Novidades

[Report]-Marrocos - fly & drive

Deni

Membro Conhecido
Boa tarde Claúdio. Obrigada pelas tuas palavras... :) fico muito feliz que tenhas gostado. Nós fomos no inicio de Março deste ano. As refeições no geral eram bastante baratas... no máximo gastávamos 16€ por casal... claro que tudo depende dos locais onde se come, mas no geral era bem barato e tudo muito bom.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Gostei muito do report, bem detalhado!
É uma Road Trip deste género que quero fazer, ainda não sei quando!
Obrigado pela partilha. ;)
 

AMSA

Membro Novo
Olá Deni
Antes de mais obrigado pelo teu report!
Tudo indica que no final de Janeiro irei a Marrocos por 14 dias e tinha interesse em fazer um "fly and drive" (como o chamaste :p), alugando carro à chegada de Casablanca e devolvendo à saída de Marrakech.
No entanto queria que me esclarecesses o seguinte caso fosse possível, a nível de estacionamento existem algumas dificuldades ou não? Talvez seja melhor pesquisar por estadias com parqueamento certo? As cidades, pelo menos as que visitaste, são todas fazíveis a pé entre os pontos de interesse? Utilizando assim o carro somente para deslocações entre cidades.
A viagem entre Fes e Merzouga foi directo sem nenhuma dormida pelo meio? Dado que é um esticão valente!
O combustível foi tranquilo, nunca ficaram com o carro na reserva ou receosos que fossem ficar apeados? :D

Obrigado
 

Deni

Membro Conhecido
Olá Deni
Antes de mais obrigado pelo teu report!
Tudo indica que no final de Janeiro irei a Marrocos por 14 dias e tinha interesse em fazer um "fly and drive" (como o chamaste :p), alugando carro à chegada de Casablanca e devolvendo à saída de Marrakech.
No entanto queria que me esclarecesses o seguinte caso fosse possível, a nível de estacionamento existem algumas dificuldades ou não? Talvez seja melhor pesquisar por estadias com parqueamento certo? As cidades, pelo menos as que visitaste, são todas fazíveis a pé entre os pontos de interesse? Utilizando assim o carro somente para deslocações entre cidades.
A viagem entre Fes e Merzouga foi directo sem nenhuma dormida pelo meio? Dado que é um esticão valente!
O combustível foi tranquilo, nunca ficaram com o carro na reserva ou receiosos que fossem ficar apeados? :D

Obrigado
Olá @AMSA
A viagem de Fez até ao deserto foi feita toda de seguida e posso dizer que custou um bocadinho apesar das lindas paisagens que encontramos pelo caminho. Se bem me lembro demoramos mais de 7h nesse trajecto.
Há vários postos de abastecimento pelo caminho. Nunca tivemos problemas em ficar com o carro na reserva mas o nosso "condutor" habitual precavia-se e pesquisava sobre os postos de abastecimento existentes nos locais.
Nos íamos fazendo tudo a pé e só pegávamos no carro nas deslocações entre cidades. Nunca tivemos Grande problema com estacionamento mas atenção, porque nas cidades como Marrakech e Fez (onde há medina) os carros em geral não podem entrar dentro da Medina, ou seja, a parte antiga da cidade. Em regra existem estacionamentos a entrada das medinas e paga-se uma pequena taxa (qualquer coisa como 2€/dia).
Posso dizer que foi uma viagem memorável e 15 dias será o ideal. Infelizmente só tínhamos 7 dias disponíveis e houve zonas que fiquei cheia de vontade de regressar.
SE puder ajudar em mais alguma coisa, disponha :)
 

AMSA

Membro Novo
Obrigado pela resposta Deni!
Pois foi o que me pareceu, é que 7h ainda é um bom esticão embora, como dizes, uma pessoa sempre esteja distraída com as vistas pelo caminho. Mas das duas uma, ou faz se uma paragem de uma noite a meio caminho para descansar ou poupa se uma noite (e um dia) e vai se directo.
Ok, se calhar até convém andar sempre com o carro atestado para evitar surpresas! lol :)
Então quer dizer que tiveram o cuidado de reservar estadias com parque de estacionamento? Ou mesmo que não seja o caso, há sempre lugar na ruas adjacentes?
Sim, em princípio será de 28JAN a 12FEB, ainda são alguns dias mas até acho que precisava de mais para fazer a coisa com mais calma :)
Já agora, por acaso adquiriram algum SIM card à chegada? De alguma das três operadoras lá existentes.

Obrigado
 
Última edição:

Deni

Membro Conhecido
Aquando da reserva dos hoteis, nem pensamos no estacionamento, por isso, penso que não haja grandes problemas. Nós arranjamos sempre estacionamento. Talvez em Fez, dos sitios por onde passamos, tenha sido o mais difícil, mas nada que uns trocos a um marroquino não solucionem ;)
Não adquirimos nenhum cartão. A internet é facilmente acessivel na maioria dos hoteis e comunicamos sempre dessa maneira.
 

