Novidades

[Report] Qatar: Um dia de stopover em Doha - Out 2019

Mel C

Membro Conhecido
A caminho do Irão optei por pagar um pouco mais pelo voo e fazer o programa de stopover da Qatar Airways. Aterrei em Doha às 23h de um sábado e tive o voo seguinte ao final do dia de domingo, portanto quase um dia completo para explorar Doha.

Não que seja preciso um dia inteiro para conhecer Doha. Acredito que o resto do Qatar tenha mais algumas coisas a oferecer mas Doha, muito pouco. Quer dizer, quando os próprios materiais promocionais da Qatar Airways mencionam apenas quatro coisas para fazer sendo uma delas observar os edifícios iluminados, dá para perceber que Doha não é o sítio mais excitante do mundo.

A melhor parte do programa de stopover? Os hotéis. O programa permite ficar num hotel 4* por 20€/noite ou 5* por 25€/noite (só dormida, sem refeições, e só pelo pequeno almoço pagam tanto como pela dormida!). Depois de conferenciar com uns colegas que vão frequentemente a Doha em trabalho optei pelo Westin Doha Hotel & Spa, um espectáculo de hotel e algo que de outra maneira seria difícil eu pagar do meu bolso. Juro que a experiência do stopover valeu a pena só pelo hotel.

Afinal o que há para ver em Doha? Visitei as duas atrações principais, o Souq Waqif e o Museu de Arte Islâmica. Os anúncios da Qatar Airways sugeriam passear no corniche (o paredão lá do sítio), mesmo à beira-mar e com uma vista muito bonita para uns edifícios modernos mas com 38º de calor ninguém quer andar a passear num sítio sem sombras.

Começando pelo Souq Waqif, quem conhece outros mercados islâmicos vai achar uma desilusão, poucas lojas, pouca actividade, eu pessoalmente achei fraquinho.
189444


189445


189446


A segunda paragem foi no Museu de Arte Islâmica. A arquitectura do Museu é lindíssima, mas a colecção não é assim tão grande e o Museu é muito pouco informativo. As legendas das peças limitam-se a dizer o que a peça é, de onde veio e de que período, estilo "Vaso; Egipto; séc XII" :rolleyes: Para quem gosta de conhecer a história das peças e aprender qualquer coisa é uma desilusão, e assim o foi para mim.

189447


189448


189449


189451


189452


189453


Algumas fotos da vista do passeio junto ao museu, e dos dhows, os barcos tradicionais.

189454


189455


189456


Com 38ºC e semi-tapada não me apetecia tirar mais fotos :( O Qatar é um país islâmico, onde é costume as pessoas andarem mais tapadinhas. Por respeito é aconselhável as mulheres taparem os ombros e as pernas; no Museu vi todas as mulheres de braços tapados e tapei-me com o meu lenço também. Sendo turistas imagino que possam andar mais destapados e ninguém vos chateia, mas eu sou a favor de vestirmos o mais de acordo possível com os costumes locais, por uma questão de respeito cultural. Andei de calças e tshirt e bem que sofri com o calor mas teve de ser.

Transportes em Doha: do que percebi a rede de transportes públicos consiste em dois ou três autocarros e toda a gente anda de taxi. Os taxis oficiais são os cor de menta, pertencem a uma empresa do governo e são relativamente acessíveis em termos de preço.

Quando tive de regressar ao aeroporto armei-me em pobre e resolvi ir de autocarro e juro, é uma experiência que não recomendo a ninguém. Estive uns bons 40 minutos de pé na paragem à torreira do sol das 15h, sendo que a paragem do autocarro era só um poste sem cadeiras nem telhado nem nada para me abrigar. Às tantas desisti e tentei chamar um táxi mas antes que conseguisse lá apareceu o bendito autocarro onde só ia eu mais dois trabalhadores locais e o motorista. Com os já mencionados 38ºC, de calças, parada ao Sol durante quase 1 hora, entrei no autocarro num bonito estado. Aprendam com o meu erro e nunca tentem andar de transportes de públicos em Doha nem de dia nem de noite, que mesmo à meia noite chegam a estar quase 40ºC!

Mais coisas para fazer em Doha? Do que percebi há um shopping mas não estive para o procurar. Juro que não consegui entender a estratégia de turismo do Qatar, pois se o objectivo é ser um concorrente do Dubai, não sei bem se é assim que a coisa lá vai. E digo isto sem conhecer o Dubai.

