Novidades

[Report] Praga, Outubro 2016

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá a todos,

Primeiro que tudo dois reparos:
- As fotografias deste report foram tiradas com um telemóvel que estava a dar as últimas, por isso vou ter que voltar a Praga um dia :rolleyes::D
- Quando faço citybreaks ando essencialmente à deriva, por isso não vai sair daqui um roteiro 5* para seguirem... Mas vou tentar que a coisa faça sentido :p

Outubro 2016 - 4 dias em Praga
Vôos Norwegian, aprox. 70€/pax
Alojamento em regime APA no B&B Prague City, 147€ por 3 noites



Dia 1

O vôo foi de manhã cedo, por isso ainda chegámos a Praga antes da hora do almoço. Primeira impressão do aeroporto animou-nos logo:


Depois de umas voltinhas à procura da paragem de autocarro, lá encontrámos (saída D do Terminal 2) e comprámos os bilhetes para 90min de transportes numa das máquinas disponíveis. Seguimos no autocarro número 119 - não esquecer de validar os bilhetes - e saímos na última paragem. Daí apanhámos o metro para Mustek, que é no centro da cidade, e de Mustek fomos para Florenc para deixarmos as malas no hotel antes de ir passear. :p
Resumindo, o "transfer" ficou-nos por 2€/pax.


Esqueci-me completamente de tirar fotos ao hotel...:oops: Mas gostámos, era ok, suficiente e o preço óptimo. Um B&B básico. Não era necessário grandes luxos porque só serviu mesmo para dormir, tomar o pequeno-almoço e arrancar bem cedo todas as manhãs... à descoberta de Praga! :) A localização do hotel é excelente, suficientemente perto do centro mas não demasiado, ou seja livre de todos os turistas e locais de passagem habituais. Nas redondezas há vários bares que vale a pena visitar para a bela da cerveja!
Depois de fazer o check-in e deixar as mochilas no quarto, seguimos para um almoço rápido no primeiro McDonalds que apareceu :D e depois para o centro da cidade.


A Powder Tower salta logo à vista de tão linda que é, no seu estílo gótico, e assinala a entrada na cidade velha. :cool:
Assim que começámos a ver estas coisas apercebemo-nos que iamos AMAR aquela cidade, porque é realmente extraordinária! Tudo é bonito, uma pessoa quase fica com dores no pescoço de tanto olhar em volta. O centro é super pequeno e compacto, e numa meia hora já tinhamos visto todas aquelas imagens que aparecem nos postais. Fica aqui o resumo da caminhada que pouco a pouco foi aumentando o nosso sorriso! :)


A praça central é maior do que eu estava à espera, e estava cheia de turistas! O que mais me cativou aqui é que não é "lógica" e organizada como outros locais, nota-se uma mistura de influências e de marcos históricos, uma maravilha! Os edífícios coloridos à volta são a cereja no topo do bolo.
Ao entrar na praça já sabia que dando meia volta daria de caras com a famosa Lady Before Tyn. Para saborear esse momento não me virei logo, contei até três e... woooww! :rolleyes::D 300 vezes mais imponente e linda, aquela visão, do que eu tinha imaginado. O facto da igreja estar escondida atrás de outros edifícios só lhe dá mais piada, uma aura misteriosa que encaixa perfeitamente no espírito de Praga.
Do outro lado da praça pode ver-se a torre (Old Town Hall) que marca logo porque percebe-se que o edifício não está completo. Mais à frente nesta viagem vamos subir a essa mesma torre e aprender muito sobre a sua história, ficando a saber porque é que o edifício tem aquela aparência tão estranha, e toda a sucessão de importantes acontecimentos históricos que lhe estão associados. :) É nesta torre que se pode observar o famoso relógio astronómico de Praga!

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido

Daí fomos procurar um café para beber um capuccino e pensar onde iriamos a seguir. Tive nesse momento a minha primeira experiência de um café servido numa bandeja, com água a acompanhar. :cool: Tive que cheirar o copo, porque ainda pensei que era vodka...E entretanto já li algures que isto é bastante comum em Itália. o_O E pelos vistos em Praga também!
Decidimos seguir para a Charles bridge, e a partir daí improvisar. Ficam as fotos do caminho seguido.


