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[Report] Report Capitais Balticas - Zenith 06.06.2009

RuiXpto

Membro Ativo
Report Capitais Balticas - Zenith 06.06.2009

A escolha da realização de um cruzeiro é justificada pelo “bichinho” que ficou depois do Rondó Veneziano em 2006. Como a oferta hoje em dia já é bastante, seguiu-se a tarefa de escolher o destino. Pessoalmente, já conhecia Sao Petersburgo, achei que era uma boa oportunidade para toda a família ficar a conhecer a cidade. Viajamos com uma criança de 27 meses, o que complicou bastante o cruzeiro. Claro que as tarefas árduas também fazem parte destas coisas.
Começaremos por efectuar o relato da viagem seguindo a ordem das escalas:


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1º Dia – Madrid – Copenhaga
Começamos o dia bem cedo, já que optamos por não pernoitar em Madrid e seguimos de carro até ao aeroporto, ficando o carro no parque de larga estancia. O nosso avião saiu de Madrid às 11:20h, sendo a viagem de cerca de 2:45h até Copenhaga.

Durante a viagem, já próximo do destino, a ponte/tunel de Øresund que liga Copenhaga a Malmoe, na Suecia:


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Chegados ao destino, tínhamos a chuva como companhia e um dos primeiros sustos com a meteorologia. Como o tempo não era muito já que o barco partia às 20h, optamos por fazer a excursão da Pullmantur, que oferecia uma visita de 3 horas pela cidade, inicialmente de autocarro e depois com um passeio pelos canais.
Cidade de contrastes, já que temos lado a lado por ex apartamentos a custar 1.500.000€ e ao lado um bairro ocupado por hippies gratuitamente.


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O caos no transito, bicicletas por todo o lado:


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Lá chegamos ao Porto Nyhavn, ou Porto Novo, um canal construído no sec XVIII, que até à década de 70 era local pouco afamado e hoje faz parte da maioria dos postais de Copenhaga. Uma paragem para fotos, já que comprar alguma coisa aqui custa os olhos da cara. Por ex uma simples cerveja em copo custa cerca de 8-10€.


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Já pelos canais,

A Opera


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O Iate Real


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O Diamante Negro


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e a pequena sereia, sem duvida a grande estrela da cidade!


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E entretanto, passaram as horas e tivemos que ir para o barco. Com muita pena nossa já que gostamos imenso da cidade e foi pena não termos um pouco mais de tempo para a explorar.
 
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2º Dia – Gdynia – Polonia

A 1ª noite serviu para travar conhecimento com o Zenith e com os nossos companheiros de mesa, portugueses lisboetas. Na manha do dia seguinte, pelas 10:30h tivemos o simulacro de emergência (ao contrario dos aviões, onde ninguém ouve as explicações de segurança, nos cruzeiros, o simulacro é obrigatório e tudo pára durante o mesmo).


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Esta era das escalas do barco, que inicialmente menos me seduziu. O nome não me era familiar e achava que era um dos dias para explorar e usufruir dos “mimos” do barco. Puro engano, quando comecei a pesquisar, nomeadamente, nos já conhecidos fóruns espanhóis pude perceber que a cidade de Gdansk (a cerca de 30 km) era o ponto de interesse. Mais tarde, confirmamos “in loco” que a cidade de Gdynia, não tem nada para ver, principalmente a um domingo, quando o comércio está todo encerrado.
Como o transito entre as 2 cidades é algo caótico, não é muito recomendável fazer a ligação de táxi, já que corremos o risco de ficar no meio de algum engarrafamento e ficar em terra, já que o barco não espera por ninguém.
Para quem tiver espírito um pouco mais aventureiro recomendo a viagem de comboio entre as 2 cidades, com um preço muito acessível e em 20/30 minutos estamos em Gdansk. No nosso caso concreto, pelo facto de viajarmos com a nossa filha, Beatriz, de 2 anos, achamos que era correr demasiados riscos, pelo que contratamos a excursão do barco, optando pela mais barata (Gdansk e a Catedral de Oliwa), já que o objectivo era a viagem até Gdansk.
Começamos então por visitar a Catedral de Oliwa, edificada sobre as ruínas de um mosteiro no sec XIII, sendo uma mistura dos estilos Romântico, Gótico e Rococó (não é que eu perceba disto, mas é o que dizem os livros). A grande atracção é o seu órgão de tubos composto por 7.876 tubos de metal e madeira.