AMSA

Membro Novo
Pois, espero que não hajam grandes stresses, pelo menos os hóteis que tenho andado a reservar referem que têm estacionamento, resta saber se será do próprio hotel ou se está afastado.
Sim, a nível de WiFi acredito que não seja complicado arranjar mas referia-me a cartão SIM, pode ser necessário por algum motivo ter que fazer alguma chamada para Portugal, ou ter que aceder à internet móvel, etc :)

Já agora, estou com algumas dúvidas em relação a Merzouga. Estou a pensar ficar uma noite num acampamento no meio das dunas e andar de camelo ao nascer ou no pôr do sol. Haverá algo mais que se possa fazer sem gastar mais €€? Por exemplo andar pelas dunas livremente?
Obrigado :)
 

Deni

Membro Conhecido
Acredito que se possa andar pelas dunas livremente, a questão é que será muito difícil orientarmo-nos se nos afastarmos demais do hotel ou acampamento, porque aquilo é tudo igual... Sem ser ver o nascer ou pôr-do-sol e andar a camelo ou 4x4 não vejo outras actividades, mas pode ser que os hotéis tenham outras possibilidades.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Excelente report :)
Marrocos é um pais fantástico, é mesmo um local encantador... Prometi que vou la voltar, isso é certo!!
Obrigado pela partilha @Deni :)
 
Olá Deni.

Antes de mais, parabéns pelo completo report.

No início de Março irei passar 5 dias em Marrakech com ida ao deserto também. Gostaria de saber qual a roupa e calçado que recomenda para a ida ao deserto. Faz muito frio durante a noite? Os 6 cobertores chegaram-lhe? :D

Obrigado
 

rum

Membro Conhecido
Bom report. Marrocos é um país que me ficou na memória e não me canso de o recomendar. Fiz um percurso muito semelhante a este mas maioritariamente off road a percorrer os trilhos do dakar e do rally de Marrocos e só posso dizer que é brutal.

Pois, espero que não hajam grandes stresses, pelo menos os hóteis que tenho andado a reservar referem que têm estacionamento, resta saber se será do próprio hotel ou se está afastado.
Sim, a nível de WiFi acredito que não seja complicado arranjar mas referia-me a cartão SIM, pode ser necessário por algum motivo ter que fazer alguma chamada para Portugal, ou ter que aceder à internet móvel, etc :)

Já agora, estou com algumas dúvidas em relação a Merzouga. Estou a pensar ficar uma noite num acampamento no meio das dunas e andar de camelo ao nascer ou no pôr do sol. Haverá algo mais que se possa fazer sem gastar mais €€? Por exemplo andar pelas dunas livremente?
Obrigado :)
´
Posso dar uma ajudinha, não quanto à aquisição de um cartão SIM mas quanto à utilização de um telemóvel, no meu caso e na altura ainda era TMN o meu funcionou muito bem no meio do deserto se for para alguma chamada por aí não terás problemas.
Quanto às dunas podes andar livremente, tampo a pé como de carro claro que tem de ser 4x4 mas atenção nunca entrar nas dunas só com um carro a probabilidade de atascar é muito alta, diria mesmo certa e depois para o tirar de lá sem outra viatura é muito complicado. Uma atividade que é, para mim, engraçada é fazer sand board e é muito fácil alugar pranchas por lá.

Olá Deni.

Antes de mais, parabéns pelo completo report.

No início de Março irei passar 5 dias em Marrakech com ida ao deserto também. Gostaria de saber qual a roupa e calçado que recomenda para a ida ao deserto. Faz muito frio durante a noite? Os 6 cobertores chegaram-lhe? :D

Obrigado
Roupa confortável. Eu fui em Maio e durante o dia o sol já mordia um bocadinho mas à noite a temperaturas caíam. Mesmo que esteja calor é de considerar as long sleevs pelo sol e pelas possíveis tempestades de areia, que apanhei, e incomodam muito. Resumindo diria roupa normal e confortável não é preciso nada de muito técnico.
 

AMSA

Membro Novo
@Deni Pois, acredito que sim, mas com GPS tudo se resolve :) jk.
@rum Obrigado pela resposta. O carro que iremos alugar não será um 4x4, mesmo que fosse não iria aventurar-me a fazer isso! Mas sand board seria uma boa ideia :rolleyes: vou informar-me quando lá estiver!

Já agora, estava a pensar fazer uma paragem em Ifrane quando estivesse a caminho de Merzouga, depois de sair de Fes. Será que vale a pena?
 

