Novidades

[Report] RIU Garopa - Ilha do Sal 05/09/2013 - 12/09/2013

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá caros colegas

Isso dizem a todos e explico porquê.
Quando lá estive em 2007, choveu numa das noites e a conversa foi a mesma...já passaram seis anos, se calhar foi quando lá estive que choveu a ultima vez :). Estranho! :nono:

Cumprimentos
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Quando lá estive não apanhei chuva, mas é verdade que eles diziam que já fazia 6/7 anos que não chovia. Concordo contigo Carla, eles devem dizer isso a toda a gente
Para mim este destino não será para repetir, gostei muito das pessoas, mas apanhei muito vento, a água do mar fria e muito batida, não devo ter tido sorte :nono:
Das coisas que mais gostei foi ter ido à praia de Santa Maria jantar ao restaurante da Milú. O preço foi bem puxado, mas comi a melhor lagosta da minha vida e vi um espetáculo de dança e música maravilhoso!!!!
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Carla (AKA Cagm) disse:
Ah!Ah!Ah! Dizem isso a todos! Ou será para se mentalizarem que nunca chove?!
Carla, se calhar o que para ti é chuva, para eles, infelizmente, são umas gotinhas...

Entendo que para um turista, chover meia hora ou ficar nublado e chover um pouco, seja incomodativo, agora para eles, chuva à séria (como nós temos cá, em que por vezes, chove o dia todo) é raríssimo!

Qual é o interesse deles em mentir? Não é por acaso que o bem mais precioso deles é a água... se calhar é porque raramente chove lá, já pensaram?

Acho que se devia ter um pouco mais de respeito pelo povo cabo verdiano e por todas as dificuldades que eles têm passado, muito graças a essa falta de chuva...
 

DDD

Membro Ativo
Adorei o report.

Também fiz essa excursão, e embora gostasse muito, também me chocou o estado do povo cabo-verdiano. Enfim, é a vida...

Também apanhei chuva, e o céu muito nublado...
 

Tiquiss

Membro Conhecido
DDD disse:
Adorei o report.

Também fiz essa excursão, e embora gostasse muito, também me chocou o estado do povo cabo-verdiano. Enfim, é a vida...

Também apanhei chuva, e o céu muito nublado...
Sim, é a vida, mas não é isso que chega até nós através das notícias... :(

Em que altura foi?
 

DDD

Membro Ativo
Tiquiss disse:
Sim, é a vida, mas não é isso que chega até nós através das notícias... :(

Em que altura foi?
Fui no início de Julho de 2011, no Meliã Tortuga Beach.
 

Sagitariana

Membro Ativo
Tiquiss eu estive no Sal em 2011 no mês de Setembro e também não apanhei chuva! O que é certo, é que a ilha demonstra bem a falta de agua. Não tem quase animais, por não haver pasto, tanto que a carne lá se torna caríssima... e comem quase sempre peixe!... A ilha é completamente seca pela falta da chuva.
Este ano fui a Cabo Verde à Boa Vista (apanhei 2 vezes aguaceiros, o que sabia magnificamente bem, devido ao calor que se fazia sentir). A ilha tem muito mais vegetação que no Sal, pois todos os anos chove! Em conversa com um guia... ele falou-me que a Ilha do Sal está amaldiçoada pois nunca chove! Isto confirma todas as duvidas à cerca das chuvas no Sal! E concordo plenamente contigo, o que para nós pode ser chuva... para eles são simples gotas! Pois cada vez que chove... Eles ficam numa alegria que só visto!
Como é gratificante sentir aqueles sorrisos com uns simples rebuçados! Vim de Cabo Verde à cerca de 2 semanas e já tenho saudades daquele povo, clima... MARAVILHOSO! Sem palavras!
 

Mazdan

Membro Novo
Ainda sobre a chuva...

Quando estava a planear a viagem deparei-me com inúmeros reports por aqui e comentários no trip advisor em que grande parte das pessoas dizia ter apanhado chuva o que ia totalmente contra o que me diziam nas agências "raramente chove", "chover é um acontecimento único para aquele povo", sendo que na minha ignorância acreditei que seria realmente "dizem isso a todos" para irmos a Cabo Verde convencidos do bom tempo.

A verdade é que acreditei ter tido imensa sorte porque durante todos os dias de férias esteve sol e bandeira verde na Praia de Chaves sendo que no dia extra oferecido (devido ao cancelamento do voo que nos levava de regresso a Lisboa) choveu à tarde e o animador andava a recrutar para o futebol de praia ao que questionei, divertida, se íamos jogar à chuva... resposta, com um ar confuso do animador, "Qual chuva?"

Em conversa percebemos que aquelas "gotinhas" que para nós que estamos em férias e queremos sol tornam-se incómodas para eles não é chuva (para nós em Portugal seria o "molha tolos") e que não é o suficiente para as necessidades da ilha.

E basta percorrer a ilha para compreender a falta de água, basta ouvir e ver.

