Novidades

[Report] Mahdia - Iberostar Royal El Mansour - Setembro de 2010

Nuno Costa

Membro
[SIZE=medium]Boas…[/SIZE]

[SIZE=medium]Como o prometido é devido, chegou a hora do meu report sobre Mahdia (Carla tentei não falhar muito com o prazo) :D , embora já tenham passado 3 anos (Setembro de 2010), ainda está bem presente.[/SIZE]

[SIZE=medium]Devo começar por dizer, que não havia nada na Tunísia que me cativasse o suficiente, ao ponto de ponderar como destino de férias... sinceramente fiz a viagem porque a minha esposa gostava muito de visitar este país, ia com as expectativas mesmo muito baixas.... mas como estava errado... tenho que agradecer à minha esposa, porque senão fosse por ela, não teria conhecido a bela cidade de Mahdia.[/SIZE]
[SIZE=medium]Como queria um sitio calmo, Mahdia foi a opção ideal. Por ter turismo há muito pouco tempo (ao contrário de Hammamet, para onde me recusei a ir), não havia muita informação sobre este destino, principalmente sobre o hotel, que era novo e estava a funcionar apenas à 4 meses, mas ao contrário das informações de Hammamet (obtidas por um casal amigo que viajou no mesmo voo, mas cujo destino foi Hammamet), aqui os Portugueses não são insultados, mas sim bem tratados, não existe desprezo por nós, mas sim um interesse em aprender a nossa língua e descobrir a nossa cultura.[/SIZE]

[SIZE=medium]Mas vamos ao que interessa...[/SIZE]


[SIZE=medium]Viagem de Ida - Voo pela a companhia Tunisair, com partida do Porto directo a Monastir[/SIZE]

[SIZE=medium]Seguramente o pior voo que fiz até hoje, não por culpa da tripulação, mas sim por culpa do mediterrâneo, turbulência forte durante as 2h40m horas de viagem, nunca vi tanta gente a ficar mal disposta.[/SIZE]

[SIZE=medium]Logo à saída, do aeroporto, o primeiro impacto com o cheiro característico da Tunísia, seguido do meu queixo a cair ao chão, quando vimos o tipo de transporte que fazia a ligação aos hotéis :eek:, verdadeiras "Princezinhas do Agreste" (sucatas), nas quais as malas eram colocadas no tejadilho e amarradas com cordas... Não me julguem mal, não estou a criticar de forma alguma, porque são estes momentos que me levam a viajar para países fora da Europa, adoro conhecer culturas e modos de viver diferentes. [/SIZE]
[SIZE=medium]Quando já estava a prever uma aventura, lá veio a desilusão, a viagem para o nosso hotel era num autocarro normal [/SIZE]

[SIZE=medium]A viagem do aeroporto até ao hotel demora cerca de 1h30m minutos, e ainda bem que foi feita de noite, não deu para perceber várias coisas (no fim explico melhor), mas deu para começar a ver um pouco da cultura, quando se passava numa povoação, não se viam mulheres, apenas homens, ou nos cafés ou a trabalhar... a trabalhar a esta hora, depois entendi, como param 4 ou 5 vezes para rezar, depois têm que compensar...[/SIZE]
[SIZE=medium]Como a chegada ao hotel foi perto das 11h, deixamos as malas na entrada, e fomos logo encaminhados para o restaurante. Logo aí uma amostra da simpatia e atenção para com os clientes, a minha esposa perguntou a um funcionário se não tinham queijo, ao qual ele pediu imensa desculpa, mas como já era tarde em principio não seria possível arranjar, mas passado uns 10 minutos, eis que regressa acompanhado do Chef de serviço, que trazia uma travessa toda trabalhada com vários tipos de queijo, e com um sorriso na cara diz "A princesa pode comer o que desejar...!!!".... Maaaaauuuu, queres ver que ainda agora cheguei e já vou ter uma proposta de camelos... :D[/SIZE]


[SIZE=medium]Hotel Iberostar Royal El Mansour (simplesmente o melhor hotel onde fiquei até hoje)[/SIZE]

[SIZE=medium]Intalações Gerais - Todo o hotel tem um aspecto sumptuoso com uma decoração fantástica. [/SIZE]
[SIZE=medium]Tem o tamanho ideal, não é muito grande (comparado com os das Caraíbas), mas está muito bem organizado, também não é pequeno ao ponto não haver lugares disponíveis nos bares, na piscina ou no restaurante. [/SIZE]
[SIZE=medium]Ainda se viam pequenas obras, tinha um jardim lateral ainda a ser construído, a discoteca e o restaurante da praia ainda não estavam concluídos e o pequeno "shopping" na parte inferior do hotel, ainda não estava com as lojas todas a funcionar, mas com uma boa organização, nada disto interferia com as férias dos clientes.[/SIZE]


