Novidades

[Report] Pestana Colombos Porto Santo

Ramiro Costa

Membro Ativo
Amigos,

Acabo de chegar de uns dias de férias no Pestana Colombos de Porto Santo.

Não vou fazer um extenso "report" sobre a minha estadia neste hotel "tudo incluído" da cadeia Pestana, porque já existe aqui, neste fórum, um muito bom do nosso colega DDD, que praticamente diz tudo.

Escrevo estas linhas apenas para confirmar que estamos na presença de um resort 5 estrelas muito agradável e acolhedor, que poderá vir a ser uma boa alternativa de férias (de praia) para famílias.

Resumidamente, e numa análise de "pros e contras", direi que:

PROS

1- Proximidade: o voo demora pouco mais que hora e meia, o que se revela excelente, principalmente, para quem tem filhos pequenos ou para quem não aprecie as longas viagens de avião. O transfere para o hotel é também rapidíssimo, dada a proximidade entre o aeroporto e o Colombos.

2- Qualidade das instalações: sendo um hotel "novo em folha" (inaugurado em julho deste ano), dá imenso gosto disfrutar do imóvel e de todas as suas valências. É muito amplo, implantado numa área bastante considerável, pelo que permite uma agradável sensação espaço e à-vontade. De realçar o aspeto moderno e sofisticado dos quartos e o facto de existir acesso livre à internet (rede wireless) em todo o hotel, quartos incluídos. Comparativamente ao vizinho Pestana Porto Santo, este Pestana Colombos pareceu-me bem mais espaçoso e agradável.

3 - Simpatia do serviço: todo o pessoal do hotel que abordámos foi muito amável e de enorme simpatia e profissionalismo, apesar de muitos deles serem jovens estagiários.

4 - Praia: a praia de Porto Santo, como todos sabem, para além da sua extensão, possui uma areia fina e limpa e um mar cristalino com uma temperatura muito agradável (tomei banhos de mar todos os dias). Permite efetuar, por exemplo, uma agradável caminhada, ao longo do areal, até à cidade de Vila Baleira.

5 - Acesso livre a todas as facilidades do hotel Pestana Porto Santo: os hóspedes do Colombos que assim o entenderem, podem usufruir das instalações/restaurantes/atividades do hotel Pestana Porto Santo (PPS), que fica mesmo ao lado (aliás, as pulseiras dos clientes de ambos os hotéis são precisamente iguais).
Contudo, na minha perspetiva, o Pestana Colombos proporciona uma estadia (muito) mais sossegada e de melhor qualidade do que o Pestana Porto Santo.

CONS

1- A alimentação: para quem, como eu, já esteve por diversas vezes em Resorts TI de 5 estrelas nas Caraíbas (das cadeias Iberostar e Riu), achei a alimentação fornecida pelo Pestana Colombos (e também pelo PPS) de nível muito inferior (qualidade e variedade), quer no restaurante Buffet quer nos (apenas) 2 restaurantes "temáticos" (esses então revelaram-se muito fraquinhos, mesmo).
Será, com certeza, um aspeto a melhorar pelos responsáveis do Grupo Pestana, já que, tratando-se de um hotel de 5 estrelas, a expectativa dos clientes neste capítulo da alimentação/refeições sai defraudada. Quanto à alimentação eu não daria mais do que 3 estrelas... Uma pena.

2- Apoios de praia: parece-me inacreditável que a praia em frente ao Colombos não esteja concessionada pelo hotel, isto é, se encontre sem qualquer vigilância (nadador-salvador) ou estrutura de apoio. A direção do hotel colocou apenas, à entrada do passadiço que dá acesso à praia, um número reduzido de para-ventos e guarda-sóis - notoriamente de má qualidade e já muito usados -, o que em nada dignifica o grupo Pestana ou se coaduna com um hotel 5 estrelas.
As toalhas de praia fornecidas aos hóspedes são também de qualidade sofrível e muito estreitas, já que não existindo espreguiçadeiras na praia, é sobre a toalha/areia que nos temos que deitar.

