Novidades

[Report] Paradise Island- Maldivas, Julho 2009

toly

Membro Ativo
Paradise Island- Maldivas, Julho 2009 parte 1

Conforme o prometido, e apesar da demora, cá vai...
Coloquei também o report noutro fórum onde procurei ajuda antes de embarcar.
Embora me tivessem dado mais informações aqui, no outro fórum estavam com mais necessidade de informações, daí ter começado por lá.

Paradise Island- Maldivas, Julho 2009

Depois de algumas viagens de férias para as Caraíbas e Brasil, achei que já nada naqueles lados me podia surpreender, dentro do orçamento disponível para movimentar e manter a família(3 pessoas) durante 14 dias.
Após a Páscoa, onde ainda dei uma saltada à Dominicana, em vez de ir a uma capital europeia como costumo fazer por essa altura do ano, comecei a procurar destinos diametralmente opostos aos que tinha ido até então.
A minha 1ª opção era a Indonésia ou Tailândia, mas ao ir a um site asiático de hotéis, dei de caras com este destino, com promoções bastante tentadoras e dentro do que me propunha gastar.
Após inúmeras diligências e simulações, obtive alguns preços de referência e, com eles, dirigi-me a uma pequena agência de viagens, onde tentei saber se era possível obter as férias dentro daqueles valores.
Fiz isto, por ser avesso a pagar através de cartão de crédito na internet, ainda por cima para um país asiático sem grandes referências.
Consegui os mesmos preços de que tinha obtido na simulação e também consegui as promoções que o hotel faz e que não são correctamente mencionadas pelos grandes operadores nacionais.
Em finais de Abril, paguei as viagens e no meio Maio tive a confirmação e fiz o pagamento do hotel.

Vamos então ao que interessa.
Não esperem condescendências ou omissões da minha parte com situações menos correctas.
Afinal, o que se passou de menos bom comigo ou com outros, pode servir para outros irem mais esclarecidos ou pouparem uns trocos.
Se o que pretendem é ver fotos bonitas e rasgados elogios, saltem o palavreado e vão directamente para as considerações finais e para a parte das fotos que vou colocar oportunamente.

VIAGENS:

IDA
LH 2175 12 JULHO LISBOA / FRANKFURT 08H35 / 12H40
QR 28 12 JULHO FRANKFURT / DOHA 14H40 / 21H45
QR 380 13 JULHO DOHA / MALE 01H10 / 07H50

VOLTA
QR 381 27 JULHO MALE / DOHA 09H30 / 12H00
QR 23 27 JULHO DOHA / FRANKFURT 12H55 / 18H30
LH 4536 27 JULHO FRANKFURT / LISBOA 21H45 / 23H40

O tempo de cada uma das viagens foi de cerca de 20 horas.
O tempo efectivo de voo foi de cerca de 14 horas.
A bagagem é enviada no início da viagem e segue directamente para o destino final.
Não é preciso recolher a bagagem em nenhuma escala.
Convém não fazer escalas muito pequenas, porque o mais pequeno atraso pode fazer perder a ligação seguinte.
No meu caso, a escala de regresso feita em Doha, foi bastante apertada.
O avião atrasou um bocado por causa dos ventos frontais e julguei que perdia a ligação para Frankfurt.
Fui salvo pelo fuso horário, pois em Doha é menos uma hora que em Malé.
Respondendo directamenta a quem tem dúvidas sobre a Qatar Airways, posso afirmar que foi a melhor companhia aérea em que viajei até hoje, apesar das limitações alimentares por motivos religiosos.

Agora, alguns apontamentos sobre as escalas.
Frankfurt é o aborrecimento do costume, sem nada de especial a assinalar, fora a distância que tem que se palmilhar para mudar de avião.
Doha tem um excelente Freeshop, com preços muito convidativos principalmente álcool e tabaco.
Os fumódromos em Doha são indescritíveis. Se levasse uma carcassa no bolso, podia fazer uma sandes de nicotina.
Para quem vai para aqueles lados pela 1ª vez, como eu, convém não estranhar muito os uniformes de talibã e as burkas que a rapaziada por lá enverga. Afinal de contas é a moda do país deles.
Ao fim de meia hora deixa-se de mudar de corredor com medo dos homens-bomba e já se convive naturalmente com a diferença.
awww.voltaomundo.net_forum_images_smilies_icon_mrgreen.gif

Atenção às compras na viagem de ida ou ao que levam de Portugal. As Maldivas são um país muçulmano sunita e têm uma lista de produtos proibídos de entrar no país, sendo muito rigorosos com isso.
Eu consegui passar com 8 volumes de tabaco sem problemas, apesar de teoricamente só poder levar 2, mas um companheiro de viagem(português, como era de esperar) teve grandes dissabores por causa de uma garrafa de Whisky que comprou em Doha.
É melhor abdicarem de levar chouriços ou presuntos cá da terra ou comprarem umas garrafas baratinhas em Doha.
À chegada a Malé fazem-vos a vida negra se forem apanhados.
Se quiserem comprar bebidas é aconselhável fazê-lo só no regresso.