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Entretanto, chegamos à cidade de Gdansk. Cidade medieval muralhada muito pitoresca, com os edifícios característicos muito ornamentados e com a preocupação de identificar profissionalmente os habitantes de cada casa.


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A sua rua principal está cheia de atracções, desde logo a Fonte de Neptuno,


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A Câmara Municipal, com o seu escudo,


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A Igreja de Santa Maria,


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com o seu relogio,


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e calendario,


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Terminando a visita junto ao Rio Motlawa, com as esplanadas e a famosa Grua, que servia para descarregar os navios antigos e efectuar reparações no mastros dos barcos que atracavam no Porto Fluvial.


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Não posso dizer que tenha ficado maravilhado com a cidade e a excursão, mas acho que me arrependeria se tivesse ficado no barco e não visitasse esta cidade.
 
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3º Dia – Klaipeda – Lituânia

Mais uma das cidades que eu dispensava facilmente. Tal como Gdynia, nunca tinha ouvido falar nesta cidade. Posso adiantar a quem não o saiba (e suponho que será a maioria!!!) que esta cidade, fundada em 1252, é o principal porto lituano e também uma importante base naval na costa do báltico. Ao contrário do dia anterior não fui surpreendido, já que, pelo menos para mim, esta cidade é banal não tendo nada de muito interessante para mostrar. Ainda pensei em ficar no barco, mas até a meteorologia me obrigou a visitar a cidade, já que não chovendo a temperatura estava uns graus abaixo do agradável.

Lá saímos e como a cidade fica relativamente perto do porto fomos directos à praça principal (Praça do Teatro), onde se podia encontrar um “mercado de souvenirs” ou “recuerdos”, seguindo a língua dominante no barco.

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A cidade é pequena pelo que facilmente pode ser visitada a pé, mesmo tendo a catraia de 2 anos, a atrapalhar. Entre as principais atracções contam-se alguns edifícios com algum interesse:

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O barco “Meridianas”, construído em 1948 foi usado com navio escola e actualmente é um restaurante:

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A estátua ARKA, um monumento à Lituânia unida:

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O “estranho” edifício K & D:

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Pelo caminho ainda pudemos ver um mapa, certamente, original e alguns mercados locais:

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Como não tenho muito que escrever sobre esta escala, aproveito para apresentar o “Zenith”, o barco que nos transportou a semana toda. Não é seguramente o mais recente dos barcos de cruzeiros nem definitivamente dos mais luxuosos. Já tem alguns anos tendo sido remodelado recentemente, mas nota-se perfeitamente em pormenores nas cabines, como seja o silicone utilizado nas casas de banho ou as tomadas eléctricas “remendadas”. No entanto, nós não fomos surpreendidos, já que preferimos fazer o cruzeiro num barco mais fraco, mas com todo o ambiente quente que os espanhóis conseguem colocar nos seus cruzeiros. Como um passageiro me confidenciou, podem não ter os melhores barcos, mas têm seguramente o melhor ambiente do mundo (as palavras foram dele).

O Zenith num porto algures:
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O bar das piscinas:
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As piscinas:
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A sala de espectaculos:
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Os diversos bares:
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e o restaurante:
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Amanha, teremos um dos grandes dias deste cruzeiro, com a chegada a Estocolmo, com o correspondente acordar madrugador, para testemunhar a chegada à cidade.

Então até amanha!
 
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4º Dia – Estocolmo – Suécia

A noite foi de gala, pelo que lá tive de vestir o fato e a gravata. Apesar do incómodo que é levar na mala o fato, a camisa, a gravata e os sapatos clássicos, acho que é sempre uma ocasião especial conhecer o capitão, bem como toda a tripulação, e com eles efectuar um brinde. Depois segue-se o jantar de gala, que pelo menos na Pullmantur só o é mesmo pela vestimenta, já que não notei diferença nenhuma na ementa e no serviço.

