Novidades

[Report] Israel e Jordânia

CristinAires

Membro Conhecido
É o meu primeiro "Report", vamos ver como vai sair.

O circuito foi o seguinte:
27 MARÇO (3ª feira) – LISBOA / PARIS / TEL AVIV

28 MARÇO (4ª feira) – TEL AVIV / GALILEA

Cesarea - Visita ao teatro romano, cidade cruzada e aqueduto

Haifa - visita ao Santuário Bahai e os Jardins Persas. Ao todo são 19 jardins.
São João de Acre - fortificações medievais.
Nazaré - Basílica da Anunciação, a Carpintaria de São José e a Fonte da Virgem. Existem vários painéis/quadros que representam a "Virgem Maria" de cada país.

Safed - Cidade mais alta da Galileia. Praticamente toda a população da cidade é judia e uma grande porcentagem dela é religiosa. Safed é bem conhecida pela sua importãncia na mística judaica chamada Cabala.



29 MARÇO (5ª feira) - GALILEA / JERUSALÉM
Passeio pelas diferentes instalações do Kibutz onde pernoitamos.
Visita ao Monte das Bem-Aventuranças, lugar do Sermão da Montanha.
Tabgha - lugar do Milagre da Multiplicação dos pães e dos peixes

Capernaum - antiga Sinagoga e a Casa de S. Pedro.

"Depois entraram em Cafarnaum; e, logo no sábado, Jesus foi ensinar na sinagoga."
[size="-1"](S. Marcos 1:21)[/size]

Rio Jordão - Lugar onde ocorreu o Baptismo de Jesus.


30 MARÇO (6ª feira) - JERUSALÉM

Cidade de Jerusalém.
Lado esquerdo Basílica do Santo Sepulcro e lado direito Cúpula Dourada.
Museu Israel onde se encontra o Santuário do Livro e a Maquete de Jerusalém na época de Jesus.

Ein Karem - lugar de nascimento de S. João Batista.
Museu do Holocausto (Yad Vashem)

Jardim dos "Justos entre as Nações". Dedicado àqueles que não sendojudeus, ajudaram os judeus, correndo risco de vida. Nos jardins existe uma árvore por cada uma dessas pessoas.

Visita da cidade velha - passagem pelas 14 estações da Via Dolorosa, visita à Igreja da Flagelação, a Capela da Condena, o Calvário, o Santo Sepulcro e ao Muro das Lamentações.

31 MARÇO (Sábado) – JERUSALÉM
Monte das Oliveiras, Basílica da Agonia, Monte Zión, onde está o túmulo do Rei David, o Cenáculo e a Abadia da Dormição.

Belém - Basílica da Natividade, a Gruta de São Jerónimo e a Igreja de Santa Catarina.

Em cima muro que se situa a 10 km de Jerusalém e que divide a Palestina (Cisjordânia) - local onde se situa a cidade de Belém. E torre de vigia junto à fronteira.

01 ABRIL (Domingo) – JERUSALÉM / TEL AVIV / AMMAN

02 ABRIL (2ª feira) – AMMAN / AJLUM / JERASH / AMMAN
Visita ao Castelo de Ajlum, fortaleza da época dos cruzados.
Jerash - outrora Grega, Romana e Bizantina, onde se destaca o Teatro, o templo de Zeus, o Fórum, o pequeno Museu, a Catedral e o Templo de Aramis.


03 ABRIL (3ª feira) – AMMAN / MADABA / MONTE NEBO / MAR MORTO / PETRA
Vista panorâmica de Amman

Madaba - Igreja Ortodoxa de São Jorge, onde se encontra o primeiro mapa-mosaico da Palestina.

Monte Nebo - vista do Vale do Jordão e do Mar Morto. Lugar onde Moisés contemplou a Terra Prometida, à qual nunca chegaria.
Mar Morto - águas ricas principalmente em magnésio, sódio, potássio e muitos outros minerais.