TRANSFERS
-> TIPO: SPEEDBOAT - CONFIRMADO

13JUL - TRANSFER CHEGADA AEROPORTO MALÉ / PARADISE ISLAND RESORT - VOO QR
380 13 JULHO DOHA / MALÉ 01H10 - 07H50
27JUL - TRANSFER PARTIDA PARADISE ISLAND RESORT / AEROPORTO MALÉ - VOO QR
381 27 JULHO MALÉ / DOHA 09H30 - 12H00

À chegada, após os trâmites normais(incluem uma ficha sanitária a ser preenchida por causa da gripe suína), encontram logo à saída do terminal umas barraquinhas do vosso hotel ou grupo de hóteis.
Dirigindo-se a esse balcão, são logo encaminhados para o barco ou avião que vos leva ao hotel.
No regresso, após o check-out, levam logo as bagagens para o terminal e dizem a que horas é que está prevista a saída do transporte, o que acontece geralmente a tempo de fazer chegar as pessoas 3 horas antes da partida do avião no aeroporto.
Tudo muito simples e sem complicações neste capítulo.
 
Última edição por um moderador:

toly

Membro Ativo
HOTEL:

13/07 - 27/07/2009 - PARADISE ISLAND 1 TRIPLE SUPERDULUXE FULL BOARD - CONFIRMADO

Como disse anteriormente, todas as minhas férias anteriores foram para os lados das Caraíbas e Brasil.
Como termo de comparação, por ser destino mais frequentado pelo pelo pessoal do fórum, e por lá ter estado também duas vezes, vou usar a República Dominicana.

O hotel foi inaugurado em 1994, sendo um dos primeiros do género na zona.
Pela classificação usada na área, é considerado um 4 estrelas, sendo dos mais em conta na zona, se considerarmos as promoções.
A altura em que fui, é considerada época baixa, por ser o pico da monção húmida.
Assim, obtive uma promoção em que dos 14 dias de estadia só paguei 10 e com preços de diária muito simpáticos, apesar de ser um alojamento para 3 pessoas.
É muito mais compensador irem 4 pessoas para 2 bungalows duplos, do que 3 pessoas para um bungalow triplo.
São só mais 150 euros!
Eu paguei pela estadia da minha filha, num triplo, quase tanto como pagaria por um casal num duplo.
É um aspecto a ter em consideração por quem só tem um filho. Por mais uns trocos, mais vale levarem outra pessoa e alugar outro bungalow duplo.
Sinceramente, não percebi a lógica da questão, mas é assim de facto.
Optei pelo regime de pensão completa, por achar que a diferença para o tudo incluído não se justificava- 40 euros por pessoa e por dia.
Atenção que o tudo incluído nas Maldivas é do mesmo género que o utilizado na Tunísia e bastante diferente do das Caraíbas. Muitas das bebidas servidas nos bares principais não estão incluídas e têm que ser pagas à parte.
A opção do tudo incluído ainda dá direito a uma viagem a Malé ou a uma pesca nocturna, à escolha.
Se o regime escolhido fôr a meia-pensão, as alternativas para o almoço não são muito extensas.
Ou vão ao restaurante principal e pagam os 13$ da ordem, ou vão a um dos 3 restaurantes temáticos do complexo: Italiano, Japonês ou snack-bar.
Nenhum deles é propriamente barato. Uma refeição completa no italiano fica por cerca de 60$, sem vinhos. Uma pizza pequena e uma bebida no snack-bar custa 15$. O Japonês ainda é mais caro.
Em relação à alimentação fornecida pelo restaurante principal, comparativamente com outros hotéis do género em que estive, posso garantir que se tratou, indiscutivelmente, do restaurante do género que apresentou a melhor comida em qualidade dos géneros e confecção.
As sobremesas são confeccionadas no hotel, não tendo nada a ver com os doces de plástico com que nos brindam nos resorts das caraíbas.
Há, no entanto, um pequeno senão.
Se levarem crianças pequenas ou não gostarem de comida picante(indiana) o leque de escolha fica reduzido a metade.
A lista de pratos principais disponíveis tem geralmente 3 pratos ocidentais, 2 ou 3 tailandeses ou chineses e 3 ou 4 regionais- indianos ou maldivianos.
Há ainda um local de cozinha ao vivo que geralmente confecciona massas com acompanhamentos variados.
Além disso, carne de porco é coisa que nunca aparece nas ementas.
O bacon com ovos ao pequeno almoço, os barbecues de entrecosto e febras e os cachorros quentes, são coisas que nunca verão por lá.
No entanto, é perfeitamente possível passar sem comer os pratos regionais e indianos, tal é a variedade de alternativas ocidentais e chinesas, de acompanhamentos, de massas e de saladas.
No meu caso, aquele restaurante foi o paraíso. Pago muito dinheiro para ir a restaurantes indianos e goeses, bem piores, aqui em Portugal.
Mesmo que não conheçam o tipo de comida, é recomendável levarem um pratinho com amostras dos vários cozinhados que vos são propostos e fazerem uma prova.
Provavelmente, serão surpreendidos, pois há por lá petiscos verdadeiramente divinais e alguns até nem são tão picantes como julgam.
Relativamente ao peixe, embora sendo alérgico
awww.voltaomundo.net_forum_images_smilies_icon_mrgreen.gif
, passo aqui o testemunho da minha mulher que não fez outra coisa senão empaturrar-se com o dito, entremeado com pratos regionais.
Segundo ela, todo o peixe que por lá comeu era irrepreensível em termos de sabor,confecção e frescura.
Até o atum, que é complicado de cozinhar por ser bastante seco, era excelente.
Confio no testemunho dela, porque até a minha filha, que herdou parte da minha alergia, comia peixe com bastante agrado.
A parte das carnes, devido às restrições religiosas, estava amputada da carne de porco.
A carne de vaca é excelente.
A galinha, nem por isso, devido ao modo como é temperada- com limas.
Borrego, é a iguaria daquelas bandas. Quem gostar, vai ter oportunidade de fazer grandes festins.
A parte da doçaria, não é aconselhável a diabéticos.
Muitas opções de escolha e de grande qualidade de confecção.
Quem passar fome nos pratos principais, aqui desforra-se de certeza.
A fruta tem uma escolha bastante limitada- o país não produz nada a não ser côcos.
Mamão, melancia, bananas,laranjas, maçãs, maracujás e goiabas, são as frutas que são fornecidas.
É a parte mais fraca do restaurante.
As bebidas são pagas à parte e não estão em promoção.
A cerveja mais barata ou um refrigerante custam 5$ e uma garrafa de água de 1,5l, 3,5$.
Se não tiverem cuidado, podem acumular uma conta significativa só em bebidas, podendo ser compensador para os mais sedentos optar pelo "tudo-incluído".
Os horários das refeições são bastante curtos e rigorosos.
O mais pequeno atraso pode significar a perda da refeição.
Quando chega a hora do fecho do restaurante, começam logo a recolher as coisas.
É melhor ir com, pelo menos, meia-hora de antecedência para comer com calma e evitar surpresas.
Relativamente aos bungalows, calhou-me um em frente da lagoa principal.
Há locais melhores, mas também há locais bem maus.
Um conselho para quem lá fôr, é nunca aceitar ocupar um bungalow entre os n.º 287 e 360.
Façam tudo o que estiver ao alcançe- inclusive ameaçar dormir na recepção ou na praia- para evitar meter os pés para aqueles lados.Não cedam sequer a uma ocupação provisória, até haver vagas noutro lado. Provavelmente, depois de instalados nunca mais de lá saem.
Isto pode parecer dramático, mas tem uma explicação.
A ilha e o atol foram praticamente arrasadados pelo tsunami.
Desde então, decorrem obras de recuperação e reparação, sendo a maioria da ilha uma reconstrução, sem quase nada natural.
O trabalho até está a ser bem feito, não se notando muito a intervenção humana, nem provocando incómodos, excepto nas áreas que assinalei.
Para além dos alojamentos referidos serem muuuito distantes das áreas comuns do hotel, aquela área foi a que mais sofreu, tendo pouca e má praia e está em frente do paredão artificial que está em construção.
Embora haja um esforço no sentido de não provocar incómodos, o facto é que se nota bastante o ruído e movimento da reconstrução.
Todos os bungalows do complexo são praticamente iguais, havendo alguns que têm possibilidades de junção através de porta de ligação(bom para famílias com 2 filhos).
A construção e manutenção é bastante boa e o equipamento é de boa qualidade.
Todos possuem: ar condicionado, cofre, mini-bar(cuidado com os preços!),secador, adaptador de corrente, casa de banho completa+chuveiro exterior(óptimo),ventoinha de tecto, varanda c/cadeiras e mesa, espreguiçadeiras com colchão, toalhas de banho e praia, produtos de higiene e televisão com cerca de 20 canais.
A limpeza é feita diariamente 1 ou até 2 vezes, se fôr pedido através do cartão colocado na maçaneta da porta de entrada.
É executada de forma rápida e exemplar.
De tal forma exemplar, que até os filtros do ar condicionado são periodicamente lavados.
As toalhas são mudadas sempre que são colocadas no cesto próprio para o efeito.
Nunca me faltaram toalhas. Pelo contrário.
Como colocava as toalhas de praia no chapéu da praia à ida para o pequeno-almoço, deram-me logo outras 3. Fiquei com 2 conjuntos de toalhas de praia durante toda a estadia.
 
