Riu Palace Punta Cana_Outubro 2009 (1)
Acabei de chegar de Punta Cana, numa semana de férias, juntamente com a minha esposa, de 20 a 27 de Outubro de 2009. Somos um casal na casa dos 40 anos, estamos casados há 13 anos e temos uma filha de 10. Fomos sem ela, numa espécie de Lua de Mel. Já conhecemos Portugal de lés a lés, Cuba, Brasil, Tunísia, Espanha Continental, Mallorca, Ibiza, Las Palmas, Lanzarote, Madeira e Açores.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a este Portal e a quem escreve, porque constituem uma ajuda preciosa a quem visita os destinos pela 1ª vez. Da mesma forma que fui bastante elucidado, para a Republica Dominicana, senti-me na obrigação de me registar como membro deste portal e fazer o meu report destas férias, que foram muito boas, numa relação qualidade/preço excelente e que corresponderam plenamente às minhas expectativas.
Vou abordar os vários tópicos que normalmente são os mais importantes nas viagens, como forma de ajudar os futuros viajantes.
Viagem/Avião
A viagem para a Republica Dominicana (RD) foi feita pela Orbest, uma empresa do grupo Iberojet, Iberostar, Iberworld, etc. O avião que nos transportou é um Airbus 330, com capacidade para mais de 300 pessoas. O avião ia cheio (bom trabalho comercial dos operadores – o nosso foi a Solplan e das agência de viagens – a nossa foi a Geotur em Aveiro, na pessoa da Vera Rodrigues) e pode-se dizer que em termos de aparelho, não estamos mal servidos. Tem boas condições, vê-se que é relativamente novo (penso que terá 6 anos). Este aparelho faz também as rotas do México e Jamaica da Iberojet e Solplan. O voo saiu com atraso de 2 horas para lá e 2 horas para cá. É uma situação que nos dias de hoje se torna um pouco incompreensível, uma vez que é possível calcular os tempos de voo e antecipar eventuais atrasos. Ora, só quando estávamos já no embarque é que nos comunicaram do atraso (por tempo indeterminado). O avião ainda não tinha chegado... Se o avião saiu do anterior destino com duas horas de atraso, é normal que chegue com duas horas de atraso. É irritante esta falta de planeamento, bem como é irritante a falta de informação. Obviamente que, quando à hora para marcada para o embarque o mesmo não é feito, há 300 alminhas que querem saber o que se passa. “Então e o avião? Onde está? Porque não embarcamos? Caiu? Avariou?” A estas perguntas o “Não sei” foi a resposta. Não era mais fácil um “O avião saiu atrasado duas horas do destino anterior e é esse o tempo estimado de atraso na sua chegada, na sua limpeza, no vosso embarque e na vossa partida”. Fácil, não é? Resolvia o assunto. A quem viaja algumas vezes, quando isto acontece, parece que funciona tudo ao improviso…Numa indústria que é avançada, com os tempos de operação calculados, não é muito admissível estas situações em pleno ano de 2009…
De resto, são 7h.15m de viagem, com duas refeições incluídas e 2 filmes (engraçados) disponibilizados. A viagem decorreu com normalidade. Alguma turbulência, mas nada de assustador. A tripulação, portuguesa, foi profissional e eficiente. As refeições são de “mínimos olímpicos”. Não se passa fome, mas é tudo contadinho. A nível de entretenimento, para ouvir música ou ouvir o som dos filmes, a companhia vende uns headphones por 3 euros a quem quiser. A entrada das cadeiras (para os phones) é universal e quem quiser pode ir munido de equipamento. A entrada é das pequenas (de 3,5mm).
A viagem para lá é de dia e faz-se bem porque vai-se na expectativa. Para cá, vem-se a dormir e parece menos tempo. No avião dão almofadinha e cobertor e dorme-se relativamente bem, para avião. O espaço entre as cadeiras não é muito, mas já andei em piores. No computo geral, dou nota positiva ao serviço, pela viagem em si, não pelos atrasos.