[SIZE=medium]
[/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]


[SIZE=medium]Quarto - Quarto 5*****, muito amplo e confortável, cama kingsize, wc separado do banho e mini-bar apenas com água, água com gás e cerveja, mas a ser abastecido todos os dias.[/SIZE]
[SIZE=medium]Apenas tive um pequeno senão relativamente ao quarto, é que paguei mais para ficar num quarto com vista para a praia, o que realmente aconteceu, mas depois de alguns problemas com o cartão da porta (que cismou em não funcionar), comecei a reparar que para além de não estar concluído, era um quarto totalmente preparado para deficientes motores. Como já era tarde, na manhã seguinte pedi a mudança de quarto, que foi feita mas devido a uma lotação quase esgotada, apenas me conseguiram arranjar um quarto maior, mas virado para a vila. Não gostei muito, mas acabei por não me importar, porque até foi uma melhoria para as férias, as gargalhadas que dei naquela varanda... o mar até de casa consigo ver, agora, ouvir o chamamento às 19h para rezar e ver a condução dos tunisinos... não tem preço...[/SIZE]

[SIZE=medium] [/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]Animação - A melhor equipa de animação que vi, simplesmente fantásticos, os espectáculos que conseguiam apresentar com as condições que dispunham, ainda não encontrei igual. Se tivessem as condições que vi no México e na República, então realizavam espectáculos dignos de coliseus...[/SIZE]
[SIZE=medium]Não param todo o dia, estão presentes na recepção para dar as boas vindas no 1º dia, como estão presentes na despedida, na praia, na piscina, no restaurante, são incansáveis e sempre com um sorriso presente. [/SIZE]



(Continua...)
 
Última edição por um moderador:

Nuno Costa

Membro
[SIZE=medium]Piscinas - Várias piscinas juntas, grandes e com boa qualidade de limpeza, mas a água era fria.[/SIZE]


Também dispõe de uma piscina coberta, que acabei por experimentar num dia de chuva.


[SIZE=medium]Restaurantes - Apenas dispõe de um restaurante, onde são feitas todas as refeições do tipo buffet, mas nunca vi filas de espera, nem mesas sujas por muito tempo, mais uma vez realço a organização. [/SIZE]
[SIZE=medium]Bastante escolha, boa qualidade da comida, apenas fiquei com dúvida se o leite ao pequeno almoço era de vaca, porque era amarelado e mais espesso (acho que era de camelo fêmea :D )[/SIZE]
[SIZE=medium]Na reunião com a representante do operador, foi-nos comunicado que o Chef principal era internacional e que aceitava sugestões, claro está, logo alguém sugeriu bacalhau, 3 dias depois ao jantar, lá estava um prato de bacalhau ao dispor.[/SIZE]
[SIZE=medium]Tenham atenção que tem que se estar bem vestido para as refeições, principalmente ao jantar.[/SIZE]
[SIZE=medium]Para quem não quiser estar a trocar de roupa ao almoço (como eu), existe um snack-bar junto às piscinas, a oferta não é muita mas dá para o gasto. Também é aqui que está disponível comida da parte da tarde (lanche). [/SIZE]


[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]Bares - As bebidas são bem preparadas e a rigor, dos melhores cocktails que já bebi, talvez por não haver concentrados, ou pré-preparados e por ser tudo feito na hora. Só de pensar já estou a salivar... [/SIZE]
[SIZE=medium]Tinham todos os dias antes da hora do jantar, a Cocktail Hour no lobby, um momento de descontracção bem agradável.[/SIZE]
[SIZE=medium]Também existe um "café" onde se pode fumar a famosa xixa, acompanhada com um chá fabuloso, mas atenção que o que se consumir tem que ser pago, não faz parte do sistema TI do hotel. [/SIZE]


[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]Praia - Fantástica, água cristalina e quente, areia branca e sempre muito limpa, e claro sempre com animação e muitas actividades náuticas, e aqui tive uma pequena surpresa, quando aluguei a mota de água, tive que me deslocar uns 3 kms para outro ponto da praia numa lancha do hotel, e não é que no regresso ofereceram-me a possibilidade de conduzir a lancha, um dois em um sem contar... [/SIZE]
[SIZE=medium]Há noite não é possível ir dar um mergulho ao mar, porque os seguranças do hotel não permitem. [/SIZE]

[SIZE=medium] [/SIZE]
[SIZE=medium] [/SIZE]

[SIZE=medium]Excursão: Apenas uma e para conhecer a cidade, que de turística não tem nada, muito típica aliás. [/SIZE]
[SIZE=medium]Apenas não se pode dar muita importância à sujidade nas ruas, e admirar a beleza da cultura Tunisina.[/SIZE]

[SIZE=medium]
[/SIZE]
 
