Novidades

[Report] "Por Terras de Fidel" (Riu Varadero)

sandritarodrigues

Membro Ativo
Há momentos na vida em que precisamos de uma pausa e o destino escolhido este ano foi Cuba, a terra de Fidel Castro.

Após várias pesquisas e consultas de disponibilidade para as datas pretendidas optei por comprar a viagem na Dominicanatours. A agência apesar de ser online foi super eficiente na gestão da reserva, envio de informação e documentação. Uma das grandes vantagens é terem conta na Caixa Geral de Depósitos e podermos pagar por transferência bancária sem quaisquer taxas extra.
Fomos de 23 de Fevereiro a 3 de Março 2014, Hotel Riu Varadero, saída de Madrid.

Reserva feita, viagem paga and let’s go…

De Carro até Madrid: Uma vez que fomos 2 casais e face aos preços a que estavam os voos para Madrid optamos por ir de carro. A viagem de 640km (Setúbal-Madrid), durou sensivelmente 5h00 com uma paragem técnica pelo caminho! O carro ficou no parque Lomcar que reservamos através deste site http://www.parkvia.com/pt-PT/estacionamento-aeroporto/madridhttp://www.parkvia.com/pt-PT/estacionamento-aeroporto/madrid fomos até ao parque e eles levaram-nos e foram-nos buscar ao aeroporto. O estacionamento com transfer custou 45€. Em combustível gastamos cerca de 120€ e portagens 30€ (Setúbal- Badajoz). Obviamente que se conseguirmos arranjar promoção nos voos ou reservar com antecedência não compensa ir de carro.

Check-in em Madrid: Cheguei com cerca de 3h de antecedência e tinha uma fila com mais de 100m, bonito. Os espanhóis adoram ir dormir para o aeroporto para conseguirem os lugares das saídas de emergência pois têm mais espaço. Demorou igualmente muito tempo porque os vistos são levantados no balcão de check-in e têm de ser preenchidos manualmente.

10h de voo: Após o demorado check-in segue-se 10h de voo, num espaço minúsculo, com filmes dobrados em espanhol, a seca que sabemos. O charter era da companhia Evelop.

Já em solo cubano: 10h que mais pareciam 15 dias e aterramos no aeroporto Internacional de Havana, vamos a pé pela pista até ao terminal e mais uma maravilhosa fila nos balcões de emigração. Segue-se uma seca de sensivelmente 1h30 para dar entrada no país e supostamente carimbarem o passaporte. Digo supostamente porque eles não podem carimbar os passaportes, caso contrário nunca mais podemos entrar nos EUA. Ninguém entra na América com um carimbo Cubano no passaporte. Assim eles apenas carimbam o visto à entrada e à saída do país. Saímos do balcão de emigração e surpresaaaaa mais uma fila, desta vez para raio X de bagagem de mão e revistarem todas as pessoas uma a uma!

Mais 2h30 de autocarro até Varadero: Ufa só falta 2h30 até Varadero, era o que vinha a calhar após este infindável dia! :boxing:

No Riu Varadero: Após a longa jornada chegamos e quando amanhece vemos que valeu a pena! O Hotel é enorme, tem 3 piscinas muito bem cuidadas e com bares incorporados, vários buffets, um espaço para os espetáculos enorme, jardins a perder de vista e uma praia fantástica. Os espetáculos são muito bons.

ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_DSC07134.jpg


A praia e as espreguiçadeiras
A praia é excelente, a água não está a 30 graus mas entra-se muito facilmente diria que é um pouco mais quente que a do Algarve. A praia é banhada pelo oceano Atlântico logo não podemos exigir temperaturas de Caraíbas.
Esqueçam as espreguiçadeiras! Os Canadianos certamente levantam-se às 4h00 da manhã para ir reservar espreguiçadeiras na praia e piscina e depois vão deitar-se novamente! Um dia cheguei à praia antes das 7h00 e nem 1 havia. Esta situação é muito aborrecida e dá vontade de tirar tudo para o chão e deitarmo-nos lá porque na maioria das vezes estão reservadas mas não está lá ninguém a ocupar.
Percebi também que havia um esquema entre o salva-vidas e os canadianos pois eles pagavam para o rapaz guardar espreguiçadeiras!!!
ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_DSC06623.jpg


A comida
Não tenho nada a assinalar em relação à comida, há vários buffets, há variedade e qualidade. É certo que repetiam muito os pratos mas no meio de dezenas de opções as pessoas só repetem se quiserem.

