Novidades

[REPORT] RIU Varadero 2014 - 27/3 a 3/4

hauntedboy

Membro Novo
Esta foi a nossa terceira incursão pelas caraíbas, mas a primeira por Cuba. Depois de RD e Rivieira Maya, vimos ainda em 2013 uma boa promoção para o final de Março e decidimos arriscar.

O ano passado fui de carro até Madrid, mas desta vez embarcamos em Lisboa pela Air Europa, que era a mesma companhia que fazia a ligação Madrid-Havana. Esta ligação simplificou muito a viagem já que o visto foi levantado sem filas e o check-in foi feito em Lisboa. Em Madrid foi apenas trocar de terminal e esperar menos de uma hora sem voltar a pensar na bagagem.
À chegada foram +/- 30m para passar a segurança + alfândega.
O voo não era charter por isso em Havana foram poucas as pessoas a ir pela Travelplan para Varadero. A viagem de ligação de cerca de 2:30 fez-se bem, contudo é desgastante depois de tantas horas no avião. Tive muita pena de não ir directamente para o aeroporto de Varadero, contudo acho que apenas os charteres aterram lá.

O hotel escolhido foi o RIU Varadero, já muito dissecado aqui no fórum. Vou tentar não ser maçador e centrar-me sobre o que é menos falado e que mais dúvidas levanta.

Chegamos ao início da madrugada e o check in foi rápido. Fomos colocado no bloco 10, contudo por estar no R/c e as camas serem de solteiro, pedimos imediatamente a troca. Fomos postos no bloco 14 no 3º piso.
Como é possível ver na imagem, o resort é dividido em 3 partes: do 10 ao 15 são os blocos standard (mais longe da praia e a rodear a piscina relax), do 20 ao 24 os superiores (mais perto da praia e da piscina com animação) e do 30 ao 34 os da Deluxe selection, apenas para adultos, com restaurante próprio e também perto da praia.

Planta resort

Vista do bloco 10

Vista do bloco 21

O bloco 10 fica muito próximo da discoteca por isso julgo que seja pouco calmo devido à música e também devido ao constante vai e vem de pessoas. O 14, dos mais afastados da praia, é bastante tranquilo, mesmo durante o dia porque a piscina desta ala não tem animação, logo tem menos gente.
Posso falar também sobre o bloco 21… Na véspera de regressarmos, chegamos ao quarto e a porta não abria… Volto à recepção, inserem o cartão numa maquineta e voilá! Chego ao quarto, a porta abre, mas não havia luz…… Ligo para a recepção e informam-me que o quarto estava com um problema de electricidade que não poderia ser reparado e que por isso tinha que mudar de quarto… grrrrrrr Enfiar tudo na mala e lá me vieram buscar a bagagem rumo ao bloco 21. Achei tudo isto muito estranho… Então quando fui à recepção não me podiam ter informado? Enfim… Foi chato dado ser no último fim de tarde, onde era suposto começar a arrumar as coisas com calma e não ter que fazer duas vezes as malas.
Não notei diferenças praticamente nenhumas entre quartos standard e superiores. Julgo que as denominações são atribuídas pela proximidade à praia. Os blocos não têm elevador por isso quem vá com carrinhos de bebé, cadeiras de rodas, ou tenha dificuldades motoras, aconselho a pedir logo quarto no R/c.
Os quartos em si são razoáveis, mas esperava um pouco mais de sofisticação para um hotel com apenas 3 anos. Algumas mobílias já algo desgastadas, etc. Pormenores que a mim não me afectam.
Os lençóis foram mudados a meio da semana e as toalhas também. Não as mandava para o chão porque não julgo necessário mudar de toalha todos os dias.



Quanto à parte gastronómica que tantas opiniões negativas colhe, posso dizer que fui a 3 temáticos, ao buffet a maior parte das vezes e também ao snack de praia.

