Como tinha dito fiz a viagem Praga-Berlin de 17 a 25Maio. O tempo teve sempre excelente, em alguns momentos já bastante calor, o que para quem pretende fazer caminhadas de quilómetros incomoda sempre. Vou tentar deixar algumas ideias e utilidades sobre a viagem.
O que dizer de Praga… é uma cidade lindíssima, depois de ver as fotos já em casa, fico ainda mais com essa certeza, com uma arquitectura única, por vezes parece uma viagem no tempo de vários séculos. O centro vale pelo seu todo, passear pelas ruas sem destino é um prazer, muito comércio e bares e sempre gente nas ruas (na 6ªfeira diga-se que já parecia gente a mais! imagino nos meses de Julho e Agosto). Mas para mim que já estive em Budapeste achei as cidades muito parecidas, Castelo de um lado, rio a dividir, com Budapeste a ganhar na parte do Castelo e as suas vistas, e Praga na parte antiga. No final acho que ainda prefiro Budapeste!
A cidade é fácil de conhecer, tem 2partes, uma de cada lado do rio, a parte do castelo de um lado e a cidade mais antiga do outro. Não acho que haja grandes conselhos a dar sobre a sua visita,é uma cidade muito fácil de andar. Quem caminhar de um lado ou do outro acaba por ver toda a cidade e tudo o que interessa e sem grandes perdas de tempo a ver coisas inúteis.
Começando pela viagem do aeroporto para o centro de Praga, é muito fácil, o autocarro pára mesmo emfrente ao terminal. Há várias máquinas de multibanco no terminal. O bilhete de bus pode-se comprar em máquinas na paragem (só aceitam moedas, e assim não pude comprar o passe de 72horas que pretendia, pois só tinha levado notas) ou comprar directamente ao motorista, à hora que cheguei só havia estas hipóteses,mas penso há um centro de informações no aeroporto que também vende os bilhetes. Na paragem tem horários e informações das várias paragens no percurso. O BUS levou-me directamente à paragem do hotel, não precisei demudar.
Muito pessoal diz que não é preciso andar transportes públicos, porque Praga é pequeno e vê-se tudo facilmente, em parte é verdade, fica tudo relativamente perto, mas eu no primeiro dia não comprei (fui ao castelo e comprei só um bilhete curto) e arrependi-me bem! Que mais não seja serve para deslocações ao hotel, ou para irde uma ponta à outra da cidade, ou mesmo para deslocações de 2 ou 3 paragens no centro. Uma pessoa anda tanto que chega ao fim do dia de rastos e às vezes sabe bem descansar uns minutos e apanhar boleia do tram, do bus ou do metro. O passe 24h fica (100coroas) +- 4,5€, ou (330coroas)72horas +-15€ ou 1 bilhete 1,20€.
Há um mapa muito bom com as rotas dos transportes e a indicação das atracções na respectiva paragem que se dá nas paragens de metro, pelo menos só vi lá.
Há alguma coisa que gostei? Se calhar nada se destaca (gostei particularmente da praça da cidade velha à noite), vale pelo conjunto.
Eu não segui nenhum percurso específico, no 1ºdia segui para a zona do castelo (ainda não percebi porque chamam castelo aquilo, uma igreja lindissima diga-se com entrada grátis numa parte, com vários edificos em volta é um castelo?!), era a zona mais longe que tinha para visitar, e como não sabia o tempo que lá ia perder optei por começar por essa zona, até para um melhor controlo do tempo que tinha para os dias seguintes. Depois à noite já tinha programado passear na zona velha o que me daria uma ideia do tempo que precisaria para os dias seguintes visistar essa zona. Saí de metro em Malostranská (linha verde), onde geralmente o pessoal acaba a visita ao castelo (tem aí uma fonte de água bem fresca que sabe muito bem) daí segui a pé até à ponte Carlos, zona bonita e calma e depois fui subindo até ao castelo e no regresso desci pelo parque verde e fiz parte de Mala strana acabando no shopping que existe na zona, que deu para fazer algumas compras no hipermercado e também aproveitei para jantar a preços bem melhores que o resto da cidade.
Com pouco tempo acho que não vale a pena ir à parte onde fica a torre de Petrin (parecida com a torre Eiffel) e todo o parque envolvente tem pouco que ver e obriga a uma caminhada bem grande.Eu depois de descer do castelo, subi para essa parte, até às igrejas que ficam no cimo da colina (igreja Loreto)(uma estava fechada e na outra pouco se via),valeu porque vi um desfile de carros antigos e depois entrei no parque verde.Em alguns sítios tem-se vista da cidade mas nada que não se tenha do Castelo. A meio do parque passa-se pelo funicular, que é uma forma de subir ou descer semgrande cansaço! De resto é um parque como qualquer outro. Ou seja, se subir ao castelo e depois descer directamente para a cidade ou para Mala Strana não se perde nada.
