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[Report] Praga e Berlin

pafer

Membro Ativo
Como tinha dito fiz a viagem Praga-Berlin de 17 a 25Maio. O tempo teve sempre excelente, em alguns momentos já bastante calor, o que para quem pretende fazer caminhadas de quilómetros incomoda sempre. Vou tentar deixar algumas ideias e utilidades sobre a viagem.

O que dizer de Praga… é uma cidade lindíssima, depois de ver as fotos já em casa, fico ainda mais com essa certeza, com uma arquitectura única, por vezes parece uma viagem no tempo de vários séculos. O centro vale pelo seu todo, passear pelas ruas sem destino é um prazer, muito comércio e bares e sempre gente nas ruas (na 6ªfeira diga-se que já parecia gente a mais! imagino nos meses de Julho e Agosto). Mas para mim que já estive em Budapeste achei as cidades muito parecidas, Castelo de um lado, rio a dividir, com Budapeste a ganhar na parte do Castelo e as suas vistas, e Praga na parte antiga. No final acho que ainda prefiro Budapeste!

A cidade é fácil de conhecer, tem 2partes, uma de cada lado do rio, a parte do castelo de um lado e a cidade mais antiga do outro. Não acho que haja grandes conselhos a dar sobre a sua visita,é uma cidade muito fácil de andar. Quem caminhar de um lado ou do outro acaba por ver toda a cidade e tudo o que interessa e sem grandes perdas de tempo a ver coisas inúteis.

Começando pela viagem do aeroporto para o centro de Praga, é muito fácil, o autocarro pára mesmo emfrente ao terminal. Há várias máquinas de multibanco no terminal. O bilhete de bus pode-se comprar em máquinas na paragem (só aceitam moedas, e assim não pude comprar o passe de 72horas que pretendia, pois só tinha levado notas) ou comprar directamente ao motorista, à hora que cheguei só havia estas hipóteses,mas penso há um centro de informações no aeroporto que também vende os bilhetes. Na paragem tem horários e informações das várias paragens no percurso. O BUS levou-me directamente à paragem do hotel, não precisei demudar.

Muito pessoal diz que não é preciso andar transportes públicos, porque Praga é pequeno e vê-se tudo facilmente, em parte é verdade, fica tudo relativamente perto, mas eu no primeiro dia não comprei (fui ao castelo e comprei só um bilhete curto) e arrependi-me bem! Que mais não seja serve para deslocações ao hotel, ou para irde uma ponta à outra da cidade, ou mesmo para deslocações de 2 ou 3 paragens no centro. Uma pessoa anda tanto que chega ao fim do dia de rastos e às vezes sabe bem descansar uns minutos e apanhar boleia do tram, do bus ou do metro. O passe 24h fica (100coroas) +- 4,5€, ou (330coroas)72horas +-15€ ou 1 bilhete 1,20€.

Há um mapa muito bom com as rotas dos transportes e a indicação das atracções na respectiva paragem que se dá nas paragens de metro, pelo menos só vi lá.

Há alguma coisa que gostei? Se calhar nada se destaca (gostei particularmente da praça da cidade velha à noite), vale pelo conjunto.

Eu não segui nenhum percurso específico, no 1ºdia segui para a zona do castelo (ainda não percebi porque chamam castelo aquilo, uma igreja lindissima diga-se com entrada grátis numa parte, com vários edificos em volta é um castelo?!), era a zona mais longe que tinha para visitar, e como não sabia o tempo que lá ia perder optei por começar por essa zona, até para um melhor controlo do tempo que tinha para os dias seguintes. Depois à noite já tinha programado passear na zona velha o que me daria uma ideia do tempo que precisaria para os dias seguintes visistar essa zona. Saí de metro em Malostranská (linha verde), onde geralmente o pessoal acaba a visita ao castelo (tem aí uma fonte de água bem fresca que sabe muito bem) daí segui a pé até à ponte Carlos, zona bonita e calma e depois fui subindo até ao castelo e no regresso desci pelo parque verde e fiz parte de Mala strana acabando no shopping que existe na zona, que deu para fazer algumas compras no hipermercado e também aproveitei para jantar a preços bem melhores que o resto da cidade.