Como tinha lido em diversos fóruns que a entrada em Estocolmo era magnífica, não a podia perder. Acordei pelas 5h da manha e dirigi-me ao Deck 11, para poder tirar as fotografias do momento. Curioso que encontrei algumas pessoas, que desconheciam que tinham que atrasar o relógio, e já queriam tomar o pequeno-almoço. Fiquei surpreendido, primeiro pelo desconhecimento, apesar dos avisos e depois pela hora a que algumas pessoas tomam o pequeno-almoço estando de férias!

Efectivamente a chegada a Estocolmo, foi para mim um hino ao silêncio e à tranquilidade. O barco serpenteia por entre ilhotas no meio de um enorme lago.

Devido à hora, as margens cheias de casinhas às cores no meio do imenso verde, estão completamente desertas e apenas uma gaivota ou outra quebram o silêncio reinante. Até o próprio barco parece não querer acordar ninguém e navega a uma velocidade reduzida, ajudando a que o “filme” demore mais tempo.


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Como a nossa filhota, resolveu ser protagonista e constipou-se, talvez para lembrar que apesar de toda a beleza existente à nossa volta, a maior preciosidade era ela. Como o dia nasceu a ameaçar chuva, optamos por apenas eu sair e visitar a cidade ficando para a tarde a visita do resto da família, caso o tempo melhorasse.
Comprei num quiosque junto ao porto, um bilhete para o dia todo que me custou cerca de 6€. Apanhei o autocarro até ao centro e parei no Palácio Real. Apesar de não ter visto o render da guarda vi umas movimentações efectuadas hora a hora. O palácio merece ser visitado, já que as suas salas estão repletas de preciosidades, das quais podemos destacar as jóias reais.


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Como a disposição para movimentar-me pela cidade não era muita, decidi apanhar novamente o autocarro até ao Museu Vasa. A fila para entrar era enorme mas achei que valia a pena esperar. Basicamente o “Vasa” foi um barco construído no sec XVII, que afundou na sua viagem a inaugural, a 10 de Agosto de 1628. Na década de 50, após cerca de 300 anos no lodo do porto de Estocolmo, o barco foi recuperado e transformado no Museu mais visitado da Suécia. Todo o museu está relacionado com o Vasa, a sua construção, a vida a bordo, os tripulantes, a carga, etc. Definitivamente é uma das atracções de Estocolmo que eu considero imperdível.


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Após o almoço, como o tempo melhorou viemos novamente à cidade, agora já a família toda. Um pormenor que suponho que não o referi antes, nas cidades escandinavas que visitamos e foram 3 (Copenhaga, Estocolmo e Helsínquia) os portadores de carrinhos de bebe não pagam transportes públicos. Que diferença em relação a Portugal.
Como a Virgínia, não queria ver nada em especial optamos por deambular pela cidade apreciando os monumentos, os edifícios, os jardins e as lojas comerciais.


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O grand Hotel, onde são entregues os Premios Nobel

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A bolsa

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O Museu Nordiska

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O Museu Nacional

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O Parlamento

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Vistas da Cidade Velha

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A Camara Municipal

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A cadeia comercial NK,

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E ainda tivemos tempo para assistir a uns festejos no minimo curiosos, mas que não percebemos porquê? Foi nos garantido no entanto que a cerveja era sem alcool!!!

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No final do dia regressamos novamente ao barco, cansados de tanto caminhar, mas com a certeza que valeu a pena percorrer Estocolmo e com o desejo que mais tarde, talvez num fim-de-semana prolongado voltaremos cá. Ficou prometido e as promessas são parar cumprir!!!
Amanha Tallinn, Estónia…
 
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5º Dia – Tallinn – Estónia

Depois do rebuliço de uma grande cidade como Estocolmo e da noite Tropical/Carnaval, lá chegamos à capital da Estónia, Tallinn. Cidade de reduzidas dimensões que parece retirada de um qualquer filme ao estilo conto de fadas.