Nos 2 dias seguintes fiz parte de mala strana que ainda não tinha visto, mais junto ao rio, visitando a ilha de Kampa que termina junto à Charles Bridge, é um parque calmo onde se tem uma vista bonita da cidade e tem umas esculturas de crianças gigantes interessantese depois simplesmente andei por toda a parte velha, Josefov e staré mesto, em todas as esquinas há algo para ver, passei as várias pontes, nomeadamente a ponte Carlos (de dia e à noite) entrei nas ilhas. A praça Venceslau com o museu ao cimo era o meu ponto de partida, ficava a 5-10minutos do hotel a pé, e pode ser um ponto de partida para conhecer a parte velha da cidade, começando aí e ir sempre descendo até ao rio, indo um pouco para a esquerda ou para a direita passa-se pelas atracções principais todas da parte velha. Quando se desce do lado esquerdo há um mercado de rua que facilmente se encontra onde se pode comprar lembranças (foi talvez onde vi melhores preços) e frutas. A cidade velha com o relógio que é lindissimo (para a fama que tem quando dá horas não me parece nada de mais! acho que o pessoal no fim de ver as horas fica a pensar é isto? Em Viena tem um que quando dá horas me pareceu pelo menos tão interessante quanto este, mas que quase ninguém o vai ver), e a Praça são do melhor que há em Praga, com uma boa máquina conseguem-se fotos lindissimas. O edificio da Camara Municipal também é lindo, mas edificios lindos é coisa que não falta em Praga! Não tentei entrar lá, mas é capaz de valera pena pelo menos dar uma vista de olhos especialmente se não se pagar.
O Muro de John lennon não é nada de especial, já pode ter sido, agora é praticamente um muro vandalizado, com uma figura pintada de John Lennon num canto, mas quem anda porMala strana acaba por passar lá ou perto pelo menos, mas não é fácil encontrar,eu encontrei porque um restaurante tinha a indicação, porque era ao lado.
Como não paguei para entrar nas atracções não posso dar opinião se vale ou não a pena a visita, nomeadamente StNicholas church, cemitério Judeu (vê-se uma parte de fora) e as Sinagogas, o Museu Nacional.
À noite passear pelas ruas do centro é sempre a melhor solução parece-me, sentar numa esplanada ou num bar e beber uma cerveja (deve ser o desporto deles, andar de garrafa na mão tal comoem Berlim) é um bom programa. A água é cara, paga-se de 1€ até aos 3€(paguei 75coroas + de 3€, pensando estar a pagar 75centimos,dependendo dos sítios acho que às vezes é mais cara que a cerveja! Com o calor que apanhei gastei uma pequena fortuna em água! E às vezes ainda comprei em supermercados. Convém ver bem os preços para não nos enganarmos nos cambios.
Talvez o que mais gostei e que vale a pena, um passei nos barcos a pedais no rio voltava, (200coroas) +-10€,1hora, com saída da ilha Slovansky ostrov, à várias empresas, a mais barata fica na ponta da ilha, tem-se uma vista fantástica da Ponte Carlos e do teatroNacional.
A rua Pariská (+-junto às sinagogas, no seguimento da ponte chévuv most e que acaba na praça velha) vale a pena, que mais não seja para ver os preços nas montras das lojas de luxo…
Como tive tempo fui a Vysehrad(linha vermelha do metro), sai-se no centro de congressos depois há uma fortaleza com um parque e uma igreja e desce-se por umas escadinhas em direcção ao rio, acaba por ser um passeio bonito.
A zona de Florenc, onde fica aestação de BUS não tem nada que ver.
Para comer há imensos restaurantes/bares, é uma questão de ver menus e preços, mas por 25/30€ 2pessoas já se janta em muitos sítios. Eu procurei um pouco mais fora da zona central e lugares com gente que não turistas, mas também só foram 2jantares,num dos dias fui à festa da cerveja que se realizava nessa altura.
No geral é uma cidade fácil de se conhecer, em 2/3dias sempre a andar consegue-se ver a cidade. Em Maio já anoitecia muito tarde, +- como em Portugal.
A viagem para Berlim no sábado de manhã foi feita de BUS (11,5€) com passagem por Dresden, vi ao longe o centro e pareceu valer sem dúvida uma visita. Conversei com pessoal em Praga que disseram que valia a pena a visita. A mim vai ficar para outra altura. A viagem no inicio é linda, sempre junto ao rio, tal como o comboio, depois o BUS desvia-se do rio,não sei se o comboio continua… Na fronteira estivemos perto de uma hora devido à verificação de passaportes, uma das pessoas tinha algum problema com passaporte e ficamos todos à espera.
Comunicar é fácil, inglês ou linguagem gestual, não houve nenhum problema.
