Novidades

[Report] Riu Palace Riviera Maya Agosto 2009

heaven2006

Membro Novo
Riu Palace Riviera Maya Agosto 2009



Olá pessoal!

Antes de mais... não, não é engano... esta foi a minha 2ª viagem ao México no espaço de 2 meses... desta vez com a companhia da família :wink: A partida foi no dia 17 de Agosto e o hotel escolhido foi o mesmo da última vez, o RIU Palace Riviera Maya, e devo dizer que não me arrependi!

Como já descrevi praticamente tudo acerca do hotel, este report incidirá apenas sobre as novidades desta viagem.

O Hotel - Riu Palace Riviera Maya

Continua fantástico como da última vez, ainda que tenha notado um ligeiro decréscimo na variedade da comida. Parece que agora em Agosto o México está a ficar com mais turistas... um sinal positivo depois de tudo o que sofreram por causa da gripe!

Desta vez calhou-me um quarto no 3º andar (o último), com uma vista fantástica para o mar e para a zona de animação nocturna do hotel. Era sempre bom ouvir jazz, cantores ou mesmo bandas a tocar a partir das 19h30 ou durante a tarde a partir da varanda! O único inconveniente é que o quarto era mais longe da praia do que o quarto da última vez, mas ainda assim, o facto de estar no último andar e de o corredor ter apenas quartos de um lado permitia uma maior tranquilidade no que concerne aos ruídos! Ah, e sim, o hotel dispõe de elevador :wink:


Vista da varanda do quarto - direita


Vista da varanda do quarto - em frente


Zona com sofás e TV LCD


Menu do Room Service 24 horas

Na semana em que lá estive houveram 2 festas de praia, muito divertidas! Não faltou água de coco (maravilhosa!) e um concurso de dança no mínimo... ilariante! Também tinhamos à disposição na zona da festa fruta fresca e uma demonstração de bonecos feitos de toalhas.








O Bar Aquático, a zona mais agitada durante o dia









O Tempo


Todos os dias era assim.. o céu sempre com algumas nuvens... chegando por vezes a ameaçar chuva, o que quase nunca aconteceu...

Antes de mais, tive muito mais sorte com o tempo desta vez... aliás por vezes até desejei que não estivesse tanto calor e que chovesse mais! É que nos 7 dias, apenas choveu um dia durante a noite e noutro durante 1 hora de manhã cedo, pelo que não afectou em nada as nossas férias! Como aspecto positivo, o mar estava por vezes tão calminho que parecia que estava numa piscina! As noites, essas sim, bastante mais insuportáveis do que em Junho, com a humidade sempre perto dos 90%! O que me valeu foi que o hotel tem imensos espaços interiores com ar condicionado!

A viagem em Premium Class



Duração do Vôo: 9h30 (ida), 8h45 (regresso)

Desta vez a viagem foi feita em avião Orbest (recorde-se que na outra viagem por falta de passageiros portugueses fui em avião Iberworld, que fez escala em Lisboa desde Madrid). Em oposição à falta de portugueses na última viagem, desta vez o avião estava completamente cheio, aliás penso que foi o primeiro vôo para Cancun após o surto da gripe a encher só com portugueses... O avião é um Airbus A330-200, e desta vez fui na Premium Class, pelo que passo a comparar as regalias em relação à classe turística:


  • 1 Balcão de Check-in exclusivo, o que permitiu "saltar" as filas gigantescas tanto no aeroporto de Lisboa como no de Cancun.
  • A bagagem de porão é marcada com uma etiqueta prioritária, pelo que são as primeiras a sair. O problema é que na chegada verificamos que as nossas malas foram todas revistadas e "arrancaram" a etiqueta de prioridade de uma delas, ou seja tivemos que esperar na mesma :p Mas compreendo que não foi culpa da companhia...
  • Em Cancun tivemos embarque prioritário, em Lisboa como o acesso ao avião é feito de autocarro essa "prioridade" deixa de ter efeito. De qualquer das formas, no desembarque somos os primeiros a sair.
  • No avião a Classe Premium tem 51 lugares, distribuídos por 7 filas. É de evitar a fila 7 uma vez que as cadeiras não reclinam! Todas as outras reclinam o mesmo que na classe turística (penso eu). As cadeiras são em pele, existem suportes de cabeça (para mim fundamental para conseguir dormir em condições), e um ligeiro maior espaço para as pernas (consegui abrir o meu PC de 15' com ângulo de 90º, algo impossível em turística). Para além disso, além da almofada e da manta, tivemos um estojo com pente, pasta e escova dos dentes, tampões para os ouvidos, venda para os olhos, meias e creme para as mãos (à partida). Na volta este "estojo" era apenas constituído por um pente, venda para os olhos e meias. Também estão incluídos auscultadores (vendidos a 3€ na classe turística), mas aviso já que nem todos funcionam em condições :? .
  • O rácio passageiro-tripulação é o dobro em comparação com a classe turística, com um hospedeiro para cada 25 passageiros.
  • O serviço e o catering foi consideravelmente melhor. Antes ainda do avião partir são distribuídos jornais. Depois da descolagem foi-nos dado um sumo ou água (em copo de vidro), seguindo-se um pequeno lenço de papel húmido e muito quentinho para lavar as mãos. Depois foi a vez do almoço (ida) ou jantar (volta), em que podíamos escolher entre um prato de carne ou de massa. Entre nós os 4 sempre escolhemos o prato de carne, mas o de massa tinha bom aspecto também! De destacar que se pedissem coca-cola ficam com a lata toda para vocês :p Em todas as refeições os tripulantes passaram 2 vezes por nós a perguntar se queríamos pão.
  • Nesta classe existe um WC dedicado, que fica mesmo ao lado do Cockpit. Se tiverem sorte, apanham por vezes a porta do cockpit aberta e podem espreitar :p