Restaurantes Temáticos
Temos direito a 2 jantares nos restaurantes temáticos mas é um filme marcar...no mínimo 1 fila de 1h. A senhora começa a fazer as marcações às 8h00 e antes das 7h00 já está uma fila interminável...nunca vi isto em lado nenhum. Nós fomos ao Crioulo e Marisco, o do marisco é muito bom. Havia também o Italiano e o Oriental.

Os empregados e as Gorjetas
Eles estão sempre à espera da nota, reparei que os canadianos dão gorjeta por tudo e por nada. É no bar, é ao rapaz das omeletes, é à que põe os garfos enfim...andam sempre com a nota na mão. O português não tem esse hábito portanto não se preocupem. Eu nunca dei nada ("granda sovina")

Os quartos, as toalhas e a limpeza
Os quartos são enormes, e super simpáticos, a limpeza é muito duvidosa e as toalhas um filme! Acho que só me trocaram as toalhas 1 vez e porque fui reclamar na receção, no último dia nem toalhas me deixaram!!! Haja muita pachorra. A limpeza também deixa muito a desejar ao longo da semana, há que andar sempre a reclamar na receção.
As toalhas de praia é tranquilo, trocam a qualquer momento

O Wifii e as telecomunicações
Não há nada gratuito, temos de pagar 5cuc por um cartão mas nós não utilizamos. Basicamente estivemos uma semana praticamente incomunicáveis pois o roaming é uma autêntica roubalheira. Eu tenho Meo e fazer chamadas custava 5.42€ minuto, e enviar sms 1.35€!

As Excursões
Fiz 3 excursões Havana Colonial, Cayo blanco e Jeep Safari
  • Cayo Blanco
Comprei a excursão no operador da viagem, foi cerca de 50€ e é ótima para que gosta de snorkeling e praias paradisíacas.
Saímos do hotel de autocarro, levam-nos para uma pequena marina de onde seguidos de catamaran até à Ilha Cayo Blanco. Pelo caminho paramos para fazer snorkeling. Na ilha está tudo incluído, bebidas, comida, há sempre hamburguers, hot dog e ao almoço há marisco, lagosta e camarão. Há atividades de dança e outros jogos. O dia passa a voar e a ilha, apesar de propositadamente turística é linda.

ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_snorkeling.jpg


ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_cayoblanco.jpg

ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_cayoblanco2.jpg

  • Havana Colonial
Comprei a excursão no operador da viagem e foi cerca de 55€. Saímos de autocarro até Havana, +/- 2h30 de viagem. Há paragem técnica pelo caminho! Fomos ao forte e visitamos Havana moderna e Havana antiga. Almoçamos no restaurante A Torre que fica no 33.º andar de um prédio com uma vista panorâmica para toda a cidade. Creio que apenas nos levam aos pontos turísticos e que lhes interessa (onde têm comissão) e por isso mesmo não gostei muito desta excursão. Se fosse hoje teria feito de outra forma. Basta falarmos com o pessoal da animação do Hotel e conseguimos facilmente alguém que nos leve de carro, a ver o que realmente interessa da cidade.
ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_havana.jpg


ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_havana2.jpg

ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_havana3.jpg


  • Jeep Safari
Comprei no operador do hotel e foi 63€ por pessoa. Saímos de autocarro até ao local onde estão os jeeps, pegamos neles e começa a aventura. Nesta excursão são os turistas que conduzem os carros, apenas é necessário levar a carta de condução. Os Jeeps são para 4 pessoas. Seguimos por umas aldeias típicas até ao mar onde paramos para fazer snorkeling num mar lindíssimo. Depois vamos até à Cueva Saturno onde temos tempo para um mergulho. Seguimos por Matanzas e entramos no campo passando por várias aldeias. Paramos na casa de um campesino onde podemos provar produtos da quinta, coco, ananás, um doce de amendoim, sumo de cana-de-açúcar entre outras coisas fantásticas. Depois paramos num Rancho onde almoçamos. A comida é deliciosa. Neste local podemos andar de cavalo, andar de gaivota no lago entre outras atividades. Após esta pausa regressamos à cidade e vamos até a um rio onde passeamos de barco para ver a fauna e flora locais. O regresso é feito por estradas de campo onde podemos brincar com os jeeps! Aconselho, é o máximo.

ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_jeepsafaricampo.jpg

ai1157.photobucket.com_albums_p595_sandritarodrigues_jeepsafari3.jpg


O Tempo
Fui em Fevereiro e apanhei dias fantásticos de calor. As noites são mais frescas e ainda bem para recuperarmos do calor do dia, aconselho a levarem um casaquinho fino porque nos restaurantes e buffets o ar condicionado está muito alto e dá para arrepiar.

A ter atenção…
Javardeira nos Buffets :unsure:
Tenham cuidado com os copos ao jantar...assistimos a uma cena muito, muito desagradável. Os buffets ao jantar recebem centenas de pessoas e rapidamente esgota-se os copos, pratos, talheres etc então o que fazem os empregados? Retiram copos de uma mesa que já tenha terminado, vão encher e metem os mesmos copos que já foram utilizados noutra mesa, um nojoooo. Assistimos a isto várias vezes, por isso tenham cuidado porque o copo que aterrar na vossa mesa pode vir da boca de qualquer turista que esteja por ali. Aconteceu connosco e com muitas outras pessoas a diferença é que nós reparamos no esquema. Fizemos queixa ao chefe de sala e valeu do mesmo.

Resumindo, o país é encantador, as pessoas muito afáveis mas falta muita formação turística, parece que os empregados aterraram ali e não sabem muito bem o que andam a fazer. O hotel é enorme, tem excelentes infraestruturas, uma equipa de animação muito boa, um café espanhol de babar, boas piscinas, boa praia e um clima invejável.

Divirtam-se e não pensem muito no regresso porque o filme é o mesmo!!!
 
Última edição por um moderador:

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Sandritarodrigues,

Essa excursão a Cayo Blanco não incluiu nadar com os golfinhos em alto mar?


Obrigado pela partilha.... ai que saudades :(
 

sandritarodrigues

Membro Ativo
Oscar Reis disse:
Olá Sandritarodrigues,

Essa excursão a Cayo Blanco não incluiu nadar com os golfinhos em alto mar?


Obrigado pela partilha.... ai que saudades :(
nadar com golfinhos é uma questão opcional e não é em alto mar, mas sim num recinto próprio que têm junto à marina
 
Parabéns pelo Report.
Adorei as fotos e ficou o bichinho de lá ir.
Quanto à agua...eu imaginava que era quentinha. Isso seria uma desilusão para mim, pois não considero que a agua no algarve seja quente. Ok, ok eu sei que sou uma friorenta.
 

RICR

Membro Novo
Obrigado pela partilha, fiz praticamente a mesma viagem em Outubro passado, só que fiquei duas noites em Havana. É sempre tão bom recordar...
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha. :)

Nunca fui a Cuba, mas começa a despertar-me curiosidade, com tantas fotos atrativas e locais por visitar.
 

giloliveira

Membro Ativo
Excelente Sandrita. Eu estou a contar os dias até dia 23 para ir para lá. Já sei que a viagem/escalas/check-in/check-out/controlo/transfer vai ser de cortar os pulsos mas pronto, não ha-de ser nada. Confesso que fiquei um pouco desiludido com isso da água. Esperava que fosse tipo a Republica. Mas pronto, é o que "temos" e há que aproveitar pois já é muito bom. Quanto à visita a Havana: sugeres que se fale lá no hotel em vez de se ir pelo operador?

Kiss
 

Carina_P

Membro Ativo
Obrigada pelo report ... é tão bom recordar :)
Foi em Cuba (Agosto) que apanhei a água mais quente, passava o dia dentro de água A temperatura da água rondava os 30º e não choveu um único dia! Adorei!!!
Fiz o Cayo Blanco + nadar com golfinhos em alto mar e Havana.
Agora tenho de voltar para fazer o Jeep Safari :D ...
 

sandritarodrigues

Membro Ativo
Excelente Sandrita. Eu estou a contar os dias até dia 23 para ir para lá. Já sei que a viagem/escalas/check-in/check-out/controlo/transfer vai ser de cortar os pulsos mas pronto, não ha-de ser nada. Confesso que fiquei um pouco desiludido com isso da água. Esperava que fosse tipo a Republica. Mas pronto, é o que "temos" e há que aproveitar pois já é muito bom. Quanto à visita a Havana: sugeres que se fale lá no hotel em vez de se ir pelo operador?

Kiss
Olá, sinceramente eu acho melhor ir por fora do que ir com o operador. É muito pouco tempo para ver Havana e perdemos metade dele na loja de charutos (que deve ser do primo do guia), no bar das melhores piña-coladas (que deve ser da tia)...enfim não compensa. Nós saimos do Hotel por volta das 7H45, são 2h30 até Havana, o almoço é sensivelmente 1h e às 16h15 foi a hora marcada para o regresso. Certamente se formos por nós voltamos muito mais tarde e vemos o que queremos ver sem perder tempo desnecessário.