3- Manípulos das torneiras dos quartos: estes manípulos das torneiras podem ter um design fantástico mas... não são nada funcionais. São um flop... Há que substituí-los urgentemente.

4- O incessante vento na praia...: eu sei que, neste capítulo, só posso responsabilizar a "mãe Natureza", mas nos 7 dias de estadia em Porto Santo (em agosto) não tive sorte com o tempo. Nos 7 dias soprou um vento incessante na praia, o céu esteve muito nublado, pouco sol e a temperatura não muito elevada para a época do ano. Não sei se o clima em agosto é sempre assim em Porto Santo ou se... fui eu que tive azar. A verdade é que, quanto ao clima, não encontrei as condições de calor/sol que esperava. Acontece...

E é tudo, amigos. Se quiserem alguma informação sobre este hotel Pestana Colombos que a minha experiência/estadia possa transmitir não hesitem em colocar-me.

Estou ao vosso dispor.

Entretanto, deixo aqui algumas imagens do hotel.

http://www.youtube.com/watch?v=4pJhr9LOVTs&feature=youtu.be
 

DDD

Membro Ativo
Olá, Ramiro, gostei muito do seu report, e das fotos (muito bem tiradas).

Abraços...

PS: Vejo que apanhou bom tempo, ao contrário de mim...
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
DDD disse:
Olá, Ramiro, gostei muito do seu report, e das fotos (muito bem tiradas).

Abraços...

PS: Vejo que apanhou bom tempo, ao contrário de mim...
Obrigado, amigo DDD.

O tempo em Porto Santo dececionou-me um pouco, principalmente, atendendo a que estávamos na 1ª quinzena de agosto. A temperatura nunca ultrapassou os 22-23ºC, o céu esteve, quase sempre, muito encoberto (chegou a chover) e só para a tarde tivemos algum sol, mas sempre a ser tapado pelas nuvens. O constante vento na praia também não se revelou nada agradável. O hotel Colombos disponibilizou alguns para-ventos e guarda-sois (já deteriorados e fraca qualidade, possivelmente, seriam "sobras" do hotel ao lado, o Pestana Porto Santo), mas nem assim se conseguia estar bem na praia.

Mas Porto Santo deve ser assim mesmo, quanto ao clima... Se não existisse aquele vento e as temperaturas fossem mais altas, provavelmente, a ilha já estaria transformada numa afamada estância de veraneio internacional, pejada de hotéis e de turistas. Assim, recorda-nos onde verdadeiramente nos encontramos...
 
  • Gostar
Reações: DDD

pabecada

Membro Ativo
Vento há sempre em Porto Santo. Se o céu que apanhou é o que aparece nas fotos, apanhou bom tempo.
A temperatura em Porto santo raramente ultrapassa os 26°, sendo que a sensação de 26° lá não é igual cá.
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
pabecada disse:
Vento há sempre em Porto Santo. Se o céu que apanhou é o que aparece nas fotos, apanhou bom tempo.
A temperatura em Porto santo raramente ultrapassa os 26°, sendo que a sensação de 26° lá não é igual cá.
Em termos globais, a minha opinião sobre o hotel Pestana Colombos e Porto Santo é muito positiva.
Quanto ao clima, sou o primeiro a reconhecer que "é uma sorte", mesmo em agosto, as nossas férias coincidirem com o calor e o bom tempo. No meu caso concreto, nestas minhas férias porto-santenses, podia ter sido mais bafejado pela sorte, mas... não me queixo. Pelo visto, o amigo DDD ainda apanhou tempo pior... O clima é o que é, casa vez mais mutável e imprevisível, e quanto a isso nada podemos fazer.
Já quanto ao "céu das fotos", naturalmente, escolhi as que tirei em dias mais bonitos. Também as tenho com chuva e céu carregado...
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Ramiro

Bom Report :).
Eu também gosto da praia de Porto Santo. Pelos vistos não tiveste foi sorte com o tempo.

Cumprimentos
 
Top