Novidades

[Report] - Pelos caminhos de Portugal Parte 1 - Fróia/ Dornes

turistacidental

Membro Ativo
Ora boas tardes, vou aqui escrever acerca de várias viagens que fiz pelos caminhos do nosso belo Portugal durante este verão. Foram quase 3000km de norte a sul, praticamente por estradas nacionais (pagamos apenas 65 cêntimos em portagens:).
Vou começar por um passeio que demos à praia fluvial de Fróia (freguesia de Sobreira Formosa e concelho de Proença a Nova) e a Dornes (freguesia península do concelho de Ferreira do Zêzere. Ficou rodeada de água por todos lados excepto um aquando do enchimento da barragem de Castelo de Bode). O objectivo desta viagem era desenjoar um bocadinho das praias de mar e água salgada; experimentar uma praia fluvial e visitar Dornes que muito me encantou depois de ter visto um filme lá gravado (dot.com)

Duração : 1 dia de viagem (saída de Leiria as 11h da manha e chegada as 20h30m a Leiria onde pernoitamos);

Como lá chegar: Nós fomos sempre pelo IC2 ( a velhinha nacional 1 Lx-Porto) e depois de passar Pombal apanhamos o IC8 em direcção a Ansião/Castelo Branco. Mas pode se lá chegar saindo de Lisboa ou pelo Porto pela A1 cortando para o IC8 em direcção a Castelo Branco, isto na zona de Pombal. No IC8 depois saímos em Proença a Nova e seguimos em direcção a Sobreira Formosa, onde logo a seguir à saída da vila existe uma placa à esquerda a sinalizar a praia fluvial. Alias Proença tem 5 praias fluviais devidamente assinaladas. Para Dornes saímos do IC8 na Sertã e seguimos a estrada nacional em direcção a Ferreira do Zêzere/ Tomar. Logo depois da 1ª ponte sob a barragem há uma cortada a direita para Dornes.

Chegamos à praia fluvial eram 13 horas e ficamos por lá a tarde toda a fazer piquenique, a fazer praia e a divertir e descansar como mandam as regras. A praia tem tudo, desde cinzeiros, bancos, nadador salvador, wc, zona de merendas, estacionamento, nadador salvador.
ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1796.jpg



ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1793.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1792.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1791.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1789.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1787.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1778.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1777.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1776.jpg


Eram 17horas e já se estava a fazer tarde, era hora de voltar para Leiria, sempre por estradas nacionais e foi ai que passamos pela muito castiça e simpática Dornes. Onde estivemos apenas uma a duas horinhas a dar um passeio pela aldeia.


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1805_1.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1813.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1812.jpg



ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1809.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1808.jpg


ai1145.photobucket.com_albums_o509_turistacidental_102_1807.jpg


O dia já estava a chegar ao fim e estava hora de nos metermos a caminho em direcção a Leiria para jantarmos e dormirmos que havia mais no dia seguinte :)
 

Antônio123

Membro Novo
Fotos muito bonitas e de bom gosto!
Infelizmente o povo português é o povo MAIS rassista que conheci na Europa (até mesmo mais rassista que os alemahes e os escandinavos). Eu, uma pessoa de cor NEGRA, brasileiro, bem informado, depois de viajar os quatro cantos deste continente Europeu só posso dizer que amo a escandinava, a Alemanha e o povo de lá q sempre me trataram muito bem e educadamente.

Eu tive momentos maravilhosos em Oxford, Londres, Barcelona, Amsterdam, Hamburgo, Berlin, Bavaria, Praga, Oslo, Estolcomo, etc.... Em Lisboa teve que ser diferente, claro.
Naho posso entender como esse país onde se fala a mesma língua q a minha pôde ser taho rassista comigo e fingir q naho entendem o q eu falo. Naho entendo como os brasieliros que estaho lá trabalhando saho taho humilhados e chamados de morto de fome. Eu, negro e orgulhoso disso, nunca voltarei a este país. Gostaria q todos, que sofreram qualquer preconceito, tivessem essa mesma conciencia.
Um Abraco
A.
 

mokas

Membro Conhecido
Belo passeio! :)

Tenho imensa curiosidade em relação a Dornes, que embora esteja pertinho de mim, ainda não conheço. Obrigada pela partilha! ;)

Antônio123 não podemos generalizar. Pode ter tido uma má experiência mas não nos pode julgar a todos por tal! ;) Aliás, nós portugueses somos visto como os mais simpáticos e hospitaleiros da Europa numa opinião generalizada.
 
  • Gostar
Reações: Bee

rita.mar

Membro
Também fiquei com imensa curiosidade de conhecer Dornes. Pode ser que se proporcione mais rápido do que estou à espera...
Parabéns pelas fotos!
 

turistacidental

Membro Ativo
Dornes é um lugar pequeno mas encantador, não me importava nada de lá ficar uns dias numa daquelas casas de turismo rural que lá havia....sem fazer nada, sem preocupações :)
 

Antônio123

Membro Novo
que exagero António, não concordo nada com a sua opinião, somos um belo pais com belas gentes. Teve azar com as pessoas com encontrou só pode.
Pode ser mesmo exagero no seu ponto de vista, caro turistaacidenta; mas essas foram minhas experiências em uma semana de férias e tb opiniaho de alguns amigos que tenho morando na Alemanha e Suécia. Mas que sabe eu naho tenha chance de fazer outras visitas e acumular outras experiências.
 
Top