2Hbqe45D54DiLJtF065rxw!2e0

Após chegarem ao ponto abaixo(podem ir até onde está assinalado), não desçam mais com o carro porque a estrada acaba de repente ! Deixem o carro aí onde a estrada alargar e onde já se vê a cascata.
https://www.google.pt/maps/dir/37.853677,-25.2976457/37.8541421,-25.2963346/@37.8534138,-25.2966804,647m/data=!3m1!1e3






Parque da Ribeira dos Caldeirões (Achadinha). Imperdivel. O parque está num vale e se forem ao final da tarde, podem ver o pôr do sol ao fundo. Para além disso, as luzes nocturnas acendem e fica um ambiente muito bonito.












Encontrar um restaurante para jantar foi algo complicado. Primeiro fomos a uma terra chamada Algarvia(onde pernoitámos) e não havia, indicaram-nos a Achadinha e também não havia. Por último, indicaram-nos a Salga e lá encontrámos o restaurante. À noite, andar de carro entre as aldeólas, é dificil porque está escuro como breu.
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
2º dia

Saímos de Algarvia por volta das 8:30 em direcção à costa oriental da ilha. Estava nevoeiro pela manhã.

Miradouros Ponta do Sossego, Madrugada











Seguimos em direcção às caldeiras, nas Furnas. E para mim, foi um dos momentos altos da viagem. Nunca tinha visto fumarolas, nascentes de água a escaldar a sair da terra, cheiro a enxofre...a natureza é mesmo bela.
Há bicas de água a escaldar, passem o dedo de repente, de lado, para sentir a temperatura, com cuidado para não se queimarem. Também há bicas de água ferrêa, salvo erro chamada a água azeda. O sabor é algo parecido com a água das pedras, um pouco gaseificada. Eu gostei










Como faltava 1 hora por a hora marcado do almoço, no restaurante Tonys para comer o cozido, decidimos ir aos miradouros Salto de Cavalo e Pico do Ferro. O Pico do Ferro, para mim, um dos mais bonitos de São Miguel.











Regressámos às Furnas para o almoço no Tonys. Era sábado e o restaurante estava à pinha ! São 2 pisos com cerca de 120 lugares por piso. Um casal chegou e pediu mesa para 2 pessoas. Responderam-lhes para voltar só a partir das 14:30 ! Ainda bem que tinhamos reservado mesa.
O cozido é famoso por ser feito na caldeiras, mas não traz farinheira, orelha e chisque só a pedido e chouriço de sangue parecia uma pasta. Só sabe a enxofre se a panela não for bem tapada e não sabia. As batatas e nabo(pareceu-me nabo) estavam demasiado cozidas e ganham uma cor acastanhada.
Nunca tinha comido e valeu pela experiẽncia, mas na minha opinião, o cozido do Canal Caveira...é muuuito melhor.

Para desmoer o almoço, fomos ao parque da Lagoa das furnas (entrada 0,50€ por pessoa + tempo de permanência (0,60€))







 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Antes de irmos aos Açores, falaram-me da Lagoa do Congro. Para descer até à lagoa do Congro, levem o carro até aqui(se vierem de Ponta Delgada, virem à esquerda depois de Ribeira Seca, na EN4-2A:
https://www.google.pt/maps/@37.74957,-25.401514,3a,75y,1.32h,80.26t/data=!3m4!1e1!3m2!1sVwHmb72tnjTpfV4KH92dSQ!2e0!6m1!1e1


Avancem com o carro por essa estrada de terra batida, andam uns 500 metros e chegam lá...devem estar lá alguns carros estacionados. Desçam o caminho até à lagoa. Vale bem a pena !






Reservámos o final do dia para ir ao Parque Terra Nostra (entrada 6€). O sitio é agradável e pelo sitio e preço, vale a pena ficar ali algumas horas. Com os aumentos de preço que tem sofrido, as condições podiam ser outras, como por exemplo, não tem cacifos para guardar a roupa e pertences. Temos de levar tudo e deixar na relva. Os duches são ao ar livre, de água fria.
A água é bastante quentinha, com 2 grandes bicas e a profundidade da piscina ronda os 1,40m. A água é ferrêa. Levem fato de banho antigo...


Após este banho, ainda fomos para uma piscina mais pequena, junto aos vestiários.
Com o banho tomado, dirigimos-nos a Ponta Delgada onde tinhamos reservado hotel por 2 noites. Até à Ribeira Seca é estrada às curvas, depois é via-rápida.
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
3º dia

Saída de Ponta Delgada por volta das 9:00 em direcção ao Oeste da ilha.
A ideia com que fiquei, é que na parte oeste, o exilibris é a lagoa das 7 cidades porque a estrada que rodeia a parte oeste, não me pareceu de muito interesse, com alguns miradouros mal assinalados.
Na zona de Mosteiros é um dos locais onde se vê mais a rocha do tipo vulcânica, negra.






