Novidades

[Report]-Roma - Fevereiro 2019

SaraJG

Membro
Olá a todos e obrigada! Obrigada a todo o fórum pela ajuda na organização da nossa viagem de 3 dias, a Roma com toda a informação que fui recolhendo.

Vou deixar um resumo e tentar não me alongar demasiado em descrições :)
  • Datas: 13 a 16 de Fevereiro. Foram 4 noites mas não chegou bem a 3 dias porque chegámos na hora de almoço de dia 13 e saímos bem cedo no dia 16.
  • Voo: Fomos pela TAP, aterrámos e saímos de Fiumicino.
  • Transporte:
    • Aeroporto -> centro (Termini): Comprámos no aeroporto o bilhete de ida e volta para os autocarros Terravision (7 ou 7,5€ só uma viagem, 10€ ida e volta). Tem que se andar até ao terminal 3 para a bilheteira e é de lá que partem. Horários e mais informações no site deles: www.terravision.eu
    • Centro (Termini) -> Lepanto: Na estação de Termini comprámos bilhetes de metro. 1,5€ e são 5 estações. Não encontrei máquinas por lá, comprámos os bilhetes numa espécie de papelaria lá na estação.
  • Hotel: San Valentino: ★★★ Hotel San Valentino, Roma, Itália
    • Fica a um virar de esquina da estação de metro Lepanto para quem prefere os transportes, a uns 10/15 minutos a pé por exemplo da zona do Castelo de Sant'Angelo e outros tantos do museu do Vaticano, a pé também.
    • O quarto era confortável e limpo. WC limpinha também embora pequenina mas o suficiente.
    • Pequeno almoço simples mas com um bocadinho de tudo. A meu ver só faltava mesmo um bolinho caseiro mas isto sou eu que sou gulosa!! Café e capucino muito bons.
    • Funcionários sempre impecáveis, prestáveis e simpáticos. Nota máxima para a senhora que nos atendia sempre no pequeno-almoço que no último dia nos preparou uma marmita para seguirmos viagem, por ser mais cedo do que abriam a sala.
  • Roma Pass: Optámos por comprar o Roma Pass de 2 dias (28€), que nos deu uma entrada de monumento (já lá vamos) e todas as viagens de metro estavam incluídas. Mais informações vejam aqui: Roma Pass
  • Custo de refeições: Não nos metemos em luxos e posso dizer que a refeição mais cara custou-nos 42€ para os dois, sem sobremesa que isso fica para os gelados a caminho!!
Vamos lá então fazer uma espécie de roteiro para estes três dias, em mensagens separadas para não baralhar muito!
 

SaraJG

Membro
Dia 1 (foi meio dia porque chegámos eram umas 14h/15h):

Saímos do hotel e parámos logo ali perto para comer uma fatia de pizza que eles dobram como se fosse uma "sandes de pizza". Comemos em andamento, em direcção à Piazza del Popolo, passando pela Porta del Popolo.

Aproveitámos para subir ao Terraço do Pincio, a vista lá de cima é muito bonita. Não chegámos a ir ao por do sol mas vi várias recomendações e consigo imaginar porquê.

De lá seguimos sempre junto ao rio Tibre para atravessar a Ponte de Sant'Angelo e tirar umas fotos tanto na ponte como junto ao Castelo Sant'Angelo.

Continuámos caminho até à Piazza Navona. Muito bonita com as várias fontes, cheia de vida, com restaurantes à volta.
Seguimos para o Campo de'Fiori, onde tínhamos programado jantar. Comemos no Il mercato (acho que era isso) os aperitivos (menú de 8€ com uma bebida) mas não fiquei fã, já do vinho que escolhemos...fiquem sim. Recomendo que lá vão, se tiverem fome comam outra coisa qualquer mas peçam um copinho de (acho que era) Moscato D'asti que vale a pena.

Como a comida não era nada de especial ainda cabia uma valente sobremesa então fomos à ZUM, que é logo ali pertinho, deliciar-nos com um belo tiramisu: ZUM Roma

Já mais aconchegadinhos seguimos ruas fora para atravessar nas famosas vias das compras, Via del Corso e Via Condotti em direcção à Piazza di Spagna, com a sua Fontana della Barcaccia, que é bem bonita. Subimos a escadaria e tirámos umas fotos.