Última edição por um moderador:

Nuno Costa

Membro
[SIZE=medium]Visita a uma casa típica tunisina, ao forte, à Medina (como não podia faltar), e ao cemitério "marítimo". Em relação ao cemitério, costuma-se dizer que todos vão deitados.... neste caso tenho as minhas dúvidas, acho que são enterrados de pé, senão vejam...[/SIZE]


[SIZE=medium]Viagem de Regresso - Como mencionei no inicio do report, ainda bem que à chegada já era de noite, porque se tivesse visto os "talhos", com cabeças e patas de camelo penduradas, de certeza que já não comia a semana toda :nono:[/SIZE]
[SIZE=medium]Deu para ver também a diferença de Mahdia para Monastir, em Mahdia apenas vi uma mulher de burka, em Monastir não vi nenhuma sem burka, a construção em Monastir também é mais degradada, parece saída de um local de guerra. [/SIZE]
[SIZE=medium]A condução do motorista era louca, ainda o chamei à atenção, depois de ultrapassar um camião numa curva e surgir outro camião de frente, ao qual me fez sinal para me calar que ele é que estava a conduzir.[/SIZE]
[SIZE=medium]O voo de regresso saiu à hora marcada, directo ao Porto sem nada a mencionar.[/SIZE]


[SIZE=medium]Avaliação Final [/SIZE] Embora com uma diferença abismal de cultura, acabei por adorar Mahdia, e o seu povo, que me surpreendeu pela simpatia.
[SIZE=medium]Nunca senti insegurança, ao contrário do que se constava. É claro que fomos avisados para as mulheres não andarem sozinhas, e nas saídas à noite tem que se ter algum cuidado (como em qualquer outro lugar).[/SIZE]
[SIZE=medium]Tudo é negociável, até mesmo na lojas dentro do hotel, mas recomendo que apenas tentem regatear um melhor preço, se realmente estiverem interessados em comprar. É da sua natureza regatear qualquer venda, mas se o fazem por muito tempo sem resultado, não gostam.[/SIZE]
[SIZE=medium]Sem dúvida alguma que recomendo Mahdia e este hotel, principalmente este ano, é uma boa alternativa às caraíbas. Tenham atenção à altura em que vão, porque as estações climatéricas são iguais às nossas, e em Setembro podem apnhar chuva, mas mesmo em Setembro, aconcelho o uso de protector solar alto.[/SIZE]
[SIZE=medium]Esqueçam Inglês, é a única lingua que ninguém entende.[/SIZE]

[SIZE=medium]Gostaria de voltar à Tunisia, mas desta vez gostava de ir para a ilha de Djerba, a sul de Mahdia, e fora do Ramadão, porque ficava incomodado de estar a comer e saber que os empregados estavam sem colocar nada à boca desde que o sol tinha nascido...[/SIZE]
 
Última edição por um moderador:
Obrigada pelo report! Está muito fixe
E a comida no hotel era internacional e típica? Havia muita variedade? E fruta? Há sempre onde comer ao longo do dia ou há horários muito restritos?
Fazem festa na praia, à noite? E a discoteca, é animada? Que tipo de musica passa? As bebidas estão incluída na disco ou é até uma certa hora?
Quanto é que pagaste na altura, lembras-te?
Se for também será em Setembro. Esteve sempre calor, mesmo à noite?
 

Nuno Costa

Membro
Obrigado Carla


Quanto à comida, é internacional mas sempre com pratos típicos da região, com muita variedade e fruta variada sempre disponivel.
O restaurante principal apenas funciona nos horários normais, pequeno almoço, almoço e jantar, mas o snack-bar junto às piscinas tem sempre comida disponivel.
A foto da festa à noite, foi uma "beach party" organizada pela a equipa de animação, mas mesmo nessa noite não se podia ir para o mar, o hotel tem sempre seguranças no seu limite, com ordens especificas para ninguém ir para a praia à noite.

Em relação à discoteca, não te posso ajudar, porque na altura ainda estava a ser construida e não se encontrava em funcionamento. Este ano já deves ter o restaurante da praia e a discoteca a bombar, e pelo o que sei estará incluido.

Na altura paguei entre 1.200,00 a 1.300,00 por duas pessoas em TI.
Mesmo em Setembro, esteve sempre muito calor, mesmo à noite, mas como em Portugal pode não ser muito certo (pelo o que me disseram), mas a meu ver continua a ser muito melhor do que aqui...

Espero que gostes de Mahdia, fico a aguardar pelo o teu report para ver a evolção do hotel, bem como da cidade ;)
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Nuno,

Mas que saudades que me bateram com este report!

Estive no mesmo hotel, no mesmo mês e no mesmo ano. Fiz, também, recentemente um report com o mesmo tema a pedido da Carla.