Depois de dar a volta pela parte norte, seguimos a estrada em direcção a Sete Cidades, onde almoçámos.
Fomos a um restaurante mesmo ao lado de uma das lagoas, com esplanada. Tive a infeliz ideia de pedir sardinhas porque foi das piores que já comi em toda a minha vida, completamente secas. :thumbdown:







De seguida demos uma volta de carro pelos caminhos de terra batida à volta da lagoa. Ainda se anda um bom bocado, mas vale muuuito a pena, pelo sossego e as paisagens.






Após este inicio de tarde, subimos em direcção aos miradouros para ver as 2 lagoas das sete cidades e procurar pelo miradouro tão esperado








Ao lado da Lagoa do Canário, encontra-se um caminho onde vai dar a um miradouro.
Podem deixar o carro aqui do lado esquerdo e entrar pela cancela do lado direito, mas é cerca de 1 km até lá chegar. Podem entrar com o carro(estarão lá outros...) e levá-lo até ao miradouro.
https://www.google.pt/maps/@37.834946,-25.758432,3a,75y,272.93h,80.37t/data=!3m4!1e1!3m2!1snKXRk_E4yUtrsHQzIZ8G2Q!2e0!6m1!1e1

Chegando lá acima, o que irão ver é o que mostro abaixo. Vê-se as lagoas das 7 cidades e a lagoa de Santiago. A paisagem é de cortar a respiração, assim como o local :eek:


A foto abaixo não é minha, mas é do local.



No final do dia ainda deu para ir à Ponta da Ferraria, visitar o local onde podem tomar banho de água quente, de mar. O acesso ao mar é complicado. É feito por umas escadas de metal agarradas a uma rocha. A água deverá rondas os 28º quando está maré vazia, aquecida pelas rochas e quando está maré cheia, não se nota a água quente.

4º dia

Deixámos este dia livre para visitarmos o que não tivessemos conseguido ver nos outros dias e re-visitar locais que tivessemos gostado. Do planeado, ficou por visitar a Poça da Dona Beija, a Ribeira Quente e um trilho a pé.
A região das Furnas foi a que teve mais para oferecer e queriamos lá voltar para um último banho, desta vez na poça da dona beija(entrada 3€ + 1€ de duche de água quente).

As instalações são novas. O duche é pago e têm de comprar 1 ficha para funcionar com a máquina que limita o tempo que tem água quente. Só há um duche e é minusculo, pelo que facilmente molham o que levarem convosco. Dos sitios que visitámos, achámos que aqui tinha a água mais quente !


Nestes 4 dias, em alguns momentos andámos um pouco à pressa para visitar os sitios que nos propusemos a ver. Acho que alguns locais mereciam mais tempo e que se ficassemos 5 ou 6 dias, fariamos 1 ou 2 percursos pedestres(que há muitos). Ficámos com vontade de voltar, quem sabe um dia :)

E é isto...espero que gostem e que possa servir para ajudar-vos a organizar as vossas viagens.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada Cláudio pelo report.
Mais um bom testemunho desta bela ilha, que tem subido na minha top list. :)
Belas fotos e descrição dos locais. ;)
Obrigada por partilhares connosco as tuas férias e ajudares a enriquecer o nosso portal. :)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Cláudio,

Fantástico.... não é apenas mais um report, é mesmo um Report duma ilha fantástica.
Adorei rever locais por onde passei em Abril e fiquei com pena de não ter visto também locais onde foste....

Obrigado por partilhares ;)
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Desculpa que te diga mas foi dos melhores reports que vi sobre sobre São Miguel. :)
As fotos são maravilhosas, nem parece em Portugal. :D

Já agora duas questões:

Quantos km fizeste em média com o carro?
Com que máquina fotográfica tiras-te as fotos?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Diogo Barros disse:
Desculpa que te diga mas foi dos melhores reports que vi sobre sobre São Miguel. :)
As fotos são maravilhosas, nem parece em Portugal. :D

Já agora duas questões:

Quantos km fizeste em média com o carro?
Com que máquina fotográfica tiras-te as fotos?
Muito obrigado, mas permite discordar, acho que há aqui relatórios com melhores fotos e melhores descrições ! :)

Fizemos entre 500 e 600 kms.

A máquina é uma Nikon D3200 e a objectiva, AF-S DX 18-55 VR. A objectiva é a que vem por defeito com esta máquina.
Se calhar ficaste maravilhado com a 3ª foto a contar do fim...essa não é minha ;)
 

Caessy

Membro Ativo
Parabéns pelo Report e pelas fotos :)
Uma pergunta, como se chama o miradouro que referes que dá para avistar 2 lagoas (a das setes cidades e a de Santiago)?

Obrigada
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá @Caessy ,
O referido miradouro tem os seguintes nomes:
  • Miradouro da Grota do Inferno
  • Miradouro do Canário
  • Miradouro da Lagoa do Canário
Com muita pena minha não cheguei a conhecer, a vista deve ser BRUTALLLLLLL
 
Top