O centro histórico desta cidade está classificado como Património da Humanidade, o que desde logo é um óptimo cartão-de-visita, mas neste como noutros casos também é sinónimo de turismo de "massa", e com isso temos uma cidade algo cara, para não dizer caríssima e onde tudo está preparado para o turista que chega cheio de dinheiro para gastar, seja em cafés, seja em souvenirs.

O porto fica muito próximo do centro histórico, pelo que fomos a pé até à entrada na cidade junto à “Fat Margaret”:

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Deambulamos pela cidade em direcção à colina de Toompea, onde fica o parlamento e a Catedral Alexander Nevsky. Pelo caminho estas foram as imagens que fomos vendo:

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A porta de entrada no centro historico:
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mais um relogio astronomico:
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a igreja onde se inclui o relogio:
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A praça da Camara Municipal:
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A farnmacia mais antiga da Europa:
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Os restos das muralhas da cidade:
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E enfim chegados ao topo da colina onde podemos admirar o Parlamento Estonio:
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e a Catedral Ortodoxa Alexander Nevsky, que serve de aperitivo para as existentes na Russia:
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Destaque para a quantidade de turistas portugueses que fomos encontrando pelo caminho, o que apesar de ser dia de um Estonia-Portugal em futebol, não acredito que tenham todos ver os jogadores da nossa selecção.

Nós pelo menos não encontramos nenhum jogador e à hora do jogo já o barco tinha partido rumo à Rússia.

Então até amanha, já em São Petersburgo…
 
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5º Dia – São Petersburgo – Rússia

Finalmente, o dia tão esperado chegou, já que tal como referi no inicio deste relato, São Petersburgo foi a principal razão para a escolha deste percurso. No meu caso, foi um regressar, já que há alguns anos estive alguns dias nesta magnifica cidade.

Este conhecimento anterior, foi extremamente importante porque desde logo permitiu fazer uma escolha dos locais a visitar, já que pretendia que a Virgínia, visse “in loco” tudo o que eu lhe contei e tanta curiosidade criou. Optamos por efectuar excursões do barco, devido ao problema dos vistos, já que segundo consulta feita à embaixada russa, o custo destes seria de 75€ por pessoa e todo o processo teria de ser tratado por uma agência de viagens russa. Neste momento, fiquei com alguma inveja dos espanhóis que por serem muitos, por terem fóruns especializados na internet, conseguem organizar-se em grupos e contratar agencias russas para efectuar as excursões, sem necessidade de visto e com preços muito atractivos. A agência russa a oferecer o serviço em português, eu consegui, só que pedindo para 3 pessoas por um city tour de 3 a 4 horas a módica quantia de 150€ por pessoa. Ainda pensei em “aliar-me” a um grupo de espanhóis, mas tive algum receio de o fazer.

Analisadas as possibilidades de excursões, optamos por no 1º dia visitar um dos palácios fora do centro, ou Tsarkoe Selo (Palácio de Catarina) ou Peterhof (Palácio de Pedro, O Grande) e no 2º dia comprar a excursão “Panorâmica de S. Petersburgo e tempo livre”, que basicamente trata-se de comprar o transporte para o centro e passar as autoridades russas.

Preocupemo-nos agora com este 1º dia. Como não conhecia Peterhof e não era possível visitar ambos sem abdicar de visitar o centro, optamos pelo Palácio de Pedro, O Grande, e não nos arrependemos.

Saímos cerca do meio-dia, pelo que não sentimos tanto o adiantar dos relógios em relação ao dia anterior, já que dormimos um pouco mais e tomamos o pequeno-almoço o mais tarde possível, já que não teríamos tempo para o almoço.

A viajem até Peterhof durou cerca de 1 hora, tempo em que a guia ia explicando alguma da história da cidade. Chegados ao Palácio, ficamos desde logo impressionados inicialmente pela quantidade de autocarros que vimos (o que significa filas no interior, invariavelmente), mas mal avistamos os jardins esquecemos os turistas e passamos a admirar os jardins e as suas fontes.