Última edição por um moderador:

toly

Membro Ativo
A PRAIA

Existem 2 lagoas principais, divididas a meio, uma delas pelo acesso ao ancoradouro dos barcos e outra, no lado oposto, pelo The Haven.
Vou considerar então, a ilha como estando dividida em 4 partes:
Sul do acesso ao ancoradouro, norte do acesso do ancoradouro,de um dos lados da ilha.
Norte do The Haven e sul do The Haven, do outro lado da ilha
Na minha opinião, as melhores praias, são as que se situam a sul do acesso do ancoradouro, e a norte do The Heaven.
São as praias mais bonitas, mais agradáveis para banhos,que têm mais areia e em que esta é mais fina(ver nota sobre a areia adiante).
As outras, a norte do acesso dos barcos-frente ao complexo principal- e a sul do The Heaven, têm pouca areia e o fundo da lagoa tem bastante coral partido.
Na ponta norte da ilha, existe uma zona bem bonita e interessante, tendo a desvantagem de ter bastante corrente, desaconselhando a natação.
Assim, os alojamentos que ficam junto das melhores zonas de praia são(na minha opinião,claro):
Bungalows 101 a 123 e 241 a 260, a sul do acesso do ancoradouro.
Bungalows 194 a 223, a norte do te Heaven.
Alojamentos aceitáveis:
Bungalows 124 a 153 e 340 a 360, a sul do The Heaven.
Bungalows 224 a 240, a norte do acesso ao ancoradouro, perto do complexo principal.
A evitar a todo o custo:
Bungalows 287 a 339, pelas razões que referi acima.

A areia da praia.