Roteiro terminado, foi seguir caminho de regresso ao hotel e com isto andámos cerca de 11Km neste meio dia!!
 

SaraJG

Membro
Dia 2 (o dia que tinha planeado com mais coisas para ver):

Como tínhamos comprado o Roma Pass, entrámos logo no metro (estação Lepanto) e fomos até à do Colosseo (5 estações na linha A, até Termini e mais 2 na linha B). Fez-se nuns 15/20 minutos.
Sair da estação de metro e dar de caras com a monstruosidade que é o Coliseu deixa-nos ali uns segundos sem reacção, só a tentar absorver tudo.

Chegámos ainda estava fechado (abre às 8h30) por isso tínhamos umas 10 pessoas já a fazer fila mas foi abrirem as portas, passar na zona de segurança e como tínhamos o Roma Pass usámo-lo nesta entrada e foi mesmo só passar o cartão e seguir. Quisemos ir bem cedo precisamente para evitar filas e ter fotos cheias de gente, recomendo irem a esta hora.

Saímos e vimos logo o Arco de Constantino, deu para tirar umas fotos.

Depois tínhamos progarmado ir ao Circo Máximo mas acabámos por não ir, foi a única falha na nossa programação porque subimos logo para a Palatine Hill e Fórum Romano. O bilhete é o mesmo do Coliseu por isso, mais uma vez, foi mesmo só passar o cartão e entrar. E que maravilha andar por ali, cheio de recantos e ruínas. Bons sítios para umas fotos panorâmicas sobre o Fórum. Gostámos muito desta parte do passeio para andar nas calmas.

Do Fórum seguimos para o Monte Capitolino, não fomos ao museu mas aproveitámos para tirar umas fotos na Piazza del Campidoglio com aquelas estátuas monstruosas no cimo das escadas.

Descer as escadas e do lado direito tem outra escadaria, para a Basílica Santa Maria in Aracoeli

E continuando a contornar pela estrada encontra-se logo o enorme Monumento a Vítor Emanuel II da Itália. Mais uma vez, que tamanho descomunal. Não subimos para o panorâmico mas perdemo-nos naquela escadaria.

Logo ao lado fica o Fórum de Trajano, fomos ver mas não achei nada de extraordinário, está visto, há umas fotos e está bom. Se tiverem ali ao lado vão espreitar mas não acho que mereça um desvio propositadamente para ir ver só isto.

Atravessando a Piazza Venezia e percorrendo a Via del Corso fomos até ao Panteão. Almoçámos por lá numa das esplanadas da Piazza della Rotonda uma lasanha de forno e uma carbonara com umas cervejinhas, bem bom! E esta foi a refeição mais cara das férias, foram os tais 42€ para terem noção, não gastámos muito em alimentação. Logo dalí entrámos no Panteão, a entrada é gratuita e nada de filas. Aquela cupúla é absolutamente espetacular.

Seguímos em direcção ao Templo de Adriano, o tal monumento das 11 colunas enormes (enormes...já descrevi quantos monumentos assim??).
De lá continuámos a caminhada e de repente, sem estarmos a contar, demos de caras com a famosa gelataria Venchi. Irresistível, tivémos que entrar e comer uns geladinhos!!

Ainda de gelado na mão seguímos para a famosa Fontana di Trevi. Como esperado, cheia de gente por isso comemos o nosso gelado nas calmas a observar e depois lá nos aventurámos por entre outros turistas e lá deu para umas fotos e atirar a moedinha por cima do ombro esquerdo...vamos voltar!! :D

Ainda era cedo e já tínhamos feito o que queríamos do roteiro por isso dava para uns bónus que queríamos encaixar num buraquinho de tempo...foi agora!
Caminhando por ruas e ruelas chegámos à Piazza Navona novamente e dalí já nos orientámos, queríamos ir em direcção ao rio para entrar no castelo, que no dia anterior tinha sido visto só por fora.
Atravessando novamente a Ponte Sant'Angelo, entrámos no Castelo Sant'Angelo. Com o Roma Pass a entrada ficou 5€. Acho que merece a visita, conseguímos uma vista muito bonita do topo, vejam a foto e decidam por vocês mesmos.

