Novidades

[Report] Riviera Maya Iberostar Quetzal

LNN

Membro Novo
Como forma de retribuição pela amabilidade dos viajantes do portal, irei fazer um pequeno report da minha segunda viagem ao México/Riviera Maya, visto que era a segunda viajem, tirei muitas poucas fotos... fica na memória. Tentarei depois fazer um report da primeira viagem, de 2009.

Data: 1 a 9 de Julho de 2013.

Local: Riviera Maya - Playa del Carmen - Playcar - Iberostar Quetzal.

Preço da viagem: € 2.556,00 ( com saída de Lisboa).

Dia 1. Saída às 13:35, chegada por volta das 18:00 locais, com muito calor, mas não tanto como noutras alturas. Chegada ao hotel e realizar o check in. Devido ao facto de ter tido alguns problemas com o quarto no Iberostar Punta Cana que, apesar de reclamação não foram corrigidos, e apresentação de reclamação posteriormente, já em Portugal, recebi uma missiva do relações públicas desse hotel informando que na próxima deslocação àquele mesmo hotel fazer-me-ia um upgrade gratuito para as suites. Tencionando voltar ao México, decidi dar uma nova oportunidade aos Iberostar e decidimos reservar para o Quetzal, tendo, cerca de duas semanas antes da viagem enviado um mail para o hotel a questionar sobre a possibilidade de usufruir daquela "compensação" neste hotel (Quetzal), uma vez que o grupo é o mesmo. Bem sabendo que a questão se prendia como hotel Iberostar Punta Cana, achamos por bem tentar, sendo que, no entanto, nem sequer resposta obtivemos ao mail e, chegados ao hotel, fazendo o check-in o recepcionista fez-se completamente despercebido (expliquei-lhe toda a situação desde o início). O que nos aborreceu não foi não nos terem dado a possibilidade de usufruir das suites, mas sim a falta de uma resposta, podiam-nos ter dito que os hotéis eram independentes, gerências autónomas, não terem disponibilidade, etc. qualquer coisa. Mas nada! Ainda fomos colocados num quarto perto de um lago (muito bonito sim senhor) mas que era constantemente importunado por uma série de animais que faziam questão de fazer as suas ... a porta do quarto, na varanda, em cima da mesa da varanda, barulho.. e mesmo colado às obras do Riu Yucatan. Alegadamente não havia outro quarto pois estavam lotados a 99%. Acontece que o casal que fez o check-in depois de nós ficou num quarto no edifício mesmo perto da praia colado às suites!

Enfim...apesar de estar claramente perante a posição de mais um funcionário desta cadeia que, obviamente, estava a gozar com a nossa cara... decidi relaxar e passar à frente.

O quarto, para além das características exteriores, interiormente era muito simples, mas muito limpo, o que para mim é o mais importante.

Como já foi referido em reports anteriores, o hotel é muito rico em fauna e flora. Na praia do hotel já não existem os sacos de areia que existiam, pelo menos, há quatro anos atrás. A comida do hotel é variada, mas não tanto como em Punta Cana. Os funcionários em geral são muito simpáticos e prestáveis. Relativamente à animação também é boa, mas considero que em Punta Cana os animadores eram ainda mais divertidos!



O hotel encontra-se inserido num condomínio fechado, onde existem alguns hotéis (os Riu, Iberostar, Reef, Sandos..), mesmo junto a Playa del Carmen. Saindo do hotel, seguindo pela avenida pelo lado direito a cerca de 400 metros encontra-se um pequeno centro comercial onde se conseguem fazer algumas compras simpáticas, seguindo por essa mesma avenida sempre ao lado direito, a cerca de 1,5 Km/2Km entra-se directamente na 5.ª Avenida. Faz-se a pé, para quem tiver disposição para tal, ou então, de taxi, são 70 pesos certinhos (qualquer coisa como 3,5 euros).

Quem tiver a ilusão de fazer boas compras em Playa del Carmen, como eu tinha, nas lojas de marcas internacionais, desengane-se, pelo menos do que pude verificar, os preços eram praticamente os mesmo que os praticados em Portugal. Talvez em Cancun tivesse sido diferente. Um par de ténis da Nike eram até ligeiramente mais caros do quem em Portugal (exactamente o mesmo modelo).

Relativamente aos recuerdos poder-se-à nesta zona, não necessariamente na 5.ª Avenida, encontrar algumas lojas, bastantes grandes, com preços afixados, e que se mostram razoáveis, evitando-se o regateio.

Quanto ao clima, tivemos alguns dias de chuva. No dia 2 e 3, choveu praticamente todo o dia. No dia 3 em que nos deslocamos a Xcaret choveu mesmo muito, tivemos até que comprar uns impermeáveis para conseguir ver o parque. =( Cumpre referir que no parque comemos muito bem! Acabamos por não ficar até ao espectáculo nocturno, pois eu já tinha visto e o meu namorado, com a chuva, a terra e a areia entranhados nos chinelos acabou por ficar com os pés em ferida o que levou a que abandonássemos o parque pelas 17:30 h. Esta excursão era para ter sido realizada com o Sr. Espinoza, porém, do dia seguinte à chegada o Sr. Espinoza veio ter connosco ao hotel e informou-nos que não estava a vender o parque porque subitamente o parque tinha alterado os preços, sem avisar. Pelo que nos aconselhou a apanhar um taxi e deu-nos um vale de desconto para entrar no parque. =)

O dia 4, foi para ficar no relax no hotel, de manhã choveu um pouco e depois, finalmente, apareceu o sol!! Ehhh. Já estávamos a desesperar.

O dia 5 foi dia de excursão com o Sr. José e mais alguns membros do portal. Fomos até Tulum, Coba, Cenote (perto de Coba, cujo nome não fixei), Playa Paraiso e Akumal.
Relativamente a Tulum já tinha feito anteriormente e contratado guia no parque, a diferença é que com o Sr. Espinoza a visita foi muito mais breve, mas no essencial, ficou praticamente tudo visto e explicado, e tendo tanto para fazer num só dia seria impossível perder uma manhã só a visitar Tulum e, muito sinceramente, é melhor assim, porque num dia de calor...e em sete dias...ficar uma manhã em Tulum não é fácil.

Coba é uma zona arqueológica muito bonita, ainda num estado, praticamente, primitivo. Boas explicações dadas pelo Sr. Espinoza, com tempo para subir à pirâmide (eu não me atrevi).
De Coba partimos para um Cenote, lindíssimo! Espectacular!
Cumpre referir que nesta zona existem milhares de borboletas! Lindo, lindo! Nunca tinha visto algo assim. O almoço foi feito num restaurante ali perto de Coba, um restaurante simples, espécie tasca. =)

Dai partimos para Playa Paraíso. A praia era bonita, areia branca, no entanto naquele dia a água tinha algumas algas e a água tinha algumas ondas. Sinceramente a praia não me surpreendeu face às praias da República Dominicana.

De Playa Paraíso onde ficámos cerca de 30 minutos (?) seguimos para Akumal para observar as tartarugas! Como praia não se pode dizer que excelente, mas para quem goste ou tenha curiosidade de observar de perto e no seu habitat estes animais é uma experiência espectacular.
Para quem não tiver o seu próprio equipamento de snorkel o Sr. Espinoza leva na carrinha, bem como os coletes que segundo me pareceu são obrigatórios (creio que li num placar algures a entrada).

O dia 6 e 7 foi passado no hotel e o dia 8 foi dia de regresso.
 
Top