Novidades

[Report] Maio 2010 - Hotel GRS Princess/Excursões/Dicas

Marta Pereira

Membro Novo
Maio 2010 - Hotel GRS Princess/Excursões/Dicas

Olá a todos,
Regressámos em 12 de Maio e só temos a dizer que foi simplesmente fenomenal!
Agradecemos as dicas de todos que contribuíram para o planeamento das n/ férias.
Deixamos um breve resumo, com alguma informação e dicas que poderão ser úteis e tentaremos responder às questões que me colocaram em diversos tópicos.

Parte I

Taxa de saída em 12 de Maio: 50€

HOTEL Grand Riviera Sunset Princess: nota positiva.

Localização: +20° 40' 10.98", -87° 1' 45.03"


Muito limpo, organizado e pessoal simpático.
A praia é boa (quentinha e limpa) Aparece uma rocha muito pequena de vez em quando (não tem lonas de areia, nem pedras/rochas). Fizemos uma caminhada para sul e norte do hotel e de facto tivemos sorte, porque de um lado eram só praias de fundo rochoso e do outro eram praias com lonas de areia e com 70 cm de profundidade.
O Pricess (designação local) é grande, tem cerca de 1250 quartos e apresenta duas partes com entradas idênticas, sendo o lado esquerdo o Riviera e o lado direito o Sunset, o que na pratica significam serviços diferentes. O nosso é o Riviera. Existe um “tren” que passa de 15 em 15 minutos e serve para transportar as pessoas dentro do resort e/ou transporte de malas. No entanto, sugiro andarem a pé porque faz-se muito bem.
Existe transporte gratuito para a Playa del Cármen, com saídas às 10h e 12h e regresso às 18h. Deve-se fazer a reserva no dia anterior (desaconselhável para quem quer aproveitar bem as horas de luz já que amanhece por volta das 5-6h da manhã).
Alimentação. Existem os buffets (são quatro acho eu) e os restaurantes á la carte. Dos buffets gostamos mais do Tortuga, situado a meio do complexo, do lado esquerdo. O pessoal é extremamente simpático e tem um bar onde se pode pedir um café (é obvio que por muitas tentativas que façam em nada se compara ao nosso, mas o que conta é a intenção!!)
São oito restaurantes à la carte, em que se pode marcar em todos (mexicano, espanhol, japonês, mariscos, fondue….). Aconselho a marcar logo que cheguem pois são muitos e a experiência de ir a cada é gratificante pois todos têm a sua especificidade.
Há animação durante o dia na praia e na piscina. À noite há espectáculos. A informação está exposta em placards em vários sítios do hotel. Não posso comentar muito porque não consegui conciliar todas as actividades.
Internet: 10 usd por 30 minutos.


EXCURSÕES:
No dia seguinte à chegada a operadora fez a habitual reunião. Iniciam com umas informações importantes sobre a viagem de regresso e a estadia e terminam com uma descrição das excursões. Nós ouvimos os preços das excursões e efectivamente são muito caras, chegando a ser mais do dobro do que pagámos. Mas não sentimos pressão para fazer excursões. Contudo, reforço a importância de ir a esta reunião devido à informação disponibilizada (contactos da operadora para qualquer situação, hora do translado de regresso, entre outras…).

Assim, fizemos as seguintes excursões:

- Chichen itza+almoço incluído+Cenote Ik kill+Valladolid. Saímos às 07:10h (o nosso hotel é normalmente o primeiro a fazer a recolha pois situa-se a norte da Playa del Carmen) e chegámos cerca das 19:30h. Fizemos esta excursão pela Odissey Tours e custou 34€ cada. Como fizemos a reserva por mail imprimimos os preços das excursões do mail da agência e o n.º de confirmação de reserva. No dia da excursão mostramos o n.º de confirmação da reserva, bem como o preço acordado e pagámos nesse dia o total da excursão. Não precisam de pagar adiantado. Considerámos a excursão bem organizada, o guia era impecável (Rafael) e é mais personalizada, pois levam até um máximo de 13 pessoas na van. Aconselho a fazerem esta visita em tour, porque sem guia perde-se muita informação importante.