É realmente muito bonita, mas...
Quem está habituado à areia tipo farinha de alguns destinos das Caraíbas, pode ter uma desilusão quando vir esta.
A composição desta areia é principalmente coral moído e partido.
Embora grande parte da areia seja bastante fina, existem sempre pequenos pedaços de coral e conchas que podem provocar algumas escoriações.
Conforme foi referido pelo autor de um post, em 2005, sobre este hotel, a ilha sofreu bastante com o tsunami, tendo a maioria dos seus bancos de coral sido arrasados.
Sobraram muitos pedaços de coral grandes, que até ficarem reduzidos a areia fina, ainda vão demorar uns tempos.
Apesar de haver uma limpeza constante, por parte dos empregados do resort, de lixo trazido pelas correntes e de bocados maiores de coral, ficam sempre pequenos bocados no areal que são movimentados por cada maré.
Para os mais sensíveis ou descuidados, é uma boa solução levar uns sapatos próprios para andar na água que se compram por 5 ou 10 euros, nas grandes superfícies comerciais dedicadas ao desporto.

A areia dentro de água.

Aqui, o fenómeno é inverso, devido ao efeito das ondas.
A areia vai ficando cada vez mais fina à medida que se vai avançando mar a dentro.
Há sítios onde a areia é tão fina que parece uma espécie de gesso fresco.
Subsiste também aqui o problema dos troncos de coral partidos.
Os sapatos aquáticos podem ser úteis aqui também.

O TEMPO

Aqui entra o factor sorte.
É uma verdadeira lotaria.
Eu fui no pico da monção e esperava ter metade do tempo de chuva.
Pelo preço, decidi arriscar.
Mesmo que chovessem picaretas, eu ia a banhos à mesma!
No entanto, só apanhei um dia de chuvamuito forte, 3 dias de céu meio encoberto com um ou outro aguaceiro e 10 dias de sol radioso.
Os dias mais perigosos, são os dias encobertos. O escaldão é garantido, mesmo com creme.
É aconselhável ir por mais que os 7 dias normais, visto que podem ter azar e apanhar alguns dias de chuva muito forte.
Embora dê perfeitamente para mergulhar e ir à praia, não dá para preguiçar nas cadeiras.

O mergulho em apneia.

Aqui, reside a principal diferença para todos os destinos mais comuns nas caraíbas e brasil, e a principal razão para a viagem a estas ilhas e atóis.
Já mergulhei em todos esses sítios, e relativamente a este, todos os outros são uma pálida caricatura.
E este, até é o atol mais fraquito da zona, segundo os fóruns que tenho consultado.
O mergulho aqui parece que é feito dentro de um aquário, tal a beleza e variedade de vida marinha.
Apesar dos locais de mergulho serem muito escassos, devido à destruição sofrida pela ilha, é possível observar quase todos os tipos de peixes e coral da zona.
Os únicos locais que proporcionam um mergulho decente e seguro, são os recifes à esquerda e direita do restaurante italiano, na parte exterior do ancoradouro.
Para iniciação, no paredão do ancoradouro, existe uma escada que dá acesso ao muro exterior, onde é já possível ver uma enorme quantidade de peixes.
É um bom local para levar as crianças devido à pouca profundidade e segurança.
Nas restantes partes da ilha, tirando um ou outro peixe desgarrado, não existe nada.
Há uma grande lacuna na ilha.
Anémonas.
Têm cores fabulosas, mas só encontrei uma- e das pequenas-, com o respectivo par de peixes-palhaço.
E não foi por falta de procurar, pois passei quase 40 horas dentro de água!
O coral não é uma massa contínua, sendo constituído por elementos espaçados agarrados às rochas.
Ainda tem muitos anos pela frente para recuperar totalmente, embora já aguçe o apetite para outros atóis mais preservados.
Dos peixes que vi, vou meter algumas fotos, para ficarem com uma idéia do que por lá há.É indescritível!
Não consegui também ver nenhuma tartaruga dentro de água, apesar dos esforços.
A única que vi- e enorme- foi da esplanada do restaurante italiano numa noite em que lá fui beber café.
 
Última edição por um moderador:

toly

Membro Ativo
OS HÓSPEDES

Aqui, residiu a minha principal surpresa.
Cerca de metade são chineses.
awww.voltaomundo.net_forum_images_smilies_icon_eek.gif

Nunca tinha visto turistas chineses pelas minhas anteriores paragens.
Mas, a cultura oriental é bastante misteriosa.
Após as lautas refeições, eclipsavam-se e não sei onde se escondiam a fazer a digestão.
De congestão não morriam, pois eram raros os que via a banhos.
São um bocado agitados, mas pacíficos.
Um quarto dos frequentadores, alguns só durante o dia, eram nativos.
Confesso que não senti prazer nenhum em cohabitar com os ditos.
Faz-me muita comichão no cérebro ver as moças todas embrulhadas e a nadar todas vestidas, enquanto os gábirus se pavoneiam com fresquíssimas indumentárias e se banham com magníficos calções desportivos.
Mas isto é mariquice minha.Adiante.
Os restantes 25% dos hóspedes pertencem à sociedade das nações, estando toda a Europa e Ásia representada, notando-se, pela positiva, a ausência dos inefáveis Espanhóis e Americanos que poluem os resorts das Caraíbas.
Sobram, no entanto, alguns ingleses bebedolas, que sendo relativamente poucos, se diluem na paisagem, sem provocar os disturbios do costume.