Em relação à água, nesta altura é Inverno em Cuba por isso a água está mais fria, certamente no Verão aumenta a temperatura. Mas está-se muito bem na água, não está é a 30 graus como queremos nas Caraíbas!

Boas férias para todos***
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá sandritarodrigues

Excelente report :).
Que saudades!!
Adorei Cuba e espero lá voltar um dia.

Cumprimentos
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia Sandrita

simplesmente fantástico... é sempre bom recordar Cuba

Obrigado pela partilha :)


Oscar Reis disse:
Em 2008 fui pela Gaviota e era em alto mar (local vedado).... foi uma experiência brutal.
Óscar há 2 empresas a fazer a excursão...

Gaviota - que fazia/faz em alto mar
Cubanacan - que é num local próprio (pago) onde se assiste a 1 espectáculo com golfinhos..
 

Marta_Alves

Membro
Paulo Leite disse:
Bom dia Sandrita

simplesmente fantástico... é sempre bom recordar Cuba

Obrigado pela partilha :)




Óscar há 2 empresas a fazer a excursão...

Gaviota - que fazia/faz em alto mar
Cubanacan - que é num local próprio (pago) onde se assiste a 1 espectáculo com golfinhos..
Olá Paulo,

Como consigo saber de avanço qual o operador que vende no hotel onde vou ficar? (aliás... nem sei se funciona assim...), de qualquer forma, irei ficar alojada no Riu Varadero também. Já li que a Cubanacan não é muito fiável, quer pelo delfinário, quer pela excursão a havana... pode este motivo gostava de fazer pela Gaviota... alguém me consegue ajudar? Vou estar por Cuba a partir de 24 de Março
:) obrigada desde já!
 

giloliveira

Membro Ativo
Marta_Alves disse:
Olá Paulo,

Como consigo saber de avanço qual o operador que vende no hotel onde vou ficar? (aliás... nem sei se funciona assim...), de qualquer forma, irei ficar alojada no Riu Varadero também. Já li que a Cubanacan não é muito fiável, quer pelo delfinário, quer pela excursão a havana... pode este motivo gostava de fazer pela Gaviota... alguém me consegue ajudar? Vou estar por Cuba a partir de 24 de Março
:) obrigada desde já!
Boas Marta.
Relativamente a operadores de viagens não sei mas se quiser tenho um contacto de um taxista que pode ajudar.


Se quiser até podemos ir todos juntos. O preço para 4 pessoas é 53 CUC por pessoa.. e se formos 6 fica a 47 CUC + 5 CUC para ir à Fabrica de Tabaco Romeu y Julieta (opcional)

Parece-me um excelente preço e escusamos de levar com as "paragens técnicas" para nos impingirem coisas... Que tal?
Eu vou a 23.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Marta_Alves disse:
Olá Paulo,
Como consigo saber de avanço qual o operador que vende no hotel onde vou ficar? (aliás... nem sei se funciona assim...), de qualquer forma, irei ficar alojada no Riu Varadero também. Já li que a Cubanacan não é muito fiável, quer pelo delfinário, quer pela excursão a havana... pode este motivo gostava de fazer pela Gaviota... alguém me consegue ajudar? Vou estar por Cuba a partir de 24 de Março
:) obrigada desde já!
Olá Marta,

Vou-te contar como foi comigo.... eu fui pela Travelplan e o guia/representante no dia a seguir à nossa chegada tem um encontro connosco para falar de diversas coisas entre as quais a excursões.
Nesse momento ficas a saber qual é a empresa, se a Gaviota se a Cubanacan.

Estando tu alojada no Riu Varadero, ficas muito perto da marina de onde partem os catamarãs (pelo menos os da Gaviota) ;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Marta....

vou só completar a resposta do Óscar...

por norma nos hotéis têm balcões de vendas de excursões.... e garantidamente tem dos 2.... Cubanacan e Gaviota...

Como saber antecipadamente??? bem em principio na documentação deverá ter o contacto do agente local.... e por aí já deve chegar lá.... ou o voucher dos transfers... deve estar dirigido a 1 empresa.... (são algumas hipóteses de identificar o agente local/vendedor de excursões)

espero ter ajudado..
 
Top