    Premium Class


    Encosto regulável para a cabeça


    O estojo da viagem de ida


    O almoço (na ida)


    O jantar (no regresso)


    O lanche (na ida)


    O pequeno-almoço (no regresso)

Agora a questão é: vale a pena o extra que se paga? Penso que depende de pessoa para pessoa... mas na minha opinião valeu a pena :wink:
 

heaven2006

Membro Novo
Excursões - Combinado Tulum e Xel-Ha

Esta excursão foi comprada directamente ao operador, pelo preço de 115$ por pessoa (segundo eles com desconto de 15$). Uma vez que a entrada no Xel-Ha custa 75$, não achamos muito caro!

A recolha no hotel foi às 8 horas numa pequena carrinha que nos levou ao RIU Lupita, ponto de encontro para os restantes passageiros. Aproveitei e conheci o último hotel RIU de Playa del Carmen que me faltava conhecer :p Foi a primeira e única excursão organizada em que participei no México, e devo confessar que é sempre chato estar a esperar pelas outras pessoas. Neste caso estivemos quase 1 hora à espera do restante grupo, e ainda tivemos que parar noutro hotel em Puerto Aventuras. Resumindo, chegamos a Tulum eram quase 11 horas! :p O Guia falava português quase perfeito e pareceu ser bastante conhecedor da cultura Maia. Gostei muito! :wink: Na minha opinião, vale muito mais a pena conhecer estas ruínas do que perder um dia inteiro para ir ao Chitzen Itza! Ainda por cima têm uma praia fantástica para refrescar, e uma brisa que torna o ar muito mais suportável! :wink:











Em consequência do atraso, a visita a Tulum foi de pouco mais de 1h30. Depois tivemos cerca de 5 horas no Xel-Ha, o que é manifestamente insuficiente para conhecer todo o parque :cry: Uma vez que agora já conheço Xcaret e Xel-Ha posso fazer uma comparação principalmente para quem vai pela primeira vez e se debate com a escolha:

Vantagens Xcaret

  • Espectáculo nocturno fantástico e na minha opinião imperdível!
  • Maior variedade de actividades (aquário e outros animais incluindo puma, jaguar, tartarugas, jacaré americano, cemitério maya bem como várias pequenas demonstrações da cultura maia ao longo do dia)
  • Paga-se menos para caução do equipamento de snorkel.
  • Tem uma praia, óptima para relaxar
  • Os restaurantes buffet têm maior qualidade e variedade de comida, e no dia em que fui estavam quase todos vazios


Desvantagens Xcaret

  • Parque demasiado grande e fraca sinalização
  • Pacote Plus apenas inclui uma refeição Buffet e 2 bebidas, pelo que se ficarem o dia todo devem levar comida (99$, 10% de desconto se comprado online)
  • Os cacifos são minúsculos!
  • Apenas são atribuídas toalhas a quem compra o pacote Plus, e 1 por pessoa (a qual não podem perder sob pena de ficarem sem a caução)
  • Sob ponto de vista do aspecto "natural", existe muita mão-de-obra do homem...