Ao sair vimos no jardim umas barraquinhas, tipo feira e aproveitámos para explorar. Estavam a vender livros, cerigrafias, recordações, etc. No jardim tem também um café com uma esplanada muito tranquilo, o BiblioBar em que as pessoas se sentam a apanhar sol e a acompanhar o livro ou jornal com um café ou um capucino.
Já em direcção ao hotel vimos, na Piazza Cavour, uma enoteca e não resistimos entrar. Se passarem na zona entrem que vos vai surpreender porque se no andar de cima, que é pequenino, já tem uma imensidão de coisas...não imaginam a cave! Ficámos orgulhosos até com uma secção de vinhos portugueses!

Hotel para uma banhoca e descansar os pés dos cerca de 15Km caminhados que o dia ainda não acabou!!

Queríamos ver a Fontana di Trevi tanto de dia, como de noite por isso lá fomos mas desta vez apanhámos o metro porque uma das estações tinha indicação da fonte. É a estação Barberini, ficava a 3 desde a do hotel. Ao contrário da do coliseu a fonte não está logo ali e fomos perguntando até dar com ela. A caminho começamos logo a ouvir o barulho da água a cair e aí temos a certeza de estar na direcção certa! Vale a visita de noite, fica muito bonita embora eu (não sei porquê), estivesse a contar com mais iluminação.

Na loja/forno em frente tinha umas sandes grandonas e com um óptimo aspecto, comprámos também umas bebidas e comemos logo ali, a apreciar a fonte.
E já que estávamos numa de ver monumentos à noite, apanhámos de novo o metro e fomos mais uma vez ao Coliseu para o ver e fotografar com uma iluminação diferente. Fica tão bonito com aquelas luzes amarelas nos arcos. E por falar em arcos, lá estava o Arco de Constantino iluminado também mas infelizmente só do lado do Coliseu, nas costas estava tudo escuro e ia a contar com uma foto a apanhar os dois monumentos iluminados.

Parecendo que não foi nada, lá foram mais uns 3/4 Km a somar, sempre a somar Km caminhados!
 

SaraJG

Membro
Dia 3 (dia dedicado ao Vaticano):

Tínhamos comprado ainda cá e pela net as entradas para o Museu do Vaticano (21€) mas já só conseguímos para as 11h. Queria ter ido mais cedo para começar lá o dia mas acabou por ser o melhor porque, uma vez que nos levantámos sempre cedinho, aproveitámos esse tempo para ir logo à Basílica de São Pedro, que abre às 7h.
Foi tão simples como chegar e entrar...sem fila nenhuma, nem um minuto de espera. Volto a recomendar que vão cedo sempre que vos for possível, até nas fotos faz diferença.
Comprámos a subida à Cúpula (entrada do lado direito da Basílica, estando de frente para o edifício) com elevador (acho que foi 10€), no fim da viagem do elevador, subimos os tais 300 e tal degraus que acabaram por me surpreender, até se sobem bem e acaba por ser muito giro passar naquelas zonas apertadinhas e vermos as paredes todas inclinadas. As pessoas mais altas têm que andar todas tortas...ahaha, vantagem de ser baixinha!!

Chegando lá a cima, não há como não recuperar o fôlego, por muito que possa custar a subida a algumas pessoas, vão chegar lá a cima e os pulmões agradecem logo aquele ar, ficamos ali perdidos na paisagem e a tentar fotografar tudo mas que é impossível ter uma foto que transmita o que se sente lá em cima. Vale tanto a pena esta subida. E ficámos tão contentes por termos ido assim cedo, vimos a cidade ainda com uma ligeira nebelina, o Sol a incidir sob os edifícios e em toda a Praça de São Pedro. Como não havia muita gente lá em cima, conseguimos sossegar e ficar só ali, a ver tudo e mais alguma coisa.