Buffet
Apenas tinham uma ala aberta, pelo que nas “horas de ponta” tornava-se um pouco caótico. Como acordávamos cedo, tomávamos o pequeno almoço por volta das 8h - 8:30 e escolhíamos sempre mesas com as canecas e talheres “de origem” ou seja, em mesas sem prévia utilização. Assim não corríamos o risco de ter mesas menos limpas, nem dificuldade em arranjar copos. Em todas as refeições a variedade existe, contudo senti falta de algo mais típico, porque as refeições são claramente adaptadas ao gosto canadiano (cerca de 80% dos turistas em Cuba vêm do Canadá). Se fizesse 7 p.a., 7 almoços e 7 jantares sempre no buffet, confesso que ficaria um pouco farto, mas tendo a oportunidade de ir aos restaurantes temáticos e comer fora em possíveis excursões, julgo que só quem for muito exigente ou má boca, diz que existe pouca variedade. Esta pode não ser imensa, mas penso que é aceitável.
Os jantares são animados com musica ao vivo. Quanto a gorjetas, não dei nenhuma e fui sempre servido sem muita demora, contudo é notório um excesso de simpatia para com os canadianos que os viciam em gorjetas. É incrível como para cada bebida no bar, cada omelete, cada café servido, eles dão uma moeda… Culturas!




Temáticos
A fila maior que apanhei para fazer a amrcação, foram 3 pessoas e nunca fui para lá madrugar. À chegada deram-me um cupão para ir ao Internacional que fica na Deluxe selection e que não aceita marcações dos “comuns mortais”. Depois escolhi o Gourmet e o italiano. Todos aceitáveis tendo o italiano recebido a minha preferência, seguido do internacional e por fim o gourmet.


Restaurante Internacional

Restaurante de praia
Muito fraco na minha opinião. Escolha muito limitada, sempre com hamburgueres e cachorros não muito saborosos. De resto muito pouca escolha.


Snack 24h
Uma desilusão! Fazem pizzas e tostas mas não têm nada pronto a comer. Tem sempre que se pedir e a espera pode ser grande...

Praia
Para mim atrás da RD, mas muito agradável. Efictivamente há quem marque sombras de noite pois nos primeiros dias fui fotografar o nascer do sol e toda a primeira fila de espreguiçadeiras estava reservada. Fora isso, como chegava antes das 9h à praia, consegui sempre espreguiçadeira à sombra. Depois das 9:30 é quase impossível ficar à sombra, mas não faltam espreguiçadeiras.
A partir das 10h e até ao almoço há animação sempre com música. Danças, alongamentos, volley, jogos, etc. Os nadadores salvadores são de tal forma gordos que se afogam antes de salvar alguém… Só querem vender charutos!





Dicas
O hotel troca €s para CUC’s mas não aceita cartões nem permite levantamentos. O MB mais próximo é a meio caminho entre o hotel e Varadero junto a um centro comercial anexo ao Mélia las Américas. Em Varadero também há MB. Qualquer pagamento ou levantamento com cartão é sujeito a uma taxa de 3% a favor do estado, por isso mais vale levar €s no bolso e ir trocando no hotel.
Para compras de artesanato e souvenires, aconselho Varadero! A oferta é muita e os preços são baixos. Finalmente um pais onde não somos massacrados pelos vendedores nem é preciso regatear até à exaustão! Levando-se mais que um produto do mesmo vendedor conseguem-se descontos, mas as coisas já são relativamente baratas.
Para quem for aventureiro e quiser alugar carro, atenção às pessoas que pedem boleia na estrada! Não pelo risco de assalto, mas sim ao perigo de as atropelar, já que se colocam literalmente no meio das faixas de rodagem, de noite e de dia, sem qualquer colete!
A península de Varadero tem muitos hotéis, contudo pelo que vi considero que os mais recentes e com melhor aspecto ficam em Punta Hicaicos. Aqui os hotéis são mas à base de edifícios pequenos ou bungallows e não tanto em edifícios em altura como no início da península.

Excursões
Tudo que é vendido no hotel tem o mesmo preço. Travelplan e Gaviota, não há diferença.
Fiz as típicas Havana histórica e Cruzeiro do Sol.
A de Havana peca por ser curta, já que chegamos ao hotel às 17:30. Dava perfeitamente para visitar um museu ou andar mais demoradamente em certos lugares, contudo a guia foi bastante simpática e acessível. Deu uma ideia clara de como se vive em Cuba, bem como nos elucidou sobre todas as principais atrações da cidade. Aconselho a quem faça o combinado, a arranjar um guia, pois dessa forma tudo ganha interesse redobrado.