Vantagens Xel-Ha

  • Mais barato (75$ com TI, 10% de desconto se comprado online)
  • Mais natural
  • Parque de fácil navegação e bem sinalizado
  • A descida do Rio é imperdível e pode ser feita com bóias... muito relaxante!
  • Regime Tudo-Incluído por isso nunca ficam com fome! Tem 4 restaurantes e uma estação self-service para bebidas, muito útil para dias de muito calor! Os gelados também são bons (não tantos como no hotel onde fiquei, mas... :p )
  • Vários espaços de relaxamento ao longo do parque
  • Fornecem alimentação para os peixes
  • Os cacifos são espaçosos
  • É possível obter e deixar toalhas em praticamente todo o parque.


Desvantagens Xel-Ha

  • A Água da lagoa é bastante turva... não muito propícia para quem gosta de fotografar/filmar debaixo de água
  • Não sei se é por causa do México estar a ganhar turismo, mas o parque estava MUITO cheio no dia em que fui... era complicado arranjar uma mesa à hora do almoço! E além disso não sei se era do excesso de pessoas, mas verifiquei pouca higiene no buffet!
  • Preço alto de caução para aluguer do snorkel (20$ ou 20€ por equipamento)


Resumindo: Se for necessário fazer uma escolha, não é muito fácil.... no entanto pela variedade e quantidade de actividades acho que escolheria o Xcaret para uma primeira visita (o que de facto fiz). Para Snorkeling existem melhores lugares que ambos os parques, no entanto o Xel-Ha ganha!

Seguem então algumas fotos do Xel-Ha:

Pássaros tropicais próximos à entrada do parque. É possível tirar fotos com eles por 12$


Snorkeling


Spa


Zona de relaxamento


Lagoa dos Manatins


Lagoa principal


Alguma vida selvagem


Descida do Rio

Excursões - Snorkeling Tour

Marcamos um Tour de Snorkeling no Centro de Actividades Aquáticas do nosso hotel (Scuba Caribe), que custou 29$ por pessoa para um passeio de aproximadamente 1h30-2 horas. Fomos de barco para um local muito próximo do Xcaret (não sei o nome, mas existe uma excursão a partir do Xcaret que também vai lá). Trata-se de uma zona com muito pouca profundidade mas com uma água muito transparente e uma grande variedade de peixe e de corais. Como resultado tenho fotos muito melhores do que no Xel-Ha! Eramos um grupo de aproximadamente 20-30 pessoas e tínhamos 2 guias, um que ia à frente e outro atrás do grupo, no sentido de evitar que nos dispersássemos. Apenas penso que pecou pela falta de tempo! 1 hora é pouco... Também aconselho a comprarem o vosso próprio equipamento de snorkel ou a experimentar antes de ir na excursão... a minha máscara por exemplo estava furada o que impediu que usufruísse mais daquele pequeno paraíso!


Saída do Hotel


O nosso barco


Passagem pelo Xcaret


Chegada ao local









 

heaven2006

Membro Novo
Visita a Cancun

Para quem leu o meu último report, perceberam que fiquei desiludida por não poder ter ido a Cancun e aproveitar o privilégio de poder utilizar as instalações dos hotéis RIU da cidade. Decidimos então ir passar lá um dia. Existem transportes públicos para Cancun à partida de Playa Del Carmen (nomeadamente o mais popular Colectivo e os autocarros da empresa ADO), no entanto optámos pelo meio mais cómodo e apanhamos um taxi a partir do hotel. A viagem de ida custou 700 pesos e de regresso 600 pesos.


Mapa de Cancun

A primeira paragem foi no Centro comercial La Isla, na minha opinião o mais bonito de Cancun, e com maior variedade de lojas. Chegamos pouco antes das 10h (hora oficial de abertura), no entanto percebemos logo que a maioria das lojas abre por volta das 11h. É possível fazer boas compras, especialmente nas marcas americanas (os preços rondam o mesmo que nos EUA), pelo que se pode poupar! Podem ver o site oficial aqui. Além das lojas, existem vários restaurantes conhecidos, um aquário com espectáculo de golfinhos e um canal que é possível percorrer de barco.


Entrada


Os canais

De seguida, e como o sol já apertava, apanhamos um autocarro mesmo em frente ao Shopping até ao hotel RIU Palace Las Américas, que fica mesmo no centro de Cancun. Os autocarros estão sempre a passar e custam apenas 6,5 pesos por pessoa (algo como 30 cêntimos!).