Há cerca de 3 semanas choveu sim, e muito, devido à passagem do furacão Humberto perto de Cabo Verde o que provocou chuvadas intensas que levaram a inundações e ao colapso de uma ponte (que continua por reconstruir como observei). Isso sim é chuva.
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Mazdan disse:
Ainda sobre a chuva...

Quando estava a planear a viagem deparei-me com inúmeros reports por aqui e comentários no trip advisor em que grande parte das pessoas dizia ter apanhado chuva o que ia totalmente contra o que me diziam nas agências "raramente chove", "chover é um acontecimento único para aquele povo", sendo que na minha ignorância acreditei que seria realmente "dizem isso a todos" para irmos a Cabo Verde convencidos do bom tempo.

A verdade é que acreditei ter tido imensa sorte porque durante todos os dias de férias esteve sol e bandeira verde na Praia de Chaves sendo que no dia extra oferecido (devido ao cancelamento do voo que nos levava de regresso a Lisboa) choveu à tarde e o animador andava a recrutar para o futebol de praia ao que questionei, divertida, se íamos jogar à chuva... resposta, com um ar confuso do animador, "Qual chuva?"

Em conversa percebemos que aquelas "gotinhas" que para nós que estamos em férias e queremos sol tornam-se incómodas para eles não é chuva (para nós em Portugal seria o "molha tolos") e que não é o suficiente para as necessidades da ilha.

E basta percorrer a ilha para compreender a falta de água, basta ouvir e ver.

Há cerca de 3 semanas choveu sim, e muito, devido à passagem do furacão Humberto perto de Cabo Verde o que provocou chuvadas intensas que levaram a inundações e ao colapso de uma ponte (que continua por reconstruir como observei). Isso sim é chuva.
Eu estive lá nessa altura das chuvas provocadas pelo furacão Humberto....
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Obrigado pelo report, recordou-me as minhas férias :)
Mas, efetivamente este foi o destino que menos gostei, não pelo Hotel que é muito bom, nem pelas pessoas que são extraordinárias, mas pelo tempo e pela praia. Estive lá em Maio e apanhei sempre dias muito ventosos a partir do meio da tarde e o mar estava sempre a uma temperatura muito baixa e muito agitado (fazia lembrar a praia do Guincho, em Cascais). Para mim, muito diferente do mar das Caraíbas

Quanto á chuva, é verdade que estive lá uma semana e nem uma pinguinha...e quando perguntavamos por lá, todos nos diziam que já não chovia há 6/7 anos!!!
 

Marcio Duarte

Membro Novo
Ola! Gostei muito do teu report, mas como caboverdiano residente no Sal, em Santa Maria, tenho algumas OBS a fazer:
1. Somos um país pobre, mas não existe miséria. Pão, arroz, batatas, ovos, frango e peixe não faltam. Agora é claro que hamburguer, pizzas, refris e coca-cola....
2. As crianças muitas vezes pedem coisas aos turistas por vício. Falta de educação e ocupação dos tempos livres de uma maneira apropriada.
3. Médicos há, segurança social há, solidariedade e facilidades para os mais carenciados há. Mas é claro que o nosso sistema de saúde é deficiente. Curiosidade: as doencas que mais têm matado em Cabo Verde ultimente são diabetes, doenças cardiacas, coronárias e renais e são resultado do facto das pessoas passarem a comer mais que há 39 anos atrás.
4. A chuva:CV sempre enfrentou secas, mas desde 1987 tem chuvido todos os anos. Uns anos pouco, em outros até demasiado. Chuva no verão pq é tropical e é devido à ZCIT.Sal é simplesmente a menos chuvosa. A planura da ilha também não permite chivas orograficas como em Santo Antão e Brava p. Ex.
Então é mentira quando dizem que não chove há 7, 10 ou 20 anos.
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Marcio Duarte disse:
Ola! Gostei muito do teu report, mas como caboverdiano residente no Sal, em Santa Maria, tenho algumas OBS a fazer:
1. Somos um país pobre, mas não existe miséria. Pão, arroz, batatas, ovos, frango e peixe não faltam. Agora é claro que hamburguer, pizzas, refris e coca-cola....
2. As crianças muitas vezes pedem coisas aos turistas por vício. Falta de educação e ocupação dos tempos livres de uma maneira apropriada.
3. Médicos há, segurança social há, solidariedade e facilidades para os mais carenciados
Olá, e antes de mais, quero agradecer pelo comentário, tratando-se de uma pessoa cabo verdiana e que reside na ilha do Sal. O ponto de vista é sempre diferente de quem vive e de quem vai apenas de férias. :)

Quanto às observações, não quis causar qualquer incomodo nem constrangimento... A ideia que fiquei foi também partilhada pelo nosso guia turístico, daí partilhar aqui no meu report. Ainda assim, uma vez mais, obrigado pelas observações.
 

Marcio Duarte

Membro Novo
Ola! No stress ;).
Na verdade ja atualizei a resposta. Também sou guia, eu e o Ulisses somos amigos desde criancas, grande animador, muito simpatico mas precisa melhorar no capitulo INTERPRETACAO TURISTICA alias... TODOS OS GUIAS DE CV. Abraços!! :)
 
Top