Dicas: Como o Euro tem desvalorizado bastante aconselho a pedirem consultas de preços em euros com alguma antecipação e imprimirem os e-mails para que, quando estiverem no México, solicitarem novamente os preços e verificarem se nessa altura são mais vantajosos ou. Assim sempre têm dois preços à escolha.

Ligações:
Yucatán Peninsula Travel Information and Travel Guide - Mexico - Lonely Planet
Cenote - Wikipedia, the free encyclopedia


Reserva Sian Kaan (Tulum - recolha de equipamento de snorkeling incluído+Punta Allen+tartarugas+golfinhos+piscina natural+snorkeling (corais, estrelas do mar e peixes fantásticos)+ ilha dos pássaros (fragatas a nidificar, corvos marinhos, pelicanos…) e mangais+almoço incluído em Punta Allen). Saímos às 07:10h e chegámos às 21h porque, como éramos um grupo pequeno, tivemos a liberdade de estarmos à conversa durante duas horas (não previsto na excursão, foi uma decisão do grupo e do guia). Fizemos a excursão pela odissey e custou 60€ cada. O processo de reserva e pagamento é o mesmo referido anteriormente. Ao reservarem esta excursão referenciem no mail que querem a excursão realizada com jipe. Esta visita só é possível fazer através de agência.

Ligações: Sian Ka'an - UNESCO World Heritage Centre
http://www.unep-wcmc.org/sites/wh/pdf/Sian%20Ka%27an%20Mexico.pdf

Coba(51 pesos)+Gran Cenote(100 pesos)+Almoço em Tulum+Ruínas em Tulum(51 peso)+xcacelito+Cenote Cristalino (40 pesos) e Playa del Cármen (comprar uma amaca). Saímos às 06.00h e regressámos às 21:00h. Conhecemos um casal no hotel e reservámos um táxi que ficou por 150 usd. Por pessoa ficou 37,50 usd. O taxista é Genaro Hernandez Palestino, táxi n.º 1189, telefone celular 9841167192 e o e-mail: kro.anilorak [at] hotmail.com. O taxista é uma pessoa de confiança, responsável e bastante atencioso (nos cenotes guardou-nos as malas, tirou-nos fotografias, protegeu-nos de enganos nos preços nas compras, entre outros). Se quiserem reservar algum dia com ele, basta enviar um mail, informarem onde pretendem ir e consultar preços. Depois basta informarem em que hotel estão alojados, o dia que pretendem e as horas. Nesse dia ele lá estará.
Este dia acabou por ser fantástico, porque fizemos estas visitas ao nosso ritmo e ainda melhor, os sítios eram só para nós. Isto porque chegamos a Cobá às 08.00h (horário de abertura) e as excursões chegam às 10:30, 11h o que permitiu realizar, para além da visita às ruínas, observar a fauna local já que este local é muito interessante nesta matéria, nomeadamente para aves. Fomos os primeiros, nesse dia, a subir a “pirâmide” (fácil!!) e fizemos o percurso total em 3 horas. A esta hora evita-se também o calor e mosquitada. Quem não quiser caminhar pode sempre alugar um carrito/bicicleta conduzido por uma pessoa que dá para duas pessoas e custa cerca de nove euros e fazem todo o percurso.
Depois seguimos para o Gran Cenote às 11:30h (as excursões chegam cerca das 13:30h) e mais uma vez, era só para nós – magnífico!
Almoçámos às 13:00h, no Polho …(em carvão), ficou a cerca de 5,00€ cada. Pelas 14:30 fomos para as ruínas de Tulum. É obrigatório um mergulho na praia acessível no interior. É imperdoável se não o fizerem. Eh! Eh! Saímos às 17:00h. Depois passámos por Xcacelito (praia onde as tartarugas vão desovar – Setembro e Outubro) mas já estava fechada. É explorada e está aberta das 09:00 às 17:00 e a entrada é de 18 pesos. Pedimos imenso e o senhor lá nos deixou entrar para ver…..
Depois fomos a outro cenote, o Cristalino, onde estivemos até às 19:00. Existem imensos cenotes lá, menos conhecidos, e que fecham mais tarde.
Por fim, quisemos comprar uma amaca (rede que é a cama da maioria dos mexicanos na zona da Riviera Maya pois não usam colchões devido ao calor).