O PESSOAL DO HOTEL:

Há três tipos de funcionários: Os nativos acima dos 30 anos, os nativos abaixo dos 30 anos e os emigrantes indianos e cingaleses.
Dos primeiros, não esperem grande coisa. Toleram-nos com dificuldade e não apreciam o nosso modo de vida. As mulheres, se estiverem atentas, podem reparar a diferença de tratamento que eles lhes é reservada em relação aos homens. São os reflexos da cultura e religião.
Embora alguns disfarçem melhor, a maioria não quer ou não consegue ultrapassar as diferenças.
Os nativos abaixo dos 30 já estão mais virados para o deus dólar ou são mais tolerantes e abertos.
O comportamento é misto. Alguns são bastante simpáticos e curiosos, enquanto outros só têm olhos para o verde(do dólar).
Valem-nos os emigrantes.
São o grosso da mão-de-obra.
Limpezas de quartos,jardinagem, arranjo das praias, cozinhas e todos os serviços pesados são feitos por indianos ou cingaleses.
São extremamente educados e simpáticos.
Por vezes até de uma humildade confrangedora.
Não fossem eles, e a estadia no paraíso podia eventualmente ser salpicada pelas chamas do inferno.
A título de exemplo:
Os empregados de mesa do restaurante italiano são todos indianos.
Apesar de nunca lá ter feito nenhuma refeição,todos os dias depois do jantar no restaurante principal, iamos lá beber um café e um capuccino(excelentes).
Para além de ser muito mais barato e calmo que o bar principal, a esplanada é óptima, e a atitude dos funcionários irrepreensível.
Era a maneira de terminar o dia em beleza, a apreciar as estrelas e a ver os tubarões a nadar no mar por baixo da esplanada.
Antes de descobrir isto, tinha ido logo na 1ª noite ao bar principal.
Os funcionários são lá da terra.
Para além do café de saco e do simulacro de capuccino que nos deram, não descansaram enquanto não correram connosco.
A minha mulher bebe o capuccino muito devagar e o rapaz andava constantemente a tentar levar a chávena, sem sequer lhe perguntar se já tinha acabado.
Como não conseguiu, desforrou-se e levou o cinzeiro.
Só para chatear, porque não apreciei nada a atitude, fumei mais 2 cigarros, e pedi-lhe para me trazer outro cinzeiro para evitar deitar cinza e beatas para o chão.
Paguei em dinheiro, com uma nota de 20$ para 13,50$ de despesa.
Depois de esperar mais de 20 minutos pelo troco(acabou-se-lhes a pressa), fui ao balcão perguntar ao gerente se os preços tinham subido entretanto.
O rapaz ficou um bocado atrapalhado e lá foi buscar o troco que "acidentalmente" tinha ficado esquecido pelo empregado de mesa.
Claro que depois disto nunca mais lá fui...

O ENTRETENIMENTO NOTURNO:

Só vi os cartazes.
Pelo que me foi dado a ler, constava de espectáculos de magia, Karaoke, música para dançar, corridas de caranguejos(10$ cada bicho)e exibições de filmes da escola de mergulho local.
Não me posso pronunciar sobre o conteúdo ou qualidade porque, como disse acima, terminava a noite noutro local.

OS PASSEIOS:

Snorkeling- 2h- 30$. Aluguer de equipamento-10$
Visita a aldeia indígena- 1/2 dia 45$. Dia inteiro 70$, incluí piquenique.
Pesca nocturna-2.30h -40$
Pesca matutina-3h -65$
Pesca grossa barco de fibra- 3h -207,50$
Pesca grossa barco de madeira- 3h- 137,50$
Cocktail no mar ao pôr-do-sol- 1h - 30$ - Bebidas pagas à parte.
Voo fotográfico em hidroavião- 15m - 115$
Submarino(em Malé)- 45m - 100$ adultos, 50$ crianças
Excursão a Malé- 3,5h - 45 ou 65$ dependendo do tipo de barco. Guia/comissionista fornecido pelo hotel.

Não sou grande adepto destas propostas turísticas e de todos estes passeios, só fui a Malé.
Para abreviar, e não poluir o post, tirando uma visita ao supermercado lá da terra para abastecer, o resto foi uma perda de tempo e dinheiro.
Posso fazer um report à parte se estiverem mesmo interessados.
 
Última edição por um moderador:

toly

Membro Ativo
Algumas dicas úteis para quem não tem pais ricos, nem vai ao BES(vulgo,os tesos, como eu).