A ponte é magnífica e oferece um passeio 5*. Estava repleta de turistas e artistas a lucrar com eles! Não é o sítio ideal para nos cruzarmos com um daqueles famosos grupos de 50 turistas com os seus selfie sticks a filmar/fotografar cada passo que dão... :eek::mad: Mas pronto, é esperar que eles passem e continuar a usufruir da vista, que é um mimo.
Aqui foi um dos poucos locais que parei mesmo para tentar tirar uma boa foto, que me permitisse recordar como foi estar ali. Adorei o cenário, mas sou suspeita porque a minha estação favorita é o Outono! :p

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Já a chegar ao outro lado da ponte, parece que ainda há mais pessoas, e mais uma vez somos brindados com as fachadas coloridas e a sensação de estar numa cidade de bonecas.:)
É bastante comum ver-se lojas tailandesas, também elas cheias de turistas (por incrível que pareça), que são horrendas e destoam completamente da arquitectura e beleza de Praga. Parece um concurso para ver da qual sai mais barulho ou tem a montra mais ridícula! o_O Uma das lojas tinha dois Pikachus gigantes a dançar à porta, mas não fotografei porque felizmente lembrei-me de olhar para cima, e o edifício onde aquela aberração estava era lindo. :p "When in Prague, look up!"


Já fartos das multidões decidimos desviar-nos dos caminhos principais, acabando na mesma por ir dar à zona do castelo na colina Hradcany.
O Castelo de Praga serve actualmente como residência presidencial. Devido à fila e ao curto tempo que tínhamos decidimos ver apenas por fora. Assistimos à troca de turno dos guardas - é incrível como conseguem estar tão bem coordenados a fazer aquilo! E a paciência que têm para a quantidade de pessoas que vai lá tirar uma selfie com eles... o_O
Para chegar a esta zona subimos a escadaria que quase nos deixava KO, e só lá em cima reparámos que a maior parte das pessoas vinha de outra direcção... e depois descia as tais escadas... Mais inteligentes que nós, portanto! :rolleyes::D
A vista da colina é muito bonita, mais uma vez com as lindas cores do Outono a marcar presença! Ficámos por ali um bom bocado a apreciar e explorar recantos.


Destaque para o palácio Schwarzenberg, pelo qual me apaixonei um bocadinho! :p No geral toda a praça Hradcanske tem muito para ver.

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
A partir daqui seguimos por umas ruelas, completamente à deriva, e fomos descobrindo verdadeiros tesourinhos. Ficou provado que Praga é a cidade ideal para quem gosta de fazer isso! Os turistas que apanhámos fora dos caminhos mais batidos contam-se pelos dedos de uma mão, por isso aconselho a que muita mais gente o faça, percam-se, vejam o outro lado de Praga e de qualquer outra cidade. Há imensos recantos escondidos que vale a pena ver, e se gostam de fotografia ainda mais. :)
E já agora não o façam sem GPS, porque acabámos mesmo por nos perder... no verdadeiro sentido da palavra... e demorar um bom bocado para encontrar o caminho de volta!:rolleyes:


Quando finalmente voltámos a encontrar pontos de referência já estava a anoitecer...


Aqui fica uma das famosas lojas de marionetas por onde passámos, com a montra demasiado apelativa para não recordar com umas fotografia. :)


E assim foi o primeiro dia, depois jantámos no caminho de volta ao hotel e fomos provar e aprovar as famosas cervejas checas! :p
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Dia 2

Neste segundo dia tinhamos planeado conhecer o bairro judeu, e para isto fomos calmamente passeando à beira rio, e depois voltando a embrenhar-nos na cidade. Recordo-me que não parávamos de elogiar as vistas, ambos gostámos realmente de Praga e ela nunca nos falhou. :) Tantos edifícios bonitos!


A caminho de Josefov passámos por uma zona mais exuberante da cidade, repleta de montras de marcas de luxo, a rua Parizska. Fizemos uma paragem na escultura de homenagem a Kafka, onde foi difícil tirar uma foto porque estavam várias excursões a fazer o mesmo.