Com pouco tempo acho que não vale a pena ir à parte onde fica a torre de Petrin (parecida com a torre Eiffel) e todo o parque envolvente tem pouco que ver e obriga a uma caminhada bem grande.Eu depois de descer do castelo, subi para essa parte, até às igrejas que ficam no cimo da colina (igreja Loreto)(uma estava fechada e na outra pouco se via),valeu porque vi um desfile de carros antigos e depois entrei no parque verde.Em alguns sítios tem-se vista da cidade mas nada que não se tenha do Castelo. A meio do parque passa-se pelo funicular, que é uma forma de subir ou descer semgrande cansaço! De resto é um parque como qualquer outro. Ou seja, se subir ao castelo e depois descer directamente para a cidade ou para Mala Strana não se perde nada.

Nos 2 dias seguintes fiz parte de mala strana que ainda não tinha visto, mais junto ao rio, visitando a ilha de Kampa que termina junto à Charles Bridge, é um parque calmo onde se tem uma vista bonita da cidade e tem umas esculturas de crianças gigantes interessantese depois simplesmente andei por toda a parte velha, Josefov e staré mesto, em todas as esquinas há algo para ver, passei as várias pontes, nomeadamente a ponte Carlos (de dia e à noite) entrei nas ilhas. A praça Venceslau com o museu ao cimo era o meu ponto de partida, ficava a 5-10minutos do hotel a pé, e pode ser um ponto de partida para conhecer a parte velha da cidade, começando aí e ir sempre descendo até ao rio, indo um pouco para a esquerda ou para a direita passa-se pelas atracções principais todas da parte velha. Quando se desce do lado esquerdo há um mercado de rua que facilmente se encontra onde se pode comprar lembranças (foi talvez onde vi melhores preços) e frutas. A cidade velha com o relógio que é lindissimo (para a fama que tem quando dá horas não me parece nada de mais! acho que o pessoal no fim de ver as horas fica a pensar é isto? Em Viena tem um que quando dá horas me pareceu pelo menos tão interessante quanto este, mas que quase ninguém o vai ver), e a Praça são do melhor que há em Praga, com uma boa máquina conseguem-se fotos lindissimas. O edificio da Camara Municipal também é lindo, mas edificios lindos é coisa que não falta em Praga! Não tentei entrar lá, mas é capaz de valera pena pelo menos dar uma vista de olhos especialmente se não se pagar.

O Muro de John lennon não é nada de especial, já pode ter sido, agora é praticamente um muro vandalizado, com uma figura pintada de John Lennon num canto, mas quem anda porMala strana acaba por passar lá ou perto pelo menos, mas não é fácil encontrar,eu encontrei porque um restaurante tinha a indicação, porque era ao lado.

Como não paguei para entrar nas atracções não posso dar opinião se vale ou não a pena a visita, nomeadamente StNicholas church, cemitério Judeu (vê-se uma parte de fora) e as Sinagogas, o Museu Nacional.

À noite passear pelas ruas do centro é sempre a melhor solução parece-me, sentar numa esplanada ou num bar e beber uma cerveja (deve ser o desporto deles, andar de garrafa na mão tal comoem Berlim) é um bom programa. A água é cara, paga-se de 1€ até aos 3€(paguei 75coroas + de 3€, pensando estar a pagar 75centimos:),dependendo dos sítios acho que às vezes é mais cara que a cerveja! Com o calor que apanhei gastei uma pequena fortuna em água! E às vezes ainda comprei em supermercados. Convém ver bem os preços para não nos enganarmos nos cambios.

