Novidades

[Report]Road trip-Geneve a St.Moritz (Suiça-França-Italia-Suiça)

blastingcap

Membro
Road trip de Geneve a St.Moritz
Datas: 30 de Agosto a 7 de Setembro
Total de Km: 1400km + 500km de regresso ao ponto de partida
Paises: Suiça>França>Italia>Suiça
Veículo: Honda civic 1.4
Consumo médio total: ~6l/100km
Preço combustível (sp95): Suiça: 1.76 a 1.80 chf / França: 1.55€ a 1.70€ / Italia: 1.15€(livigno) a 1.89€
Portagens: França: +/- 100€ / Italia: 0€ hi hi
Percurso: Geneve + Aix-en-Provence + Marseille + Cassis + La Ciotat + Toulon + Hyères + Saint - Tropez + Sainte - Maxime + Antibes + Cannes + Nice + Monaco + Menton + Sanremo + Savona + Genova + Milano + St. Moritz


Este é o meu primeiro report, vou tentar o meu melhor, mas visto a viagem já ter sido há algum tempo já não me lembro de muitos detalhes.

Geneve > Aix-en-Provence
Dia 30 de Agosto saí bem cedo da Suiça em direcção a Marseille. Tinha 450km pela frente e como não queria fazer apenas auto-estrada decidi ir em direcção a Aix-en-Provence. Chegando a esta cidade fiz uma parada e aproveitar para conhecer um pouco. É uma cidade média e relativamente calma. Estacionei o carro num parque subterrâneo de um shopping do tipo fórum e dei uma volta por ali. Aproveitei para almoçar uma vez que tinha a certeza que ia chegar tarde a Marseille, para não falar que ia gastar mais por ser uma cidade mais cara.
Bem também não ficou muito barato e fiquei admirado, trinta e poucos euros por duas pessoas (apenas prato e bebida) mais 4€ de estacionamento. Seguimos viagem.

Marseille
Começamos a entrar em Marseille…ui onde me vim meter (pensei)!!! Até ao momento era a maior confusão que tinha visto numa cidade (antes era Geneve).
Não há respeito por prioridades nem por sinais, as motas andam na pista do metro ou em cima do passeio enquanto fazem “cavalinhos”, não há capacetes, não há um carro que não esteja riscado…eu que me desenrasco bem a conduzir foi um stress até chegar ao hotel, só pensava quando me iam dar um “toque” no carro.
La chegamos ao hotel (um BB por 70€+/- com pequ.alm. e com parque por 24h) guardamos o carro e siga conhecer o bordel da cidade! J
Uma dica, em Marseille (não querendo ser racista) é arabes por todo lado. E na maior parte dos casos são perigosos. Para não terem problemas nunca se mostrem intimidados, sempre de cabeça bem erguida e como se fossem habitantes da cidade (mesmo que tenham o mapa na mão). Ninguém faz mal a ninguém sem motivo e caso haja alguma situação menos normal ajam sempre com calma e sem mostrar medo.
Comprei bilhete 24h, que dava para bus, metro e tram. Só usei metro e tram. Bus é para esquecer. Este bilhete é muito bom e barato (uns 5€ por pessoa +/-) e consegue-se ir a todo lado e visitar tudo num instante.
Visitei praticamente a cidade numa tarde (os pontos de maior interesse) desde catedrais a zonas turísticas como o porto velho. Excelente! Jantei num restaurante +/- self-service o Vapiano(estava no tripadvisor como bom) e tinha pizzas e massas muito muito boas por uns 13€ (+/-) por pessoa. Mais barato que ao meio dia…boa! Lol
A noite fizemos uma caminhada no velho porto e comemos um bom gelado. No porto existe um grande tecto em espelho local chave para fotos. Há ainda uma mercadosinho com coisas típicas, comprei uns sabonetes naturais por uma ninharia. Aproveitei ainda a manha para visitar os últimos locais que não tinha visitado e segui para cassis.




Video Marseille
https://www.youtube.com/watch?v=4jruWH3bpUM&list=UUqCWMi0bwk-RoOy4f423Q9g

Cassis
Cassis é uma comunidade pequena mas muito gira. Tem bons restaurantes(caritos) e uma praia razoável. No entanto é demasiado turística e esta completamente cheia. Para estacionar existe um parque a pagar, mas estava tao cheio que tive que esperar 30min. Os restaurante eram caros, por isso segui para a vila mais próxima.
La Ciotat + Toulon + Hyères + Saint – Tropez
Seguia té La Ciotat e parei para almoçar. É gradavel, sempre junto ao mar é uma cidade portuaruia e engraçada. Parei num restaurante ali ao lado do mar e comemos algo típico da região, um prato cheio de peixinhos J
Seguindo pareio em touloun e hyeres mas só para ver a paisagem, depois segui ate Stropez.