O lado bom, que como é óbvio tem de haver um: o aeroporto do Qatar é feito para escalas. Tinha uma escala de 1h15 ao regresso e ia cheia de medo de perder o avião até porque à data de hoje há um único voo diário entre Doha e Lisboa. Os meus colegas de trabalho asseguraram-me que é muito fácil e que já se tinham safado bem com escalas mais pequenas. Realmente fazer escala no aeroporto de Doha é muito fácil: saindo do avião vamos de autocarro para o terminal mas onde o autocarro pára estamos muito perto da segurança; a partir daí estamos na parte central do aeroporto que vai dar às várias zonas com as portas. Por todo o lado no aeroporto há funcionários da Qatar Airways a chamar para os voos que começam a embarcar e assim que nos vêm a correr oferecem-se logo para ajudar :D Eu fui a correr feita louca pelo aeroporto dentro e cheguei à porta de embarque estava o embarque a começar, e ainda tive de esperar para aí 20 mins até embarcar.

Os aviões da Qatar Airways são óptimos, confortáveis e modernos (viajei em dois Dreamliners, um A321 e um A350), e a tripulação é muito simpática e atenciosa e oferecem sempre um brinquedo às crianças mesmo nos voos curtos (2h). O aeroporto de Doha tem um dutty free bastante bom e em geral é bastante interessante para quem gosta de fazer compras :p Todo o aeroporto é bastante moderno, limpo e confortável. Único ponto negativo é a imigração que à chegada tinha uma fila enorme e me fez demorar mais de 1 hora!

A Qatar Airways está a apostar forte em ser um ponto de escala e a partir de Lisboa oferece imensos voos para destinos na Ásia, imagino que comece a haver mais gente a ponderar esta companhia aérea e o programa de stopover. Posso ajudar com qualquer dúvida que tenham. Para terminar uma foto da mítica instalação de arte moderna que existe no aeroporto de Doha, eu não acho muita piada a estas coisas e nem tirei foto da zona de brincadeira das crianças que tinha uma escultura que metia medo, mas fica a foto para a posteridade :D

189457
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Já fiz uma escala em Doha, mas não sai do aeroporto, na altura não tinham esse programa de stopover.
A minha escala foi longa e durante a noite, eles tem salas fechadas para as pessoas poderem dormir, o aeroporto é muito bem organizado e de uma limpeza impar, lembro-me que nos wc's estavam empregados a porta e sempre que uma pessoa saía eles iam logo limpar.
Já tinha conhecimento deste programa e realmente é uma oportunidade de ficar num hotel luxuoso a muito bom preço, no report só ficou a faltar umas fotos do hotel :)
Boas viagens ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Também já estive em Doha em escala mas não saí do aeroporto, provavelmente numa das próximas viagens à Ásia aconteça pois gostei bastante de voar pela Qatar (tão boa ou melhor do que a Emirates) e o aeroporto também é bastante bom. Por aquilo que mostras, realmente nada tem a ver com o Dubai, quer pela quantidade de atrativos quer pelas condições. Apenas um pequeno exemplo: no Dubai todas as paragens de autocarro são fechadas e climatizadas.

Resumindo a tua viagem... tudo mau exceto o hotel em Doha e as amigas romenas no Irão, é isso?! 😂 😂
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Olá Mel C. Obrigado pela partilha. No meu regresso a Portugal vou via Doha, mas não sairei do aeroporto, bem como depois no regresso. Para já confesso que a experiência, e refiro-me à aquisição do bilhete, não gostei do atendimento e procedimento. Dificilmente recorrerei a esta companhia de novo, a menos que a diferença de preço o justifique. Vamos ver como corre o voo.
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá @agnusporfius quer partilhar o que aconteceu? Eu não tive problema mas também não precisei de recorrer ao apoio ao cliente. A única coisa que correu mal foi terem-me dito pelo facebook que iria haver almoço no avião e não houve.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Olá @agnusporfius quer partilhar o que aconteceu? Eu não tive problema mas também não precisei de recorrer ao apoio ao cliente. A única coisa que correu mal foi terem-me dito pelo facebook que iria haver almoço no avião e não houve.
A compra foi uma verdadeira aventura, comprovativos de transação e primeiro que dessem a compra como feita foi mais de uma semana. Isto quando temos outras coisas para comprar em sequência coloca um problema. Tive que telefonar várias vezes para Doha até que resolvessem o problema. Uma muito má experiência na compra. Vamos ver o voo.
 
Top