Talvez o que mais gostei e que vale a pena, um passei nos barcos a pedais no rio voltava, (200coroas) +-10€,1hora, com saída da ilha Slovansky ostrov, à várias empresas, a mais barata fica na ponta da ilha, tem-se uma vista fantástica da Ponte Carlos e do teatroNacional.

A rua Pariská (+-junto às sinagogas, no seguimento da ponte chévuv most e que acaba na praça velha) vale a pena, que mais não seja para ver os preços nas montras das lojas de luxo…

Como tive tempo fui a Vysehrad(linha vermelha do metro), sai-se no centro de congressos depois há uma fortaleza com um parque e uma igreja e desce-se por umas escadinhas em direcção ao rio, acaba por ser um passeio bonito.

A zona de Florenc, onde fica aestação de BUS não tem nada que ver.

Para comer há imensos restaurantes/bares, é uma questão de ver menus e preços, mas por 25/30€ 2pessoas já se janta em muitos sítios. Eu procurei um pouco mais fora da zona central e lugares com gente que não turistas, mas também só foram 2jantares,num dos dias fui à festa da cerveja que se realizava nessa altura.

No geral é uma cidade fácil de se conhecer, em 2/3dias sempre a andar consegue-se ver a cidade. Em Maio já anoitecia muito tarde, +- como em Portugal.

A viagem para Berlim no sábado de manhã foi feita de BUS (11,5€) com passagem por Dresden, vi ao longe o centro e pareceu valer sem dúvida uma visita. Conversei com pessoal em Praga que disseram que valia a pena a visita. A mim vai ficar para outra altura. A viagem no inicio é linda, sempre junto ao rio, tal como o comboio, depois o BUS desvia-se do rio,não sei se o comboio continua… Na fronteira estivemos perto de uma hora devido à verificação de passaportes, uma das pessoas tinha algum problema com passaporte e ficamos todos à espera.
Comunicar é fácil, inglês ou linguagem gestual, não houve nenhum problema.

A cada minuto há mais alguma coisa que me vou lembrando, e vou tentar acrescentar!
De Berlim vou ver se ainda escrevo alguma coisa hoje… aí há bem mais a falar.
 

pafer

Membro Ativo
De Berlim, o que posso dizer? Gostei imenso, uma grande cidade, que recomendo sem qualquer dúvida!

Chegado o problema foi comprar bilhete de metro, eu comprei diários (não sei se foi a melhor opção…), para azona AB, que é a zona que qualquer turista precisa, mas cada um deve comprar o que mais lhe convier, por exemplo o Berlim Welcome card, dá descontos em quase todos os museus, nos passeios de barco, aluguer bikes e até restaurantes entre 25 e 50%, custa 22,90€ 72horas, ou seja, quem quiser visitar algum museu certamente compensa imenso. Usando transportes e visitando um museu que seja já compensa comprar. Há também de 72h sem os mesmos descontos e há um passe tambémde 72h para todos os museus da ilha+transportes fica 34€, que se calhar é o que compensa mais para quem pretende visitar aquela zona, dá entrada nas exposições permanentes. O melhor é consultar o site www.berlin-welcomecard.de que tem todas as informações inclusive em espanhol. Aqui tem info sobre os transportes http://www.bvg.de/index.php/en/index.html

A rede de transporte não é muito fácil, particularmente à noite ou melhor, independentes elas são fáceis, mas quando se juntam todas num mapa a coisa complica-se. Mas ao fim de um dia já dominava aquilo.

Temos o metro U que é o metro tradicional, tem um conjunto de linhas muito alargado, e é de fácil uso. A linha U2 uma das principais para turistas está em obras e a meio do percurso (na estação gleisdreieck) tem-se que mudar para outra linha e depois retomar novamente ou apanhar outra que dê mais jeito. Imaginem logo à chegada, ver toda a gente a sair do metro no meio de uma paragem e não saber o que se passa… só ver o pessoal a dizer para sair com gestos! Depois lá vimos uns avisos. O S que eu pensava era a mesma coisa mas têm estações diferentes do metro, geralmente até na mesma praça, este anda também à superfície e foi talvez a linha que mais usei, saindo de Alexander Platz, S5, S7, S9 e S75. Há o Tram, que é como o metro do Porto, que usei praticamente só do Hotel até Alexanderplatz. E os autocarros, que também utilizei como falarei mais á frente.