Saint – Tropez
Sinceramente é so nome. Estacionamento dificil e cidade muit muito cara. Estava cheia de yates e turistas todos impinocados. Tirei umas fotos e segui num instante.

Antibes
Cheguei e mais uma vez fiquei num hotel BB. 55€ com peq.alm. e estacionamento grátis. Como já era tarde e o mc estava mesmo ao lado comemos fast food!
Saimos e fomos de carro ate ao porto. Estava vasio, mas quando passamos um enorme muro parecia outro mudo, cheio de bares, restaurantes e gente. Estva animado e aproveitamos para beber um cocktail num pub.

Cannes
De manha cedo voltamos a traz e fomos a Cannes. Fiquei um pouco desiludido pois esperava melhor. No entanto as praias eram as melhores até agora e sinceramente as melhores da viagem, pois a areia era mesmo areia amarela/branca e não pedrinhas.
O castelo/igreja estava fechado e por isso não perdemos muito tempo aqui.
Todo este trajecto até aqui desde Marseille fiz por estrada nacional junto ao mar. Mas a partir daqui passo a utilizar a auto-estrada pois é mais rápido e as cidades começam a ficar mais distantes entre si.


Video Saint-Tropez/Antibes/Cannes:
https://www.youtube.com/watch?v=utG9VcnCE-c&list=UUqCWMi0bwk-RoOy4f423Q9g

Nice
Percorridos cerca de 800km desde que começamos, chegamos a Nice e agora sim, parece uma bela cidade. Uma enorme baía cheia de movimento, muitas palmeiras, muito verde, o mar azul claro…linda cidade (mas muito poluída a nível de co2 dos veículos).
Deixamos o carro na avenida junto ao mar num dos parques a pagar e fomos ao ponto de turismo ali perto. Peguei em folhetos e mapa e fui até ao combói turístico. A volta no comboio turístico (+/- 15€ por pessoa) nesta cidade é muito bom para visitar, uma vez que as coisas estão relativamente afastadas e nós não tínhamos tempo para fazer tudo a pé (o que é uma boa opção para quem tem tempo. Mais uma vez foi possível ver que a cidade é bonita, e uma paragem na colina. A vista é fantástica!!

De regresso ao ponto de partida do comboio resolvemos entrar cidade dentro e fomos visitar a avenida principal na Promenade du Paillon. Fomos até ao fundo e almoçamos num restaurante de um centro comercial. Mais uma vez comida Italiana (adoro lol)
Os parques nesta cidade levam a carteira, por isso é tempo de regressar à estrada e seguimos em direcção a Monaco.

Video Nice:
https://www.youtube.com/watch?v=PemzyppK9zs&list=UUqCWMi0bwk-RoOy4f423Q9g

Monaco + Menton + Sanremo + Savona
Monaco é cidade de dinheiro e riqueza, passamos por mont- carlo, visitei a famosa curva do trajecto de F1 (como era de esperar J ) e seguimos para Itália onde em Sanremo fizemos uma pequena paragem só para ver a praia.

Italia
Savona
Entrando em italia as coisas mudam. Mudam as paisagens, mudam os custos, mudam as auto-estradas… finalmente tudo mais barato, excepto a gasolona que estava muito mas muito mais cara para meu espanto. Era para compensar a falta de portagens!!!so pode
Chegado a Savona foi até ao hotel Idea de 4*. 50€ com peq alm e parque gratuito. Ao jantar fomos perto do mar e encontramos um belo restaurante mesmo na duna. Uma bela pizza com bebidas e 17€ a pagar por tudo…finalmente bons preços J.
Como Savona não tinha nada de interessante (à parte um forte que visitamos e nada de especial) foi hora de seguir ate Genova.
[SIZE=13.63636302948px] [/SIZE]

Genova
Chegamos ainda cedo e fomos até ao cais. Estacionamento em parque fechado (relativamente barato) e seguimos a pé. Encontramos um barco antigo todo em madeira, tipo dos piratas.Mt fx. Continuamos a caminhar a ver o que havia. Tinha um oceanário e mais umas cenas de plantas, mas não visitamos pois os preços eram excessivamente caros. Um bilhete para uma pessoa custava mais que dois bilhetes para oceanário de lisboa. Encontramos um restaurante e por 10€ por pessoa tivemos menu completo, com salada pizza/massa + uma segunda massa, e bebida. Mais um bom restaurante.
Ao fim de almoço fomos até ao comboio turístico ver preços…e por 14€ fomos os dois dar uma excelente volta pela cidade. Eramos só os dois na nossa carruagem e o comboio circulava calmamente naquela bela cidade. Comparando com os meus apontamentos tínhamos acabado de passar em todos os pontos importantes que eu queria ver. Excelente.
E já estava a meio da tarde por isso seguimos caminho ate Milano
Video Genova:
https://www.youtube.com/watch?v=Fc1E_zWTNVU&list=UUqCWMi0bwk-RoOy4f423Q9g