Não pretendendo dar lições de história, podemos referir, que depois da vitória sobre os suecos em Poltava, em 1709, Pedro, O Grande decidiu construir um palácio à sua dimensão. Uma visita a Versalhes, em 1717, reforçou ainda mais a sua vontade, pelo que empregando cerca de 5.000 operários e engenheiros, levou a cabo a sua grandiosa obra. De salientar que nenhuma das fontes existentes no palácio emprega meios mecânicos para o seu funcionamento, sendo antes as nascentes subterrâneas dos Montes Ropsha, a cerca de 22 kms de distância, que alimentam as mesmas e depois a água segue o seu curso até ao Golfo da Finlândia.

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A Grande Cascata que comemora o triunfo sobre os suecos, simbolizado pelo Sansão a derrotar um leão:

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Uma Fonte Romana, inspirada na fonte da Praça de S. Pedro em Roma:

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Outra das fontes:

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Mais algumas do complexo:

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Como dentro do Palacio, não são permitidas fotos, infelizmente não posso mostrar a riqueza arquitectónica que é o interior. Ainda pensei em tirar algumas à socapa, mas as vigilantes assustam só de olhar para elas, quanto mais desrespeitar as suas ordens.

Já no final da visita, o Golfo da Finlandia ao fundo:

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No regresso ao porto ainda passamos pela residencia de férias do presidente russo na cidade:

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Após o jantar pudemos apreciar o fenomeno conhecido como "noites brancas", que nos proporcionou imagens fabulosas.

O sol sob as cupulas da cidade:

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O sol a esconder-se:

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Com estas cores deixei a maquina registar imagem atrás de imagem, sem preocupação sobre o que captava:

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E uma ultima já pela madrugada dentro, numa altura em já anoitecera, ao contrário de outros dias:

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Como já se fazia tarde e a noite de sono ia ser curta, regressamos à cabine para um merecido descanso.


Amanha, temos passeio pelo centro da cidade...

Então até já!!!
 
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6º Dia – São Petersburgo – Rússia

Após uma noite dormida a correr, já que nos deixamos aproveitar as vistas da noite de S. Petersburgo e fomos dormir bastante tarde, lá acordamos cedo, porque a hora de encontro para a saída era às 9:45h e como a hora de chegada estava programada apenas para as 15:45h, o pequeno-almoço tinha que ser reforçado.

Optamos pela excursão “Panorâmica e Tempo Livre”, que era a mais barata e a intenção como referi no post anterior era passar as autoridades e ter liberdade para visitar o centro da cidade. Desde logo fizemos uma selecção do que queríamos ver porque 6 horas de excursão daria apenas para ver uma pequena parte do que a cidade tinha para mostrar. Como da visita fazia parte uma volta panorâmica de cerca de 2 horas, esperamos para ver o que visitaríamos.
Chegados ao autocarro, a guia (muito jovem, talvez estudante, não me lembrei de perguntar) informou-nos que faríamos um percurso de autocarro, pelos monumentos principais, parando para fotografias, mas sem visitas. Também como não poderia deixar de ser lá fomos visitar uma loja de recordações, para turista ver, com segurança à porta e tudo (dizem eles que acontece por vezes as pessoas serem assaltadas ao sair das lojas, por isso naquela loja, era tudo perfeitamente seguro???).

Começamos pela Praça de Sto Isaac, onde paramos para admirar a catedral com o mesmo nome. A Catedral de Sto Isaac, uma das maiores do mundo, foi projectada em 1818, sendo uma notável obra de engenharia, já que foram enterradas milhares de estacas no pântano ai existente para suportar as 48 gigantescas colunas e as 300 ton que constitui o seu peso:

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Continuando o percurso passamos pela Fortaleza de S. Pedro e S. Paulo, onde estão sepultados os Romanov.

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Pelo caminho fomos encontrando alguns edifícios, cuja identidade desconheço,

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Bem como um barco antigo, transformado em bar/restaurante:

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Terminamos o percurso panorâmico, junto à Igreja do Sangue Derramado, o que me agradou imenso, já que esta igreja foi talvez a obra que mais me impressionou até hoje. Como esta igreja é especial para mim ao ponto de a visitar 2 vezes, e no sentido de incentivar à sua visita, vou pormenorizar um pouco a sua história e a sua visita, com a ajuda do “Guia American Express”:

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Também conhecida por Igreja da Ressurreição do Salvador, está construída no local onde o Czar Alexander II foi assassinado em 01 de Março de 1881. A beleza da igreja é conseguida pela sobreposição de materiais numa miríade de cores. O interior coexistem mais de 20 tipos de materiais, incluindo jaspe, rodonite, Porfírio e mármore italiano.