Acabei de chegar de Punta Cana, numa semana de férias, juntamente com a minha esposa, de 20 a 27 de Outubro de 2009. Somos um casal na casa dos 40 anos, estamos casados há 13 anos e temos uma filha de 10. Fomos sem ela, numa espécie de Lua de Mel. Já conhecemos Portugal de lés a lés, Cuba, Brasil, Tunísia, Espanha Continental, Mallorca, Ibiza, Las Palmas, Lanzarote, Madeira e Açores.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a este Portal e a quem escreve, porque constituem uma ajuda preciosa a quem visita os destinos pela 1ª vez. Da mesma forma que fui bastante elucidado, para a Republica Dominicana, senti-me na obrigação de me registar como membro deste portal e fazer o meu report destas férias, que foram muito boas, numa relação qualidade/preço excelente e que corresponderam plenamente às minhas expectativas.
Vou abordar os vários tópicos que normalmente são os mais importantes nas viagens, como forma de ajudar os futuros viajantes.
Viagem/Avião
A viagem para a Republica Dominicana (RD) foi feita pela Orbest, uma empresa do grupo Iberojet, Iberostar, Iberworld, etc. O avião que nos transportou é um Airbus 330, com capacidade para mais de 300 pessoas. O avião ia cheio (bom trabalho comercial dos operadores – o nosso foi a Solplan e das agência de viagens – a nossa foi a Geotur em Aveiro, na pessoa da Vera Rodrigues) e pode-se dizer que em termos de aparelho, não estamos mal servidos. Tem boas condições, vê-se que é relativamente novo (penso que terá 6 anos). Este aparelho faz também as rotas do México e Jamaica da Iberojet e Solplan. O voo saiu com atraso de 2 horas para lá e 2 horas para cá. É uma situação que nos dias de hoje se torna um pouco incompreensível, uma vez que é possível calcular os tempos de voo e antecipar eventuais atrasos. Ora, só quando estávamos já no embarque é que nos comunicaram do atraso (por tempo indeterminado). O avião ainda não tinha chegado... Se o avião saiu do anterior destino com duas horas de atraso, é normal que chegue com duas horas de atraso. É irritante esta falta de planeamento, bem como é irritante a falta de informação. Obviamente que, quando à hora para marcada para o embarque o mesmo não é feito, há 300 alminhas que querem saber o que se passa. “Então e o avião? Onde está? Porque não embarcamos? Caiu? Avariou?” A estas perguntas o “Não sei” foi a resposta. Não era mais fácil um “O avião saiu atrasado duas horas do destino anterior e é esse o tempo estimado de atraso na sua chegada, na sua limpeza, no vosso embarque e na vossa partida”. Fácil, não é? Resolvia o assunto. A quem viaja algumas vezes, quando isto acontece, parece que funciona tudo ao improviso…Numa indústria que é avançada, com os tempos de operação calculados, não é muito admissível estas situações em pleno ano de 2009…
De resto, são 7h.15m de viagem, com duas refeições incluídas e 2 filmes (engraçados) disponibilizados. A viagem decorreu com normalidade. Alguma turbulência, mas nada de assustador. A tripulação, portuguesa, foi profissional e eficiente. As refeições são de “mínimos olímpicos”. Não se passa fome, mas é tudo contadinho. A nível de entretenimento, para ouvir música ou ouvir o som dos filmes, a companhia vende uns headphones por 3 euros a quem quiser. A entrada das cadeiras (para os phones) é universal e quem quiser pode ir munido de equipamento. A entrada é das pequenas (de 3,5mm).
A viagem para lá é de dia e faz-se bem porque vai-se na expectativa. Para cá, vem-se a dormir e parece menos tempo. No avião dão almofadinha e cobertor e dorme-se relativamente bem, para avião. O espaço entre as cadeiras não é muito, mas já andei em piores. No computo geral, dou nota positiva ao serviço, pela viagem em si, não pelos atrasos.