Dica Importante: Aconselho a comprarem óculos e tubo de snorkeling (cerca de 10€ na Decathelon) porque, assim, podem faze-lo em todos os sítios.
Caso planeiem as vossas excursões por vossa conta considerem a compra dos serviços de um guia (que estão à entrada das várias ruínas maias), caso contrário passarão sem perceber a importância desta importante civilização. Negoceiem sempre!

Ligação: http://www.ado.com.mx/


Playa del Cármen – fomos à noite. Visitámos a 5.ª Avenida. Fomos de táxi. Custou 270 pesos (ida e volta) e que foi dividido por 4 pessoas. Apesar do hotel ter transporte gratuito, achámos que seria um desperdício ir durante o dia e optámos por ir à noite (20:30h às 23.30h).

Continua... Parte II
 

Marta Pereira

Membro Novo
Parte II

Jardim Botânico Dr. Alfredo Barrera – Puerto Morelos (a 27 Km a norte da Playa del Cármen). O Transporte que utilizamos foi o melhor de todos, o “colectivo”. É o transporte rápido dos locais. Carrinhas novas e com ar condicionado. Não há paragens. Basta estar na estrada principal, acenar e eles param. Custou-nos, ida e volta, 38 pesos cada. Se fosse de táxi ficava em 25€ ida e volta. Este transporte (van) só faz a “carretera federal”. Desta forma conseguem visitar muitos locais de forma confortável e a baixo custo. Este jardim botânico, para além de várias colecções de plantas da região e América-central, tem uma casa maya que podem visitar e ver as explicações da sua construção, os hábitos, a sua produção de mel e cultivo de ervas medicinais), ruínas maias (altar), processo de produção de chiclet e uma ponte muito gira, para quem não tem vertigens. Podemos dizer que, infelizmente, devido à ausência de fundos (quer de particulares, estado e poucos visitantes) o jardim botânico não está no seu melhor estado de manutenção e conservação mas merece uma visita logo pelo horário de abertura. Para os observadores de aves este é um sitio de grande acessibilidade e muito interessante. A entrada custa apenas 100 pesos (6 €).

Ligação: Puerto Morelos - Wikipedia, la enciclopedia libre
Yucatán Peninsula bird checklist - Avibase - Listas de aves de todo o mundo


Não visitamos mais sítios porque acabámos por ficar cansados e optámos por descansar 3 dias no hotel.

Outras dicas:
Se fizéssemos mais excursões optaríamos pelas seguintes:
- Ilha das Mulheres- Apanhar o collectivo ou playa expresso até Cancun e depois ir a Puerto Juarez. Compram aí o bilhete de ida e volta por cerca de 15€. Ou seja, esta visita pode ficar por 20,00€ cada em detrimento dos 60 ou 80€ que as agências vos pedem. Garanto-vos que não é nada complicado fazer isto e é bastante seguro. Estes transportes têm seguro e condições muito boas. Nem tem limitações de horário (de 10 em 10 minutos). É muito mais flexível.
Xpu-há – 20km a sul da Playa del Cármen. Tem uma praia fantástica e cenotes, do outro lado da estrada, fantásticos. Quando passámos lá, já estava fechado. Apanham o collectivo e esta visita também fica acessível (7€ com transporte e entrada nos cenotes).
Poderia, também, fazer Xel-há, o dia todo, por 60€ pela odissey (valor igual ao da entrada no parque). Para aproveitar teria que ser o dia todo. Nós não fizemos porque já estávamos cansados e a visita à reserva Sian Kaan permitiu-nos fazer o que aqui se faz, mas numa perspectiva mais natural (sem ser em parque).
- Todos os sítios que queiram visitar, de Tulum a Cancun, podem fazer de collectivo.