Ao descer optámos por ir sempre pelas escadas, não usámos o elevador e entra-se logo na Basílica e como ainda tínhamos tempo deu para a ver nas calmas também...para não dizer novamente que é enorme, vou dizer que é gigante mas é tão bonita!

Quando saímos da Basílica para a Praça já se via fila para passar pela zona de segurança, tirámos umas fotos na praça e seguímos em direcção ao museu.

Chegámos lá muito mais cedo, deviam ser umas 10h e a entrada era para as 11h mas fomos andando na mesma e quando ia perguntar ao segurança se podia entrar ele passou a máquina pelo código da nossa reserva e disse "Go", pronto ok se passámos aqui então vamos a isso, Museu do Vaticano, aí vamos nós. Comprem a reserva online, é tudo muito fácil e super rápido. Foi entrar, subir um piso e trocar o papel da reserva (levem impresso) pelos bilhetes lá numas máquinas. Mas está tudo assinalado, é só seguir indicações.
O Museu é enorme, sabia que é grande mas acho não tinha bem noção do que ia ver. Tanto que acabámos por fazer batota lá dentro e sem querer não vimos boa parte porque ao chegar à zona da Capela Sistina entrámos logo em vez de seguir o percurso do museu e quando demos conta tínhamos passado já boa parte de exposições. Respeitámos as indicações e não temos uma única foto da capela, que é impressionante. A própria capela com as suas famosas pinturas já é um museu autentico.

Com esta batota e por termos entrado uma hora mais cedo, acabámos por ver o museu mais depressa do que seria esperado e sabia que no Campo de'Fiori havia mercado (Segunda a Sábado, das 7h às 14h). Como tínhamos alguma curiosidade para o ver, lá abrimos o passo para mais uma caminhada em direcção ao mercado. Em caminho voltámos a ver o Castelo mas da ponte ao lado:

Ainda chegámos a horas, é muito giro de ver com as mais variadas bancas porque se vende de tudo, roupa, loiça, especiarias, queijos, enchidos, enfim...vejam que é giro. Já com a larica a apertar, lá fomos nós a mais um forno, mesmo ali junto ao mercado, comprar umas daquelas "sandes de pizza" acabadinhas de fazer, ainda quentinhas com uma cerveja e uma limonada a acompanhar e lá se almoçou encostados à fonte e no meio daquela agitação do mercado. Foi muito giro. Só é pena os chatos (para não dizer outra coisa e ser desagradável) andarem sempre a tentar vender bujigangas e porcarias que dizemos que não queremos e insistem, insistem e insistem. Tanto que me cansei e coemcei a dizer-lhe em português para ver se ele ia embora "já lhe disse que não quero nada disso, não tenho interesse" e o idiota armado em gozão foi embora a repetir o que eu disse "não tenho interesse, não tenho interesse, não tenho interesse,..." enfim, isto torna-se desagradável por isso tenham atenção a esta gente chata.
Tínhamos ainda uma tarde de passeio pela frente e já todo o nosso roteiro estava completo. Estávamos felizes por ter levado tudo organizado e assim tirámos mais proveito de tudo. A partir de agora era andar livremente pela cidade e ir à procura de umas lembranças para trazer.

Fomos novamente à Venchi comer mais um gelado, com tudo o que tínhamos direito para a despedida. Por acaso o rapaz que nos atendeu percebeu que eramos portugueses e lá nos disse que viveu uns meses em Lisboa e acabou a mergulhar a colher do meu gelado naquela fonte de chocolate...que delícia.

Passámos novamente na Piazza Venezia, mais uma vista do Monumento a Vítor Emanuel II, novamente no Panteão também e lembrámo-nos do tal BiblioBar porque só faltava mesmo sentar a relaxar com um expresso italiano e assim foi, lá ficámos um bom bocado a conversar sobre tudo o que tínhamos visitado.

Passámos em frente ao Castelo Sant'Angelo (mais uma vez!!), em direcção à Praça São Pedro e fizémos o caminho inverso até ao hotel.
Com as férias a terminar ainda deu para parar num supermercado e comprar algumas coisas que queríamos trazer, ver se cabia tudo nas malas (foi por pouco!!) e preparar para um jantar tranquilo num restaurante napolitano perto do hotel.
Uma pizza napolitana e uns canelonis maravilhosos.