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O que mais me impressionou nesta igreja, foi sem duvida os mosaicos do interior, porque seguramente numa primeira visão ninguém acha que todas as imagens do interior são mosaicos e que não existe uma única pintura lá dentro, ao contrário de Igreja S. Basílio em Moscovo, que sendo parecida exteriormente, no interior só existem frescos.

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Terminada a visita à igreja, optamos devido ao cansaço acumulado e ao pouco tempo disponível, por um passeio pela zona conhecida como o “Cais dos Palácios”, que compreende a zona do Almirantado e parte da Nesvky Prospekt (a Avenida da Boavista cá do sitio, como lhe chamou a minha esposa Virgínia).

Sem entrar, porque a fila tinha cerca de 500 mts e dava a volta ao jardim interior, apreciamos o exterior do Hermitage, um dos museus mais famosos do mundo. Confesso que o visitei na primeira vez que o visitei e como não sei apreciar arte (sim porque ver todos podemos ver, agora saber apreciar não é para qualquer um!), não fiquei especialmente impressionado.

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Seguimos então para a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, inspirada na Basílica de S. Pedro em Roma, com a sua colunata de 111 mts.

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Como havia serviço religioso, pudemos entrar sem dificuldade e fomos logo surpreendidos com a realização de um casamento ortodoxo:

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Mais surpreendidos ficamos quando no final do casamento, começa logo um funeral e nessa altura fomos alertados para não tirar fotografias, ao que acedi, sem hesitar. No entanto não resisto a colocar aqui uma imagem:

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Tivemos oportunidade para ver o Café Literário, famoso pela sua ligação ao maior poeta russo Alexander Pushkin, que o frequentava e que saiu daqui para o duelo que terminou com a sua vida:

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No final da visita e como a fome já apertava fomos ao McDonalds (caricato que neste pais a opção seja o rei da Fast Food americana!), pois não consegui convencer a família a experimentar comida russa. Registo com agrado que da primeira vez que visitei a cidade e comi no McDonalds tive dificuldade em conseguir comunicar com o funcionário que não falava inglês. Desta vez, a “miúda” que me atendeu tinha um inglês quase perfeito.

Sinais dos tempos!!!

Bem e como se faziam horas lá regressamos ao barco, e pudemos verificar que este pais aposta bastante no turismo já que por todo o lado se vêm monumentos a serem restaurados, e segundo o que nos foi dito, os dourados têm que ser restaurados a cada 5 anos, e são:

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Bem hoje é a ultima noite do cruzeiro, já que amanha chegamos a Helsínquia e terminamos a nossa viagem.

Até lá…
 
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RuiXpto

Membro Ativo
7º Dia – Helsínquia – Finlândia
Após a azafama normal da ultima noite a bordo, desde logo com o deixar as malas “arrumadas” antes de dormir para as deixar fora da cabine. Também fizemos as despedidas dos companheiros de viagem. Assistimos ao espectáculo de despedida, tomamos uma bebida num dos bares do Zenith e recolhemos aos nossos aposentos. A noite “ganhou” uma hora já que atrasamos os relógios ao sair da Rússia em direcção à Finlândia.

Chegamos a Helsínquia logo pela manha cedo, e segundo indicações tínhamos que deixar a cabine livre por volta das 8h. Não fomos totalmente pontuais, mas o atraso foi pouco e alguns minutos depois da hora prevista estávamos a deixar o Zenith pela penúltima vez, para nos dirigirmos ao centro da cidade.

Como o nosso avião estava marcado para as 19h, fomos informados que nos recolhiam às 13:45h. Optamos por conhecer a cidade por nossa iniciativa e aproveitar o almoço no barco. Apanhamos o autocarro 16, mesmo junto ao porto, e cerca de 20-30 mts depois estávamos no centro da cidade.