awww.en_yucatan.com.mx_fotos_cancun_transporte_autobus_cancun_zona_hotelera.jpg

Aspecto dos autocarros de Cancun

Existem 3 hotéis RIU em Cancun, o Riu Cancun, contíguo ao Riu Palace Las Américas e um bocadito mais longe o Riu Caribe. Começamos por explorar a praia destes hotéis, que é de facto muito pobre em relação às da Riviera Maya (o areal é quase inexistente), e além disso existem algumas pedras na água, pelo que há que ter cuidado. Para que não bastasse isso estamos constantemente a ser incomodados por vendedores de tudo e mais alguma coisa (pratas, algodão doce, colchões de água, para fazer tranças, óculos de sol, etc...). Pelo que reparei, a maior parte dos hóspedes destes hotéis passa o dia nas piscinas. O Riu Palace Las Américas é um hotel fabuloso! O Lobby é muito semelhante aos outros Palace da RM, no entanto ao invés destes dispõe de 2 piscinas (uma fabulosa logo à saída do lobby, rodeada de camas e de vistas fantásticas para o mar), e outra bastante mais animada, rodeada de 2 bares. Existe uma grande privacidade neste hotel uma vez que as espreguiçadeiras estão distribuídas por diversos espaços ao longo do hotel, o que evita um "amontoado" como se verifica em outros hotéis. E mesmo assim o serviço de bebidas funciona e muito bem, estão sempre a passar empregados por todas estas zonas. Ahh que vida boa! :p


Entrada imponente


Lobby


Piscina principal "Infinity Pool"


Piscina Principal




Praia do Palace, com pouquíssimo areal


Uma das zonas de relax do Palace


Isto é qualidade de vida :mrgreen:


Praia do RIU Cancun


Outra vista da praia do RIU Cancun

E como somos pessoas responsáveis, aproveitamos as horas de maior calor para almoçar no belíssimo restaurante buffet com uma vista fantástica para o mar. A qualidade e variedade da comida é óptima neste hotel, talvez até melhor do que o Riu Palace Riviera Maya em alguns aspectos!


O Restaurante Buffet Principal do RIU Palace Las Américas

Depois disto decidimos ir até ao Centro Comercial Plaza Caracol, mesmo em frente ao hotel, e que tem a particularidade de ser interior (ar condicionado precisa-se! :p ).

Depois de mais uma banhocas da piscina e na praia e de encher mais o estômago, rumamos ao nosso hotel. A viagem ronda à volta de 1 hora.

Este foi um dia muitíssimo bem passado! Recomendado a todos os que pensam ficar num Riu Palace (O de Cancun costuma ser sempre mais caro do que os da Riviera Maya, por isso há que aproveitar! :p )

Outros Hotéis RIU

Riu Palace México


Mais uma vez visitei este hotel algumas vezes para observar vida selvagem (nomeadamente Zereques e Iguanas) e outra vez para almoçar. Devo dizer que fiquei altamente desiludida com a comida aqui! Além da variedade ser muito má, a própria qualidade deixa a desejar... a evitar! :|










Avistamento de Zereques


Iguanas

RIU Lupita











Clube de Praia do RIU Lupita (Fica ao lado do Riu Palace RM)
Como não há Dress Code lá é a maneira mais rápida de ir buscar uma bebida ou um pão para os peixes :p


Horários para Transporte Ida e Volta desde o RIU Lupita até à Praia. O hotel fica a cerca de 3 km.

Espero que tenham gostado deste report!

Alguma dúvida não hesitem em perguntar! :wink:
 

luaviajante

Membro
Olá heaven 2006, acabei de ler o teu reporte fiquei com vontade que a minha viagem fosse já hoje.
No que se refere a viajar em 1ª classe penso que vou fzer uma modificação na minha viagem se ainda for possivel e passá-la tb para 1ª classe no avião, realmente e muito melhor qd fui a RD fui em 1ª classe e não tem nada a ver com a turistica.

Obrigada pelo report
 

Acoreano

Membro Ativo
Heaven2006 isto é que é vida. 2 viagens à Riviera Maya em tão pouco espaço de tempo. Que inveja.
 

heaven2006

Membro Novo
luaviajante disse:
já agora gostava que me informasses de uma coisa, e agripe por lá fala-se no assunto?
Mais uma vez não se ouve falar da gripe no México. Falamos com os taxistas acerca dos assuntos e só nos dizem que em Maio esteve tudo fechado, e alguns locais falam em teorias da conspiração e etc.... A única medida de prevenção que verifiquei foi no parque Xel-Ha à entrada nos bufffets onde nos davam gel à base de álcool para desinfectar as mãos. De resto nada! Vai descansado :p
 

petrus

Membro Ativo
heaven, estou ainda a recompor-me do teu report!

Está brutal! Nunca mais chega dia 14 de Setembro!

Quanto ao hotel, como sou mais pobretanas... fico-me pelo Tequila!
 

heaven2006

Membro Novo
O Tequila é muito bom também! O melhor lugar para passar a noite! Cheguei inclusivé a ir lá ver o espectáculo nocturno e adorei! :p
 
Top