MOEDA – Devemos levantar pesos mexicanos no ATM ou cambiar euros por pesos no local? Depende! Depende do montante que pensem levantar no ATM, i.e., se for o máximo por levantamento e não fizerem mais deverá compensar já que irão pagar o cambio do banco mais as taxas (no total ficará entre 7 e 9 euros para 200 euros, conforme os bancos). Façam as contas ao cambio nas lojas e vejam o que vos compensa mais. De modo geral as lojas fazem o câmbio sempre por baixo e quem paga em dólares ou euros fica sempre a perder. Além disso recebe-se o troco em pesos, o que é uma confusão e pode-se ser facilmente enganado.
Ligação:ECB: Euro exchange rates MXN

Espero ter respondido a todas as questões e contribuir de alguma forma para que desfrutem as vossas férias da melhor forma. Disponham se tiverem dúvidas em alguma questão.

Boas viagens!
 

NMonteiro

Membro Ativo
Gran Sunset Princess

Olá Marta,
Felicito te pelo teu report :blush:. Só faltam umas fotozitas para a malta! :)

Uma informação util para quem for de perto do Porto pode trocar facilmente euros por pesos na Portocâmbios fica na Rua Rodrigues Sampaio, junto à câmara Municipal.

Cumprimentos,
Nuno Monteiro
 

Cris15

Membro Novo
Continua... Parte II
[/quote]
Olá Marta!
Obrigada pela descrição que fizeste. Eu Vou na segunda quizena de Junho para o México e também queria fazer a minha reserva pela rosa tours ou odyssey tours.
Já que foste pela odyssey diz-me o seguinte, quando envias-te o mail para efectuar a reserva escreves-te em espanhol ou inglês?Estive a ver o site e não tem a viagem a Sian Kann. Gostaria que me explicasses os passos que efectuaste para conseguir a reserva?Muito Obrigada.
 

Marta Pereira

Membro Novo
olá

escrevi em portunhol...mas perceberam...:)
Primeiro, enviei um mail a pedir os preços em euros de todas as excursões, mesmo as que não estavam na página deles (Chichen Itza; Isla das Mujeres; Reserva Sian Kaan; Coba e Cenotes; Tulum e Xel-há; Xcaret).
Depois de receber os preços, informei quais as que queria fazer, o hotel, o n.º de pessoas e escolhi o dia para cada excursão. posteriormente, enviaram-me o n.º de confirmação de cada excursão, bem como a hora que estariam no hotel.
Aconselho a fazer uma coisa que não fiz. Como estava indecisa, marquei uma de cada vez. Se decidir que quer fazer duas ou três, p.e., convém pedir no mesmo mail e pede desconto (por serem várias). O guia disse-me isso uma vez, quando falei de uma terceira excursão e que deveria ter desconto (uma atenção).:blush:
A agência apenas disponibiliza informação de algumas no site, mas eu tinha visto um report de uma pessoa que tinha feito pela odissey e tinha o programa, por isso não perguntei mais nada.
Se quiser posso reencaminhar os mails...

Cumprimentos
 

Marta Pereira

Membro Novo
NMonteiro disse:
Olá Marta,
Felicito te pelo teu report :). Só faltam umas fotozitas para a malta! :blush:

Uma informação util para quem for de perto do Porto pode trocar facilmente euros por pesos na Portocâmbios fica na Rua Rodrigues Sampaio, junto à câmara Municipal.