Na cidade a primeira impressão foi muito positiva. Saí de Alexander platz perto da Torre TV, o Hotel ficava ali perto e desci a pé passando pela ilha dos museus até Unter Linden, não cheguei a ir até à porta de Brandenburg. Era Sábado à tarde e havia bastante gente nas ruas e jardins, nos bares e nos passeios de barco.

Sinceramente não tinha ideia da estrutura da cidade, nomeadamente que as atracções históricas principais,excepção ao Reichstag, ficam no lado leste da cidade, antes ocupado pela URSS.Que mais não seja a visita serviu para levar uma lição de história!

Aqui entra o DDR museu, eu não visitei tal, como os museus, (principalmente porque o dinheiro não dá para tudo), mas para quem puder é capaz de ser um bom princípio para um conhecimentoda história de Berlim mais recente.

A cidade por vezes parece um estaleiro, há obras por todo o lado… desde logo a igreja Gedachtniskirche em Zoological garden, um símbolo da cidade e da 2ªguerra mundial, está em obras,totalmente coberta com painéis, o que eu demorei a descobri-la, olhar para o mapa e ter a certeza que ela devia estar ali e não a ver, foi uma coisa estranha. Aquilo coberto de painéis pareceu-me um prédio moderno e andei aliás voltas à procura da igreja, até reparar na torre ao lado e associar.

Na mesma zona a rua Kurfurstendamm, vale também a visita, uma rua gigantesca de lojas (muitas deluxo), bares, restaurantes, eu caminhei durante 1h e tal e acho que só vi metade da rua.

Por onde começar para visitar a cidade?

A visita à fantástica cúpula do Reichstag (talvez o que mais gostei, sem filas para entrar +- na hora de almoço) é capaz de ser uma boa ideia, tem uma vista 360º da cidade, e eles emprestam auscultadores aos visitantes que ao longo da subida da cúpula vão indicando a localização de cada uma das atracções da cidade, para além da história do edificio e da alemanha, muito útil. A informação é em português. De lá consegue-se ver quase todas as atracções e desde logo ficamos com uma ideia de onde fica cada uma na cidade.

Na visita, na entrada e na saída da visita pode-se pegar numas brochuras com informação sobre o funcionamento do parlamento e umas muito interessantes com uma vista panorâmica a 360º da cidade a partir da cúpula do Parlamento (a mesma vista que se tem aquando da visita) e com indicação numa espécie de mapa aéreo da localização de muitas das atracções de Berlim.

Outra forma de começar pode ser um passeio nos autocarros nº 100 ou 200, saem de Alexander Platz e têm o mesmo destino, Zoologicalgarden, embora no inicio façam a mesma rota, junto à ilha dos museus e na Under Linden, seguem com percursos diferentes, o 100 pelo Reichstage o 200 por Potsdamer platz com estas duas rotas passa-se em frente de todas asatracções que há para ver em Berlim. Mesmo que não seja para fazer a rota toda estes 2 autocarros são muito úteis para uma visita à cidade, são quase um Hop-on-Hop Off com um bilhete simples de transporte público.