A cada minuto há mais alguma coisa que me vou lembrando, e vou tentar acrescentar!
De Berlim vou ver se ainda escrevo alguma coisa hoje… aí há bem mais a falar.
O que dizer de Praga… é uma cidade lindíssima, depois de ver as fotos já em casa, fico ainda mais com essa certeza, com uma arquitectura única, por vezes parece uma viagem no tempo de vários séculos. O centro vale pelo seu todo, passear pelas ruas sem destino é um prazer, muito comércio e bares e sempre gente nas ruas (na 6ªfeira diga-se que já parecia gente a mais! imagino nos meses de Julho e Agosto). Mas para mim que já estive em Budapeste achei as cidades muito parecidas, Castelo de um lado, rio a dividir, com Budapeste a ganhar na parte do Castelo e as suas vistas, e Praga na parte antiga. No final acho que ainda prefiro Budapeste!
A cidade é fácil de conhecer, tem 2partes, uma de cada lado do rio, a parte do castelo de um lado e a cidade mais antiga do outro. Não acho que haja grandes conselhos a dar sobre a sua visita,é uma cidade muito fácil de andar. Quem caminhar de um lado ou do outro acaba por ver toda a cidade e tudo o que interessa e sem grandes perdas de tempo a ver coisas inúteis.
Começando pela viagem do aeroporto para o centro de Praga, é muito fácil, o autocarro pára mesmo emfrente ao terminal. Há várias máquinas de multibanco no terminal. O bilhete de bus pode-se comprar em máquinas na paragem (só aceitam moedas, e assim não pude comprar o passe de 72horas que pretendia, pois só tinha levado notas) ou comprar directamente ao motorista, à hora que cheguei só havia estas hipóteses,mas penso há um centro de informações no aeroporto que também vende os bilhetes. Na paragem tem horários e informações das várias paragens no percurso. O BUS levou-me directamente à paragem do hotel, não precisei demudar.
Muito pessoal diz que não é preciso andar transportes públicos, porque Praga é pequeno e vê-se tudo facilmente, em parte é verdade, fica tudo relativamente perto, mas eu no primeiro dia não comprei (fui ao castelo e comprei só um bilhete curto) e arrependi-me bem! Que mais não seja serve para deslocações ao hotel, ou para irde uma ponta à outra da cidade, ou mesmo para deslocações de 2 ou 3 paragens no centro. Uma pessoa anda tanto que chega ao fim do dia de rastos e às vezes sabe bem descansar uns minutos e apanhar boleia do tram, do bus ou do metro. O passe 24h fica (100coroas) +- 4,5€, ou (330coroas)72horas +-15€ ou 1 bilhete 1,20€.
Há um mapa muito bom com as rotas dos transportes e a indicação das atracções na respectiva paragem que se dá nas paragens de metro, pelo menos só vi lá.
Há alguma coisa que gostei? Se calhar nada se destaca (gostei particularmente da praça da cidade velha à noite), vale pelo conjunto.
Eu não segui nenhum percurso específico, no 1ºdia segui para a zona do castelo (ainda não percebi porque chamam castelo aquilo, uma igreja lindissima diga-se com entrada grátis numa parte, com vários edificos em volta é um castelo?!), era a zona mais longe que tinha para visitar, e como não sabia o tempo que lá ia perder optei por começar por essa zona, até para um melhor controlo do tempo que tinha para os dias seguintes. Depois à noite já tinha programado passear na zona velha o que me daria uma ideia do tempo que precisaria para os dias seguintes visistar essa zona. Saí de metro em Malostranská (linha verde), onde geralmente o pessoal acaba a visita ao castelo (tem aí uma fonte de água bem fresca que sabe muito bem) daí segui a pé até à ponte Carlos, zona bonita e calma e depois fui subindo até ao castelo e no regresso desci pelo parque verde e fiz parte de Mala strana acabando no shopping que existe na zona, que deu para fazer algumas compras no hipermercado e também aproveitei para jantar a preços bem melhores que o resto da cidade.
Com pouco tempo acho que não vale a pena ir à parte onde fica a torre de Petrin (parecida com a torre Eiffel) e todo o parque envolvente tem pouco que ver e obriga a uma caminhada bem grande.Eu depois de descer do castelo, subi para essa parte, até às igrejas que ficam no cimo da colina (igreja Loreto)(uma estava fechada e na outra pouco se via),valeu porque vi um desfile de carros antigos e depois entrei no parque verde.Em alguns sítios tem-se vista da cidade mas nada que não se tenha do Castelo. A meio do parque passa-se pelo funicular, que é uma forma de subir ou descer semgrande cansaço! De resto é um parque como qualquer outro. Ou seja, se subir ao castelo e depois descer directamente para a cidade ou para Mala Strana não se perde nada.