Estava a faltar provar o famoso spritz por isso ainda fomos até umas esplanadas para um copo de despedida. É bom mas não sei se merece tanta fama.

Com isto tudo neste dia foram uns 18/19Km!

Ah e ainda vimos o Pinóquio!! :p
 

SaraJG

Membro
Dia 4 (o regresso):

No dia da viagem, toca de acordar cedinho (ainda mais que nos outros dias) e felizmente a senhora do pequeno-almoço tinha deixado indicação para terem umas marmitas preparadas para nós levarmos. Era demasiado cedo e ainda não havia pequeno-almoço.

Apanhámos o metro para Termini, ainda com o Roma Pass a dar as últimas e com isto ficámos com dois bilhetes de metro por usar, válidos até 31/12/2019 porque quando chegámos comprámos logo com medo de depois ser muito cedo e não conseguirmos por algum motivo fazer tudo a horas. Ofereço-os a quem for viajar para lá entretanto porque já não me servem para nada.
Fomos logo para a fila do autocarro para não nos atrasarmos e até partiu cedo. Já tínhamos também o bilhete porque comprámos ida e volta.
No aeroporto tínhamos que estar no terminal 3 e já cheios de fome, só lá nos conseguimos sentar para comer a marmita e dizer um até à próxima a Roma. :rolleyes:

Espero que tenham gostado mas a cima de tudo que seja útil para alguém!! Boas viagens :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Estes report's de Roma dão uma vontade imensa de apanhar o avião e ir conhecer uma cidade que desde sempre quero visitar.
Boas viagens ;)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado pelo report!!!
Está excelente e este é mesmo daqueles locais de visita obrigatória, e este report vai-me ajudar quando isso acontecer :p
 

ploferreira

Administrador
Staff
Que maravilha de report, que saudades de Roma :rolleyes:

O vosso roteiro está muito bom, em 3 dias viram mesmo muita coisa!

Continuação de boas viagens ;)
 

ANOBRE

Membro Ativo
Olá Sara, adorei o teu report , as fotos estão muito bonitas. Vou aproveitar o teu roteiro para fortalecer o meu, pois vou a Roma de 11/04 a 14/04, chego na noite de 11 e regresso ao final do dia 14. Obrigada pela tua partilha.
 
Última edição por um moderador:

DaisyP

Membro Conhecido
As fotografias estão muito giras! :)
Que vontade de conhecer Roma.
Houv€ss€ mais t€mpo para visitar o mundo! :rolleyes:
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @SaraJG
Parabéns pelo report, estive em Roma no principio de Dezembro 2018 e bateu saudade com o seu report, gostei muito de Roma.
Belas fotos
Obrigada pela partilha;)
Boas viagens :)
 

SaraJG

Membro
Vais gostar @correia acho que não é possível não se gostar de Roma!! :rolleyes:
Aproveito para informar que já dei os bilhetes que tinha trazido a mais do metro e que não usámos.

Boas viagens a todos e obrigada pelos vossos comentários ao meu report :)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá @SaraJG ,

Vou começar pelo fim... até à próxima Roma... foi precisamente com esta sensação que fiquei... vi muita coisa, mas fiquei com a ideia que muito ficou por ver.. :)

Muito Obrigado pela partilha... foi bom rever uma cidade que deixa saudades :)
 

SaraJG

Membro
(...) vi muita coisa, mas fiquei com a ideia que muito ficou por ver.. :)(...)
Acho mesmo que haverá sempre um novo recanto a descobrir a cada vez que se vai a Roma. Tentei aproveitar os 3 dias ao máximo e acho mesmo que ficou um óptimo roteiro, deu para ver muita coisa (principalmente por me ter safado de todas as filas!!) mas mesmo assim...tenho consciência de que me voltava a encantar se fosse hoje mesmo :rolleyes:
Obrigada @Paulo Leite !
 

AG123

Membro Ativo
Boa noite, 4
Quantas horas demorou na basilica e nos museus do Vaticano e depois no coliseu?
Vou em Abril e ainda não reservei os bilhetes.
Obrigado
 
Top