Infelizmente ao chegarmos ao nosso objectivo, o cemitério/museu judaico, ficámos a saber que os dias em que estivemos em Praga eram feriados religiosos para aquela comunidade. Estava tudo encerrado. De qualquer forma não foi grande problema, porque ficámos com uma ideia do cemitério por fora, e foi suficiente. O nosso interesse naquela visita já não era muito, e depois de verificarmos os preços ainda foi menos. Em Amsterdam cheguei a visitar o museu de Anne Frank e bem me lembro do espírito com que isso me deixou... :eek::oops: Colámo-nos um bocado a um grupo com guia para perceber melhor aquilo que nos rodeava no bairro, e depois seguimos caminho.
Parámos mais uma vez num café (pormenor abaixo) para saborear um capuccino e definir o próximo objectivo, e decidimos atravessar o rio e ir ver a a zona do museu de Kafka, com a famosa "fonte" (se é que lhe posso chamar isso :D ). Mais uma vez adorámos a vista sobre o rio, e uma nova perspectiva da Charles bridge!


A partir daqui andámos mais um pouco à deriva, aproveitando por passar num ponto de interesse no mapa que era o John Lennon Wall, e deixo que a única fotografia que tirei deste local fale por mim... :D e traduza o interesse que aquilo teve!

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
No regresso ao outro lado do rio aproveitámos para passar por um parque que já me tinha conquistado o coração de ver ao longe (ai o Outono!), e não podia deixar de passear por lá... Não desiludiu, aqui ficam umas fotografias! O acesso fez-se por um elevador na ponte mais próxima, e foi o sítio perfeito para relaxar depois de muito ter andado de um lado para o outro. Diz o Google que o parque se chama Střelecký Island. o_O


E assim terminou mais um dia, o resto foi para regressar ao hotel para jantar e beber umas cervejas. :D Passando por alguns marcos importantes.



Dia 3

Este dia amanheceu com chuva, pelo que optámos por uma actividade indoors. Fomos visitar uma casa de espelhos e ilusões, onde nos divertimos bastante!
De seguida passámos por mais uma homenagem a Kafka, a famosa escultura com movimento, e fiquei impressionada com o tamanho daquilo. Um efeito muito interessante.


Mais uns passeios por esta zona, e entretanto já era hora de almoço.
Aproveito agora para referir duas coisas muito importantes! Adorei a comida checa, de rapar o prato e chorar por mais, fiquei mega fã daqueles dumplings e dos molhos! Impressionante como a comida deles vai mesmo bem com cerveja, e eu apesar de adorar cerveja não costumo beber à refeição... Excepto nesta viagem, que nunca precisei de outra bebida. :p Também ficámos adeptos deste restaurante que aqui partilho, onde muitos checos iam fazer a sua pausa de almoço, é autêntico sem preços/comidas turísticos.
Nota interessante: quando forem a um bar/restaurante em Praga, basta meterem uma base para copos à vossa frente, esse sinal é suficiente para que vos tragam uma caneca de cerveja. O paraíso é parecido com isso, de certeza! :D


Depois do almoço, de barriga cheia e satisfeitos, lá fomos para o nosso próximo objectivo: Vysherad.
Pelo caminho passámos pela famosa casa dançante.

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Tinha lido que Vysherad era uma área referenciada por locais, pouco frequentada por turistas, e com uma vista espectacular. Estava curiosa, mas não preparada para o que viria a ser a minha zona favorita de Praga! :eek::cool: Reuniu todos os elementos que mais adoro: parque, um cemitério digno de um livro/filme dos bons (eu adoro cemitérios, não me julguem por favor:D), catedral, paisagens de Outono lindas e uma vista sobre o rio/cidade fantástica. Ah, e um beer garden! :p Isto tudo afastado do centro e confusão da cidade, e onde não vimos um único turista! Não sabem o que perdem...






Ficámos por ali imenso tempo, e no regresso já estava a anoitecer. Paragem num café super aconchegante onde provámos um famoso bolo checo, cujo nome não me lembro, mas é basicamente o nosso bolo de bolacha mas gigante e mais enjoativo! :eek::rolleyes: O nome do café era Kavarna Cerkarna (mais ou menos, faltam os acentos checos).