Descemos junto da Catedral Luterana:

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Como a cidade é relativamente pequena optamos dar uma vista de olhos a pé:

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Exploramos a zona do porto com o seu mercado:

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Subimos um monte para visitar a Catedral de Uspenski:

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E fomos deambulando pela cidade apreciando a sua pouco vida (aquela hora da manha, acho que a maioria dos finlandeses ainda dormia):

O pralamento:
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No final da manha regressamos ao barco para a última refeição “à borla” e regresso a casa.

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Já no regresso:

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Aproveito esta etapa final para fazer alguns comentários pessoais ao cruzeiro em si. A Pullmantur desde a sua aquisição pela Royal Caribeean, posicionou-se no mercado espanhol como operador ao gosto do público espanhol e também um pouco ao gosto português, publico que não se importa muito com a qualidade do barco, mas que quer comer e beber à “fartazana”. Claro que com isto não quero dizer que toda a gente é assim, eu pessoalmente acho que não sou. Tudo isto para dizer que relativamente ao cruzeiro que fiz em 2006, a qualidade diminuiu, não tanto o tipo de barco, já que por ai a coisa está mais ou menos igual, mas sim pela qualidade dos menus que passou mais a privilegiar a quantidade em detrimento da variedade e da qualidade. Por exemplo os copos de plástico nos bares não lembra a ninguém, acho eu! A animação também acho que foi mais fraquinha se tivermos em conta que os preços subiram consideravelmente face ao passado.

Não quero dizer que esteja arrependido de ter escolhido a Pullmantur para fazer este cruzeiro, mas no futuro talvez equacione outra companhia, com os voos à minha medida, com a companhia que eu escolher, porque por ex. o espaço para as pernas nos aviões da Pullmantur é uma autêntica vergonha (não quero sequer pensar fazer uma viagem para o Caribe em turística!!!)

O espaço no avião:
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Finalmente quanto ao report, não sei se consegui os objectivos pretendidos. Se não consegui, tentei pelo menos. Espero ter conseguido transmitir a imagem que fiquei dos sítios que visitamos e mostrar o que estas cidades maravilhosas (mais umas que outras) têm para mostrar.

Bom, acho que não é um adeus, mas sim um até sempre!!!

Rui
 
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RuiXpto

Membro Ativo
Peço a alguem com poderes para editar o titulo do post que altere o ano da viagem, já que esta foi em 2009 e não 2010.

Obg e desculpem pelo erro.

Ab

Rui
 

jfreitas

Membro Conhecido
RuiXpto disse:
Peço a alguem com poderes para editar o titulo do post que altere o ano da viagem, já que esta foi em 2009 e não 2010.

Obg e desculpem pelo erro.

Ab

Rui
alterado!!!

Aproveito para te dar os parabéns pelo excelente report e fantásticas fotos...
 

Bee

Membro Conhecido
Olá Rui,

Parabéns pelo fantástio report.
Se o report corresponde às expectativas?? Completamente.
Está bastante detalhado e com muitas fotos como nós gostamos.

Obrigado por partilhares conosco a tua experiência!:)
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Olá Rui!:)

Fantástico report e excelentes fotos;)

Deve ter sido uma experiência muito gratificante.. tenho imensa curiosidade com os cruzeiros e este parece-me muito interessante pelos locais visitados.

Fiquei bem impressionada ... obrigada pela partilha.

Boas viagens

Maria Pereira
 

RuiXpto

Membro Ativo
Maria Pereira disse:
Olá Rui!:)

Deve ter sido uma experiência muito gratificante.. tenho imensa curiosidade com os cruzeiros e este parece-me muito interessante pelos locais visitados.

Maria Pereira
Fico contente por terem gostado.

O report estava já pronto e inserido noutro forum (infocruzeiros), dai ter sido muito facil inserir aqui.

Sou um apaixonado por cruzeiros, fiz 3 até hoje, não fiz mais porque a minha esposa disse que precisava de um tempo de pausa. Uma das principais razões para essa paixão é conseguir visitar varios paises "sem sair do hotel 5*" (uns mais do que outros mas todos luxuosos);););)

Alguma duvida, estou cá para ajudar!

