Novidades

[Report] O "Porto Seguro" de Cabral

O "Porto Seguro" de Cabral

Sensacional a descrição da Carol Moretti. Concordo 100% com suas colocações, que estão certíssimas.
Porto Seguro, lamentavelmente, faz com que os holofotes incidam apenas sobre si e sobre os seus distritos (todos para o sul: Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva), não permitindo que apareçam os maiores destaques de caráter histórico, cultural, ambiental e turístico localizados no belíssimo e ainda quase intocado "litoral norte".
Sabemos que Arraial d'Ajuda é um vilarejo especial, o local ideal para nos acomodarmos e a partir daí conhecermos a Costa do Descobrimento. Mas há outros locais que são fundamentais serem visitados, como por exemplo:
Coroa Vermelha (praia virgem até 1972, sendo um dos distritos da histórica "Santa Cruz Cabralia", o berço do Brasil), Sto André, Sto Antônio e Guaiú (outros dos diversos distritos de Santa Cruz Cabralia.
Sempre Belmonte (50kms ao norte de Cabralia) acaba sendo esquecida, sendo uma bela pequena cidade, na foz de um rio importante para o Estado de Minas Gerais: o Jequitinhonha.
Tudo isto deveria ser divulgado para que os visitantes da "Costa do Descobrimento" conhecessem a História como ela é, se desvinculando das Operadoras Turísticas que só vendem os passeios que são do seus interesse (e horrivelmente caros), para assim ganharem auto-confiança que os encorajasse a alugarem um buggy ou um carro normal e assim conquistarem o prazer de conhecerem (por conta própria) aquilo que elas se recusam a mostrar e até a comentar...
Parabéns, Carol. Belo texto.
 

LiKa

Membro Novo
Santa Cruz Cabralia - 1º Povoado do Brasil

Navegando por sites relacionados com Viagens/Viajantes acabei descobrindo o Portal das Viagens e a surpresa de ver alguém preocupado em destacar a importância de Santa Cruz Cabralia no contexto do Descobrimento do Brasil e do início do seu povoamento (em 1503, com o surgimento desta cidade).
Parabéns Carol e Michelangelo. A História não se muda. E o que os "donos" do Turismo de Porto Seguro vêm fazendo para promoverem esta cidade como Berço do Brasil, é algo que merece toda a nossa indignação e condenação. Pior, para que os holofotes realmente permaneçam direcionados para Porto Seguro, vêm mantendo Santa Cruz Cabralia na penumbra..., o que é lamentável, inclusivé porque é um município super-tranquilo e charmoso, que todo o turista deveria conhecer.
O bom disto é que em Santa Cruz Cabrália se respira hoje o sossêgo que Porto Seguro já deixou de oferecer há pelo menos 8 anos.
 

Nuno

Administrador
Staff
Estou plenamente de acordo. Como turista reparei que a oferta de passeios a Cabrália são escassos, para não dizer nenhuns. Fui visitar Cabrália porque optei por fazer passeios com uns amigos e sem os guias, pois de outra forma nunca lá iria.
 
Top