Depois do jantar ainda fomos beber um copo a um bar que também recomendo, e deixo foto do menu com algumas moedas, só porque sim. :D


Este dia terminou assim.
 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Dia 4

O último dia em Praga, mas que ainda deu para aproveitar bem porque o vôo era apenas à noite. Check-out, malas no hotel e aí fomos nós rumo ao último objectivo: subir a torre do relógio astronómico.
Na realidade este objectivo era somente de metade do casal, porque a outra metade :rolleyes::oops: tem vertingens e ia cheiinha de medo... ... Fica a nota que realmente não foi nada fácil, porque o chão lá em cima é inclinado e gasto por tanta gente que lá passou, e o espaço é diminuto para todos. Verdadeiros momentos de pânico! Isto do ponto de vista da pessoa com vertigens, porque a outra pessoa esteve na boa. ;) Mas com uma vista destas, está claro que voltava a arriscar o ataque cardíaco! o_O:D
Subimos de elevador e descemos na rampa, lendo todas as informações disponíveis sobre a história da torre, e é o que aconselho toda a gente a fazer. Muitissimo interessante!


E pronto, fico-me por aqui, sob pena de já ter dado seca a alguns... :p
AMEI Praga, e vou de certeza voltar, é um dos locais que até hoje mais me deixa saudades!
 

susy4

Membro Conhecido
Se Praga já estava na lista de embarque, com este report aguçou mais a vontade de conhecer esta cidade fantástica.
Obrigada Maria B. pelo report e já agora boa reportagem fotográfica :p
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Fantastico report de uma cidade que desejo conhecer.
Boas viagens ;)
 

AnitaF

Membro Ativo
Obrigada pela partilha!
Sem dúvida uma cidade a conhecer.
Adaptava-me bem a meter as bases dos copos em todos os sítios onde fosse! :p
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Maria B.:)
Parabéns pelo exelente report.
Gostei imenso, belas fotos.
Praga esta na minha lista, logo no inicio, tem sido adiada pelo preço dos voo€€€, mas quero mesmo conhecer em breve e este report ainda me deixou mais vontade de conhecer esta linda Cidade.;)
Uma duvida, como fizeste com a troca do dinheiro?:rolleyes:
Obrigada pela partilha
Boas viagens ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha! :) Praga tem tudo o que gosto de ver numa cidade, está na lista (longa, por sinal) :D

Boas viagens :)
 

Flecha

Membro Conhecido
Sou um fã confesso das tuas viagens. Top.
 
Última edição por um moderador:

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!;)
Excelente report, muito completo, fotos muito boas, realmente é uma cidade muito gira!
Sem dúvidas um belo destino de férias!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adoro Praga, é das minhas cidades preferidas e é sempre bom revê-la ;)
Pelas fotos passaste uns belos dias a palmilhar a cidade :)
Foi penas teres apanhado o Complexo Judeu fechado pois o cemitério é ainda mais impressionante lá dentro e as sinagogas são autênticos museus e bonitas, especialmente a Espanhola... fica a desculpa para o regresso!
Há dois anos fui no Natal e também achei estranho tanta loja tailandesa com "aquários" na montra e turistas com as pernas lá enfiadas a ser lambidos por peixinhos :eek: ... da primeira vez que lá fui não havia nada disso!
O report está 5* :D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Esqueci-me de falar de um outro parque que ainda explorámos, do lado oposto da cidade, mas isto já ia longo. :rolleyes::D
Obrigada a todos pelos comentários! :)

@susy4 Tens mesmo que ir, é uma cidade encantada!
@CristinaBF Usei apenas o Multibanco, ou paguei com cartão ou levantei dinheiro. Mas atenção que há várias armadilhas, casas de câmbio que gostam de roubar, especialmente na zona da praça central. Uma grande diferença de umas para outras... o_O
@Flecha Agradecida por essas simpáticas palavras! ;)
@PaulaCoelho É verdade, foi pena, o pouco que vi do cemitério provocou arrepios. Todas aquelas lápides empilhadas... :eek:
Bom saber que não fui a única a notar as lojas tailandesas e a interrogar-se sobre isso! :D
:p
 
Top