- A água da torneira do resort é dessalinizada e um bocado insípida. Igual à que é vendida engarrafada. Se beberem água da torneira, poupam uma boa centena de dólares.Bebi-a catorze dias e sobrevivi incólume.
- As bebidas e os cafés são a pouco mais de metade do preço no bar e esplanada do restaurante italiano, comparativamente com o bar principal. Para além de mais sossegado e agradável, permite poupar mais uma boa mão-cheia de dólares.
- O resort só aceita notas e os arredondamentos nunca são feitos para baixo. Em vez de pagarem em dinheiro, assinem as contas e paguem tudo no check-out. Mais 20 ou 30 dólares aforrados.
- A moeda de referência é o dólar. O câmbio para Euro não é nada favorável. Perdem-se entre 7 e 10 cêntimos no câmbio de cada euro. É boa política levar dólares e pagar a conta final a dinheiro.
- Para o pessoal do vício, tabaco, é melhor comprar em Doha ou no avião. No resort é muito mais caro.
- Para o pessoal do outro vício- café-, uma cafeteira eléctrica, duas chávenas com respectivas colheres e umas embalagens de Néscafé Gold, para além de um momento agradável passado na varanda a saborear um café, representam também um aforro significativo.Também se aplica ao chá.
- Se ao café juntarem umas bolachas levadas de cá ou compradas no supermercado em Malé, a festa ainda fica melhor.
- Se forem a Malé, dispensem o guia. Ele só vos leva aos sítios que lhe dão comissão(e os mais caros). Mais vale levar um mapa e ir aos locais pretendidos(há muito pouco que ver) e fazer compras em grandes
awww.voltaomundo.net_forum_images_smilies_icon_lol.gif
supermercados ou centros comerciais.
- Antes de irem às compras, vejam os preços e qualidade nas lojas do Hotel. Em Malé, tudo o que fôr mais de metade do que custa no hotel, é caro.
- Na dúvida, é melhor não comprar. O mais certo é estarem a ser enganados.
-Não levem bebidas alcoólicas. À chegada são apreendidas de certeza. Poupam o dinheiro e muita chatisse, se não as levarem.
- Os preços dos "recuerdos" no free-shop do aeroporto são idênticos aos do hotel. Se querem poupar o trabalho de andar com as tralhas na bagagem de mão, podem comprar as mesmas coisas no hotel e arrumar na bagagem de porão.
- Doha, é o paraíso para as compras no free-shop. Os preços são bastante inferiores a todos os outros free-shops. Além disso, têm bastantes artigos em promoção.É uma questão de se querer correr o risco de comprar algumas coisitas a mais do que é permitido entrar na UE. A tentação é grande, e se passar, compensa.
- Relativamente ao alojamento, fica muito mais barato por pessoa alugar quartos duplos em vez de triplos.
Por mais 150€, alugam-se dois quartos duplos para 4 pessoas em vez de um triplo para 3. É muito compensador arranjar um número par de pessoas(nem que tenham que levar a sogra
awww.voltaomundo.net_forum_images_smilies_icon_mrgreen.gif
).
- Antes de avançar para a marcação das férias, convém fazer uma busca o mais exaustiva possível sobre os hotés do destino. Grande parte deles têm ofertas e promoções que não nos são facultadas pelos pacotes compostos pelas grandes agências. Pode ser muito compensador comprar a viagem e o hotel em separado, pagando as comissões à agência pela reserva do hotel, ao melhor preço que encontrarem.
Melhor, é comprar online. Mas eu preferi não arriscar tanto.
Toda esta forretice deu para amealhar uns cobres para visitar uma capital europeia no Outono.
Acho que compensou.
 
Última edição por um moderador:

toly

Membro Ativo
CONSIDERAÇÕES E AVALIAÇÃO FINAL:

Quem teve a pachorra de ler isto até ao fim perguntar-se-á:
"Então, este gajo, que não disse nada de positivo até agora, ainda vai deitar mais lenha para a fogueira?"
Aí é que reside o engano.
Posso afirmar que, globalmente, estas foram as férias mais agradáveis que já passei.
Haverá paisagens melhores, gente mais simpática, areia mais fina, água mais quente, comida mais ao gosto ocidental, bebidas mais abundantes e baratas, recifes mais vibrantes, preços mais baixos e comércio local mais interessante.
Mas, para o tipo de férias que eu pretendo no verão(sol, praia e que não me chateiem), o equilíbrio entre todos estes factores foram determinantes para considerar a minha estadia francamente positiva.
Defeitos, todos os destinos têm, mais ou menos evidentes.
A informação sobre eles é que pode tornar a estadia ainda mais agradável.

A quem recomendaria uma estadia neste destino ou hotel:
-A casais em lua-de-mel! E num water bungalow. A ocasião merece o esforço financeiro.
-A casais em 2ª lua-de-mel(cujos filhos já saíram de casa
awww.voltaomundo.net_forum_images_smilies_icon_mrgreen.gif
). E também num WB.
-A famílias com filhos pequenos(entre os 6 e 12anos), com a condicionante da comida. A água é calma, as ilhas são pequenas e pacíficas e o único perigo são os mosquitos.
-Aos que gostam de snorkeling ou mergulho. O destino é óptimo, mas este hotel é dos que têm o recife mais fracos. No entanto, para começar, é mais que suficiente.
- A quem gosta de comida indiana e oriental. A cozinha é soberba!
- Aos gulosos. A doçaria é excelente e muito variada.

A quem aconselharia a procurar outro destino:
-Pessoal mais agitado e amante da "movida"-estão sujeitos a morrer de tédio aqui.
-Bebedores da "pesada"- a bancarrota é uma ameaça constante.
-Banhistas que gostam de bronzear muita superfície corporal- o burquini não é obrigatório, mas há um limite para o que é permitido. E escrito!
-Religiosos praticantes- a cultura ocidental é mais ou menos tolerada. Quanto à religião, não posso garantir. No quarto, é facultado um exemplar do Corão(edição bilingue).
-Amantes de roteiros e passeios culturais- depois da 1ª hora, ficam sem nada para ver.
- Fãs de hamburguers, cachorros e pizzas- este, não é um templo do fast food, embora não morram à fome.
- Diabéticos e obesos- se não resistirem à tentação, as sobremesas provocam grande estrago.
 
Última edição por um moderador:

LIGIA

Membro
Bem estou maravilhada com este report... só me dá vontade de arrumar a mochilita e voltar para a ilha! Ai que saudades e como te compreendo... todos os aspectos negativos que possam existir neste destino são compensados assim que enfiamos a nossa cabecinha debaixo de água!
 