Imperdível é sem dúvida a visita ao east side galery,o muro tem pinturas fantásticas, situa-se junto ao rio,passamos pelo O2, pavilhão de concertos. Saindo em Warschaurs várias linhas S passam lá, e é uma zona onde se vê ainda as diferenças de desenvolvimento este/leste… e daí para trás ainda se vê mais essa diferença, vi na viagem de ida para o aeroporto. Junto há uma ponte sobre o rio que vale a pena ver as vistas, vê-se 2esculturas gigantes sobre o rio de 2 homens, que saí de lá sem saber o que eram

Depois de ver o muro, no final passei a ponte em direcção à rua Oranienstrabe, é uma zona com bares e restaurantes, maior parte de emigração, não tive tempo para ver muito porque era já noite cerrada (tive quase 1hora abrigado de uma chuva torrencial que rapidamente passou). No dia que lá fui o fenerbahce da Turquia tinha sido campeão e havia ruas cortadas com turcos a festejar, no meio disso, descobri um restaurante turco que me parecia bastante concorrido e onde acabei por ter um bom jantar, a um bom preço (25€ para 2). Diga-se que o serviço ao contrário da comida era péssimo, quase era preciso pedir por favor para ser servido! E no fim vi como os turcos fogem aos impostos! A conta foi feita num bloco de folhas brancas, sabendo o gajo que éramos turistas, ao contrário do resto do pessoal alemão e turco que recebia o talão da máquina!

Em potsdamer platz há muito que ver.Tem uma parte do muro lá, a não perder é o centro Sony, um edifício fantástico,que vale uma visita à noite e outra de dia sem dúvida alguma. Há bastantes acontecimentos lá, desde logo estreias de cinema com estrelas internacionais, desfiles e muitas outras coisas. Ao lado há o passeio da fama, tipo Hollyood,com estrelas alemãs. Ao lado tem o teatro (não me lembra o nome) é onde há os grandes espectáculos em Berlim, quase parece um casino, na altura estava o espectáculo Blue Man que já passou por Portugal. Mesmo ao lado do Sony há um shopping, onde numa das pontas comi um gelado muito, muito bom, café e gellato,acho que era o nome do local, dentro do shoping vê-se facilmente, no piso -1 havia um supermercado. Logo ao lado desta zona e +- por trás do teatro fica a Biblioteca e um pouco +atrás a Filarmonica e Kulturforum.

É uma zona onde há muito que ver e se perde bastante tempo.

De Potsdamer Platz fui para o check point charlie, fui a pé, é uma caminhada que se faz bem. E daí até ao museu judeu, que tem um edifício lindo, tem uma arquitectura estranha, mas não entrando pouco ou nada se vê, é totalmente vedado ou seja, se não for para entrar no museu acho não vale a pena lá ir.

Saindo em Oranienburguer Tor, e seguindo a direccção da Oranienburguer strabe, temos outra visita que vale apena, logo no inicio a casa Tacheles, que mais não seja pela diferença em relação aquilo que vemos no dia-a-dia, parece que estamos a entrar num sítio assustador! Tem alguma arte, especialmente pinturas, que vale a pena ver.

Na mesma rua fica também o centro Judaico (nova sinagoga), tem uma cúpula lindíssima, sempre com polícia à porta,mesmo de noite... No inicio da rua tem 2 restaurantes (acho que são do mesmo grupo, o nome de um deles é Amrit), sempre com muita gente, um com comida indiana outro de Singapura e com preços acessíveis (30€ para 2), jantei no de Singapura e gostei bastante. A rua à noite é também ocupada por prostitutas, mas não há problema nenhum, bem diferentes das prostitutas de rua em Portugal (penso que lá é legal) no fim de semana a rua andava com muita, muita gente, via-se pessoal de despedidas de solteiro. Gostei do ambiente:).

Porta de Brandenburg também é obrigatório, consegui estar lá no domingo á noite quase sem uma pessoa e ao lado memorial do holocausto. À torre de TV (passei vezes sem conta) e ao anjo não subi, depois de ir ao Reichstag achei que não valia a pena, apesar de terem vistas diferentes.