Cumprimentos,
Nuno Monteiro
Olá

estou a tentar colocar algumas fotos mas ainda não consegui..vou continuar a tentar:)
 

Marta Pereira

Membro Novo
Mais uma informação

o câmbio do euro, no hotel, estava a 14 pesos.
Em algumas lojas a 15,50.
Nas tendas dos sítios das visitas, faziam a 10 ou 12.
[FONT=&quot][/FONT]
 

Cris15

Membro Novo
Olá Marta!
Agradecia muito se me puder reecaminhar os mails, se não for muito incomodo.
Obrigada pelas dicas, já me está a ajudar imenso.
Cumprimentos.
 

aramis

Membro Novo
Eu por 400€ no ATM pago apenas cerca de 2€ em taxas e o cambio é sempre melhor que casa de cambio ou cambiar em nota no banco.
O problema é que o € está a levar uma sova. Só de pensar que há 4 meses estava a 20 pesos por € e agora está a 15, é uma perda de 25% em poder de compra!
 

Marta Pereira

Membro Novo
Cris15 disse:
Olá Marta!
Agradecia muito se me puder reecaminhar os mails, se não for muito incomodo.
Obrigada pelas dicas, já me está a ajudar imenso.
Cumprimentos.
Posso reencaminhar os mails. peço só que me envie o mail para poder enviar.

Cumprimentos
 

Marta Pereira

Membro Novo
Olá aramis

aproveito a oportunidade para te agradecer pois os teus comentários ajudaram-nos a planear as férias.
Relativamente ao câmbio optámos por levantar, também, no ATM no México. Já fizemos as contas e foi a melhor opção. O câmbio foi a 16,40. No entanto o meu banco cobrou-me imenso de taxas. Entre comissões de levantamento fora da zona euro e comissão de conversão de moeda paguei cerca de nove euros. Um absurdo. Mas, como disse anteriormente, acabou por compensar.
 

XaPi

Membro Novo
Marta Pereira disse:
Posso reencaminhar os mails. peço só que me envie o mail para poder enviar.

Cumprimentos
Olá Marta,
Obrigado pelo report e pelas excelentes dicas.
Será que também nos poderias reencaminhar os mails que trocaste para a marcação das excursões?
Temos ideia de fazer essas excursões pela RosaTours, mas com o relato da tua experiência poderemos optar pela Odisseya Tours.

Obrigado,
Xa&Pi
 

Marta Pereira

Membro Novo
Olá xapi e Dr Mina

Posso enviar os mails que troquei com a agência. Para isso enviem-me os v/ mails.
O que estou a fazer, para as pessoas que já me pediram, é enviar todos os mails que troquei porque assim passam a ter conhecimento de todos os pormenores (dúvidas que tive na altura) e não precisam de estar, também, a perguntar.
Assim, só precisam de enviar dois mails (o do pedido de preços e o da reserva). Eu precisei de enviar imensos.:) No entanto, tenho que admitir que foram bastante atenciosos e pacientes!:blush:
Quando virem vão perceber!!!:D:):D:)

No entanto, se tiverem alguma dúvida disponham.

Cumprimentos


Marta
 
Olá Aramis!

Só uma perguntinha, como tem estado o tempo aí por estes dias, já acalmou mais a chuva ou ainda tem havido muitos diluvios hehehe?
 

Asae

Membro Conhecido
Um report muito giro e prestativo. Gostei imenso Marta porque SÓ tem informação indispensavel.:)

Estou á espera das fotos... :blush:
 

SunshineVM

Membro
Cris15 disse:
Continua... Parte II
Olá Marta!
Obrigada pela descrição que fizeste. Eu Vou na segunda quizena de Junho para o México e também queria fazer a minha reserva pela rosa tours ou odyssey tours.
[/QUOTE]


Olá Cris,

Tenho visto pouca gente a ir na segunda quinzena de junho :blush: eu também estou lá nessa altura. Espero que tenhas umas optimas férias :)
 
Top