04 ABRIL (4ª feira) – PETRA
Visita da “cidade Rosa” de Petra.
São +- 800 degraus (2 horas a subir) até se chegar aqui (Mosteiro)

05 ABRIL (5ª feira) – PETRA / WADI RUM / AMMAN
Deserto de Wadi Rum, conhecido como o País de “Lawrence da Arábia”.


06 ABRIL (6ª feira) – AMMAN / CASTELOS do DESERTO / AMMAN / PARIS
Castelos do deserto

Qasr Al Azraq - fortaleza
Qasr Kharana - Caravansarai
Qasr Amra - lugar de lazer para o Califa e filhos (equivale ao nosso SPA)
Frescos do Qasr Amra

07 ABRIL (Sábado) – PARIS / LISBOA

Israel
  • Há hoteis que seguem algumas regras "Kosher", como por exemplo ao pequeno-almoço servem leite e derivados deste, mas não servem carne (fiambre, mortadela, coisas do género).
  • Jerusalém já tem metro, mas se as máquinas não funcionarem não há qualquer problema, porque a filosofia deles é: se aquela máquina não funciona, de certo que a da próxima estação funcionará.
  • Entrar no aeroporto até não foi complicado,mas para sair já não se pode dizer o mesmo. Passaporte visto ao pomenor, questionário sobre tudo e todos, bagagem de mão e de prorão vista, revista e re-revista e sei lá mais o quê.
  • O dia do shabat é mesmo para cumprir. Metro, comércio, entre outros, nada funciona nesta dia.
  • Passeio nos quarteirões no interior das muralhas.
  • Aceitam euros e dólares sem qualquer problema.
Jordânia
  • Carne de porco é para esquecer e cerveja só SEM álccol ( na grande maioria dos locais)
  • Visita a Petra é EXTREMAMENTE cansativa. São cerca de 9 km a pé, ou mesmo mais, mas no fim ... vale mesmo a pena.
  • Mar morto - experiência inesquécivel. Vale a pena.
  • Passeio à noite na Rainbow Street para tomar uma bebida e fumar um narguilé.
  • Aceitam euros e dólares sem problema.
 
Última edição por um moderador:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Cristina,

Diria que para 1º report está fantástico.

Obrigado pela partilha e por dar a conhecer um destino que para mim é completamente desconhecido :)
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Parabéns pelo report!
Retrata um turismo pouco divulgado por aqui, mas com locais muito interessantes que, provavelmente, nunca terei possibilidade de conhecer "in loco". É por isso que os reports são importantes.

Obrigada pelo contributo.. gostei de acompanhar esta viagem.
 
Olá Cristina. Gostei imenso do teu report. Estou a planear fazer o mesmo circuito para o ano em Março também (Páscoa). Andei um pouco indecisa se seria só Israel mas acho que vou optar por fazer também Jordânia.
Que temperaturas estavam no mês de Março? Foste por qual operador?
 

CristinAires

Membro Conhecido
Olá Paula Cristina Marques.

Em Israel à noite as temperaturas baixavam um pouco, posso mesmo dizer que estava frio, mas nada que um casaco não possa resolver.
Durante o dia estava melhor mas tinhas que usar uma camisolita para ficares mais acochegada e não dava para andar de calções.
Do lado Jordano já se estava bem melhor. Já deu para andar de manga curta e as temperaturas estavam bem agradáveis (quente, mas sem exageros).
Quanto ao operador fui pela 4x4, que é uma agência do Porto, que tem programas organizados por eles.
Atenção que se fores mesmo na Páscoa a Isarel (eu estive nessa semana na Jordânia e na anterior em Israel) vais apanhar uam enchente. Se calhar e se for esse o interesse a nível religioso pode ser mais interessante, mas para ver certos sítios deve ser um quebra cabeças.
Se precisares de mais algum esclarecimento é só perguntares.
 

RuiXpto

Membro Ativo
Ola,

Aqui está um destino que tinha (tenho ) curiosidade em conhecer mas que por este ou aquele motivo nunca visitei. Mas seguramente se nada de anormal acontecer irei lá !

Obrigado pela partilha.

Cumps

Rui
 

Flecha

Membro Conhecido
Adorei! mas só petra me fascina.
de qualquer forma excelente entrada a pé juntos no portal das viagens com este report.
5*

além disso somos vizinhos aveirenses. :)
 

Sunset

Inativo
Parabens ... aqui está uma destino pouco divulgado ...
Já pensei várias vezes ir até lá... mas a guerra naquelas bandas tem sempre evitado essa minha viagem.
Obrigado por partilhares e já agora continua :)
 
Olá Cristina. Já tinha pensado que na Páscoa deve ser mesmo uma enchente mas não tenho opção porque a minha filha viaja comigo e as suas férias de faculdade são nessa semana. Também já questionei a semana antes do Natal...
As lembranças por Jerusalém e Belém são a preços razoáveis?
Vou ter que decidir datas. :))
 

CristinAires

Membro Conhecido
Olá Paula:

Penso que no Natal o frio deve "apertar" um bocado, mas se consultar um site da matéria poderá ver as temperaturas que se fazem por lá.
Em relação a prendas é como em todo o lado ou seje sítio para turista é caro, mas se em Jerusalém conseguir andar no interior das muralhas de certeza que encontra coisas bem bonitas e a um preço mais apetecível, o grande senão - para quem não gosta - é que tem de se regatear.