Alexander platz tem gente a toda a hora, tomei por lá o pequeno-almoço num pequeno café e comi cachorros mais que uma vez nos vendedores ambulantes. Na mesma praça no edifico da Media Market tem um supermercado no piso -1. O edifico Galeria tem coisas boas (gourmet) mas caras. Tem uma zona para guardar malas na praça.

Na Alemanha paga-se depósito(pfand) pelas garrafas de plástico, entre 15 e 25centimos, num supermercado émais que a própria agua, e a água paga em média o dobro de uma cerveja! Só no último dia descobri o que era Pfand… eu via os mais pobres à procura de garrafas mas não sabia porquê!

A under Linden, tem muitas lojas de lembranças, restaurantes, fi-la mais que uma vez a pé, quem desce do ladodireito tem uma stand da Mercedes, que é uma espécie de museu, e do lado esquerdo, tem uma stand da skoda, Volkswagen , que tem pelo menos um rolls Royce e um Bugati, quando estive lá havia uma festa não dava para ir ver mais perto.

Para comer ou bares mesmo no dia antes de vir seguindo conselho da recepcionista do hotel fui á zona de Prenzlauer,e apesar de ser já mais de 23h numa 2ªfeira, a zona ainda tinha algum pessoal,penso ser uma zona boa para jantar, tem muitos restaurantes e cafés. Já não tenho a certeza em que transporte fui e onde saí. Mas vou ver e depois digo.

Hydra qualquer dúvida é só dizer,principalmente com transportes ou alguma localização ou alguma atracção que valha ou não a pena.
 

hydra

Membro Conhecido
Em primeiro lugar quero agradecer a tua ajuda. Realmente não é muito fácil encontrar muitas informações sobre Berlim e tu deste uma enorme ajuda ;)

N sabia que o Reichstag já estava novamente aberto ao público....o que fiz foi reservar uma visita guiada através do site deles....demoraram 1 mês a responder, estava a ficar preocupada porque achei que continuava fechado. Aproveito e informo que a visita guiada é totalmente gratuita, e foi desde Dezembro até agora a única forma de visitar a cúpula.

Neste momento estou a redefinir os roteiros e a tentar organizar os dias para conseguir ver tudo o que pretendo, de certeza irão surgir mais dúvidas e por isso virei aqui pedir-te ajuda

Já agora em Berlim fizeste algum passeio de barco? Achas que vale a pena? As filas para subir à torre de tv eram muito longas (o bilhete comprado no site é bem mais caro)?

E em Praga, havia fila para subir à torre do relógio?

Mais uma vez muito obrigada pela ajuda
 

pafer

Membro Ativo
O Reichstag, estava com visitas, felizmente! Sem ter subido lá tinha perdido o melhor da cidade! Adorei mesmo! Foi de longe o sitio onde passei mais tempo, é a estrutura, a vista a história... se calhar se fosse a pagar ainda teria pensado em subir ou não... nunca saberia o que perderia! Apesar de haver lá uns cartazes a dizer que só com marcação se podia visitar a cupula, já estava quase a desistir, mas resolvi falar com os guias que lá estavam, e foi só entrar, havia limitações para a visita ao edificio, aí só mesmo com marcação, e penso que mesmo assim estava complicado por excesso de pessoas... Para a cupula nenhum problema, eu sabia que era grátis, mas não fazia ideia que era preciso ou que se podia marcar. É preciso levar identificação para entrar, e há revistas, logo não levar objectos suspeitos!