Milano
Chegamos ao fim da tarde a Milano. Fomos directos ao hotel ornato 3* (40€ com pek alm e park) e aproveitamos para tomar um banho e relaxar um pouco pois os km já se começavam a sentir.
Saímos para jantar e fomos até ao centro da cidade. No tripadvisor um pequeno restaurante chamou à atenção(não me lembro do nome). Vamos lá!! J
Chegamos e so havia uma mesa disponível, fx, pois so havia meia dúzia e logo a seguir chegaram uma dezena de pessoas tb para jantar! Bom sinal! Lol
Como era comiga típica da região e tinha nomes típicos (huh ok e agora?) decidimos fazer roleta russa e escolher algo que não conhecíamos. Correu bem, estava excelente …adoro comida Italiana! Lol
Depois de uma bela refeição partimos para a zona histórica A catedral de Milano Duomo. Estava de noite e o transito estava calmo, mas as indicações eram zero!! Nem com gps la estávamos a ir. Era volta ao mesmo sitio duas e três vezes. Decidi seguir o instinto e chegamos lá lol
Ao chegar uma grande praça estávamos mesmo em frente aquela imensa catedral, a iluminação e o ambiente era magnífico. Ficamos um pouco mas o cansaço já batia e então regressamos ao hotel.Uma hora para fazer uns meros 15km +/-. Cidade impossível, é semáforos uns atras dos outros…foi aí que percebi que nimguem respeitava o vermelho!! Bem se eles passam pk não eu tb…que medo!! lol
No dia seguinte era hora de ir em direcção a St.Moritz. Levantamos mais uma vez cedo e começamos a sair da cidade…hora de ponta…bah…não acredito é tantanta confusão, tanta mota a passar pela direita, pela esquerda, buzinadela daqui e dali..foi eu?? Uhhh não me parece. O sinal esta vermelho mas mais uma dezena de carros continuam a passar…os carros cruzam-se entre eles quase de raspão, mas nada acontece. Os carros aceleram a fundo e so largam o pedal em zonas de radar, que são muito poucos comparando com frança.
Ok consegui entrar na auto estrada siga. Seguimos tranquilamente até Chiavenna, passamos a fronteira e começamos a escalada na montanha.

St. Moritz
Quarta-feira de manha, chegamos ao destino, cerca de 1400/1500km desde que começamos.
Estava fresco, cerca de 10º graus e eu ainda de t-shirt (toda a costa estava 28º/30º) senti logo o arrepio.
Ficamos num apartamento privado pelo que não gastamos em habitação e aproveitamos o resto da semana para visitar as montanhas (Corvatch, Corviglia e Muotas Muraglis) com um passe para subir nos teleféricos (preço 60€ por pessoa/1dia – Para nós foi 2 dias grátis).
A cidade é muito bonita e “cheira” a dinheiro de tanta riqueza que ali há e passa. As paisagens são de cortar a respiração, mesmo magníficas.
Num dos dias seguintes aproveitamos para visitar uma cidade italiana ali perto chamada de Livigno. Não possui impostos e por isso todas as compras compensam pois não há IVA. Enchi o deposito de sp95 a 1.15€, sim escrevi bem 1.15€. Eu também pensei que o painel estivesse avariado, mas não! Lol
Na volta para a Suíça a fronteira é severamente controlada, os suíços alemães são muito rígidos e até para o relógio olharam. Mas como estava tudo em ordem la passamos sem stress.
https://www.youtube.com/watch?v=KVFG49U51q4&list=UUqCWMi0bwk-RoOy4f423Q9g

E assim se passou uma excelente semana. Sei que não é um bom report mas tentei o meu melhor. Quanto às fotos não há muitas pois estamos em quase todas elas.
Espero que gostem minimamente.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que aventura!!!!! :)
Gostei da descrição e das fotos! !! ;)
Obrigada pela partilha e por me levares a viajar por locais que ainda não conheço. :p
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Estas aventuras ficam para sempre na mente de quem as faz... Todos os locais são fantásticos, mas os Alpes Suiços têm um lugar especial no meu coração, gostei de muito de ver St Moritz tão diferente do Inverno, em que o lago é apenas um manto branco... Espetacular!!!


Obrigado pela partilha, Maravilhoso mesmo!


Ps: Geralmente as pessoas dizem: "Quero voltar para a ilha", eu quero voltar para os Alpes... Ihihih
 
Top