Deni

Membro Conhecido
Olá Deni.

Antes de mais, parabéns pelo completo report.

No início de Março irei passar 5 dias em Marrakech com ida ao deserto também. Gostaria de saber qual a roupa e calçado que recomenda para a ida ao deserto. Faz muito frio durante a noite? Os 6 cobertores chegaram-lhe? :D

Obrigado
@danielestrada75 os 6 cobertores chegaram :) mas fora da tenda estava mesmo mt frio e vento. Aconselho a levar roupa quente para a noite e um lenço que os "berberes" poderão ajudar a colocar a volta da cara para falar do frio mas também por causa das "tempestades" de areia.

@Deni Pois, acredito que sim, mas com GPS tudo se resolve :) jk.
@rum Obrigado pela resposta. O carro que iremos alugar não será um 4x4, mesmo que fosse não iria aventurar-me a fazer isso! Mas sand board seria uma boa ideia :rolleyes: vou informar-me quando lá estiver!

Já agora, estava a pensar fazer uma paragem em Ifrane quando estivesse a caminho de Merzouga, depois de sair de Fes. Será que vale a pena?
@AMSA lembro me de passar em Ifrane mas não paramos e não posso aconselhar se tem algo para visitar ou não... :/
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
@Deni Pois, acredito que sim, mas com GPS tudo se resolve :) jk.
@rum Obrigado pela resposta. O carro que iremos alugar não será um 4x4, mesmo que fosse não iria aventurar-me a fazer isso! Mas sand board seria uma boa ideia :rolleyes: vou informar-me quando lá estiver!

Já agora, estava a pensar fazer uma paragem em Ifrane quando estivesse a caminho de Merzouga, depois de sair de Fes. Será que vale a pena?
Eu estive em Ifrane. Fiz lá um paragem para dar uma vista de olhos. É uma cidade com características únicas em Marrocos, dá-te a ideia de estares numa cidade Europeia. Por estar em altitude durante o inverno tem neve e os telhados das casas têm inclinações e arquiteturas típicas das Europa central. Foi a única cidade onde vi alguma limpeza nas ruas, a única com caixotes do lixo e passeios relvados todos bonitos, talvez porque o Rei passa lá as férias.
 
Só mais uma questão.

Como e onde comprou o seguro de viagem? Recomenda a fazer? Eu como não vou através de uma agência, não sei como fazer.

Obrigado
 

Deni

Membro Conhecido
Só mais uma questão.

Como e onde comprou o seguro de viagem? Recomenda a fazer? Eu como não vou através de uma agência, não sei como fazer.

Obrigado
Eu, em regra, quando saio da Europa e como normalmente nunca vou por agência, jogo pelo seguro e faço um seguro. Tenho feito sempre pela Intermundial. Basta ir ao site deles. Ronda os 15€/pessoa o mais básico. A primeira vez que fiz o seguro, na minha viagem á Tailândia, tive logo de o usar, pois fiquei 3 dias sem malas. Eles acabaram por pagar tudo aquilo que eu apresentei recibo... Portanto aconselho a fazer. Já uma outra entidade que faz seguros de viagens muito conceituada que agora não me recordo o nome, mas basta pesquisar aqui no portal que facilmente irá achar.
 

yara

Membro Conhecido
Eu, em regra, quando saio da Europa e como normalmente nunca vou por agência, jogo pelo seguro e faço um seguro. Tenho feito sempre pela Intermundial. Basta ir ao site deles. Ronda os 15€/pessoa o mais básico. A primeira vez que fiz o seguro, na minha viagem á Tailândia, tive logo de o usar, pois fiquei 3 dias sem malas. Eles acabaram por pagar tudo aquilo que eu apresentei recibo... Portanto aconselho a fazer. Já uma outra entidade que faz seguros de viagens muito conceituada que agora não me recordo o nome, mas basta pesquisar aqui no portal que facilmente irá achar.
Vi agora este report e para quem pensa ir a Marrocos está fantástico.
Parabéns, @Deni !

Eu estive em Marrocos mas apenas em Saidia mas um dia vou para ir a Marraquexe, que deve ser uma experiência fantástica!

Quanto ao seguro, julgo que te estavas a referir ao worldnomads...
 

Deni

Membro Conhecido
Vi agora este report e para quem pensa ir a Marrocos está fantástico.
Parabéns, @Deni !

Eu estive em Marrocos mas apenas em Saidia mas um dia vou para ir a Marraquexe, que deve ser uma experiência fantástica!

Quanto ao seguro, julgo que te estavas a referir ao worldnomads...
Sim era esse mesmo. São os dois que me tem aconselhado... mas como experimentei o Intermundial e correu tudo bem (e penso que seja mais barato) tenho feito sempre esta.
 
Top