A Torre de TV não vi fila nenhuma, nas várias vezes que passei lá. Mas se houver desconfio que seja mais ao fim de semana quando havia mais turistas. O preço não me dei sequer ao trabalho de ir ver, vi agora no site e é 11€... Como vais tar vários dias em Berlim, o que podes fazer se estás em dúvida se vais subir é passar lá num dos primeiros dias, facilmente se chega lá, e penso o teu hotel não é longe de lá, e ver os preços e como está de filas, mas penso não terás nenhum problema em decidir lá. Eu depois de subir ao Reichstag não pensei em subir à torre, apessar da Torre ser imensamente mais alta. No torre do Anjo aí vi e penso que eram 3€. Em Berlim tive um problema, as cópias que tinha do guia americam express perdias no 2ºdia no hotel, perdi algumas info que lá tinha, como já tinha uma ideia da cidade depois segui o mapa.
O passeio de barco não sei se vale a pena... mas eles iam cheios, foi logo das primeiras imagens que tive quando cheguei junto à ilha dos museus (era sabado) ou pelo menos com imensa gente, nos dias seguintes. O preço varia entre os 9€ e os 11€ dependendo da empresa e dos barcos, pelo menos os preços que vi anunciados! Não sei todo o percurso, nem se todos fazem o mesmo, não sei se todos passam pelo Reichtag ou se só dão a volta à ilha dos museus mas pelo menos estas duas partes devem valer a pena, vê-se o que se vê de terra, mas com a vista do rio.

Eu queria era alugar bikes, mas a namorada não gostou da ideia.. também o preço anda 10/12€ o dia de aluguer.

No relógio em Praga também não vi fila para subir, vi uma dezena de pessoas lá no cimo aquando do toque do relógio (só aí fiquei a saber que se podia subir), e umas largas centenas cá em baixo!
Nos próximos dias coloco umas fotos, fazer um report organizado obrigaria-me a perder muitas horas que eu não tenho! Já perdi algumas a escrever os textos!
 

hydra

Membro Conhecido
Paulo, mais uma vez muito obrigada pelas respostas e pela preciosa ajuda ;)

Fico à espera de ver então algumas fotos :D para aguçar a curiosidade nestes dias antes da viagem
 

pafer

Membro Ativo
Ficam aqui algumas das centenas de fotos que tirei em Praga,não pus legenda na maior parte, até porque alguns os nomes nem são nada fáceis! Mas qualquer dúvida podem sempre perguntar, oque é ou onde fica.











Entrada Castelo







Isto não sei o que é, mas via-se do Castelo, é possível quese possa visitar, depois de vir do castelo nunca mais me lembrei de irprocurar, ao longe parecia um monumento com pessoas.

























































Algumas experiências com a máquina…







Casas de marionetas, há imensas!



Festa da Cerveja, uma boa forma de terminar a viagem emPraga!



A seguir vou tentar pôr as de Berlim.

 
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hydra

Membro Conhecido
Muito obrigada mais uma vez As fotos são espectaculares e Praga....parece linda
Por acaso já tinha o palácio no meu roteiro, espero é ter tempo para ver tudo....
E esta foto em baixo é de que sítio?
Estou "em pulgas" por ver as de Berlim



 
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ACR

Membro Novo
Olá Paulo,

Parabéns pelo report e pelas fotos, uma boa visão do que é Praga. E tb Berlim.

Alexandra
 

ACR

Membro Novo
Olá Hydra,

Relativamente a Praga e ao relógio: à hora certa reúnem-se centenas de pessoas para ver o relógio. Mas segundo li em inúmeros sites, ficam de certa forma desapontados com a sua curta duração; além disso, há mts carteiristas. Segui a recomendação de alguém, e fui a torre do relógio de forma a estar lá em cima à hora certa. è engraçado ver-se a multidão cá em baixo, fiz várias fotos das quais gosto mto. Uma delas:


afarm3.static.flickr.com_2603_3739415247_f4b281feb6.jpg

vista da torre do relógio by Alexandra C. R., on Flickr

Relativamente a Berlim e à torre: não fui à torre mas existe um restaurante lá em cima, que roda. Enqto se almoça, faz-se a volta da cidade. Embora não seja mto barato, talvez compense face ao preço que se paga só para ir à torre. Também têm menus de pequeno-almoço. Acabei por deixar para o fim da visita, mas apanhei mau tempo e achei que não valia a pena ir gastar dinheiro para ver céu cinzento.