O cruzeiro do sol, ou antes, um catamaran, incluiu snorkel (faquiiiinho), interação com golfinhos e almoço + umas horas livres em Cayo blanco.
Aqui sim a praia era paradisíaca! Sei que agora vendem-se férias nos Cayos e se forem idênticos, a estadia para quem gosta de praia, será maravilhosa. Contudo é preciso ter atenção aos custos que terão visitas fora dos Cayos.. Pelo que sei, são muito puxadas. Talvez seja uma opção para quem queria sobretudo paz e sossego.




Finalizando, posso dizer que foram umas férias muito boas e que o hotel foi +/- de encontro às expectativas e ao preço que paguei. Quem for muito exigente, aconselho outro hotel, mas quem for relaxado e não for picuinhas, acho que se adapta bem ao RIU Varadero.
 
Última edição por um moderador:

CarlaSusan

Membro Ativo
Muito obrigada pela partilha :) Vou em maio para esse hotel e todas as dicas sao preciosas! Estou super curiosa em relaçao à praia pq entre RD e Mexico tb preferi as da RD, de longe, mas tenho gds expetativas quanto às de varadero.
 

RICR

Membro Novo
Obrigado pela partilha, estive no Riu Varadero a ano passado e também gostei das férias, embora tenha feito combinado, estive 3 noites em Havana e 6 em Varadero. Revi-me em quase todos os seus comentários, o mais desiludiu foi a comida porque achei que havia coisas a repetirem-se dias e dias e comecei a desconfiar um pouco da própria qualidade, mas enfim ia para lá mais uns dias na boa... Eu fiquei no edificio 22, logo perto da praia, mas depois de lá chegar até nem achei o resort muito grande em extensão, mas sempre dá mais jeito ficar mais perto da praia... andamos menos naquele calor...
Cumprimentos
 

Joanacbs

Membro
Olá,
esse report quase podia ser meu eheh, à excepção dos problemas com o quarto que não tive nenhuns, estive lá na semana de 29 a 5 de Abril e o máximo que aconteceu foi acabarem os pratos durante 5 minutos, as bebidas que eles faziam lá também nao eram grande coisa mas de resto não tenho queixas tendo em conta o que paguei. Também estranhei em Varadero ninguém nos chatear para comprar nada, mesmo quando já se estava dentro da loja a ver os preços..
Ainda estou a ganhar coragem para fazer um report ;)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Que saudades tenho dessa zona... estive mesmo aí ao lado no EX Sirenis la Salina que agora é o Memories Varadero.
Foi bom rever esses golfinhos e o Cayo.

Obrigado pela partilha ;)
 

RICR

Membro Novo
Gostava de salientar que adorei a foto dos golfinhos... é que eu não tenho fotos dos golfinhos, não levei a maquina para o delfinário pois não tinha nenhuma aquatica e depois não consegui comprar aquela que eles tiram para vender, pois atrasei-me 5 minutos a chegar á recpção do hotel e a pessoa já tinha abalado!!! Fiquei tão triste!!!!:-(
 

NJBC

Membro Ativo
Boa descrição do hotel e da viagem em geral, é uma boa ajuda para se um dia passar por cuba as minhas férias.

Obrigado
 

TeK

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha, tirando a praia o hotel parece mesmo muito fraquinho e pouco atractivo comparado com a oferta que existe em Varadero, não tinha esta ideia dele, mas vendo bem alguns pormenores que nos mostras dá pra ver isso.
 

hauntedboy

Membro Novo
TeK disse:
Obrigado pela partilha, tirando a praia o hotel parece mesmo muito fraquinho e pouco atractivo comparado com a oferta que existe em Varadero, não tinha esta ideia dele, mas vendo bem alguns pormenores que nos mostras dá pra ver isso.
Não conheço a restante oferta de Varadero, mas não chegaria ao ponto de classificar este hotel como fraquinho. Pelo menos em infraestruturas pareceu-me dos mais interessantes e bem arranjados a nível de exteriores.
Efectivamente não me pareceu um hotel com atenção a pormenores e muito organizado, mas não se pode esquecer que, pelo menos quando comprei a viagem, este era dos mais baratos apenas 15€ mais caro que os Be Live, por isso não se pode pedir serviço de requintado a preços de saldo. Em Portugal dava-lhe 3,5 estrelas.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha!

Estas fotos das praias de Cuba deixam-me doente :blush:

Obrigado pela partilha :D
 
Top