Olá CGMC.

Posso dizer que efetivamente vê-se algum aparato Policial, mas sempre pensei que fosse pior.
Não tive qualquer tipo de receio e na Galileia estivemos bem perto da fronteira Libanesa e não houve nada a assinalar.
Apenas nos fiscalizaram à saída da Csjordânia, mas apenas nos viram os passaportes.
A situação mais "complicada" foi mesmo à saída de Israel. A minha bagagem de mão e de porão foi mais que vista e enquanto o faziam questionavam-me sobre para onde ia, o que ia fazer, onde estive etc. E alguns minutos depois aparecia outro polícia que fazia basicamente as mesmas perguntas, o que dava a ideia de que pretendia confirmar a veracidade do que tinha anteriormente dito.
Resumindo tanto do lado Isralita como do lado Jordano não se nota insegurança ou clima de guerra.
 
Cristina, já estive a ver o clima em dezembro e é frio tal como em Portugal.
Regatear não é muito o meu forte mas no Egipto também o tive de fazer (mal). Não sei mesmo em que época hei-de marcar a viagem!!! Help!!!
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá CristinaC

Excelente report, ainda para mais é o primeiro! É uma boa estreia :).
Aqui está um destino que não é dos mais visitados e que também não se ouve falar muito.
Está na minha mega lista de locais que quero visitar.

Cumprimentos "vizinha" :)
 

CristinAires

Membro Conhecido
Paula Cristina Marques:

Julgo que a melhor altura será mesmo na Páscoa, porque no Natal é muito frio e no Verão muito calor.
Se se der bem com "multidões" penso que é de arriscar na altura da Páscoa. Também tem tudo a ver com o programa.
Por outro lado é sempre uma experiência diferente se lá passar a Páscoa. No circuito que fiz existiam pessoas que iam ficar em Jerusalém de propósito para essa altura (algumas por uma questão de fé outras pela vivência da altura).
Qualquer coisa disponha.
 

Hugo Gonçalves_9067

Membro Ativo
ja agora, antes de mais nada parabens e obrigado pelo report pelas fotos que partilhas!

achei muito interessante aquela cidade rosa de petra !

gostava so que me tirases uma duvida se nao for muito incomodo..

- sair do aeroporto de tel aviv e' complicado ? ou seja apanhar autocarro ou comboio ate a' cidade ?

e' que eu vou tar em el aviv 26 horas por causa da escala que vou apanhar e gostava de sair do aeroporto e aproveitar para conhecer a cidade.

mais uma vez obrigado e cumprimentos
 

CristinAires

Membro Conhecido
Hugo:
Como tinha tranferes incluídos não te poderei esclarecer, mas julgo que não é nada difícil ir do aeroporto até à cidade.
Quando falei em complicado, foi aquando do embarque em Tel Aviv. Aí que que o controlo do passaporte e da bagagem foi feito a 300%. Questionaram-me sobre alguns carimbos que tinha no passaporte, mas como sabia que não ia haver problema (porque são países que eles não implicam muito) estava descansada. Viram a mala de porão e de mão ao pormenor, mas essa revista é feita a todos os passageiros.
O voo que eu fiz foi de 45 minutos e eles mandaram estar no aeroporto cerca de 3 horas antes (penso que já dá para ter uma ideia).
 

Paula Marques

Membro Novo
Olá Cristina. Eu e a minha filha nos passaportes temos o visto do Egipto. Achas que haverá problema ao entrar em Israel ou será melhor tirar novos passaportes?!
É que ainda faltam 3 anos de validade para caducarem e não me apetece nada gastar 65€ para cada passaporte!!! Claro que se for necessário lá terá de ser!!!
 

CristinAires

Membro Conhecido
Paula:

Eu também tenho visto do Egipto o meu passaporte, assim como da Tunísia. Não houve qualquer problema, mas aquando do control, a pessoa que me fiscalizou, foi chamar um superior que me perguntou o que tinha ido fazer a cada um dos países, se conhecia lá alguém e se tinha voltado.
Tirando as perguntas que fizeram não levantaram qualquer problema. Acho que se tiver o carimbo da Síría é que eles não deixam entrar (aliás penso que nos operadores/agência avisam)
Qualquer dúvida disponha
 
Top