Boa viagem, Praga e Berlim, cada uma à sua maneira, são cidades fantásticas.

Alexandra
 
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ACR

Membro Novo
Esqueci-me de colocar o link para o restaurante da torre em Berlim:
http://www.tv-turm.de/en/restaurant.php

Alexandra
 

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

Separei o tópico s criei um novo para dar mais destaque ao Report que está excelente :)

Fabuloso!
 

pafer

Membro Ativo
Muito obrigada mais uma vez As fotos são espectaculares e Praga....parece linda
Por acaso já tinha o palácio no meu roteiro, espero é ter tempo para ver tudo....
E esta foto em baixo é de que sítio?
Estou "em pulgas" por ver as de Berlim
A foto é na Ilha de Kampa, são os bebés gigantes que falo no report, tal como os pinguins amarelos que são junto à ilha, a foto é tirada junto às esculturas.
(apaguei a foto da citação só para não estar sempre a repetir)

Algumas das fotos não estão grande coisa principalmente no enquadramento, tenho algumas fotos melhores que as que pus, mas estamos nas fotos, por uma questão de privacidade não as pus.
Há também algumas que estão na galeria que não estão no report, 4/5.

Junto ao relógio, um dos cafés em frente, que se vê na foto da Alexandra, que em vários sitios diz que tem uma boa vista do relógio, está (estava?) em obras.
 

pafer

Membro Ativo
Depois de muito trabalho aqui vão as fotos de Berlim! Coloquei bastantes, mas muitas outras ficaram por colocar... para ver têm que visitar esta magnifica cidade! Foi uma selecção +- rápida!
























Centro Sony









Centro comercial Alexanderplatz (há pelo menos 3)



Jardim zoológico ( o que se vê de fora)



Parece um edifício mas não é… é mesmo a igreja que tem atorre destruída na II Guerra Mundial e que está em obras e daí os placardsbrancos



Filarmónica



Novamente centro Sony e arredores (Filarmónica fica +- nas traseiras)







Passeio das estrelas (espreitando vê-se a pessoa em cima darespectiva estrela)













Check point Charlie





Museu judeu



Estação de saída para ver east side galery (já citei nome emcima) e a zona do muro







As 2 esculturas dos Homens ao fundo na imagem





O Muro! Adorei esta… a simbologia está do outro mundo!













 
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Bee

Membro Conhecido
Ainda não tinha visto este report com "olhos de ver" :blush:
O que eu andava a perder...
Está fantastico. Como muitas fotos como a malta gosta.

Acho que anda por aí uma conspiração contra mim... report's deste sobre Berlim... vou ao cinema, o filme é em Berlim.. hum... será que tem algum significado? :lol:

Mais um destino na minha já extensa... muito extensa lista

Parabens e obrigado por partilhares! ;)
 

sergiosil

Membro
Boa noite Paulo.

Estou a pensar passar por essas duas cidades em Setembro. Desde já obrigado pelo report que ainda só li na diagonal, mas que houve uma coisa que me saltou logo á vista. O Paulo fala em ir de Bus de Praga a Berlim por 11.5€... Por que "companhia" foi? Consegue dar-me o site?
Até agora o que encontrei mais barato foram 35€ através da eurolines...

Desde já obrigado e aguardo resposta ;)
 

pafer

Membro Ativo
Olá Sergiosil.

O Bus foi através do site http://www.orangeways.com/en, pagando em HUF(moeda hungara) em vez de EUR fica mais barato, já tendo em conta o cambio e o que o banco te cobra de taxa, fica os tais 11,5€ em vez de 14€.
Berlim Amesterdão, não sei. Outra companhia que costuma ser barata é http://www.studentagencybus.com/en através deste site também se consegue, mas o site está-me a aparecer confuso. Eu usei no ano passado e geralmente também costuma ser barato. No trajecto Praga Berlin que também faziam eram bem mais caros. É uma questão de pesquisar.
 
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