TSport

Membro Novo
Caro forista toly, os meus sinceros parabéns por este magnifico e belo report :D

Apesar de ainda não teres colocado fotos, parece que consegui ver todo o local através do relato efectuado nos teus textos.

Verdade nua e crua - o melhor que se pode ler num report ;)
Prefiro assim a um report "todo floreado, com pombinhas e borboletas a voar"...

E, findo a leitura, parece e acredito que tenhas conseguido cativar a maioria dos membros a visitar a ilha :p

Mais uma vez, parabéns ;)



Edit: afinal já tinha visto no inicio da semana a 2ª parte do report - fotos.
 

toly

Membro Ativo
Obrigado, TSport.
Homem prevenido, vale por dois...
...e poupa o dobro!

Mas o destino vale bem a pena.

Cumps.
 

Isa85

Membro
Boa noite
Fantástico report, em finais de Novembro vou ate as Maldivas em lua de mel, mesmo sendo para outros resort, foi super util tudo o que escreveu
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá Toly

Fui dos que tive a "pachorra" de ler o teu report até ao fim.

Não é preciso pachorra nenhuma porque a forma como descreves a viagem é das mias completas e elucidativas que tenho visto, neste e noutros foruns,,,

Isto apesar de ter estado por duas vezes nas maldivas e ter uma opinião muito diferente da tua..

Penso que a diferença se resume ao tamanho da ilha... uma media 600x400 e a outra 400x200.

Eram ilhas muito pequenas com muito poucas habitações e um tratamento com, absolutamente, nada a apontar.

Quanto às praias... são as melhores onde já estive, sem qualquer margem de dúvida.

A qualidade da areia, a côr do mar. a temperatura, a beleza, o sossego, enfim... tudo o que faz uma praia de sonho.

Não estive lá depois do Tsunami... não sei como estarão as praias agora...

Por outro lado... O turismo está muito mais massificado e o nº de camas aumentou exponencialmente em muitos hoteis...

A Invenção de corredores enormes com bungalws dentro de água anulou em muitos casos as melhores prais que os resorts tinham, para além de terem destruido a imagem de "paraíso" características daquelas praias...

Gostei muito de ler o teu report mas, como outros, deixou-me alguma tristeza por estar a presenciar a destruição de um dos lugares em que o "mundo natural" ainda podia ser contemplado...
 

toly

Membro Ativo
-> @ Isa85 - Aproveita bem a lua-de-mel e vai para um water bungalow.
É uma vez na vida e o momento justifica o "sacrifício" monetário.

-> JFreitas - Acho que temos que falar sobre as tuas estadias nas Maldivas e em Zanzibar.
Já estou a planear as férias do próximo ano e estou a pensar em 4 dias no Sri Lanka e 12 nas Maldivas ou 12 dias em Zanzibar, com uma saltada de 2 ou 3 dias a um parque natural da Tanzânia.
O Chaya Eilladhoo, o Biyadhoo ou o Eriyadu, dizem-te alguma coisa?
São os 3 hotéis que tenho em vista nas Maldivas, junto com o Bentota Beach no Sri Lanka.

Cumps.
 

jfreitas

Membro Conhecido
toly disse:
-> @ Isa85 - Aproveita bem a lua-de-mel e vai para um water bungalow.
É uma vez na vida e o momento justifica o "sacrifício" monetário.

-> JFreitas - Acho que temos que falar sobre as tuas estadias nas Maldivas e em Zanzibar.
Já estou a planear as férias do próximo ano e estou a pensar em 4 dias no Sri Lanka e 12 nas Maldivas ou 12 dias em Zanzibar, com uma saltada de 2 ou 3 dias a um parque natural da Tanzânia.
O Chaya Eilladhoo, o Biyadhoo ou o Eriyadu, dizem-te alguma coisa?
São os 3 hotéis que tenho em vista nas Maldivas, junto com o Bentota Beach no Sri Lanka.

Cumps.
No que puder ajudar... ando por aqui...

Ellaidhoo foi a 2ª ilha onde estive.. era gerida por italianos na altura (gastoni).

É uma ilha muito pequena, em 5 minutos nas calmas dás a volta à ilha pela praia.

Não é a ilha paradisiaca tipica das maldivas, porque está rodeada de muros de protecção. Tem uma praia pequena muito boa e tem o house reef a 5/6 metros da ilha... é uma parede com 60m de profundidade eem certas alturas consegues ver o fundo.

Todos os dias dava 2 voltas à ilha sobre o recife e é fabuloso (apesar de ao principio ser um pouco assustador passares de 1m de água para 60 metros na vertical...

O resort tem uma ilha a 4m de barco (deles e gratuito) para onde podes ir se quiseres e aí... sim ... tens uma praia como raramente tenho visto, mesmo em fotos. De manhã era para onde ia fazer praia. A densidade de pessoas é tão grande na ilha, que sempre que lá estive, estive sózinho (e a mais que tudo) com os corvos, coelhos e caranguejos.

O Resort é simples mas muito acolhedor por ser tão pequeno. Voltava sem qualquer dúvida.

Quanto a Zanbibar... tem praias maravilhosas pela dimensão e por não terem ainda uma densidade grande de hoteis. Os nativos são porreiros e as praias muito controladas pela policia e guardas dos hoteis... No limite do hotel andas na praia e ninguém chateia porque têm medo dos guardas. Qaundo sais... tentam vender como em todo o lado.

Zanzibar merece ser visitada para além das praias.. Stone Town é património mundial.