Nos 2 dias seguintes fiz parte de mala strana que ainda não tinha visto, mais junto ao rio, visitando a ilha de Kampa que termina junto à Charles Bridge, é um parque calmo onde se tem uma vista bonita da cidade e tem umas esculturas de crianças gigantes interessantese depois simplesmente andei por toda a parte velha, Josefov e staré mesto, em todas as esquinas há algo para ver, passei as várias pontes, nomeadamente a ponte Carlos (de dia e à noite) entrei nas ilhas. A praça Venceslau com o museu ao cimo era o meu ponto de partida, ficava a 5-10minutos do hotel a pé, e pode ser um ponto de partida para conhecer a parte velha da cidade, começando aí e ir sempre descendo até ao rio, indo um pouco para a esquerda ou para a direita passa-se pelas atracções principais todas da parte velha. Quando se desce do lado esquerdo há um mercado de rua que facilmente se encontra onde se pode comprar lembranças (foi talvez onde vi melhores preços) e frutas. A cidade velha com o relógio que é lindissimo (para a fama que tem quando dá horas não me parece nada de mais! acho que o pessoal no fim de ver as horas fica a pensar é isto? Em Viena tem um que quando dá horas me pareceu pelo menos tão interessante quanto este, mas que quase ninguém o vai ver), e a Praça são do melhor que há em Praga, com uma boa máquina conseguem-se fotos lindissimas. O edificio da Camara Municipal também é lindo, mas edificios lindos é coisa que não falta em Praga! Não tentei entrar lá, mas é capaz de valera pena pelo menos dar uma vista de olhos especialmente se não se pagar.
O Muro de John lennon não é nada de especial, já pode ter sido, agora é praticamente um muro vandalizado, com uma figura pintada de John Lennon num canto, mas quem anda porMala strana acaba por passar lá ou perto pelo menos, mas não é fácil encontrar,eu encontrei porque um restaurante tinha a indicação, porque era ao lado.
Como não paguei para entrar nas atracções não posso dar opinião se vale ou não a pena a visita, nomeadamente StNicholas church, cemitério Judeu (vê-se uma parte de fora) e as Sinagogas, o Museu Nacional.
À noite passear pelas ruas do centro é sempre a melhor solução parece-me, sentar numa esplanada ou num bar e beber uma cerveja (deve ser o desporto deles, andar de garrafa na mão tal comoem Berlim) é um bom programa. A água é cara, paga-se de 1€ até aos 3€(paguei 75coroas + de 3€, pensando estar a pagar 75centimos,dependendo dos sítios acho que às vezes é mais cara que a cerveja! Com o calor que apanhei gastei uma pequena fortuna em água! E às vezes ainda comprei em supermercados. Convém ver bem os preços para não nos enganarmos nos cambios.
Talvez o que mais gostei e que vale a pena, um passei nos barcos a pedais no rio voltava, (200coroas) +-10€,1hora, com saída da ilha Slovansky ostrov, à várias empresas, a mais barata fica na ponta da ilha, tem-se uma vista fantástica da Ponte Carlos e do teatroNacional.
A rua Pariská (+-junto às sinagogas, no seguimento da ponte chévuv most e que acaba na praça velha) vale a pena, que mais não seja para ver os preços nas montras das lojas de luxo…
Como tive tempo fui a Vysehrad(linha vermelha do metro), sai-se no centro de congressos depois há uma fortaleza com um parque e uma igreja e desce-se por umas escadinhas em direcção ao rio, acaba por ser um passeio bonito.
A zona de Florenc, onde fica aestação de BUS não tem nada que ver.
Para comer há imensos restaurantes/bares, é uma questão de ver menus e preços, mas por 25/30€ 2pessoas já se janta em muitos sítios. Eu procurei um pouco mais fora da zona central e lugares com gente que não turistas, mas também só foram 2jantares,num dos dias fui à festa da cerveja que se realizava nessa altura.
No geral é uma cidade fácil de se conhecer, em 2/3dias sempre a andar consegue-se ver a cidade. Em Maio já anoitecia muito tarde, +- como em Portugal.
A viagem para Berlim no sábado de manhã foi feita de BUS (11,5€) com passagem por Dresden, vi ao longe o centro e pareceu valer sem dúvida uma visita. Conversei com pessoal em Praga que disseram que valia a pena a visita. A mim vai ficar para outra altura. A viagem no inicio é linda, sempre junto ao rio, tal como o comboio, depois o BUS desvia-se do rio,não sei se o comboio continua… Na fronteira estivemos perto de uma hora devido à verificação de passaportes, uma das pessoas tinha algum problema com passaporte e ficamos todos à espera.
Comunicar é fácil, inglês ou linguagem gestual, não houve nenhum problema.
A cada minuto há mais alguma coisa que me vou lembrando, e vou tentar acrescentar!
De Berlim vou ver se ainda escrevo alguma coisa hoje… aí há bem mais a falar.