Corroboro na preferência pelo hotel. Apesar de ter viajado bastante, continua a ser o meu favorito.

Mahdia é mesmo única no panorama tunisino. Recomendo a visita e a estadia neste hotel. Adorei.

Comprimentos,

Inês
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Nuno

Muito bom o teu Report :).
Viajei por toda a Tunísia, mas não conheci Mahdia, talvez numa próxima.
É verdade que a diferença cultural é abismal e algumas coisas chegam a chocar. Mas é isso que tem de interessante em viajar e conhecer outras culturas, ver as suas diferenças.

Cumprimentos
 

Nuno Costa

Membro
Nuno,

Mas que saudades que me bateram com este report!

Estive no mesmo hotel, no mesmo mês e no mesmo ano. Fiz, também, recentemente um report com o mesmo tema a pedido da Carla.

Corroboro na preferência pelo hotel. Apesar de ter viajado bastante, continua a ser o meu favorito.

Mahdia é mesmo única no panorama tunisino. Recomendo a visita e a estadia neste hotel. Adorei.

Comprimentos,

Inês
Por acaso, também bateu saudade ao relembrar Mahdia...
Já tinha visto o teu report, e reparei que estives-te uns dias depois de mim.
Se me escapou algum pormenor, por favor avisa ;)

Olá Nuno

Muito bom o teu Report :).
Viajei por toda a Tunísia, mas não conheci Mahdia, talvez numa próxima.
É verdade que a diferença cultural é abismal e algumas coisas chegam a chocar. Mas é isso que tem de interessante em viajar e conhecer outras culturas, ver as suas diferenças.

Cumprimentos
Boas...

Tal como disse neste report, o que me faz viajar é precisamente o poder conhecer novas culturas... apenas não me senti muito bem por estarem no Ramadão...

Que moeda usaste?
Boas Carla...

Na altura levei euros e fiz o câmbio no hotel, recomendo que guardes todos os comprovativos de câmbio, podem ser solicitados na alfandega do aeroporto...
Tenta não ficar com muitos dinares, porque há um valor mínimo com o qual podes deixar o país, quando me apercebi tratei de gastar o que restava nas lojas do aeroporto :D, isto para evitar a burocracia, que exige o preenchimento de um formulário seguido de cambio no aeroporto, no qual ficas a perder.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Acho que o teu report está bastante completo.
Pareceu-me foi que viste o centro de Mahdia com muito lixo. De certeza que foste lá à 6ª depois do mercado. Eu fui lá duas vezes, a segunda para as compras de última hora e, tenho as fotos sem tanto lixo :)
Já vi que não tiveste foi o transfer de 4h até Tunis. Isso é que foi uma estafa...
Nuno Costa disse:
Por acaso, também bateu saudade ao relembrar Mahdia...
Já tinha visto o teu report, e reparei que estives-te uns dias depois de mim.
Se me escapou algum pormenor, por favor avisa ;)


Boas...

Tal como disse neste report, o que me faz viajar é precisamente o poder conhecer novas culturas... apenas não me senti muito bem por estarem no Ramadão...



Boas Carla...

Na altura levei euros e fiz o câmbio no hotel, recomendo que guardes todos os comprovativos de câmbio, podem ser solicitados na alfandega do aeroporto...
Tenta não ficar com muitos dinares, porque há um valor mínimo com o qual podes deixar o país, quando me apercebi tratei de gastar o que restava nas lojas do aeroporto :D, isto para evitar a burocracia, que exige o preenchimento de um formulário seguido de cambio no aeroporto, no qual ficas a perder.
 

Nuno Costa

Membro
inesaldeia disse:
Acho que o teu report está bastante completo.
Pareceu-me foi que viste o centro de Mahdia com muito lixo. De certeza que foste lá à 6ª depois do mercado. Eu fui lá duas vezes, a segunda para as compras de última hora e, tenho as fotos sem tanto lixo :)
Já vi que não tiveste foi o transfer de 4h até Tunis. Isso é que foi uma estafa...
Agora que falas nisso, recordo-me que alguém mencionou que era dia de mercado :D
Realmente, Tunis é uma boa opção para quem vai para Hammamet, e não para quem vai para Mahdia. No meu caso, o casal amigo que embarcou no mesmo avião, mas com destino a Hammamet, é que teve um longo transfer pela frente...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Nuno Costa disse:
Agora que falas nisso, recordo-me que alguém mencionou que era dia de mercado :D
Realmente, Tunis é uma boa opção para quem vai para Hammamet, e não para quem vai para Mahdia. No meu caso, o casal amigo que embarcou no mesmo avião, mas com destino a Hammamet, é que teve um longo transfer pela frente...
Nuno, não havia hipótese!
De Lisboa não havia vôos para Monastir em Setembro, com muita pena minha :)
 
Top