Ir a um parque à Tanzânia.. acho que é muito mais produtivo ires um ano à Tanzania e Zanzibar e outro às maldivas e Sri Lanka.

2/3 dias na Tanzania vais sair de lá com um arrependimento total porque aquilo é outro mundo... diferente de tudo!

Vou tentar abrir aqui um tópico com fotos da Tanzania... depois vais refazer os planos... de certeza...
 

toly

Membro Ativo
A minha ideia é mesmo essa:
Um ano ir ao Sri Lanka e Maldivas e no outro a Zanzibar e Tanzânia.
As fotos da Tanzânia eram bem-vindas, embora não haja pressa.
O meu problema em ir para África, é a minha filha adolescente.
Aburguesou-se, e já só quer resorts amaricados com espreguiçadeiras e chapéus de praia e comidinha de plástico a tempo e horas.
Além disso tenho medo que apanhe malária(ou pior), e comprometa os estudos por causa disso.
Se fosse só eu e a "patroa", a viagem era a Mombaça/Zanzibar/Tanzânia, S. Luis do Maranhão/Manaus ou um circuito de jipe pela Costa Rica.
Obrigado pelas informações sobre o Ellaidhoo.
Acho que vou adjudicar 12 dias por lá, mal tenham os preços para 2010.
É a solução de compromisso possível entre o que eu quero(mergulho) e o que a rapariga gosta(palhota e espreguiçadeira).
 

jfreitas

Membro Conhecido
toly disse:
A minha ideia é mesmo essa:
Um ano ir ao Sri Lanka e Maldivas e no outro a Zanzibar e Tanzânia.
As fotos da Tanzânia eram bem-vindas, embora não haja pressa.
O meu problema em ir para África, é a minha filha adolescente.
Aburguesou-se, e já só quer resorts amaricados com espreguiçadeiras e chapéus de praia e comidinha de plástico a tempo e horas.
Além disso tenho medo que apanhe malária(ou pior), e comprometa os estudos por causa disso.
Se fosse só eu e a "patroa", a viagem era a Mombaça/Zanzibar/Tanzânia, S. Luis do Maranhão/Manaus ou um circuito de jipe pela Costa Rica.
Obrigado pelas informações sobre o Ellaidhoo.
Acho que vou adjudicar 12 dias por lá, mal tenham os preços para 2010.
É a solução de compromisso possível entre o que eu quero(mergulho) e o que a rapariga gosta(palhota e espreguiçadeira).
Boas... quanto a áfrica os resorts são muito bons e não há qualquer problema com a comida... a malária é tudo uma questão de cuidado e prevenção...
 

rpsc

Membro
Olá toly,

vou para este hotel em lua de mel no ínicio do mês de Maio.

Desde já, dou-te os meus parabéns por este excelente report. Já o imprimi e estará comigo durante toda a viagem, muito boas dicas.

Aqui vão algumas perguntas:

Lembraste quanto pagavas pelo café e água no bar italiano?
Confirmas que todos os quantos têm disponiveis toalhas de praia?
Qual o melhor sitio para fazer snorkeling nas redondezas do hotel? Sou 1 iniciado mas fiquei maravilhado com as tuas fotos e a do jfreitas.
 

toly

Membro Ativo
Antes de mais, desejo-te uma óptima Lua-de-mel.

Não me lembro bem do preço do café e capuccino no restaurante italiano, mas embora não sendo baratos, ficam por cerca de metade do que se paga no bar principal.
O mesmo se aplica a outras bebidas, embora a diferença de preço não seja tão grande.
Uma caipirinha(bastante aceitável) ficava por 6$.
Além disso, o ambiente e empregados do restaurante italiano são substancialmente mais agradáveis que no bar principal.
Se o tempo o permitir, é um bocado bem passado, ao luar, a beber um café e a ver os tubarões lá por baixo.
Tudo isto justifica bem o preço que se paga, contrariamente ao bar principal.
Quanto a toalhas, incluindo as de praia, o moço que faz as limpezas e arrumações dá-te as que quiseres, além das que são colocadas e trocadas todos os dias.
Os únicos locais decentes/bons para mergulhar são os lados esquerdo e direito do restaurante italiano.
No lado paredão oposto do cais de embarque, junto às escadas do pessoal do mergulho, há alguns peixes engraçados e é um bom começo.
Se nadares razoavelmente, no restaurante italiano há uma escada de acesso ao mar que te permite ir à rapidamente à borda do recife onde os peixes e corais são mais interessantes.
Segue a corda utilizada como marca pelo pessoal do mergulho e tens cerca de 70 metros para a esquerda e 200 para a direita com muitas coisas interessantes.
O local com mais tubarões e raias é o espaço que vai do exterior do paredão da lagoa até à borda do recife, do lado esquerdo do restaurante.
Cuidado com a entrada da lagoa à esquerda por causa dos barcos e com as correntes(fracas) do lado direito.
Não te aproximes muito de uns peixes castanhos grandes( peixe-gatilho gigante).
Ainda estão em época de reprodução e são territoriais. Se se sentirem ameaçados, atacam.
Atenção aos quartos. Não aceites nenhum daqueles que referi acima.

Espero que isto te ajude a passar uma lua-de-mel ainda melhor.

Se precisares de mais informações, é só dizer.
 

basapistas

Membro Conhecido
Excelente... ou digamos soberbo report.. Parabêns...!! Adorei ler a vossa experiência e importância que dás aos pequenos pormenores.. pois são esses que acabam por fazer a diferença!!
 
Top