Novidades

[Report] - Liveaboard Red Sea

Kufrua

Membro Conhecido
No dia 24 de Julho embarquei com o meu namorado e mais um grupo de 8 portugueses numa viagem que muito planeamos e sonhamos. Este tipo de viagens (na minha opinião) não se enquadra muito nas férias que o pessoal do portal procura, mas como viagens são viagens cá vai.

Liveaboard Wreek and Reef Red Sea
Esta viagem mais que não é uma viagem que se direcciona única e exclusivamente para o mergulho, vivemos a bordo de um barco, de aproximadamente 33 metros, e literalmente, mergulhamos, comemos e dormimos. Fizemos a rota dos Naufrágios, no Norte.

Arrancamos na manhã de 24 de Julho de Lisboa rumo a Istambul, onde nos aguardaria uma escala de 6 horas, e posteriormente seguimos para Hurghada, Egipto, viajamos pela Turkish, apenas tenho coisas boas a dizer, sem duvida os aviões mais confortáveis que viajei até hoje, cada acento tinha uma tv interativa, onde havia uma infinidade de filmes, series, álbuns de música, jogos, etc. A comida era aceitável para comida de avião, nas das viagens foi servida uma refeição quente.


Chegamos a Hurghada na madrugada de 25 de Julho, e o primeiro impacto foi, "mas que brasa" (apenas me fez lembrar o alentejo naqueles dias de muito calor, mas eram 2 da manhã,), seguimos para a marina de Hurghada, pouco deu para ver da cidade, mas o que vimos foi um caos, tudo sujo, mal cuidado e apesar das horas havia bastante confusão.

Marina de Hurghada, barcos dos Liveaborad
Embarcamos no Emperor Superior na madrugada de dia 25, e saímos da marina de manhã e, apesar de quase todos os dias vermos terra, só voltamos a terra dia 30 de Julho. Fazíamos quatro mergulhos por dia, dois de manhã (6 e 11 da manhã), um à tarde (15:30) e outro à noite (7 da tarde), toda a alimentação e bebidas estava incluída, excepto bebidas alcoólicas. Ficamos num quarto duplo com wc privado, sempre arrumado e limpo uma vez por dia.

Local onde se encontrava todo o equipamento
Mergulhamos em locais emblemáticos como o Thistlegorm, que possivelmente deverá ser o naufrágio mais famoso do mundo, barco de carga da segunda guerra mundial, nele podemos ver, motas, jipes, carruagens, locomotivas, munições, botas, pneus, etc.
Mapa de locais de mergulho

Alguma informação do SS Thistlegorm
Poderia estar aqui a falar sobre os mergulho, mas penso que fotos podem melhor que as palavras mostrar um pouco do que foi a nossa viagem, não temos muitas fotos, pois principalmente fizemos video e são tantos videos que ainda nem os compilamos e editamos. Algumas das fotos não tem tanta qualidade porque foram tiradas de videos, e grande parte delas foram tiradas nos Night dives.


Os egipcios amarravam o barco ao coral, e ao fundo dá para ver um barco que encalhou no coral
Em conclusão:
Adorei, mas penso que elevei demasiado as expectativas, é lamentável ver o que está a ser feito a um dos que se diz um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. Existem milhares de pessoas a mergulhar no Mar Vermelho, e isso nota-se na destruição massiva dos corais, mergulhamos em locais onde apenas pensava “mas a única coisa que tem cor são os peixes?”, não vimos nem um tubarão, nem peixes “grandes”, tartarugas apenas vimos em dois mergulho. E infelizmente, o único mergulho em que apareceram golfinhos nós já não podíamos mergulhar pois tínhamos voo e tínhamos de ter tempo de superfície, isso sim deixou-me furiosa.
Chegamos a estar em locais de mergulho com mais de 15 barcos, tendo em conta que cada liveaboard leva entre os 15 a 20 pessoas e que os dailydive podem levar até 40 pessoas, imaginem a quantidade de gente que certos locais tinham, e isso tem destruído bastante os corais.

Exemplo de locais onde mergulhamos, cheio de barcos


Muita gente me chamou louca de ir para o Egipto numa altura de tanta insegurança, o perigo está onde nós estamos, insegurança isso nunca senti, senti sim um grande choque cultural, visto ter sido a primeira vez que viajei para um pais maioritariamente islâmico.
Este azul que me apaixona
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá Kufrua!
Deve ter sido uma experiência bem interessante. :)
Fico contente por partilhares connosco a tua experiência porque apesar de cada um de nós ter as suas preferências julgo que todos gostamos de apreciar destinos menos divulgados. ;)
Cumprimentos
 

Kufrua

Membro Conhecido
Olá Kufrua!
Deve ter sido uma experiência bem interessante. :)
Fico contente por partilhares connosco a tua experiência porque apesar de cada um de nós ter as suas preferências julgo que todos gostamos de apreciar destinos menos divulgados. ;)
Cumprimentos
Obrigada. O que me levou a fazer este report foi realmente mostrar um turismo um pouco diferente daquele que estamos habituados aqui no portal. :p
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Kufrua
Parabens pelo report, é sempre bom ver destinos diferentes uma experência diferente, e tenho a dizer que aquele azul é simplesmente :rolleyes::rolleyes:..... Gostei do que vi
Obrigada pela partilha:)
Continuação de boas viagens;)
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha, uma forma diferente de fazer "férias" e não muito divulgada aqui no Portal.
Apesar de pensar que deve ter sido um experiência brutal, é triste o que o ser humano faz a lugares que sem essa "intervenção" seriam deslumbrantes.
Um dia gostava de experimentar fazer mergulho, apesar de ter quase a certeza que os meus ouvidos não o permitem.
Boas viagens ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha. Uma viagem diferente sim, mas uma das razões do Forum é mesmo partilhar estas coisas.
Muito obrigado !!
 
Top