Ab

Rui
 

Asae

Membro Conhecido
eu gostei imenso do teu report portanto.... ;)

venham mais cruzeiros e reports :););)
 

JAlban

Membro
Parabéns rui pelo report.

Recentemente também estive na Finlândia e na Estónia (não em cruzeiro) e fiquei com vontade de conhecer melhor essas paragens. Pelo que vi e li no teu report um cruzeiro pelo Báltico não será a melhor opção uma vez que paramos em locais onde não existe nada de interessante, nomeadamente na Lituânia e talvez na Polónia apesar da proximidade a Gdansk. Gostaria de saber se o meu raciocínio e análise está correcta. Por outro lado também não se consegue apreciar os ambientes nocturnos das cidades que se visitam atendendo a que nesta altura as horas de exposição solar por lá são maiores.

Cumprimentos,

Jorge
 

hvm

Membro Novo
Parabéns e obrigado pelo excelente report! S. Petersburgo é um dos locais onde ainda hei-de ir um dia... só não sei quando...
 

RuiXpto

Membro Ativo
stafinko disse:
Parabéns rui pelo report.

Recentemente também estive na Finlândia e na Estónia (não em cruzeiro) e fiquei com vontade de conhecer melhor essas paragens. Pelo que vi e li no teu report um cruzeiro pelo Báltico não será a melhor opção uma vez que paramos em locais onde não existe nada de interessante, nomeadamente na Lituânia e talvez na Polónia apesar da proximidade a Gdansk. Gostaria de saber se o meu raciocínio e análise está correcta. Por outro lado também não se consegue apreciar os ambientes nocturnos das cidades que se visitam atendendo a que nesta altura as horas de exposição solar por lá são maiores.

Cumprimentos,

Jorge
Claro que os cruzeiros tambem têm desvantagens, sendo as principais: a dependencia dos locais de paragem (i.e. proximidade do porto face à cidade) que em alguns casos é grande (nestes casos normalmente à transporte até ao centro); otempo da escala, já que o normal é serem apenas algumas horas (6,7 ou 8 horas) e ser impossivel visitar tudo o que se quer.
O ambiente nocturno efectivamente não dá para sentir já que o barco navega precisamente à noite, pelo que dependendo da distancia para a escala seguinte parte ao final da tarde. Em São Petersburgo como ficamos 2 dias deu para apreciar as noites brancas.

Resumindo, os cruzeiros servem para se conhecer por alto determinada cidade, nunca exaustivamente. No meu caso, como gosto de planear as minhas visitas, face uma selecção do quero ver versus o tempo que tenho e tem sido suficiente comm excepções ( Em Napoles, fiz escala mas para ir a Pompeia não pude ver nada (mesmo nada!!!) da cidade.

Ab

Rui
 

Nika

Membro Conhecido
Também concordo, para mim S. Petersburgo também é a cidade mais bonita que conheci. Hei-de voltar. :cool: Aconselho vivamente a visitarem.

Bj
 

Nika

Membro Conhecido
O teu raciocinio está correcto :cool: Eu visitei as cidades do Báltico em Agosto do ano transacto, S. Petersburgo merece de facto uma visita nocturna. Para além da iluminação, cerca da uma da manhã local há muita gente concentrada com intuito de verem as pontes abrir para a entrada dos barcos no centro da cidade - a esta hora e nesta altura já é noite cerrada.
Já no caso de Estocolmo, só vi um edificio iluminado, a parte nocturna é dispensavel, até os bares fecham cedo.

Bj


stafinko disse:
Parabéns rui pelo report.

Recentemente também estive na Finlândia e na Estónia (não em cruzeiro) e fiquei com vontade de conhecer melhor essas paragens. Pelo que vi e li no teu report um cruzeiro pelo Báltico não será a melhor opção uma vez que paramos em locais onde não existe nada de interessante, nomeadamente na Lituânia e talvez na Polónia apesar da proximidade a Gdansk. Gostaria de saber se o meu raciocínio e análise está correcta. Por outro lado também não se consegue apreciar os ambientes nocturnos das cidades que se visitam atendendo a que nesta altura as horas de exposição solar por lá são maiores.

Cumprimentos,

Jorge
 
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